Jogador Número Um

Jogador Número Um Ernest Cline

Resenhas -

Brisa 09/03/2022minha estante
O filme é incrível, o livro deve ser perfeito!! Quero muito ler.

Dastan 07/07/2021

uma edição para se viver no OASIS
A nova edição de Jogador Número 1 é uma homenagem a todo fã de livros e principalmente do público nerd que busca mais do que uma boa leitura.

site: https://www.thunderwave.com.br/review-edicao-de-jogador-numero-1-da-intrinseca-e-uma-verdadeira-obra/

iduarda 19/07/2022

viva aos anos 80
Incrível como esse livro retrata a nossa realidade, em como as pessoas se escondem através das redes sociais e esquecem de viver a própria vida.

O autor faz várias referências de filmes, musicas, autores, etc, e eu amei isso.

O desenvolver do livro é muito bom, e quando você pensa que não pode se surpreender, você se surpreende. Amei demais.

Ketchananeco 31/08/2023

OASIS
EU DEVERIA TER LIDO ANTES! É uma escrita muito incrível, o autor descreve tudo muito bem e mesmo eu tendo visto o filme, o livro se supera em mil por cento.

É ótimo como tudo ganha vida na leitura, como tudo é retratado e a maneira que o autor escreve só facilitou um monte. Eu me envolvi e terminei o livro muito rápido. A edição nova está muito bonita.

E o final, depois do que o grupo todo passou, pro Parzival o final dele me deixou muito feliz, foi super satisfatório tbm

Gigi 19/12/2021

Adorei!!!
Achei uma leitura bem divertida. Todos os detalhes do mundo criado pelo autor foram muito bem colocados. Gostei do desenvolvimento dos personagens e suas relações. Recomendo bastante!

Vanessa.Martao 03/01/2022

Simplesmente incrível!
Quando comecei a ler, o que me chamou a atenção, assim como a grande maioria das pessoas, são as inúmeras referências a cultura pop dos anos 80 utilizadas na história.

Porém, a narrativa rica em detalhes é o que nos prende de verdade.

Para quem quem curte jogos, tenho a certeza de que irá amar, pois a sensação que o autor nos passa é que estamos ali na frente do vídeo game, jogando junto com os personagens.

O desenrolar da história é absurdamente inteligente, assim como os personagens também o são. Os enigmas e desafios da caçada virtual são geniais, porém também existem diversos problemas no mundo real. A maneira em que tudo, real e virtual, se desenvolve é incrível.

Foi um livro onde mergulhei de cabeça na história, me surpreendi a cada capítulo e vibrei que nem uma criança até o final!

Adan 20/05/2022

é BEM infantil, mas tb não sei o que eu esperava
o livro entretém, mas, quanto mais avançava, mais eu reparava naquelas clássicas coisas que, assim que vemos, não conseguimos desver.

o ?sistema de magia? desse livro praticamente não impõe limites pra nada, o que gera situações? duvidosas, apelonas, inventivas mas que em algum nível soam preguiçosas. o livro é cheio de ?então programei o sistema pra fazer isso?, ?tal coisa aconteceu pq na semana anterior eu preparei um robô pra fazer isso?, quase como se eles ali tivessem todo o poder do mundo pra resolver qualquer coisa.

entendo que a temática meio que permite isso (trata-se de um mundo em que a tecnologia realmente não tem limites), mas, como leitor, é frustrante. soluções pra tudo são tiradas da cartola a qualquer momento, até que eventualmente o livro deixa de surpreender e de nos fazer temer pelos personagens.

se eu tivesse lido com 13 anos, talvez tivesse amado. mas ler aos 20 esperando um enredo sólido e inteligente é quase pedir pra se decepcionar.

Alny 01/07/2021

Preciso nem dizer que é Provavelmente meu livro preferido, li a segunda vez como se fosse a primeira e empolgada do mesmo jeito. 500 páginas em dois dias, simplesmente não conseguia parar de ler.
O autor cria um universo incrível e futurístico ao mesmo tempo que joga questões importantes sem você nem perceber e quando percebe já aceitou como parte do livro e da história. Cada parte dele é empolgante e a descrição das batalhas merecia um filme melhor do que o que ja têm. Simplesmente incrível.

Gaab '-' 27/06/2022

Top 1 da minha lista de livros de todos os tempos...
Recomendo... um livro sobre ficção científica e videogame mas não é sobre um game atual, o livro se passa no futuro com referências nerds do passado...

Um mundo que eu amaria viver... melhor do que a realidade... tendo uma economia (com uma moeda de real valor mais estável do que as fora do mundo virtual devido a uma crise)... la tem até serviço pra prestar... uma vida dentro da realidade vitual para fazer e ser o que quiser sem limitações, por isso as pessoas fogem da realidade (as pessoas nunca estão satisfeitas com sua vida, aparência e muito mais coisas)... o mundo virtual criado por James Halliday(OASIS) serviu como uma válvula de escape para a sociedade...  um futuro que em breve creio viveremos...

Me pergunto realmente como continuará a história no jogador n°2 pois senti que tudo ficou no seu devido lugar... tendo um bom "começo" com apresentação do mundo e personagens, com um bom "meio" tendo um desenvolver suave dos personagens e do trama e "termina" a historia com tudo encaixadinho tendo uma ótima conclusão...

