Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas

Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas Daiane Franciele Morais De Quadros...

Resenhas -

Rayane Lau 03/06/2022

É bem esclarecedor, e vem com muitas indicações de autores e livros para quem pretende se aprofundar mais sobre o Discurso.

Paulo Silas 10/09/2022

Com o objetivo de apresentar e explanar os principais pontos de base sobre a disciplina de análise do discurso, Daiane Quadros, Ione Jovino e Kassandra Muniz fornecem nessa obra uma considerável introdução da matéria, abordando, como indicado no subtítulo, algumas perspectivas teórico-práticas que auxiliam o leitor na condução do caminho do estudo temático. Sendo uma das ramificações da análise da língua, a análise do discurso é um campo que pode ser considerado como espécie de "passagem da linguística da frase para a do texto", processo esse que pode ser melhor compreendido com a leitura da obra.

No início do livro é apresentado "o estabelecimento dos estudos do discurso no campo dos estudos da linguagem", sendo abordados os contextos político e linguístico nos quais se fez surgir a análise do discurso. Em seguida, a noção de constituição dos sujeitos e dos sentidos é trabalhada na perspectiva discursiva, de modo que se tem assim uma base necessária para que os temas propriamente da matéria sejam abordados, o que é feito a partir do terceiro capítulo no qual a ideia da discursividade recebe atenção. No capítulo seguinte são explorados os gêneros do discurso, enquanto que no quinto capítulo o campo de ensino é analisado a fim de se buscar as contribuições da análise do discurso para se trabalhar com a linguagem. Por fim, algumas práticas e perspectivas dos estudos do discurso na contemporaneidade são expostos.

Como registram as autoras nas considerações finais, o livro "foi elaborado na intenção de apresentar algumas visões sobre o campo de estudos da análise do discurso", o que é feito satisfatoriamente ao considerar que o leitor efetivamente recebe aquilo que a obra se propõe a oferecer. Como o título deixa claro, trata-se de uma abordagem introdutória, fornecendo uma boa base sobre a matéria ao mesmo tempo em que exige do leitor um ir além para um aprofundamento sobre a analise do discurso.

Jon O'Brien 04/09/2022

Conteúdo rico e boa didática!
Ao longo da leitura, tive opiniões um tanto variadas quanto ao conteúdo. Trata-se de uma obra que busca trazer os conhecimentos introdutórios à análise do discurso, numa perspectiva que mescla a teoria com a prática.
Eu não gostei tanto das videoaulas da matéria, mas o livro me surpreendeu por sua riqueza e precisão. Tem 288 páginas, mas parece ter muito mais, por conta da quantidade de temas abordados e seus desdobramentos. O livro cumpre com o propósito de apresentar um conteúdo relevante sem ser exagerado, então temos uma leitura que explica, de fato, o que precisamos entender inicialmente da análise do discurso, visitando suas subdivisões e as características peculiares sobre elas. Os capítulos podem parecer um pouco difíceis de assimilar, mas é porque a matéria é complexa por si mesma, tanto que durante vários momentos tive que parar a leitura, conversar comigo mesmo para lembrar o que determinado termo significava, e só então continuar. Não é uma obra que você deve ler enquanto faz outra coisa ou ler com pouca atenção. Se possível, faça anotações e responda as questões no final de cada capítulo, pois vai ajudar no aprendizado. Acho que a abordagem usada foi a melhor possível para abordar tamanha complexidade de modo a manter a atenção, ainda que a leitura seja (necessariamente) cansativa.
O que mais me interessou, em particular, foi o último capítulo, que trata da análise do discurso crítica. É um tema que é abordado superficialmente durante todo o livro, preparando o terreno, e que é mais aprofundado no último capítulo. Gostei mais desse capítulo por ter uma abordagem bem mais prática, por ter uma aplicabilidade que leva em conta elementos interiores e exteriores ao texto para se estabelecer uma crítica ao discurso feita com propriedade e de maneira profunda.
Recomendo o livro para quem quer iniciar os estudos na matéria e ainda ter acesso a uma bibliografia comentada para conhecer outras obras interessantes sobre o assunto.