Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste Fim de Policarpo Quaresma

Jackson 29/07/2021

Triste Fim
Triste Fim de Policarpo Quaresma faz parte do pré modernismo, faz uma abordagem da realidade brasileira. Foi um marco dessa fase da literatura nacional. O fim é realmente triste. Depois de 1 século a ideologia "patriótica" continua burra, baixa, sangrenta e hipócrita.
Recomendo ler com calma, degustando cada capítulo; essa obra vai do doce ao amargo, devagar, aos poucos, até tornar-se um regurgito.

Davi.Rissi 27/01/2022

Bom livro.
Bom livro, um pouquinho massante, mas um bom livro.

Vejo no livro, uma crítica ao positivismo dos generais, ao patriotismo exacerbado e a deusificação que o brasileiro faz do diploma. No fim, vemos uma luta entre o egoísmo daqueles que rejeitam a ajuda contra a briga interna da Olga em querer fazer algo importante para alguém, colocando valores e a amizade acima do "eu"

Miguel.Sardenberg 18/12/2023

Talvez meu protagonista favorito da literatura. O major Policarpo Quaresma é um querido que enxergava o lado bom das pessoas mesmo onde não havia. Apesar do nome do livro já dar um spoiler do fim, eu confesso que no fundo ainda esperava um feliz fim de Policarpo Quaresma...