Com qual penteado eu vou?

Com qual penteado eu vou? Kiusam de Oliveira

Resenhas - Com qual penteado eu vou?

Kiteluiamaza0 30/12/2022

Emocionante!
O livro é de uma sensibilidade incrível! Perfeito para trabalhar ancestralidade, sentimentos, nomes de origens africanos e seus significados, cabelo, diferenças, família e união com nossas crianças.
O livro é emocionante, lindo e inspirador!

Maria7735 24/11/2023

Eu sou...
Eu li esse livro para crianças do projeto da escola e foi lindo ver a reação das crianças vendo os penteados. As ilustrações do livro é perfeita, indico para crianças ??

Leal 03/07/2021

Penteado na alma esse livro
No Centenário do Benedito os seus netos (as) e bisnetos (as) resolvem lhe dar de presente suas virtudes. Então cada umas das crianças nos é apresentada com o pequeno texto cheio de impacto, o significado dos seus nomes e a ilustração encantadora que não permite que tiremos os olhos do livro. Eu amei cada detalhe e lamentei por nunca ter tido a figura de um avô ou avó em minha vida. Leiam.

CRIS LI 27/12/2022

Muito legal porque além de valorizar os penteados, ele também mostra como fazer alguns deles. Achei muito bom isso. As crianças vão ser sentir bem com os penteados desde pequenas, sem pensar que eles são feios por serem diferentes daquilo que estamos acostumados a ver em outros tipos de cabelos

Minha Velha Estante 31/01/2022

O bisavô de Aisha vai fazer 100 anos!!! E, numa comemoração marcante como essa, nada mais justo que os netos e bisnetos se apresentem com o seu melhor penteado, concordam?

E é assim, narrando a história através do olhar atento e curioso de Aisha, que Kiusam de Oliveira vai falar sobre ancestralidade, valorização e respeito às diferenças, sororidade, virtudes e amor.

E porque falar sobre o cabelo seria um tema tão importante? Se você é negro ou tem cabelos crespos, com certeza, já sentiu a necessidade de se auto afirmar em relação ao modo como você usa o seu cabelo. E assim como a Taís Araújo, que fala na apresentação do livro, também lamento a falta de ter tido um livro assim na minha infância, principalmente por não ter a pele negra mas ter cabelos crespos e ter sido criança e adolescente em uma época em que o alisamento era necessário para 'domar cabelos ruins'...

Mas aniversário tem que ter presente, e como todos ainda são crianças, eles decidem que cada um vai ofertar uma virtude ao bisavô aniversariante, prática comum nas comunidades africanas segundo a autora. E é nessa parte do livro que o presente é totalmente nosso! Além de sermos agraciados com ilustrações riquíssimas em beleza com as imagens dos bisnetos, acompanhamos a entrega das virtudes e a apresentação de cada um deles quando ficamos conhecendo também os seus nomes e respectivas origens, além de conferir a diversidade da família de Aisha.

Um livro delicioso que aborda temas muitas vezes tão doloridos da maneira como deveria ser: leve e natural, abraçando o diverso e valorizando o diferente.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2021/10/com-qual-penteado-eu-vou-kiusam-de_01055119620.html

Naira41 30/01/2023

Ancestralidade para pequenos
Como era de se esperar de um livro de Kiusam, gostei bastante.
O bisavô faz 100 anos e os bisnetos se preparam para festejar, levando como presente uma virtude que possuem. Com este mote, a autora apresenta cada criança pelo nome, trazendo sua origem e significado, e falando do presente que levará para o avô.
Várias possibilidades de discussão pós- leitura com os pequenos.

Tatiane.Martins 13/06/2022

Encantador
Livro encantador para crianças de todas as idades. Traz a comemoração do aniversário e a importância do nome. Simplesmente maravilhoso.

Jeanine 04/04/2023

Um verdadeiro achado para crianças! As ilustrações dizem muito sobre raça. Não só fala do penteado como de sororidade e familia.

Aila Cristina 13/06/2023

Um presente ancestral
Um livro bonito, encantador. A obra fala sobre ancestralidade, herança nos nomes africanos, valorização dos mais velhos, virtudes humanas, amor aos cabelos black (cacheados e crespos) e suas diversidades de possibilidades de ser/estar. A leitura desta obra foi um abraço para a Aila menina. Cada dia mais apaixonada pelo mundo dos livros infantis escrito por pessoas negras. Recomendo!

Mariana 23/06/2023

Que delícia poder ouvir uma livro feito para crianças mas que faz toda uma reverência aos ancestrais, aqui na figura do biso, mas que carregam a essência de que veio bem antes.

anne (: 21/01/2024

Mais lindo ainda, não só da terra mas desse nosso BR ?
Nossa brasilidade, intensa, profunda e complexa; num livro infantil com tantas preciosidades de caráter, família, identidade? quero na minha estante pra já!