Quando te vejo

Quando te vejo Holly Miller

Resenhas - Quando Te Vejo

Carlos 15/04/2022

Inesquecível
Não sei se a intenção era me destruir, porque a autora conseguiu ?
Eu nunca li, um livro com um final desses.
Eu tô desidratado de tanto que chorei.
Um dos melhoras livros que já li, sem dúvidas.

isa! 26/01/2023

"o corte que sempre sangra"
Esse livro é uma das histórias mais dolorosas que já li. Não se trata apenas de uma história de amor com um final "infeliz" - se podemos dizer assim -, mas, principalmente do bloqueio emocional que o personagem principal possui, impedindo- o de amar por conta de seus sonhos premonitórios. Não diria impedir, pelo significado literal da palavra, e, sim, pelo receio de amar por medo de que a pessoa amada apareça em seus sonhos, principalmente os trágicos. A questão principal do livro propõe justamente esse questionamento - algo que gostei muito, porque nunca havia pensado nisso -, se você conseguiria amar alguém sabendo como tudo iria terminar.
O livro é bem escrito, principalmente por ter narrado a história de Callie e Joel desde que se conheceram. Não de uma forma convencional, com novos cenários e situações, porém, sim, com seus sentimentos aflorados, a paixão intensa e o medo de amar. É engraçado, porque se tivesse lido esse estilo de livro uns anos atrás, não teria gostado do fluxo lento que a história leva - apesar de não ser lento, apenas repetitivo por causa da situação de Joel. De qualquer forma, o livro é triste do início ao fim. Na resenha de Uma segunda chance da Collen Hoover, comentei sobre que nesse livro não existia a ilusão do amor "salvador", e, sim, a dolorosa realidade. Em Quando te vejo, o mesmo acontece. Claro que são histórias diferentes, impossíveis de comparar, entretanto, ambos os livros descrevem o sacrifício para aceitar a realidade e confiar no amor das pessoas.
Joel é um protagonista muito interessante, no meu ponto de vista. Ele não é daqueles personagens que ficamos encantados por ser um ótimo par romântico - apesar de ter ficado encantada, sim! -, Joel é um personagem que nos deixa triste por sua situação de vida, principalmente enquanto os anos vão passando. Toda vez que lia a parte final do livro, aquela que é narrada no intervalo de anos, ficava imensamente triste por todo mundo conseguir construir uma vida e ser feliz, exceto ele. Que ficava apenas ali observando, com receio de sonhar com algo que brevemente destruiria a felicidade deles - assim como seus sonhos destruíram sua capacidade de amar. Entendo que o livro é uma fantasia, porém, ainda sim, sei que existem pessoas que possuem a dificuldade de amar e de confiar no amor das pessoas - eu sou uma delas! -, e, de repente, fico pensando em como é doloroso observar todo mundo ao seu redor se permitindo amar, enquanto, do outro lado, tem um alguém com receio de amar. Por isso, acredito que esse livro seja uma metáfora absurda para bloqueio emocional. E, muito bem aplicada, por sinal, porque todas as vezes que lia Joel não deixando ser levado do amor, me identificava um pouquinho.
Callie também é uma personagem que merece seu destaque. Ela é o exemplo nato daquelas pessoas que você encontra quando está saindo de uma decepção amorosa e não está pronto para amar novamente. Aquela pessoa que é perfeita para você, mas, que, no momento, você não é perfeita para ela. A história de Joel e Callie não se baseia apenas nisso, claro. A Callie foi uma pessoa muito importante para o desenvolvimento de Joel, porque foi ela que ensinou a Joel a confiar no amor das pessoas. E quando se lê o livro, percebe-se o quanto essa tarefa é difícil. Quando Joel tomou sua decisão sobre eles, no final do livro, ambos sabiam que aquela escolha seria a melhor. E, desde que li sobre isso, penso seriamente sobre a frase: amar também é deixar ir. Porque, mesmo com tudo que aconteceu, Joel nunca parou de amar Callie - e vice versa. E, enquanto os anos iam passando - e tiros eram acertados no meu coração -, a frase que Joel dizia para Callie fazia cada vez mais sentido. A felicidade ainda estava a sua espera.
A relação que Joel criou com Warren foi incrível e necessária. Warren, uma vez disse: "as pessoas se importam muito menos com as suas coisas do que você imaginaria". Acredito muito nisso mesmo. As pessoas estão mais preocupadas com si mesmas do que com os outros ao seu redor - não vejo isso como algo ruim, até porque não é. mas é algo que deveria ser compreendido.
De longe, uma das coisas mais dolorosas do livro é a esperança de que Joel conseguiria resolver seu problemas com seus sonhos. A esperança que foi projetada doeu muito, porque apesar de ser algo dele, o futuro ainda estava prometido. Não iria mudar. É um livro muito triste, mas, não triste que deve ser evitado. Triste que precisa ser lido.
Não sei se aguentaria viver na situação de Joel, porque tenho medo do que virá no futuro - apesar de me organizar para que possa acontecer como gostaria, ainda sim, não posso controla-lo para ser como espero -, e pior que isso, os sonhos premonitórios que Joel tem são sobre as pessoas que ele ama. Não conseguiria lidar com a premonição da morte de alguém que amo, ainda mais, se não puder evitá-la. Também não sei se gostaria de receber as notícias do que acontecerá no futuro, como Callie. Não gosto de viver sob um prazo de validade, então se eu fosse morrer, provavelmente não gostaria de saber quando - posso mudar de ideia futuramente, claro.
Esse livro é original e genial! Uma leitura triste e necessária, principalmente para quem quiser chorar e pensar sobre o futuro daqueles que amam. E em como deveríamos se permitir amar mais!

