A Bússola Dourada

Philip Pullman
Philip Pullman

Resenhas - A Bússola Dourada

Renata98 03/03/2024

Depois de abandonar o livro há 17 anos, decidi tentar outra vez. Muito bom ter feito isso!
Achei o livro fluido e coeso.
O final, mesmo pra quem já assistiu o filme, é surpreendente.
Recomendo a leitura.

Rosy 29/03/2023

Deamons
Eu acho a proposta da história incrível, eu sempre gostei desde qnd era criança e assisti o filme, e hoje como adulta tendo uma interpretação doq cada coisa pode representar, as metáforas e analogias com o mundo real eu acho uma história genial.

Estou completamente em luto pelos personagens que não encontrarei (eu acho) no próximo livro. Iorek te amo!!!!

kathrein.oliveira 06/02/2023

Que universo mágico!
Eu amei muito esse livro, descritivo e focado na criação de universo do jeito que eu amo.

Fiquei muito interessada na história e nos cenários e queria saber cada vez mais. O livro me impressionou pela profundidade e por ter tantos assuntos relacionados a igreja e tantas críticas relacionadas ao governo, ao contrário do filme antigo que faz a história parecer muito juvenil.

É um daqueles livros que se pode ler para uma criança mas também se pode ler adulto e a impressão será outra.

Me peguei várias vezes pensando "que bom que tem mais dois livros dessa saga" e depois "nossa como eu gostaria de ler isso para uma criança".

Ana Clara 14/09/2022

Podia ser bom, mas não foi
Quando saiu a série, eu coloquei esse livro na minha TBR e demorei muito pra ler, até por que eu achei que esse livro era mais voltado pra um público mais jovem. Nesse ponto eu tava bem certa, eu não consegui me conectar com a Lyra e achei ela meio escrota pra falar a verdade, talvez se eu tivesse lido quando era menor, ia aproveitar mais o livro.
É uma fantasia, então os primeiros capítulos são de construção de mundo, e por isso, são bem confusos e demorados pra ler.
Os personagens secundários até que são legais, mas tem um núcleo que é "mal" sem explicação, então fica parecendo que eles foram escritos assim só pra personagem principal ter um oposto, pra deixar ela mais "heroína".
Esse livro não é fechado, então tem muitas coisas que não são explicadas, provavelmente como gancho pro próximo livro e eu ODEIO quando isso acontece.
Não acho que eu vá ler os próximos livros, por que até os questionamentos que eu tive no final do livro não me moveram o suficiente pra pegar o próximo.

Ana 22/07/2022

Amei a protagonista, mas...
A Lyra é com certeza uma das minhas crianças favoritas. Eu gostaria de ter que lidar com ela no dia a dia? Não. Mas a mente dela quando estamos acompanhando seu raciocínio é muito legal.
Não gostei da ação do livro. As batalhas e momento mais rápidos são bem difíceis de acompanhar (ou eu sou incompetente, pode ser também), o que é muito triste pro ápice de um dos personagens que mais gostei, o Iorek.
Quanto a história...
Muito legal o universo do livro e os dimons. Eu fiquei imaginando um mundo steampunk parecido com o de "Good Hunting" de Love, Death and Robots, mas ligado a igreja, que eu achei bem desnecessário e podia ser um governo qualquer.
Na terceira parte, onde era pras coisas esquentarem e ficarem muito boas, aí que eu me decepcionei. Não comprei os pais dela, nem os planos e loucuras. No início eu gostei como o autor estava apresentando os dimons, porém nessa terceira parte faltou alguma coisa. E nada me convence que a Lyra tem motivos suficientes pra mais dois livros. Não tem.

