Um pouco de ar, por favor

Um pouco de ar, por favor George Orwell

Resenhas - Um pouco de ar, por favor

Agnis.PAmela 21/02/2024

Razoável
Não é ruim, mas é um daqueles livros que o todo é mais interessante que os capítulos em si. O autor tem livros melhores.

Rafa 16/12/2023

Uma experiência...
Eu achava que o livro mostrava traumas de uma pós guerra e os anseios de uma nova, achei que veria uma busca pelo passado para encontro de conforto. Achei que seria um livro aconchegante, trágico e sensível.

Infelizmente, só achei.

O livro é bem monótono em boa parte da narrativa, o protagonista insiste em acresecentar detalhes que nada influenciam na história e a parte realmente interessante é pequena em comparada a jornada enfadonha que você tem até ali.

Li 1984 do Orwell, e creio que não chega nem aos pés dele. Queria ver mais do autor e fiquei bem decepcionada, sabendo da incrível capacidade que ele tem esperava algo a altura.

Não recomendo.

Catharina 14/12/2023

Não tem revolta o suficiente
O ritmo é absurdamente lento e repetitivo. O personagem principal só fala das mesmas coisas e não tem um assunto interessante sequer. ?1984?, por exemplo, tem a cena com os ratos na gaiola e outras cenas interessantes, brutais e selvagens que marcam o leitor. Usando mais uma obra do Orwell, ?A revolução dos bichos? também é brutal. A mudança frequente das regras, a vontade que o cavalo tinha de se aposentar para aprender o alfabeto, o jeito que trataram esse mesmo cavalo e a traição dos porcos são eventos muito bem narrados. Lembro de todas essas cenas sendo que li há mais ou menos um ano. Li ?Um pouco de ar, por favor? há poucos meses e não consigo citar partes marcantes. Os outros dois livros do Orwell deixam o leitor com ódio genuíno da nossa realidade e já ouvi muitas pessoas dizerem que essas leituras mudaram seus pontos de vista. Conheço um homem que deixou seu emprego em uma fábrica para procurar uma vida mais digna depois de ler ?1984?! Tenho certeza de que ?Um pouco de ar, por favor? não tem o mesmo efeito.

?Um pouco de ar, por favor? não tem nem metade da amargura necessária nesse tipo de livro, parece ter sido feito com pouca raiva. Essa raiva é justamente o que faz uma distopia ser boa. ?Fahrenheit 451? é o exemplo perfeito disso. Qual é a graça de uma distopia parada, sem muito conteúdo e sem muitas novidades (não foi criado um mundo futurista ou algo notável)?

Eduardo1927 01/12/2023

Uma pessoa comum tentando se encontrar longe da multidão
A escrita do orwell é inconfundível, fala sério. o livro é bem diferente do que imaginei, e posso dizer que me surpreendi positivamente.

o livro soa como um diário de um cara que se deu conta de que a vida está passando, preso em um sistema injusto e a uma rotina que considera quase desprezível ? mas que poderia ser pior.

para mim, as melhores partes do livro são as que somos transportados para a infância do personagem principal. é simplesmente incrível como o autor nos faz relembrar o quão gostoso é enxergar a vida através dos olhos de uma criança.

quantas memórias incríveis surgiram enquanto lia esse livro? dei um 3-5/5 porque o final deixou MUITO a desejar, mas segue bem a proposta, é uma história bem amarrada.

Sara.Delfino 04/08/2023

A guerra está no ar que você respira
O livro é narrado pelo George Bowling, um homem de 45 anos que sente falta de como era sua infância, pois ela significa uma vida antes da guerra. Lá a vida era melhor, sentia falta da sensação de não ter medo, de não ter que se preocupar tanto com o futuro e até mesmo de coisas simples, que ainda podem ser feitas agora, mas não é a mesma coisa, porque há uma grande diferença entre o antes e o depois da guerra, principalmente se você lutou nela.
A ideia é realmente boa, mas não senti que foi uma leitura tão boa como 1984 por exemplo, os temas que ele abordava eram muitos repetitivos, claro que gostamos de falar sobre algo que amamos, mas ele se agarrou tanto em algumas coisas que foi um pouco desnecessário na minha opinião.
O personagem não é realmente admirável, é bastante autodepreciativo, e também reclamava de todo o resto. (porque claro, nada seria como o antes da guerra) Mentiu, reclamou da família que formou, e compartilhou pensamentos sobre mulheres e outros que não adicionaram muito na história. Mas por que ele seria carismático, afinal? Não era pra ser uma história bonitinha sobre um cara super contente com a própria vida e que faz tudo certo. É um homem realista com uma história realista, que não vê muito sentido nisso tudo pois tudo de bom foi apagado pela guerra, que reclamaria de tudo em qualquer outra situação, porque a guerra está no ar e ele a sente, porque nada será igual antes. É amargo, é frio, e é real.

