A Queda

A Queda Don Winslow

Resenhas -

Racestari 15/04/2024

Fera
Os contos são excepcionais, um melhor que o outro, e ainda aparecem personagens de outros livros do autor. Tem um muito divertido, um bem violento, enfim, uma ótima coletânea, e o último me emocionou demais.

Luiz Pereira Júnior 08/04/2023

O pesadelo nosso de cada dia
Direto ao ponto: “A queda”, de Dan Winslow, é um livro de contos e absolutamente irregular como todos os livros de contos (não gosto de generalizações, mas fazer o quê?).

Então, sem mais delongas, minhas impressões sobre eles:

DESPEDAÇADO – o irmão de um policial é brutalmente assassinado (queimado vivo aos poucos e tendo os seus ossos quebrados um a um durante horas de tortura) por traficantes (latinos, obviamente) e busca vingança contra os autores do crime. Um conto extremamente violento, impactante, de tirar o sono, mas que, depois de lido, dá uma sensação enorme de déja-vu (afinal, histórias de policiais que buscam vingança pela morte de algum amado parente não são necessariamente a coisa mais criativa da arte literária);

PÔR DO SOL – um advogado de fianças (se fosse no Brasil, um agiota estaria melhor no papel) manda seus asseclas encontrarem um ex-surfista famoso que fugiu com uma enorme soma de dinheiro do bendito advogado. Ao mesmo tempo em que o narrador mostra o advogado como uma boa pessoa, servidor de sua comunidade e protetor de seus funcionários, revela também o outro lado da moeda, o lobo que não perdoa dívidas financeiras, sejam lá de que tamanho forem;

O ZOOLÓGICO DE SAN DIEGO – um chimpanzé foge do zoológico com um revólver e um policial o persegue, acabando de forma desastrosamente ridícula suas tentativas de prendê-lo. Um bom conto, com uma pegada mais leve e humorística, que acaba não fazendo feio também como uma historieta de amor mal disfarçada;

CRIME 101 – um policial habilidoso persegue um ladrão de joias. Sei que é questão de gosto (como toda e qualquer crítica ou resenha), mas, para mim, não funcionou. A todo instante, o autor coloca uma regra começando com a expressão “Crime 101” (isso não é explicado em nenhuma nota do tradutor ou do editor, mas sei que 101 se refere a algo tão básico que todos conseguiriam entender sem qualquer explicação. Enfim, nada que uma nota de rodapé não pudesse esclarecer os leitores que desconhecessem tal termo). Mas o que realmente me irritou foi a sequência de descrições de trajetos que não fazem o mínimo sentido a quem não é da região citada. Por exemplo:

“Passa pela placa rosa de neon em Fletcher Cove que anuncia Solana Beach, passa pela Tidewater Bar, pela Pizza Port, pela loja de surfe Mitch’s e pela Moreland Choppers. Desce a montanha até o longo trecho de praia de Cardiff, sobe e passa por Swami’s e Encinitas, pela praia de Moonlight, pelo antigo teatro La Paloma, por baixo da placa em arco sobre a 101, onde se lê Encinitas.”

Esse é apenas um parágrafo. Continue por mais três ou quatro no mesmo estilo. Continue a ler o conto e outros trambolhos como esse aparecerão. Sei que pode ser um recurso que o autor usou para homenagear Steve McQueen, mas, para mim, não passou de encheção de linguiça;

PARAÍSO – um grupo de jovens decide abrir um negócio de plantio de medicamentos legalizados (se é que você me entende) em uma (alerta de chavão) ilha paradisíaca do Havaí e se depara com uma associação criminosa que trafica medicamentos não legalizados para fins ilegais (se é que você me entende 2) e acaba se envolvendo em uma luta sangrenta. Um conto que me deu a impressão de forçação de barra a todo instante, com personagens que parecem estar no lugar certo na hora certa apenas para resolver alguma ponta solta do enredo. Imagine que cada pessoa que você encontra em uma viagem a uma bela praia do Nordeste já participou da Tropa de Elite e está disfarçada em busca de uma nova vida de paz e amor. Tão inverossímil que houve trechos em que consegui apenas sorrir na hora errada;

A ÚLTIMA VOLTA – um agente da Polícia de Fronteira (México-Estados Unidos) decide entregar uma garotinha, filha de uma imigrante ilegal que havia sido deportada ao tentar entrar em território americano. O mais lírico e belo dos contos, em um tom mais comedido que os anteriores. E também um relato político, por vezes bastante cáustico, da Era Trump, quando os refugiados eram colocados em celas separadas (e é bem provável que nada tenha mudado). Homens, mulheres e crianças são separadas de suas famílias, lembrando assombrosamente os relatos da escravidão. Um belo e emotivo conto, como já disse, mas o final supostamente impactante, a meu ver, deixou a desejar (não pretendia que fosse o final feliz dos demais contos, mas a solução encontrada para o autor para esse conto me pareceu por demais dramática, irrefletida, chocante (após ler o conto, escolha o termo que mais lhe convier – ou simplesmente tenha outra opinião, que, no final das contas, terá a mesma validade que a minha).

