Beautiful World, Where Are You

Beautiful World, Where Are You Sally Rooney

Resenhas - Beautiful World Where Are Yoi

Clarice.Bartosievicz 21/04/2024

Um personagem pra estragar a experiência do livro
Sally Rooney tem a capacidade de fazer a gente se enxergar nos personagens. Ela consegue fazer a gente sentir o que eles estão sentindo, mesmo que o que nós tenhamos passado não seja ~exatamente o mesmo que o personagem.
Eu me vejo na Alice e me vejo na Eileen, e me identifico totalmente com a situação delas, embora o que eu vivi tenha sido, de certa forma, completamente diferente. Elas me deram tanto gatilho quanto a Marianne em Normal People.
Esse livro seria espetacular, não fosse por ele: o Felix. Um personagem completamente fora de contexto, não dá pra entender como a Alice ficou com ele em qualquer momento da vida dela, muito menos como ela acabou ficando com ele no final do livro. Ele tratou a Alice mal do início ao fim, sempre com comentários sem pé nem cabeça, completamente diferente da riqueza emocional da construção dos demais personagens. O fim dele ficou incerto, não sabemos o que decidiu da casa da falecida mãe, se ainda trabalha no mesmo emprego, se trocou ou se é sustentado pela Alice.

No meio de outros personagens tão ricos, não dá pra entender o protagonismo dele no livro.

carlineeeee 10/04/2024

"I couldnt imagine we were going to be happy together. I thought it would be the same as everything else in my life - sad and difficult - because I was a sad and difficult person."

swan.ellie 31/03/2024

Com certeza meu favorito da Sally Rooney!

"And Alice, I do feel like a failure, and in a way my life really is nothing, and very few people care what happens in it. It's so hard to see the point sometimes when the things in life I think are meaningful turn out to mean nothing, and the people who are supposed to love me don't."

É isso, sobre crescer e sentir que está perdido na vida, como se seu sofrimento não tivesse fim e seu destino estivesse selado?? mas se encontrar nas pessoas ao seu redor, perceber que viver também é se permir amar e ser amado.

"Life is more changeable than I thought. I mean a life can be miserable for a long time and then later happy. [?] And I want that - to prove that the most ordinary thing about human beings is not violence or greed but love and care."
readingwithigor 31/03/2024minha estante
Lindo demais!!???

Danily 01/03/2024

Quando li Normal People, pensei ser meu livro preferido.
Quando li Conversations With Friends, fiquei na dúvida.
Agora, ao ler Beautiful World, where are you, eu continuo na dúvida. Amo, quase que igualmente, todos.

AnaBarreto 15/02/2024

CA-RAM-BA!
Esse livro me surpreendeu muito! Li normal people e não sei se foi a época em que eu li, mas me lembro de achar muito entediante. Hoje em dia tenho uma visão totalmente diferente mas mesmo assim fiquei com receio quando comprei esse.
Os personagens são extremamente normais. Isso mesmo. São fáceis de se identificar, e eu sei como é difícil fazer um personagem tão humano. Mas a Sally Rooney sabe fazer isso muito bem.
Sobre Alice e Felix: no começo do livro eu só pensava ?minha filha, esse homem te odeia?, porque ele tinha atitudes horríveis com ela e eu achava ele uma pessoa completamente grotesca. Não que ele tenha melhorado muito no final, mas, gostei do posicionamento dele na discussão da Alice e da Eileen e da maneira que ele acalmou ela. O relacionamento deles era extremamente complicado mas no final deu tudo certo. Ainda acho que ela merecia muito mais, mesmo assim.
Sobre Eileen e Simon: proporcionou as melhores frases do livro. A forma que o Simon ama a Eileen desde sempre é muito fofa. Ele está sempre lá pra ela, e da pra ver de longe o quanto esse amor é genuíno. Estava torcendo muito para os dois. A parte que mais me irritou foi a falta de comunicação deles. As vezes eu só queria dizer: ?Eileen, só diz que ama ele e que quer ficar com ele, é só falar?. Pronto! Mas ela demorou muito pra aceitar. Eileen se auto sabotava muito. Ela achava que algo ruim ia acontecer, sempre pensava no pior? mas a maioria de nós pensamos assim também. Muito linda a maneira que eles conversaram no final do livro e o final deles foi maravilhoso.
Sobre Alice e Eileen: meu Deus, que amizade complicada. Demorou muito pra elas se verem pessoalmente, mas quando se viram, valeu a pena. A briga delas foi sensacional e posso dizer que já tive muitas brigas assim com amigas próximas. A Alice as vezes não tinha muita consciência de classe e isso irritava muito a amiga, que não era bem sucedida como ela. As duas conversaram sempre por e-mail mas sempre adiavam se ver pessoalmente. O que acontece é que a Eileen só tinha muito medo de perder a Alice e vice versa. Então elas se afastavam com medo do futuro. De novo? nós fazemos muito isso também.
Por isso que esse livro foi tão importante pra mim. A humanidade de personagens fictícios. Eu me via muito nas palavras e nas ações deles. Os erros e acertos, o dia a dia muito fácil de se identificar.
Livro simplesmente maravilhoso! Leiam e se apaixonem por esse quarteto também! ?

Kezia.Lins 13/02/2024

Pessoas Normais é um do meus livros favoritos, e óbvio que estava com muita expectativa para ler Belo Mundo (demorei quase três anoskkk), mas infelizmente não funcionou pra mim.
No geral, gostei dos personagens (menos do Felix, ele não cala a boca, só fala baboseira, que cara CHATO), da troca de e-mails e os temas que a Rooney critica e comenta, mas os diálogos do livro me deixaram com vontade de largar a leitura, eu odiei, me pareceram muito bobos, mas gosto muito da escrita e do mundinho que a Sally Rooney constrói nos livros, ela fala muito sobre como as relações influenciam nossas vidas e decisões, como viver em um mundo capitalista é cansativo e nos faz odiar a nossa vida, ela é a maioral!