Luke 10/01/2022

Outros mundos
Lyra Belacqua é uma garotinha muito esperta para a sua idade. Passou a vida toda na Faculdade Jordan em Oxford, sob as asas dos Catedráticas e a tutela de seu tio, o Lorde Asriel. No mundo de Lyra, muito parecido com o nosso, por sinal, as almas das pessoas vivem do seu lado em uma forma animal, chamados dimons. Quando a pessoa é criança, seu dimon é capaz de mudar de forma, entretanto, ao amadurecer da criança, seu dimon assume uma forma fixa. O motivo nunca esteve claro e, até que Lorde Asriel retorna de uma expedição ao Norte, Lyra jamais havia ouvido falar no Pó. Segundo seu tio e sua descoberta, o Pó, uma partícula elementar que há décadas havia sido escondido pela Igreja, não só é real como também acessível e, junto com ele, o acesso a outros mundos.
Mas o Pó não é o único mistério na Oxford de Lyra, afinal, misteriosamente crianças vem sendo raptadas. Para completar, Lyra é levada sob promessas pela sra. Coulter enquanto recebe do Reitor da Jordan um intringante objeto: uma bússola dourada. Lyra deve agora guardar esse e outros segredos enquanto parte para o Norte em busca de seu amigo Roger que foi raptado. No caminho Lyra deve enfrentar os perigos que seu mundo dispõe, mas o pior deles está destinado a ser a capacidade humana de trair.
A Bússola de Ouro é o primeiro volume da aclamada trilogia Fronteiras do Universo de Phillip Pullman e explora a idéia do multiverso em uma trama de segredos, intrigas e intensa discussão filosófica. A Bússola de Ouro foi adaptada para o cinema em 2007 pelo diretor Chris Weitz. Recetemente foi novamente adaptado pela HBO e BBC: "His Dark Materials", renovada para terceira e última temporada.

Naiana 03/01/2022

Saudade de uma boa fantasia infanto-juvenil
Amo fantasia, é de longe meu gênero literário favorito, e A Bússola de Ouro é recheada de imaginação, Lyra, uma menina de 11 anos que é criada nas entranhas de Oxford pelo Reitor e seus Catedráticos, com uma mente fértil, Lyra inventa, aumenta e conta muitas estórias, seja para seus companheiros em brincadeiras, ou em situações sérias, para se salvar ou venerar algo, e é essa mente imaginativa que a salva (e a seus amigos) de muitos problemas.
Voltando a trama: Em "A Bússola de Ouro" acompanhamos Lyra, uma menina com um grande destino a cumprir que pode levar a destruição do mundo ou a sua salvação, mas para que seu destino se cumpra ela não pode saber que carrega esse fardo, pois é na inocência dela que reside esse poder de mudar o mundo. Em sua trajetória conhecemos a vida de Lyra em Oxford, seus amigos, o que ela apronta pela cidade com seus amigos, até o momento em que tudo muda, seu melhor amigo é raptado e a própria Lyra tem que se mudar, mas nunca desiste de tentar salvar seu amigo, se envolvendo com os gípcios, panserbjornes, feiticeiras e fantasmas, além da descoberta de outros mundos, outros universos sobrepostos ao que ela vive, que não são visíveis, exceto em algumas raras ocasiões sob as luzes da Aurora Boreal.

Minha impressão: provavelmente eu teria amado muito mais esse livro e é bem possível que ele entrasse no meu rol dos favoritos se eu o tivesse lido quando criança/adolescente. Algumas partes podem ser meio bobinhas vista sob o olhar adulto, mas ainda assim isso não desmerece o livro para mim, adorei ler, me diverti e tive que me controlar muito para não devorar ele em um dia, queria ler com calma e me deliciar om a história, e foi o que fiz e não me arrependi. Estou adorando acompanhar Lyra, espero que Iorek Byrnison ainda apareça na história, pois me apaixonei por ele, assim como Farder Coram, meus personagens favoritos que realmente impulsionaram e ajudaram Lyra da forma mais sincera e afetuosa.
Que venha A Faca Sutil!!!!!!
Julia Mendes 04/01/2022minha estante
Zuzu, já imagina que vc ia adorar! ?

Lore 03/09/2021

Achei esse livro muito bom, todo o universo criado dentro dele foi bem interessante e a história tbm, achei um pouco difícil de ler no início pq a escrita dele é bem intensa e detalhada mas nossa foi ótimo.

