Descender: Lua Mecânica

Descender: Lua Mecânica Jeff Lemire

Resenhas - Descender: Lua Mecânica

jordanpessanha1 30/12/2022

Vários clichês bem executados
A história usa várias fórmulas bem manjadas, mas com uma boa execução, prendendo meu interesse na trama e atiçando minha curiosidade em continuar acompanhando esses personagens para saber aonde tudo isso vai dar.

A parte artística permanece muito boa, principalmente a colorização, que é maravilhosa.

Esse volume não foi tão bom quanto o primeiro, mas foi o suficiente para manter a minha vontade de continuar acompanhando a obra.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 17/07/2023

Como sempre extremamente fofo e me tirando de uma ressaca literária, estou ansiosa para a HQ de número 3.

janierisonsantos 28/06/2022

Este universo é incrível.
Este volume foi tão bom quanto o primeiro, pois soube muito bem como fazer o leitor deleitar-se numa mistura de ação e emoções.

A história do Tim-21 e dos demais personagens está cada vez mais interessante de acompanhar. Esse universo tecnológico/robótico é gigante.

O Jeff Lemire não perdeu a mão neste segundo volume. Já estou ansioso pelos próximos.

Laura Brand 14/07/2021

Nostalgia Cinza
Em 2019 chegou ao Brasil mais uma série de quadrinhos idealizada por Jeff Lemire: Descender: Estrelas de Lata. Agora, quase dois anos depois, chega às livrarias a continuação que expande ainda mais esse universo e que, muito em breve, chegará às telas também.

Um ataque de robôs quase divinos, conhecidos como Ceifadores, mudou a história da galáxia. No primeiro volume da série somos introduzidos a esse universo e às sequelas desse acontecimento. Tim-21, um jovem androide de aparência humana, criado para fazer companhia para crianças humanas, foi desligado e abandonado na lua Dirishu-6 pouco antes do ataque. Dez anos depois, ele desperta e se vê perdido e confuso em meio a uma realidade extremamente hostil aos robôs.

Entretanto, Tim-21 tem em seu código o que pode ser a resposta para entender as origens dos Ceifadores e, de repente, a galáxia inteira está atrás do pequeno robô, que precisa lidar com essa nova realidade ao mesmo tempo em que precisa entender em quem pode confiar.

Em Descender: Lua Mecânica Volume 2, Tim-21 desbrava novos cenários de um universo que parece querer atraí-lo cada vez mais. Mas até que ponto ele pode confiar nesses novos personagens que prometem um mundo mais pacífico e tolerante? Alguns personagens ganham ainda mais espaço como queridinhos dos leitores, enquanto outros chegam com desconfiança e prometem abalar as certezas dos próprios leitores.

Alguns elementos das histórias de Lemire continuam presentes em Descender como as relações e dramas familiares, mesmo que essa ligação não seja de sangue. Com Descender, Jeff Lemire e Dustin Nguyen trabalham a intolerância por meio de conflitos entre os seres de carne e osso e os androides. Em um mundo cada vez mais polarizado é importante observar a sétima arte abordando o tema com novas roupagens.

Valeu a pena esperar quase dois anos para a continuação chegar ao mercado brasileiro e mal posso esperar para continuar a mergulhar nessa trama que faz jus ao sucesso de Lemire. Descender é uma odisseia cósmica que discute família, amizade, intolerância e a relação muitas vezes conflituosa entre humanos e tecnologia.

Descender já teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Sony Pictures e para a TV pela NBCUniversal International Studios, então muito em breve teremos mais uma adaptação literária chegando.

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2021/07/resenha-descender-lua-mecanica-volume-2.html

Joel R. 10/07/2021

Lemire expande o universo e me prende ainda mais nessa narrativa sci-fi fantástica !
Em primeiro lugar, gostaria de destacar a incrível arte/ilustração de Dustin Nguyen, no qual acabei não ressaltando em minha crítica do volume 1. É uma arte que corrobora muito com a narrativa do Jeff Lemire, no qual consegue trazer muitas sutilezas em cada página com traços que simulam ou são propriamente como pinturas.

Com relação a trama, não tenho o que reclamar. Os personagens continuam sendo muito bem desenvolvidos, e alguns novos que são inseridos já trazem muito carisma (principalmente um que é muito importante para o tim-21). Foi legal conhecer a nação ali dos robôs "sobreviventes", e todas as discussões inerentemente humanas que Lemire trás sempre em suas narrativas. Foi muito interessante ver uma contraparte do Tim-21, para nos fazer refletir sobre o que realmente é ser um humano, e como todas aquelas pessoas e família que estão ao nosso redor, ajudam muito nessa construção.

