O que você sabe sobre o amor?

O que você sabe sobre o amor? Fernanda Regina

Resenhas - O que você sabe sobre o amor?

1 | 2 | 3 | 4

Maiara.FAlix 30/06/2021

Cada página é uma viagem de sensações ♥️
Encantada demais com a história! Todos deveriam ler e ver como a história mexe com nosso coração ♥️
Obrigada por isso ♥️

@booksarcane 08/07/2021

Um livro sensacional
?Acho que o destino não existe, Hanna. Na maioria das vezes, somos nós tentando colocar nossas vontades como destino. -refleti.?

Eu precisava vir aqui falar sobre esse livro. A Capitu merece um lugar especial nesse Instagram, e a autora nacional merece ter sua obra divulgada.

Um breve resumo sobre o livro: (pela própria autora, porém reduzida)
"O que você sabe sobre o amor?" Essa frase estava pichada no muro que ficava em uma rua próxima à casa de Capitu, fazendo com que ela pensasse constantemente na pergunta. Sempre que reparava na frase, Capitu criava um novo conceito sobre o amor: amor era amizade, sua família, a máquina de costura que ela adorava... Até que Caleb Borges, seu vizinho e amigo de infância, rouba todos os seus pensamentos sobre o assunto.

Eu preciso comentar sobre o que a Capitu me fez sentir. Comecei o livro criticando e odiando cada atitude dela, até que eu percebi essas mesmas atitudes em mim, e entendi porque eu ficava tão incomodada com o que ela fazia. Capitu amava alguém que não estava pronto para ser amado, e precisou ter seu coração deixado em pedaços para finalmente entender isso.

Sobre o Caleb
É aquele negócio, julgo e não julgo ao mesmo tempo. Ele deu todos os sinais sobre os seus limites, mas ele precisava ter dado um basto para não machucar a garota que o amava tanto. Iludi-la foi covarde, e ele sabia o que estava fazendo.

Considerações finais:
Angústia, eu senti isso em grande parte do livro, porque eu me identifiquei com muitas delas. A situação da Capitu quando as amigas se afastaram (ou ela mesma se afastou) me fizeram voltar para lembranças minhas. Sobre o amor dela pela máquina de costura: foi um dos primeiros amores que eu vi nela por ela mesma. A costura era algo pessoal, era algo só dela, foi o momento em que eu vi a Capitu fazendo algo para agradar apenas seu próprio coração. No geral, eu diria para você ir de coração aberto, separar uns lencinhos, e esperar para reviver muito do seu ensino médio, acho bem provável que você reviva os seus 15 anos e a grande avalanche de sentimentos que nós - provavelmente - vivemos nessa fase.

Geo 08/07/2021

Resenha e porque os 2,5 estrelas
Eu realmente não queria fazer essa resenha. É a primeira resenha de um livro que tem abaixo de 3 estrelas. Vocês podem ver meus surtos no histórico de leitura.
Em suma, o livro conta a história de Capitu e sua visão sobre a frase “O que você sabe sobre o amor?” que está estampada em um muro perto de sua casa. No decorrer do livro, a personagem principal tem várias respostas para esse questionamento, obtidas a partir do que ela vem vivendo.
Eu não vou reclamar muito do livro pois preguiça de me explicar. Vou dar apenas dois pontos que deixaram a narrativa entediante e enjoativa.
O primeiro, e na minha opinião o principal, foi que a Capitu é CHATA. Ela só olha pro próprio umbigo e isso fica claro de 500 maneiras diferentes. A típica criança mimada. Os pais delas estavam com problemas, “ai, mas como EU vou ficar?”. As amigas estão com problemas, “ah mas e o Caleb isso, o Caleb aquilo”. Não vou me estender, mas eu havia notado isso e ficou bem claro no final com a conversa dela com as meninas.
O segundo, e último, ponto, é o fato da narrativa ser pesada e carregada de informações. O livro se passa em 3 anos. TRÊS ANOS. Sabe, acontece várias coisas em três anos, aí não dá pra tratar tudo em um livro sabe. Ai, isso acaba por gerar falta de informação e fazer que determinados assuntos não sejam tratados da maneira que deveriam. Se tivesse dividido em dois ou mais livros, poderia ter sido explorado o problema dos pais dela, a relação com os dois amigos, que eu esqueci o nome deles, e o principal, dar uma personalidade menos mimada para a protagonista.
Fora isso, a única coisa que eu gostei no livro de fato, foi a frase: “Se você precisar entrar em uma disputa por alguém, entregue o jogo por W.O.”. Mãe dela completamente sensata, principalmente pelo tapa okay.