O filme do Jogador n°1 é muito bom e por isso conheci o livro, mas terminando ele vejo que o livro é melhor ainda sem dúvidas... mas recomendo fortemente os dois de qualquer forma...
(algumas coisas entre o filme e o livro são diferentes mas caso não tenha conhecimento visual de algumas referencias citadas no livro, ver o filme pode ajudar na leitura... se preferir entrar no universo do livro mesmo tendo essas dificuldades quando ver algo e não compreender recomendo parar, pesquisar e apos ter assimilado seguir, desta forma a leitura fica mais profunda e degustada kkk...)

A cada página que eu virava, o livro me prendia cada vez mais, o autor parece gostar bastante de blocos de texto, grande parte  do livro segue dessa forma(algo que particulamente gostei pois cada cenário, cada objeto, armas, armaduras, itens mágicos, entre outras coisas são todas descritas detalhadamente, não faltando nada mesmo, assim temos uma imersão única no universo por Ernest Cline...)

Bom, após dizer tudo isso, digo novamente que recomendo, e recomendo ainda mais para o publico fã gamer e pop, pois essa é a maior homenagem a esse universo que ja vi...

Gilberto.Junior 01/02/2023

é uma releitura, li a primeira vez lá pra 2019, n lembro muito. Aí eu reli pra ler o novo livro Jogador Número 2
Enfim, sensacional, um dos meus favoritos da vida

Andriq.Goncalves 17/09/2023

Preguiça de fazer resenhas atrasadas!
Então vou ser curto nessa aqui, foi um livro mais ou menos meio esteriotipado cheio de referência algumas legais outras nem tanto com um enredo e protagonista meios bleh mas dá pra ler num domingo a tarde.

FremenJeff 28/07/2021

Edição Sensacional
Como é bom revisitar esse livro depois de anos sem reler. Última vez que eu li está obra eu estava encarando meu primeiro emprego e a empolgação da leitura foi totalmente diferente do que é hoje. Hoje o Jefferson fica mais empolgado com as referências (Principalmente musicais).

Para ler Jogador Número Dois decidi refazer essa caminhada para lembrar os fatos da jornada do primeiro afinal faz seis anos que eu não releio. O projeto gráfico deste livro é impecável.

Jogador Número 1 traz uma temática bastante atual com um dos assuntos mais nostálgico em termos de cultura: Os Anos 80. Em um mundo destruído, a sociedade vive em uma decadência onde é abordado o personagem principal, Wade. A sociedade vive em pequenos trailers um cima dos outros, porém está não é a trama central da história.

Existe uma realidade aumentada onde pessoas de todo mundo podem viver a vida em um jogo cheio de mundos e possibilidades, até mesmo estudar. Tudo muda quando o criador do jogo, Halliday, morre e assim no testamento do próprio criador deixa claro que deixou três pistas (Easter Eggs) dentro dos jogos que juntos, levará ao vencedor ganhar toda fortuna do criador e controle criativo do Oasis.

Assim começa uma caçada mundial que dura cinco anos até o protagonista encontrar o primeiro Easter Egg. Depois de encontrar, o garoto é ameaçado pela IOI, uma empresa que pretende controlar o Oasis.

Ig: pedro_couts. Médium:pedro-Parke 22/04/2024

Quando o real e o virtual se misturam.
Eu confesso que desta vez fiz o caminho contrário, assisti ao filme primeiro para só depois (bem depois) ler o livro. Sobre o filme, recomendo, é ótimo, traz emoção do começo ao fim. Sobre o livro, recomendo ainda mais, vale muito a pena, pois traz uma ou mais de uma questão sobre nossas vidas, e inclui, como 'prato principal', as relações que nós seres humanos, temos com a tecnologia. Como viver conectado com todo mundo e ao mesmo tempo se sentir a pessoa mais solitária?

Podemos descrever Wade Watts como um garoto atual, de nossos tempos, embora em sua realidade, a tecnologia esteja um tanto mais avançada. Ele, assim como outras pessoas, buscam um lugar ao sol, ou na sombra, como queiram, afinal, a sociedade é permeada por pessoas à margem social, e para muitos, o objetivo de vida aqui é conseguir o tal ovo, pois é ele quem dará acesso a um super prêmio.

No livro podemos ficar de frente para muitas questões que atualmente permeiam nossa realidade. Não é normal ver Wade e outras pessoas passarem tanto tempo logados em um jogo virtual com a desculpa de estarem caçando o tal ovo para simplesmente mudarem de vida. No decorrer da história conseguimos acessar a mente de um rapaz que não consegue aceitar e tem muitos problemas em fazer amizades fora do mundo virtual. Somos apresentados também a falta de equidade social em sua realidade, pessoas, várias, tais como Wade, enfrentam a pobreza como inimigo implácavel.

É praticamente impossível citar todas as questões sociais que se apresentam na obra, seria preciso muito mais do que o simples espaço aqui para a realização de um debate. Um leitor que está mais sensível a realidade ou que teve ou tem uma origem de bairros ou locais pobres, assim como a pessoa que vos escreve, vai entender muitas das situações vividas por Wade, desde o acesso a internet e a um local decente como moradia, até mesmo ver em como empresas privadas só desejam lucros e não gostam quando pessoas de baixa renda tem acesso a serviços que podem sim, ser passados de gratuítos para pagos.

Recomendo a leitura, que por sinal, é muito atual, diria que é um dos livros mais atuais que temos quando discutimos ou abordamos temas como relações, internet e até mesmo desigualdade social. Enquanto o campo tecnológico avança as relações humanas parecem cada vez mais se tornarem obsoletas. Jogador número é uma obra fantástica.

Yumi 01/09/2022

A genialidade dessa obra é imensurável.
Buscando reviver a cultura pop dos anos 80, o livro trás referências de livros, músicas, filmes e jogos que marcaram uma geração.
LEIAM.