Como de praxe, Lemire deixa um baita gancho no final e faz com que o hype para o terceiro volume só cresça. Quero muito saber como os Ceifadores se encaixam e tudo isso, e como todos aqueles personagens vão prosseguir na trama.

Karol Alencar 27/04/2022

É uma HQ bem gostosinha de ler, divertida e tbm tem alguns momentos emocionantes, que deixam o coração da gente apertado?
Acaba com um super Plot e agora só me resta orar para o volume III sair logo aqui no Brasil ???

Cley 24/09/2021

"Descender: Lua Mecânica" reúne os fascículos de 7 a 11 de uma série vencedora do Eisner Awards e vem conquistando muitos fãs. A obra já teve seus direitos adquiridos para o cinema sob direção da Sony Pictures e também para a TV pela NBCUniversal International Studios.
A premissa da série consiste em nos mostrar uma galáxia que teve sua harmonia desestabilizada depois que robôs gigantes, conhecidos como Ceifadores atacaram planetas e civilizações. Consequentemente, criou-se uma aversão às máquinas. Depois do ataque, medidas extremistas foram adotadas es os robôs passaram a ser perseguidos. Tim-21, androide criado para fazer companhia a humanos corre perigo, mas, em seu sistema pode conter vestígios dos Ceifadores por isso, é tão procurado.

Antes de ler o 1º volume da série, fiquei receoso, pois não sou muito adepto às histórias de ficção científica, mas por se tratar de uma HQ, encarei-a e não me arrependi. A construção que Lemire dá aos seus personagens é profunda e faz com que nos importemos com eles.
Tim-21 é uma criança robô, ele foi programado para ser afetivo e essa característica é que faz ele ser um personagem querido e que atrai nossos olhares.
Nesta sequência, senti que o Tim-21 ficou um pouco de lado e dado ênfase a outras questões, mas talvez, outro leitor não tenha a mesma percepção.

Tim-21 ficara desacordado por 10 anos, e quando acorda depara-se com universo totalmente caótico, e seu desejo de encontrar sua família e encontrar seu lar é o que mais importa para ele.
Nesse segundo volume, temos a implementação de novos personagens que chegam para somar, além de criar no leitor dúvidas se realmente são o que dizem que são.
Há cenas bem tensas, dignas do cinema e a tensão fica mais forte quando estamos nos aproximando dos momentos finais.
O roteiro simples de Lemire é um dos fatores que mais equipara com coisas do dia-a-dia; laços de amizade, traição, pertencimento e identificação. A arte do Nguyen ornamenta uma história que, estou certo que terá muitas reviravoltas.

Analuz 01/11/2021

"Descender" é mais um quadrinho roteirizado por Jeff Lemire, que certamente não é humano, e sim uma máquina programada para criar coisas excelentes e concorrer a vários prêmios! E, ainda bem, muito do seu material mais autoral chega ao Brasil pelas mãos da editora Intrínseca, que vende ou autor a preços relativamente acessíveis (tá vendo, Panini?).

Este segundo volume dá segmento à jornada já apresentada anteriormente, na qual vários grupos demonstram interesse pelo adorável robozinho Tim-21, dada a similaridade de sua programação com a dos Ceifadores. E, se você já achou o cliff hanger (vulgo gancho) do primeiro volume sensacional... espere para ver o deste aqui!

Um elemento que gostei bastante no novo material foi o desenvolvimento de Tim-22, o robô da mesma série de produção de Tim-21. Graças à interação entre ambos, podemos ver as suas diferenças e como a capacidade de empatia com os humanos muda de acordo com o ambiente em que estas máquinas foram inseridas (e também podemos ver mais como isto tem influência sobre Tim-21).

Ah, e o estranho sonho de Tim-21 com uma possível vida após a morte exclusiva para robôs volta a levantar questões aqui, com um grupo de estudiosos tentando entender se realmente existe um plano astral para as máquinas!

Outra coisa que também gostei bastante foi o "surgimento" de um sucateiro bem ranzinza na história, que parece ter muito a contribuir para o enredo. E, claro, também adorei a improvável dupla formada a partir de sua inserção, que mostra um perfeito equilíbrio entre os pontos sérios da trama e um alívio cômico!

Quanto à arte, Dustin Nguyen arrasa novamente. Além das mesmas técnicas que já fomos apresentados anteriormente, aqui temos sequências de cenas de ação MARAVILHOSAS. Sem sombra de dúvida, esta é uma das artes mais bonitas que já vi em quadrinhos!