May 14/10/2023

Confie no amor das pessoas
Um livro que traz uma perspectiva muito crua e real sobre amar, e sobre como às vezes, mesmo que um amor não dure, ele pode ser muito verdadeiro e te preparar para as futuras belezas da vida.
É melhor amar e ter perdido, do que nunca ter amado ?

Joel.Martins 12/03/2022

Uma história de amor ???
Iniciei essa leitura sob a premissa de que haveria uma espécie de ficção muito interessante? Contudo, o livro trata mesmo é de amor. De amar e ser amado.
De saber que o Joel nasceu para a Callie e a Callie para o Joel...????

Ana Claudia 24/01/2022

Joel é um rapaz que tem o poder de ver o que vai acontecer com as pessoas que ama. E, numa forma de tentar impedir que algo ruim aconteça, ele muda o destino das pessoas e não permite se apaixonar por ninguém com medo de sofrer.

Callie trabalha em um café, é apaixonada pela natureza e está passando pelo luto da morte de sua melhor amiga. Completamente envolvida com seus problemas, ela não pensa em se envolver emocionalmente com ninguém, mas o destino coloca Joel em seu caminho e sentimentos que, por ora, eram adormecidos começam a surgir.

Joel fica encantado com Callie e, sendo como ela é, ele a acha perfeita. Eles se complementam e são necessários um para o outro em seus crescimentos pessoais. Até o dia em que Joel tem um sonho ruim com Callie e ele vai precisar tomar decisões que nunca tomou antes.

A história é contada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Joel e Callie. A linha temporal da trama dá saltos mostrando como será o futuro deles a partir de decisões que foram tomadas. A autora construiu muito bem os personagens mostrando o crescimento e amadurecimento de Joel. O amor transformou Joel, um rapaz antes bem solitário por causa de suas visões premonitórias. Uma trama que nos faz refletir sobre pontos existenciais.
Amandita28 25/01/2022minha estante
Parece uma história muito boa. Ótima resenha! Vou por na minha lista.

Ana Claudia 25/01/2022minha estante
Obrigada, sim uma história muito envolvente

Rafaah.Meirelles 21/07/2022

Opinião ?
Acho que até agora foi a leitura mais intensa do ano, apesar de ter achado o meio do livro muito arrastado foi uma leitura diferente para mim, me despertou o gatilhos pensei em abandonar o livro mas aí a chave virou e a leitura ficou frenética.
Alguns pontos realmente foram cansativos para mim, com pensamentos muito extensos o excesso de detalhes me incomodou em alguns momentos com coisas que poderiam ter uma resolução mais rápida. Mas mesmo com esses pontos é inegável a carga dramática que a história traz.
Nós acompanhamos em primeira pessoa a solidão, a dor, a ansiedade do Joel, então acaba sendo sufocante, porém trazendo mais veracidade a história. Acho que a narrativa é uma montanha russa, vamos do ápice da tristeza temos esperança algum tipo de redenção e ao mesmo tempo reconhecendo o sacrifícios do amor.
Como já falei, é uma leitura intensa mas que nos mostra o quanto é importante sair da nossa zona de conforto e arriscar, aceitar correr os riscos e viver, mais importante do que tudo é isso, viver.