kindalua 11/07/2021

simplesmente necessário
?O livro ?

Uma leitura muito boa, a qual me prendeu durante todo o livro. Dou parabéns a escritora por eu nunca gosto de livros nacionais(me perdoem outros escritores)mas "O que você sabe sobre o amor?" me prendeu de uma maneira que achei perfeito.Novamente,parabéns a autora.
Passei muita raiva enquanto estava lendo, rsrsrs. Apenas pelo fato de que eu não conseguia entender no início esse amor louco que a Capitu sentia pelo Caleb, mesmo tendo o perfeito,maravilhoso e lindo Benício caidinho por ela.Mas tudo bem...

?Os personagens ?

Cada personagem com uma personalidade diferente, achei muito bom o desenvolvimento deles. O relacionamento de Capitu com as amigas no inicio e no decorrer do livro,é uma coisa muito normal de acontecer e achei perfeito como se deu no final.
Tenho que confidenciar que a amizade da Capitu com o Benício me matou de amores e eu realmente queria que eles tivessem ficado juntos,mas é aquela frase: " Almas gêmeas estão destinadas a se encontrarem,mas não ficar juntas."
E sobre o Caleb... AH Caleb, porque ser tão confuso cara? Muita dor poderia ter sido resolvida se mais franqueza tivesse sido dada.

? A frase que dá nome ao livro ?

Sobre esse "quote", achei interessante demais como a cada capítulo essa frase tinha um significado diferente. As vezes eram amigos,as vezes família e muitas vezes amor,mas todas elas demonstrando a importância do significado em cada etapa.

Agora as minhas frases favoritas do livro ?

? " Amor era o que o tempo não destruía. Amor era o que enfrentava as circunstâncias da vida e não se perdia em alguma esquina."

? " Amor é isso também,confiar que as coisas vão correr bem,confiar que o amor estará lá embaixo dos seus pés te dando sustento. Era assim que eu me sentia diante da minha família e dos meus amigos."

? "Felicidade não se deixava pra amanhã."

? "Uma das piores coisas de crescer é que perdemos coisas,mas também perdemos pessoas. Não é possível manter tudo,mas é tao bom constatar que algo que foi importante pra você também seja real para o outro."

? " Não existe nenhum amor que valha a pena se dá a impressão de que você se perdeu em algum ponto do caminho."

E pra fechar com chave de ouro...

? " Aceitar que tudo que deixa cicatrizes significa que foi inesquecível,seja no bom sentido ou não. "

Pra aqueles que leram até aqui vcs são guerreiros dms rsrsrs e espero que leiam o livro :)

Cami 24/07/2021

Muito bom!
Achei a história bem aconchegante. Me fez lembrar de muitos momentos que vivi na minha adolescência, principalmente os amores hahaha Acho que de alguma maneira todo mundo vai se identificar. É um história bem gostosa, e bem leve que gostei muito de ler!