Dentre os elementos que senti falta, destaco a pouca presença do robô perfurador, pois gostei muito dele no primeiro volume. Mas entendo que, aqui, não haveria como ele ter tanta participação...

Para as minhas expectativas para o próximo volume, destaco a minha curiosidade sobre o passado da Rainha Híbrida e, claro, o que acontece com o pobre Tim-21.

No mais, se você ainda não se encantou com o robozinho no primeiro volume, com certeza o amará agora, pois fica cada vez mais evidente que ele é MUITO adorável!

Para finalizar minhas impressões, não teria como eu dar menos de 5 estrelas para o volume 2, e digo mais: gostei mais do que o primeiro volume!

E, por fim, só posso dizer que estou ansiosa pelos próximos lançamentos da série!

Gramatura Alta 02/07/2021

O planeta Niyrata, com uma população acima de 5 bilhões de pessoas, é o centro tecnológico e cultural do Conselho Galáctico Unido. Nele estão as nove cidades embaixadas, uma para cada planeta que faz parte do conselho. O Dr. Quon mora em Niyrata e é a mente brilhante responsável pelo desenvolvimento de inteligências artificiais que possibilitaram a criação de andróides quase humanos, além de outros nem tanto, mas que se tornaram indispensáveis para o dia-a-dia de todos.

Quando gigantescos robôs aparecem na atmosfera de cada um dos nove planetas, ao mesmo tempo, Quon é chamado pelo CGU para tentar se comunicar com essas máquinas, além de descobrir quem as enviou e com qual propósito. Mas assim que o grupo se aproxima de um deles, os robôs deflagram um ataque que extingue 3/4 da vida de todos os nove planetas. Logo em seguida, eles desaparecem da mesma forma misteriosa com que apareceram.

Nos dez anos seguintes ao ataque dos robôs gigantes, agora chamados de Ceifadores, cria-se uma aversão a qualquer tipo de robô, e eles passam a ser caçados e destruídos por toda a galáxia. Isso até a CGU identificar um pequeno androide criança, chamado TIM-21, criado para servir de companhia e proteção a filhos de casais alocados em colônias mineradoras distantes, que possui o mesmo código dos Ceifadores. Então, a agente Telsa, da CGU, junto com o dr. Quon, partem para resgatar TIM-21 e descobrir qual a ligação dele com o ataque de dez anos atrás.

A trama de DESCENCER, uma série criada e finalizada por Jeff Lemire, o novo queridinho das editoras, junto com o desenhista Dustin Nguyen, que tem um traço belíssimo, é extremamente instigante. O primeiro encadernado, ESTRELAS DE LATA, que reúne as seis edições iniciais, de um total de 32 edições, que, inclusive, já tiveram os direitos vendidos para o cinema, serve para apresentar os principais personagens e situar o leitor na trama. Já o segundo volume, LUA MECÂNICA, expande o universo, apresenta um novo grupo de inimigos e um promissor novo membro dos heróis, cuja característica se aproxima bastante de um outro personagem bastante conhecido pelos fãs de STAR WARS.

Após os eventos de ESTRELAS DE LATA, o grupo se divide: Tim, Telsa e Quon são levados pelos Hardwire, uma comunidade formada por robôs fugitivos após o extermínio. Já Bandit e Perfurador, os dois robôs amigos de Tim, e o agente Tullis, ficam para trás, em uma aventura paralela. A narrativa ganha mais uma linha de eventos com o surgimento de um misterioso novo personagem, que lá para o meio do volume, descobrimos quem é e inclui uma carga dramática maior na história.

Quando Tim, Telsa e Quon chegam ao incrível satélite da Hardwire, acompanhamos o início da amizade de Tim com um dos robôs que conheceu. Não posso dar mais detalhes desse robô para não estragar a leitura do primeiro volume. O que descobrimos dele não surpreende, era bastante óbvio desde o princípio, bem como também eram as intenções da Hardwire em levar Tim. Apesar de ser clichê, serve para dar urgência à situação dos heróis.