Enfim, um bom livro para passar algumas horas esquecido do mundo. Mas não recomendado para pessoas por demais sensíveis...

Isabelly 11/11/2022

Livro fenomenal! Como é bom ler algo escrito por quem sabe (e muito!) escrever. Super recomendo pra quem busca várias histórias com começo meio e fim bem desenvolvidos.

iammoremylrds 13/10/2022

uma coletânea de contos bastante energizante, q te prende do início ao fim trazendo o melhor do suspense policial, com personagens cativantes e q em cada conto mostra essa linha tênue entre a justiça e o crime.

Carlos.Magnun 06/07/2022

A Queda
Mais um livro eletrizado de Don Winslow!!! Várias histórias que te deixam sempre querendo saber o que acontecerá a seguir.

Ferdy 14/04/2022

adorei os contos, queria ler mais sobre alguns dos personagens das histórias, alguns deles se encontram em diferentes contos...foi minha primeira leitura do Don Winslow, adorei o estilo dele!!

Joshua Amaral 03/11/2021

Esperava mais
Primeiro livro que li desse autor, achei as estórias fracas! Espero que o outro livro que quero ler dele, ?A fronteira? seja melhor

Jessica 11/10/2021

Ótima coletânea de seis contos policiais que mostram a linha tênue entre justiça e crime.

Despedaçado 5/5
Crime 101 4.5/5
O Zoológico de San Diego 3/5
Pôr do Sol 4/5
Paraíso 5/5
A Última Volta 5/5

Wally.Mota 28/09/2021

Resenha publicada no @livrosdowally!
? RESENHA: A Queda ?

?? Alerta de conteúdo adulto, linguagem chula e violência explícita ??

DON WINSLOW EM TODA SUA MAESTRIA!

A Queda é a primeira aventura do autor com contos, mas se engana quem pensa que ele não consegue impactar como em suas obras já consagradas.
~
Em ?Despedaçado?, temos a história de uma família policial afetada pela tragédia, depois que um dos irmãos entra numa caçada por um traficante poderoso que não tem nada a perder. De longe, o conto mais impactante do livro!
~
?Crime 101? traz história de um ladrão de joias que nunca foi pego e um policial disposto a capturá-lo. Apesar de não impactar ou surpreender, a conexão das duas histórias e o final são bem bacanas!
~
?O Zoológico de San Diego? aborda a história de um policial que ficou famoso após ter se machucado enquanto tentava desarmar um chimpanzé. Tentando dar a volta por cima, procura respostas sobre como a arma foi parar nas mãos do animal. Com muitas doses de humor, surpreende nos momentos finais!
~
?Pôr do Sol? conta a história de um cara que precisa encontrar um ex-campeão do surfe para cobrar dívidas de sua prisão. O menos interessante, mas ainda assim muito bom!
~
?Paraíso? traz muita reflexão sobre amizade e família, ao contar a história de um trio de amigos que decide plantar a ?verdinha? no Havaí e disputar a produção da droga com os nativos de lá. Com altas doses de ação, o conto nos deixa fisgado!
~
Em ?A Última Volta?, o autor encerra o livro maravilhosamente bem, com um conto emocionante sobre um policial que decide ir contra o sistema do seu país ao ajudar uma garotinha a encontrar seus pais, os quais foram separados dela na fronteira com o México. O melhor conto de todos, que quase me arrancou lágrimas!
~
A Queda traz (ótimas) histórias que emocionam, surpreendem e divertem! Se você ainda não leu nada do autor, deveria fazer isso o quanto antes. Candidato a melhor leitura do ano, é um livro extraordinário!

Até a próxima! ??

Lari 07/06/2021

Histórias de tirar o fôlego
Em A Queda, Don Winslow apresenta 6 histórias de suspense policial que prendem o leitor do começo ao fim.
Ambientadas no estado da Califórnia, cada história conta com um personagem principal e uma trama, totalmente independente, que passam por tráfico de drogas, assaltos à lojas, viagens, relações interpessoais e o dia a dia de vários departamentos de policia dos Estados Unidos.
Um livro que prende o leitor em cada história, reservando muita emoção e suspense.