Beirão 21/01/2024

Gostei muito mais da troca de emails; n superou normal people pra mim, embora eu saiba q nd deve superar nada e são histórias individuais jkkkkk n entrou pra lista de favoritos e eu achei que todo livro da sally seria, puts jkkkkk n me pegou muito o livro, embora tenha me identificado com os personagens

Karla Nascimento 26/12/2023

Um dos meus favoritos agora
Quando comecei o livro, tinha apenas uma vaga ideia de seu conteúdo, e sabia que era da S. Rooney. Não a dispus de confiabilidade suficiente antes, tive que esperar minha obsessão por Normal People esfriar antes de mergulhar em seus próximos livros-- o que se provou erro meu, já que amei tanto quanto, e até mais que Normal People. Se algumas pessoas conseguem colocar em palavras encanto, Sally Rooney põe em palavras o encantamento da vida cotidiana, ainda assim trazendo um olhar introspectivo que ressona com a experiência íntima do leitor. Quando consideramos o que Tolstoi disse ser verdade para as famílias felizes e tristes em nossa própria experiência, o fazemos porque, no fundo, sabemos que todas as famílias tristes diferem entre si pois a tristeza torna todos conscientes e a realidade a todos aliena, e isso é muito bem resgatado em Beautiful world, where are you. As personagens ofuscam suas percepções interpessoais por conta da tristeza, o que torna os personagens muito humanos em um sentido. Não são veículos vazios tentado preencher uma posição de sentido literário, como um interesse romântico, e sim transmitem a sensação de serem pessoas que por acaso foram escrutinizadas e transformadas em ficção, totalmente ao acaso.

arthzrb 22/12/2023

Peidaço
Sinceramente, daria 3,5 ou 4 estrelas se não fosse por esse final. a sally roonei peidou demais com esses dois últimos capítulos. da pra ver claramente o quão acelerado foi a escrita e que ela só terminou de escrever algo que já tava pronto o mais rápido possível pra poder entregar o livro. de qualquer forma, o resto da obra é razoável, até.

melodramanu 22/12/2023

4,0 ?
Gostei muito e ninguém vai conseguir ficar mais chocada que eu mesma por ter gostado tanto assim. depois que li normal people e acabei odiando o livro, jurei que nunca mais ia relar em nada da sally rooney, mas ainda bem que eu não tenho nenhum compromisso com a coerência!

esse aqui é anos luz melhor que o que eu li anteriormente, acho que a sally se dá muito melhor escrevendo personagens adultos e com problemas de adultos ao invés de adolescentes (pelo menos pra mim foi MUITO melhor!)

fiquei apaixonada pelos e-mails que as meninas trocavam ao longo do livro e realmente minha nota só abaixou um pouco porque os garotos me incomodavam Demais em alguns momentos e achei o final arrastado (e sem e-mails ?)

no geral, é um livro muito bom e eu amei todas as reflexões que ele trouxe

alice1889 12/12/2023

Pq as pessoas gostam tanto de ver o lado hostil no cotidiano
Bom pra começar vou dizer q eu AMOOO ?pessoas normais? e que tinha criado muito expectativa pra ?beautiful world where are you? já que eu amo um livro sem plot , mas definitivamente me decepcionei muito , tem um limite muito grande em escrever personagens com personalidades complexas e escrever personagens totalmente sem senso de comunhão, empatia e amor , me arrastei durante o livro pq odiei os personagens mesmo amando a escrita da Sally Rooney a verdade é que ler este livro me deixou angustiada com várias atitudes passiva-agressiva de todas as partes ,ou seja, no caso desses personagens nem terapia funciona foi pq a mãe bateu pouco ?

juju moura 10/12/2023

"Talvez seja tarde demais para mudarmos quem nos tornamos."
Tipico romance contemporâneo sobre pessoas normais sem os encantamentos do mundo fantasioso dos livros, mostra situações corridas e complicadas, relacionamentos falhos, e pessoas errando, sendo estúpidas e egocêntricas, o que se encaixa perfeitamente para os dias de hoje, acredito que tive odio dos personagens muitas vezes pela quantidade de realidade em que a Sally Rooney aplica nas falas e comportamentos, ela sabe exatamente para quem está escrevendo suas histórias, são para pessoas normais, que tem traumas.

LAvia 18/09/2023

Tem algo na escrita da sally rooney que eu deveria amar, pois são personagens normais com questões da vida normal e a vulnerabilidade deles em lidar com questões da existência e que a maioria das pessoas passam pelas mesmas questões, entretanto ela escreve personagens muito mas MUITO insuportáveis que fica difícil de se relacionar e refletir-se neles, todo mundo tem defeitos e os defeitos desses personagens era o que deveria ser a principal identificação com os personagens mas eles são muitas vezes mesquinhos

Andressa 05/09/2023

Beautiful World, Where Are You?
Iniciei a leitura deste livro com um pouco de receio já que li Pessoas Normais e apesar de ter gostado da leitura, não amei como a maioria. Beautiful World, Where Are You? é uma leitura mais lenta e demorei muito mais para terminá-la. Algumas partes são interessantes mas outras bem medianas, os personagens são rasos e por vezes com atitudes desnecessárias e até mesmo tóxicas.
A sensação ao final é de que faltou algo.