Doramar ou a odisseia

Doramar ou a odisseia Itamar Vieira Junior

Resenhas - Doramar ou a odisseia: Histórias

Cris 13/04/2024

13.04.2024
Não desmerecendo a escrita, mas prefiro Torto Arado onde o autor desenvolve um enredo. Acho q para mim faltou algo em meio a muitas tristezas, mulheres sofridas, o fantástico. Li e não me causou sentimento algum e ok.

pitypooralfie 03/04/2024

a escrita do itamar vieira jr é muito bonita, muito poética. alguns contos são lindos e cheios de sentimentos. o problema talvez tenha sido a expectativa que coloquei nesse livro.

sofri para terminar algumas histórias, sentia que eu lia e não chegava a lugar algum. de alguns contos eu gostei bastante, mas nada que tenha mexido muito comigo ou me tocado significativamente. é uma pena, eu genuinamente queria gostar muito de doramar.

Bruna 03/04/2024

- gostei que os capitulos são contos
- otimo tamanho de capitulos e do livro em geral
- leitura que pega e e entra
contos favoritos:
Alma
O espírito aboni das coisas
Voltar

Faty Didier 31/03/2024

Potente
Este livro poderia ser um panfleto conclamando a lutas. Ser panfletário aqui, não é ruim. Falando sobre temas urgentes do Brasil de hoje e, sempre, chama a atenção para a questão indígena, falando também sobre a luta pela terra, sobre a situação de refugiados e ribeirinhos, sobre desigualdade social. Itamar não se furta em descrever as misérias que consomem nosso povo, em denunciar situações de privilégio e de violências, de clamar por justiça.

Nessas suas histórias, traz ainda, uma bonita homenagem a Bispo do Rosário e uma referência doída, pois ainda atual, à crônica ?Mineirinho? de Clarice. Traz também, em um de seus contos, ?O que queima?, um pouco de fantástico, um pouco de horror. Uma das minhas histórias favoritas do livro.

A forma como Itamar escreve é cirúrgica, mas é também poética. É fácil ser tragada pra dentro de cada personagem, vivenciando suas dores e delícias. O livro é curto, mas se agiganta no transcorrer da leitura, talvez por isso eu que tenha começado por audiobook o terminei em livro físico. Era preciso pegá-lo, dobrá-lo, marcá-lo, sentí-lo por inteiro. Parece que com Itamar é sempre assim.

No entanto, a experiência com livros de contos pra mim é muitas vezes irregular, esse que já foi um gênero favorito hoje é mais um desafio. Gostei mais de alguns contos do que de outros. E tudo bem. Apesar disso, recomendo. Neste livro não é difícil reconhecer a verve que fez a todos nós nos encantarmos ao lermos Torto Arado. A escrita de Itamar continua potente.

MarcosQz 28/03/2024

Contos de um povo
Com doze contos, Itamar mostra que não é apenas um bom romancista, mas um ótimo contista também. Em A floresta do adeus temos quatro narrações em um breve conto, uma família separada por uma cerca que os separa de tudo, da própria vida. As mulheres são o centro do conto com suas dores, marcas, sonhos perdidos e desejos. O conto é quase uma despedida. Farol das almas é um conto sobre o povo africano, tirado de sua terra para serem escravizados.
Alma é um dos contos mais fortes e poderosos do livro. Uma escrava conta sua fuga, seu crime pela liberdade e vingança pelo que tiraram dela, narra suas dores no corpo, na mente e na alma. Mas também narra suas saudades, seus sonhos e desejos, a bondade de poucos, a saudade de sua ancestralidade e de uma terra que não conheceu e de uma que criou. A oração do carrasco é profundo, doloroso, traz mitos e fatos em um conto arrebatador. Uma família onde ser carrasco é uma profissão herdada, não quer dizer que seja ruim, mas não é motivo de orgulho. O carrasco sempre ora pelos seus mortos, mas não esquece um rosto sequer. Itamar narra os carrascos de todos os dias, alguns ainda por aí, sem deixar de falar da terra e das letras. O espírito aboni das coisas é um conto indígena sobre luta e sobrevivência, sobre a força e o sagrado.
O conto nas profundezas do lago possui um tom gótico, sem perder o objeto principal de Itamar que é a terra e a população indígena, um conto verdadeiramente intrigante. Meu mar (fé) é um dos contos mais bonitos do livro, um conto sobre amor, sobre dor, sobre perdas e principalmente sobre a fé do retorno do amado, uma ode ao mar que é pai e carrasco, e é impossível não lembrar de Jorge Amado.
O conto que dá título ao livro segue uma narrativa não linear, a história de Doramar vai sendo contada, vai misturando passado e presente em lembranças desconexas, esquecendo como que para lembrar, esquecendo para se libertar.

Itamar é um ótimo contista, mas confesso que em alguns contos eu simplesmente me perdi, fiquei sem saber o que ele queria contar, o que de fato estava acontecendo, mas nem por isso se tornam chatos ou ruins. As vezes os contos começam em terceira pessoa e de repente mudam para primeira, pontos de vista diferentes de uma mesma história. O gostoso de ler Itamar é porque ele desperta nossa curiosidade, queremos sempre um pouco mais. Senti que alguns contos tinham um ar de distopia, algo fora do comum, meio incerto, e isso me fez pensar em tudo aquilo que ainda será escrito pelo autor.

Láiza 21/03/2024

Não sei qual é mais triste...
Torto arado ou os contos sofridos, densos e tão bem descritos que faz a gente sentir agonia a cada passagem.

Que autor magistral ???
Meu segundo contato com a escrita dele e se tornou um dos favoritos ?

Leiam, mas não esqueçam os lencinhos ?

Dênis 19/03/2024

Instigante
Um livro do Brasil e sobre o Brasil Diferentes relatos de mulheres exploradas pela cor, raça e gênero. São contos que transcendem. Um dos que traz personagens masculinos é "Oração do Carrasco", foi o que mais me marcou. Destaco dois com personagens centrais femininos: "Alma" e "Voltar", conseguia me colocar como observador das cenas narradas! Um primor de obra literária.

Luciana 13/03/2024

Algumas leituras me prenderam bastante, outras li arrastada.

Não tem nem comparação com Torto Arado que foi um dos meus livros preferidos do ano passado. Mas, tem boas histórias e histórias mais arrastadas.

Mari M. 13/03/2024

Meio quebra de expectativa
Eu fui achando que iria ser um novo Torto Arado, mas me decepcionei. A escrita é BELÍSSIMA, porém para contos me pareceu sempre inacabados. Ficava uma aura de (muitas) pontas soltas. Os contos mais longos como "Alma" me arrebataram o coração, os últimos também. Só que o conjunto da obra é só ok. Acho que ficariam melhores em novelas do que contos.

Maylana.Spricigo 10/03/2024

Os contos são envolventes, com personagens brasileiras incríveis que despertam tantas emoções... eu já estava recomendando o livro sem nem ter terminado ?

rodrigz 09/03/2024

A escrita de Itamar Vieira Junior sempre foi muito poética, e nessa obra em formas de conto ele tem a chance de explorar ainda mais isso, mesmo que me alguns momentos possa ser um pouco de detrimento para as narrativas

Mila 27/02/2024

A escrita do Itamar é sempre um convite e um presente. Não dá vontade de parar. E a riqueza com que ele traz tanta brasilidade é uma delícia!

D. Inocêncio 22/02/2024

O livro tem histórias maravilhosas, outras nem tanto. Ainda bem que as não tão boas são pouquíssimas. Vale a leitura!