Isabella 11/07/2021

Fantasia com toques de realidade
Livro consideravelmente recente, publicado pela primeira vez em 1995, traz uma fantasia com toques de realidade ao abordar um mundo paralelo, onde as pessoas possuem sua alma como algo externo, o que as faz mais transparentes. A escrita é muito fluida, com detalhes que não cansam, mas tornam possível visualizar bem a cena lida. Talvez por ter visto a série antes, Lyra estava muito nítida na minha mente, e acho que a escolha de Dafne Keen foi perfeita.

Body 21/04/2021

O livro segue de forma dinâmica e com diálogos muito interessantes, e diferente do que foi apresentado no filme não é uma leitura totalmente infantil, existem muitas cenas de mortes e mutilações e maus tratos as crianças. O livro tbm aborda assuntos como segregação e poder que as classe social rica tem sobre a classe social menos favorecida, a manipulação da religião sobre as pessoas. E o medo que a religião tem sobre as descobertas científicas, acreditando que essas descobertas derrubariam o poder da religião sobre as pessoas.

Victor 08/03/2021

Eu Esperava mais ...
Eu gostei muito do universo Mágico e diferente criado pelo Phillip Pullman, e também de alguns personagens como o Urso Iorek.
Mas algo não me cativou tanto que me fez ler ele um pouco mais lento que o normal. Talvez tenha sido a própria história que demorou demais de embalar (tudo bem eu sei que se trata de um livro de origem) mas teve algo que não bateu.
Mas a série no momento tem um potencial ENORME pros próximos livros e espero que sejam muito bons.

Emilia Yumi 07/09/2020

Trilogia Fronteiras do Universo - A Bússola Dourada - volume 1
As aventuras de Lyra e de seu daemon Pantalaimon começam quando ela ouve sobre o "Pó" e ocorrem alguns desaparecimentos de crianças. Todos os acontecimentos parecem apontar para as terras geladas do norte.
Na sua viagem ela irá conhecer diversos personagens como as bruxas e os ursos de armadura mas ela tem uma missão: resgatar seu amigo Roger e saber mais sobre o Pó.
A bússola dourada irá guiar nessa busca. Acompanhe a protagonista nessa aventura que abrirá muitas portas além da fronteira desse universo.
E esse livro é apenas o começo... Continua no segundo volume: A Faca Sutil...

Antonio Maluco 08/08/2020

Infanto juvenil
O livro começou a contar a trilogia dessa série infanto juvenil

Ana 17/07/2020

Uma grande aventura
Este livro nos apresenta Lyra, uma crianc?a de 11 anos, destemida, esperta e que, com a ajuda de seu dimon - uma espe?cie de espi?rito, em forma de animal, que cresce com os humanos e compartilha de seus sentimentos - enfrenta diversas aventuras e perigos para salvar seu amigo de um grupo que sequestra crianc?as.
Ale?m disso, Lyra e? responsa?vel por salvar nosso mundo e outros mundos que existem, pore?m ela deve fazer isso sem saber, ?Se souber o que tem que fazer, tudo fracassara; a morte vai varrer todos os mundos e sera? o triunfo do desespero, para sempre.(...)?

Este livro me mostrou a importa?ncia da amizade, me fez desejar ser corajosa como Lyra e poder viver em um mundo cheio de seres ma?gicos. Tenho este livro desde 2008 e so? conclui a leitura esse ano, ja? que quando ganhei, o filme ainda estava muito presente na minha cabec?a e acabei perdendo a vontade de ler por ja? saber o que aconteceria.
A leitura agora fluiu como uma grande surpresa a cada pa?gina. Pore?m na?o tenho vontade de continuar a trilogia, mesmo tendo gostado tanto do primeiro livro e precisar da continuac?a?o para saber o destino de Lyra.

juliannerib 03/07/2020

Tudo acontece por causa da curiosidade de Lyra
Eu não entendo como esse livro é infanto-juvenil, ou eu sou muito "impressionada", como dizem por aqui.

Eu entendo que para pessoas que leem muita fantasia coisas são esperadas e imaginadas ao longo do livro, mas minha imaginação é fraca, então ler esse livro foi incrível. Até para quem já lê bastante acredito que seja uma boa experiência também.

Adorei as metáforas sobre a igreja e o pecado capital. Amei a relação deamon-humanos, que preciosidade, coisa mais pura.