DESCENDER – LUA MECÂNICA aumenta a promessa de uma série de ficção-científica espetacular. Tim mantém seu carisma, enquanto Telsa e Quon começam a mudar pelas ações de Tim. Os dois personagens começam como pessoas frias e com seus próprios objetivos, mas, convivendo com o pequeno robô criança, aprendem a ter compaixão e empatia. Esse crescimento é muito bom de se acompanhar durante a leitura. Espero que a série mantenha essa qualidade nos próximos volumes, que já estou ansioso para ler. Pena que não existe uma precisão para serem publicados. Esperar que seja breve…

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/07/02/descender-lua-mecanica/

JL Marcal 09/07/2021

O melhor de Jeff Lemire
A trama de Descender é realmente muito boa, e nesse segundo volume somos apresentados a novos personagens e ao desenrolar da trama. Ansioso pelos próximos volumes. Recomendo muito!!!!!

Krishna.Nunes 25/08/2021

Space opera empolgante, com arte muito bonita.
No primeiro volume de Descender, que inclui os fascículos de 1 a 6 da série, fomos apresentados a um universo futurista em que diversas raças convivem sob um Conselho Galáctico. Dez anos antes, robôs gigantes chamados de Ceifadores vieram de uma origem desconhecida e devastaram a galáxia, deixando nos sobreviventes uma aversão às máquinas que levou a uma política de extermínio dos robôs.

Tim-21, um pequeno androide de companhia que havia sido colocado em estado de hibernação na véspera do ataque, desperta nesse cenário aterrorizante e parece possuir alguma pista sobre a origem ou o paradeiro dos Ceifadores. Por isso, ele se torna alvo tanto das pessoas quanto dos robôs remanescentes, só lhe restando fugir.

Com uma bela arte em aquarela, cores vivas e alguns episódios sombrios, além de uma estética que mescla o cyberpunk com space odyssay, essa graphic novel prende a atenção e impressiona. As questões da humanidade das máquinas e a intolerância, já apresentadas no volume 1, voltam a ser exploradas aqui, entremeadas a tramas políticas e cenas de ação.

O final de cada capítulo traz um gancho que faz o leitor querer seguir adiante imediatamente. Entretanto, os volumes como foram agrupados nessas edições encadernadas não apresentam uma unidade que nos permita identificar como arcos da história. Parece que a escolha de agrupar 5 ou 6 fascículos por volume se deu pela quantidade de páginas e não há algo que nos dê a sensação de encerramento.

A série tem 32 capítulos, publicados originalmente entre 2015 e 2018, no entanto ainda estamos no número 11 e levou quase 2 anos entre o lançamento do volume 1 e o volume 2. Por enquanto a história é empolgante e torço para que essa longa espera entre os lançamentos valha a pena.

leaoliterario 08/07/2022

Dez anos depois de uma súbita invasão de robôs gigantes que devastou toda a galáxia, o jovem androide Tim-21 desperta de um sono profundo para uma realidade terrível.

@somaisumparagrafo 20/07/2021

@somaisumparagrafo
No passado, os robôs gigantes denominados Ceifadores foram responsáveis pela invasão e massacre em massa que devastou toda a galáxia e desencadeou entre os sobreviventes um sentimento antirrobô. Nos dias atuais, robôs e androides vivem em meio a políticas de perseguição e extermínio, resultando em um verdadeiro genocídio robótico. Tim-21 é um jovem androide sobrevivente desse brutal ataque e ao despertar dez anos após o ocorrido, se depara com uma triste realidade, todos que conhecia e a família a qual servia e amava se foram. Agora, ele precisa sobreviver enquanto se vê caçado por terceiros, visto que ele pode conter em seu código vestígios dos assassinos do passado, ao mesmo tempo que procura incessantemente por seu irmão humano, Andy. Depois de muitas fugas, o jovem robô se vê acolhido em um misterioso universo que pode vir a se tornar um lar.

???

Este segundo volume abre novas portas para a trama, deixando-a ainda mais atrativa, dinâmica e envolvente. Os flashes do passado de Tim-21 com sua família humana nos fazem compreender melhor os sentimentos desse androide dotado de empatia. Há também a introdução de novos personagens e algumas boas surpresas no enredo, que agradaram bastante e me deixaram ansiosa pelo próximo volume.

Todavia, preciso confessar que ainda apresento dificuldades em compreender tramas de ficção científica, o que me faz ficar um pouco perdida na leitura, mas nada que comprometa o andamento geral da trama, além disso, a arte desse quadrinho me causa bastante estranhamento. Porém, é inegável o quão viciante é a leitura dessa graphic novel, afinal de contas estamos falando de um enredo escrito pelo Jeff Lemire, e o cara é fera no que faz.

Prof. 04/12/2022

Incrível!
Tão bom quanto o primeiro! Um Universo inteiro de possibilidades. Esperando o vol 3 em português. ?