caroll 26/08/2021

li esse quando lançou no wattpad e me apaixonei, quando vi que virou ebook na amazon corri pra pegar porque já imaginava o que a história estaria diferente, mas não tinha ideia do quanto kkkkk gostei do background da vida da capitu, o jeito como ela é melhor trabalhada nessa versão, mas ela é infelizmente a única porque os outros não tem arco nem personalidade definida ou aprofundamento algum. Entendo que r a história da capitu, mas esperava que fosse um pouco melhor nesses aspectos. Entendo a mensagem que quis passar no livro, mas acho que gostava mais da capitu e do Caleb na versão antiga, a história dos dois ficou mais interessante e dinâmica com a passagem dos anos que tinha e me apaixonei mais, enquanto nessa ficou tudo meio.... sabe? eles ficam muito tempo nessa lenga lenga de "ai o que nos somos" acho que é devagar e que se a história dos dois fosse contada com mais espaços de tempo em um slow burn que funcionasse, em que a gente ve o quanto demora pra eles ficarem juntos e torce pra dar certo, daria pra se apegar mais
talvez eu não lembrasse do quanto o caleb é babaca na outra versão, mas nessa fica bem claro e no final eu nem torci pela segunda chance dos dois que nem na outra versão
mas ao mesmo tempo a nova trouxe um cenários pra vida dela, com coadjuvantes bons mas que acabam estando ali pra girar ao redor da capitu e sem suas próprias tramas, o benicio coitado kkkkk esquecido. agora a hanna e o professor [*****] que cagada foi aquela jogar a informação ??? [*****], é problemático demais e a autora não deu a devida importância e tratou como se fosse algo ok. no fim, era só ter tirado. dava pra tirar tanta coisa que não acrescentou nada....
o caleb trata ela mal e a capitu não tem muita maturidade, entendo a passagem de tempo mas nenhum dos dois tem cabeça de mais de 15 anos, talvez algumas coisas fossem aceitáveis nessa idade, mas com 18 anos é um pouquinho demais
fora o racismo que foi abordado de forma apressada e meio vazia, parece que foi só pra riscar um item da lista da autora, tudo poderia ser bom mas acaba sendo meia boca :/
enfim, gosto da escrita da autora e dei uma chance, mas tem muito pra melhorar né? vou continuar acompanhando :)

surtosdathai 05/09/2021

QUE LIVRI PERFEITO!!!
Fazia muito tempo que eu não me apaixonava por um livro e quando eu terminei ?O que você sabe sobre o amor?? eu fiquei completamente apaixonada!

A história é simplesmente perfeita. Aprendi tanta coisa com a Capitu! As frases que tem nesse livro são incríveis, a escrita é impecável. O romance é maravilhoso e você nunca sabe o que vai acontecer.

Para quem ama os livros da Pula Pimenta, vai amar o livro da Fer! Pois é uma escrita fluída e que da vontade de parar de ler só quando acaba o livro. Enfim eu amei muito e já é favoritado ??

Gaby Beniz 21/09/2021

"O que você sabe sobre o amor?" Às vezes, eu odeio ele.
Mano! Não tem como não se apaixonar pela capa desse livro. É quase impossível! Vi essa obra no Instagram da gráfica e imediatamente fui atrás da autora para adquirir essa belezinha. Todo o trabalho ? capa, preparação de texto e diagramação ? é perfeito.

Sobre a escrita: muito gostosinha e viciante. As páginas passaram em um piscar de olhos e eu adorei essa sensação ? sem contar que estava ansiosa para saber o final desse livro e foi incrível como ele chegou bem rápido.

Agora os personagens: Capitu me estressou em tantos momento que não tá escrito (sorry a minha amiga que aguentou meus áudios berrando de ódio dessa menina). O Caleb, então, esse eu não consegui gostar nem quando cheguei no fim. No entanto, gostei dos personagens secundários (Benício e Christopher supremacy).

O enredo foi bom, um tanto lento mas compreensível, e gostei bastante da evolução da Capitu ? no final ? e como essa história chegou ao fim. "O diário da Capitu" foi bem interessante e gostei também.

Em suma, gostei dessa obra e a recomendo.

Beatriz.Cunha 14/05/2021

MARAVILHOSO!
É um livro incrível, carregado de emoções, que nos faz entrar no mundo da personagem com esse gostinho de romance. Torci o tempo inteiro para a Capitu descobrir o que era o amor!!! História linda, poética e marcante. Estou apaixonada.

1 | 2 | 3 | 4