Enfim, não é um livro tão pesado, pois ele não focou muito no tempo da guerra em si, e sim o antes dela. Não sei se recomendo a leitura, pois eu estava esperando algo a mais.

Gomes.Jukia 26/04/2023

Meh
Demorei muito para ler esse livro, não sei se foi por conta da escola ou pela história dele não ser tão interessante assim.
Eu criei uma expectativa alta, pois tinha gostado dos outros livros do Orwell, mas esse sem dúvida foi o mais "fraquinho" que eu li dele.
A história em si tem um grande potencial, mas o personagem principal não é carismático o suficiente pra você se importar com ele, além de que o enredo segue de uma forma tão lenta que dá preguiça de continuar lendo. O pior momento do livro foi quando ele contava sobre antes da guerra, ao mesmo tempo que era interessante o personagem dava detalhes de mais e voltava sempre para o mesmo tópico, se tornando cansativo e repetitivo.
Concluindo, para ler esse livro voce tem que exercitar sua paciência, porque até acontecer algo genuinamente interessante demora muito (tipo MUITO mesmo).

Joicereja 10/04/2023

Pós-Guerra = Desemprego.
Lançado em 1939. Um livro rápido e fácil de ler, que indico para quem já leu 1984 e A Revolução dos Bichos, pois Um Pouco de Ar, Por Favor é obviamente uma inspiração para as obras seguintes.

Ele é dividido em quatro partes, conta sobre um homem de 45 anos, casado com uma reclamona e que têm dois filhos, vivendo uma vida pacífica e sem sal, com a falta de privacidade e paz. Então ele decide tirar uns dias de descanso em sua terra natal. Porém a guerra se avizinha, lhe causando ansiedade e medo, que ele trata com humor e até nostalgia com flashbacks.

jake the dog 15/03/2023

Como a maioria dos livros do George Orwell, não tem muitos diálogos, e fica um pouco chato. A história do livro é interessante, porque se parece com que estamos vivendo hoje em dia: a guerra da Ucrânia, os sentimentos de medo, angústia, e de acharmos que a guerra nunca vai chegar em nós, mas depois de ler esse livro, pode ter certeza que vai. Outra coisa que gostei também é a vontade de voltar ao passado do personagem principal, que se mistura com nostalgia, e realmente ele consegue voltar ao passado, mas já não é a mesma coisa. Enfim, é um livro legalzinho, que te faz pensar no passado e no futuro, recomendo, mas não leia se estiver com ressaca literária kkkkkkkkkkk.

louise.girardi 03/10/2022

livro bom para contextualização histórica e entender o que a população passou durante as guerras mundiais.

sarah 29/07/2022

eu gostei, mas não sei se leria novamente.
É como se estivéssemos nadando nas dúvidas e questões de george.
Ele é bem babaca, não é um bom pai nem bom marido, mas também, ele é só mais um de nós que sente medo do que vem pela frente.

Ju 05/06/2022

Li outras resenhas antes do começar o livro e fiquei um pouco decepcionada, mas comecei mesmo assim. Como todo bom livro do Orwell há pouco diálogo e me lembra um monólogo. Alguns pensamentos do personagem principal me irrita um pouco, mas era o pensamento da época, creio eu. A mensagem final do livro é aquele óbvio que só se torna óbvio quando alguém escancara na nossa cara. Enfim, é interessante, achei que ia ter dificuldade pra ler mas a leitura fluiu bem. Se estiver saindo de uma ressaca literária aí não recomendo que comece por esse livro, se não, vai fundo.

Ps: na capa diz que ele viaja com a esposa e os filhos para o vilarejo, mas ele vai sozinho mesmo. Acho que foi erro dessa editora.

Lane Landim 24/03/2022

Foi bem difícil ler está história, porque não me prendeu e não me causou muitas emoções. Não vou fazer indicação, leia-o por sua conta e risco.

Ana 17/03/2022

Guerras
Que livro atual, embora escrito a dezenas de anos atrás nunca havia lido um livro tão atual, tão profundo. Em poucas palavras Orwel me fez crer que essa guerra na Ucrânia pode chegar aqui, não é impossível, improvável talvez mas nunca impossível. Nada é impossível quando se trata da espécie humana.
"Os tempos ruins estão chegando, e os homens simples estão vindo também."
Esse livro é mais que necessário, você quer entender oq está acontecendo? mas sem se entupir de falsidades, bom Leia: UM POUCO DE AR POR FAVOR.
Reinaldo Uaitt 30/04/2022minha estante
Gostei da sua resenha, comecei a ler esse livro e agora fiquei ainda mais empolgado.

Ana 30/04/2022minha estante
Que maravilha Reinaldo, tenha uma boa leitura !!!