Luciana Storino 03/08/2021

Impossível largar esse livro até chegar na última página, gostei. Comovente, não sei oq faria se fosse comigo....e fica a pergunta "Vc conseguiria amar alguém sabendo como tudo vai acabar?"

bru 27/06/2021

Confie no amor das pessoas..
Como você viveria sabendo como as coisas iriam acabar?

Adoro histórias que trazem questionamentos existencialistas e quando te vejo não deixou a desejar nesse quesito.

O livro gira em torno de dois personagens, Joel, que possui sonhos premonitórios e Callie, uma sonhadora que esta vivendo um processo de luto.
Joel, como forma de defesa, anula sua vida, pois, evita criar laços para evitar seus sonhos que são ligados apenas as pessoas que ele ama. Pensando bem, quem não faria o mesmo? Sendo assim, ele larga o trabalho e tenta fazer de tudo para não dormir, desde abusar de bebidas, exercícios e até alguns medicamentos.
Não imagino o quão enlouquecedor deve ser visualizar o futuro, mesmo que às vezes, queríamos alguns spoilers da vida, viver sabendo que um ente pode se machucar e/ou morrer é completamente inimaginável.
Já Callie, vive sua vida super pacata trabalhando no café de sua amiga, tentando viver um pouco do sonho dela que fora interrompido.

O encontro do casal é bem ligado aquele clichê fofinho de sempre, mas, o que me despertou a curiosidade era como Joel levaria isso, como escolheria entre o amor da sua vida x evitação emocional para que não haja nenhum sonho.

"Todos os contras permanecem: a possibilidade de me apaixonar por ela, o medo do que posso ver caso isso aconteça, e tudo que vem em seguida."

"Já observei possibilidades passarem por mim nos últimos anos, conexões que me impedi de aprofundar."

Pois bem, houve o momento em que Joel precisou escolher entre dar uma vida boa e confortável a quem ama do que de fato vivenciar o amor. Que escolha!!!!!
E me pergunto, se soubéssemos como as coisas acabariam, pois elas acabam, viveríamos mais intensamente ou escolheríamos nos anular?
O hoje bem vivido ou somente a ideia do que poderia ser?
"Não é acidente, isso é certo, que sejamos biologicamente programados para não saber as coisas."

"Como posso me comprometer com um relacionamento se estou com medo demais de me apaixonar?"

Quando te vejo me trouxe diversos questionamentos, é um livro doce, sua escrita é fluída e coerente a autora foi muito feliz na escrita.

"Sabe, o que pensa de si mesmo nem sempre é a forma como as outras pessoas te veem."

"Às vezes as palavras são a parte mais dificil - hoje com certeza"

Só... confie no amor das pessoas.

Docemente lindo, super recomendo.

Li.terarte 20/06/2021

Faz 3 dias que acabei o livro e não paro de pensar nas últimas 50 páginas ?

Leituras da Nick 01/09/2021

Ganhou 5 estrelas e meu ?
Que livro meus amigos !!!
No começo não dei muita coisa por ele , não é muito o estilo que eu costumo ler , mas foi me conquistando e me ganhou por completo ? maravilhoso , recomendo a todos, a história é apaixonante e lindaaa ....

geovana 31/03/2022

resolvi resenhar aqui também
esse é um daqueles livros que não tem um grande plot twist, mas que são arrebatadores. juro que depois que eu acabei de ler, eu quis começar de novo.

é um livro destruidor de corações, muitas vezes senti raiva, tristeza, alegria, dor, mas no fim das contas aprendi a lição que a história quer passar: ?a vida, existia para ser saboreada e aproveitada. experimentada e testada, com todos os sabores possíveis.?

esse livro também passa muito aquela frase ?existe do amor da sua vida, e o amor pra sua vida. é um livro bem reflexivo no geral, o que eu amo.

lembrarei eternamente do joel e da cal (mas se eu pensar demais eu choro). enfim gente, deem uma oportunidade a essa história belíssima, tenho certeza que não irão se arrepender :)

lais 18/10/2022

Eu nem sei o que falar
Sinceramente, gastei todo o meu estoque de lágrimas. não dá pra mim, eu tô escrevendo isso aos PRANTOS
Duda 18/10/2022minha estante
necessito de um livro que me deixe chorando q nem ima vagabunda(?!?!) é esse?

lais 18/10/2022minha estante
SIM!!! CHOREI AS 6 HORAS DA MANHA

Duda 18/10/2022minha estante
AI PARA EU TENHO ANSIEDADE, AGR EU QUERO

Camijuv 14/08/2021

Que livro mais gostoso que recebi do clube Skoob.
Uma história que aquece o coração ?? Que apesar de triste, nós dá uma lição de vida tão linda.