Apatia Escarlate

Apatia Escarlate Becky Cunha

Resenhas - Apatia Escarlate

andyp16 06/10/2023

Achei bem razoável
É um conto bem curtinho, mas não consegui gostar, a sinopse e capa tinham chamado minha atenção, mas na hora de ler, não foi o que estava esperando, não é ruim, mas acho que falta alguma coisa pra ser bom de verdade.

Sarah587 17/05/2021

História Envolvente
História envolvente e cativante, eu poderia ter lido 500 páginas sobre e com certeza amaria. Conto se passa no nordeste do Brasil e com fundo pandêmico, diferente de alguns contos, esse é bem escrito e com final amarrado, dando aquela sensação de que teve um final merecido e que algo diferente não caberia ali.

Poderia ler mais sobre Beatriz e Nicholas, mas fico aguardando ansiosamente para mais contos e livro da escritora.
Táphne 13/01/2022minha estante
Consigo ler esse livro por onde? No Kindle?

Sarah587 21/01/2022minha estante
Sim, tá no kindle! :)

yas 01/02/2022

Não imaginaria que vampiros e saúde mental teriam algo relacionado e poderiam formar um enredo mas a autora me surpreendeu com a originalidade e a escrita fluída.

Gabi 26/11/2021

Melancolia
Esse conto me trouxe uma melancolia e uma sensação de impotência muito grande, tocou partes profundas de mim. Apesar (e talvez exatamente por causa) disso, eu adoraria ler um livro inteiro sobre Beatriz e Nicholas e tudo que aconteceu nesse meio tempo que é passado no conto.

Mar 07/05/2022

Esse livro é como um conto bem diferente do q eu tô acostumada a ler. Se passa numa cidade q conheço e gosto, Fortaleza, o q torna as coisas interessantes. Li rapidinho e é interessante.

Senhora Cullen 09/09/2021

Vampiros brasileiros
Apesar de se tratar de um livro sobre vampiros no Brasil, o que já me interessaria eu não consegui gostar do livro. Achei Nicholas um personagem insuportável, enquanto que Beatriz fui gostando aos poucos. Realmente não gostei.

sirvosijk 18/09/2021

imortalidade é uma maldição
Não tenho palavras pra descrever o quão maravilhada estou com esse livro. E o final? Totalmente diferente com o que eu imaginei e ainda assim: PERFEITO. Um livro coerente desde seu início, seus personagens se mantiveram fiéis até o fim e isso me conquistou.

iammoremylrds 11/10/2023

Um conto bem rápido, curtinho e muito envolvente, uma leitura bastante fluída, com uma premissa bem interessante, uma obra bastante melancólica com diversos gatilhos no enredo, gostei mt da ambientação do conto e do desenvolvimento dele

Caio657 03/02/2024

A ideia de vampiros no Brasil achei legal, ainda mais no nordeste kkk mas eu achei que do meio pro fim o Nicholas ficou chato, mas acho que é mal de velho kk
Mas é uma história legal.

hey_fireheart 20/10/2022

Apatia Escarlate
O conto tem uma ótima premissa, mas não gostei muito da forma como o assunto foi tratado.

Posso estar sendo chata? Posso.

Mas eu odiei a forma como o Nicholas simplesmente ignorou tudo em relação à Beatriz, sendo completamente egoísta apenas pra satisfazer os próprios interesses e, no fim, quando ela estava finalmente feliz ele se sentiu incomodado com isso.

Eu entendi que o objetivo da história era meio que mostrar que ele também estava cansado daquela vida e não via mais sentido nela (ele faz questão de destacar isso o conto inteiro e o final só comprova), mas não acho que invalidar as coisas que a Beatriz sentia foi a melhor forma.

Apesar disso, o desenvolvimento dela foi ótimo. Por mais que ela tenha sido transformada contra a vontade, foi bom ver ela finalmente se libertando e seguindo o próprio caminho. As estrelas que dei pra esse conto foram muito mais por ela do que pelo resto.
.emii ;) 20/10/2022minha estante
nossa mano

Sâmya Mesquita 19/05/2021

VOCÊ GOSTARIA DE SER IMORTAL?
APATIA ESCARLATE é o conto de estreia da Becky Cunha. O livro conta a história de Beatriz, uma menina que já estava desistindo da vida quando é transformada pelo vampiro Nicholas.

Preciso dizer, primeiramente, que esse livro pode causar gatilho por conter narração sobre uma cena de suicídio. PRA MIM, embora o tema seja sensível, não me trouxe problemas. Mas fica a cargo de você, leitor.

Beatriz é o reflexo de muitos de nós. Parece que vivemos apenas para existir, apáticos. Nicholas não é muito diferente: ele tem os anos da imortalidade nas costas, mas o vazio da eternidade é bem semelhante. Tanto que, devido a isso, quis para si a companhia da menina que não tinha medo de morrer.

O conto todo tem um tom analítico do eu-lírico, bem parecido com o que Clarice Linspector faz. Mas a melancolia lembra a voz de Bukowski. Mas não estou dizendo que o conto não é original: o narrador tem uma voz dele, tão perceptível como se também fosse um personagem. Também posso destacar a constatação no livro de que Nicholas, como homem negro, não teve muitas opções de vida na época em que foi transformado; o choque dessa realidade racista bate de frente com as experiências de Beatriz, lembrando um pouco do enredo de Kindred, da Octavia Butler.

Os vampiros são conhecidos pelos humanos, nessa realidade. Mas, como crítica social, poucos parecem se importar com as mortes. Além disso, o conto se passa em Fortaleza, inicialmente, e explora pontos, culturas e ideologias que nos são tão próximas.

Você pode achar que o conto é mais uma narrativa de vampiros romantizados, mas não existe glamour aqui. O vazio da eternidade é quase paupável e pouco prazer é obtido dessa existência. E só por esse incômodo, sentido durante toda a leitura, vale a pena ler a obra.

NOTA: 5/5
RECOMENDO? SIM.

site: https://www.instagram.com/p/CPEk3UhlEub/

carpediembabi 09/10/2021

muito bem escrito, história bem interessante, personagens cativantes, especialmente a beatriz que tem um final muito massa. amei ver vampiros no nordeste! vale a pena demais a leitura