Como remover um presidente

Como remover um presidente Rafael Mafei

Resenhas - Como remover um presidente

Alef 06/07/2021

Claro e didático
O livro trata tanto da perspectiva histórica do impeachment quanto da sua prática, tratando em especial dos casos Collor e Dilma, além de um epílogo dedicado a uma análise da possibilidade de um impeachment para Bolsonaro.

Conforme o título dessa resenha, o livro tem linguagem clara, mesmo tratando de um tema complexo, tanto jurídica quanto politicamente. Fruto dessa clareza é a didática: aprendi muito nas páginas desse livro. Em especial, gostaria de ter estudado mais a fundo o impeachment do ex-presidente Collor, e o livro me inspira a fazê-lo num momento em breve.

Por fim, uma mensagem importantíssima fica em minha mente ao finalizar a leitura: pelos crimes que cometeu, pelo desgoverno, pela ação contra nossa saúde, fora Bolsonaro!

JoãoV.Castro 22/07/2021

Enciclopédia do impeachment
Obra essencial para entender como chegamos onde estamos e como sairmos do buraco no qual nos metemos. Junto de "Como as democracias morrem", entrou para a lista dos livros fundamentais do Brasil pós-2018, ou melhor, 2016.

Mafei descreve todo um histórico do impeachment, desde seu surgimento na Inglaterra, passando pelos Estados Unidos, até chegar ao Brasil, com as discussões de sua implementação na República de 46 e suas aplicações ou tentativas em todos os governos da República de 88 - Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro.

Em seu maior capítulo, sobre o impeachment fiscal de Dilma Rousseff, o livro explora de forma minuciosa, e sem poupar análises críticas e questionamentos a ninguém, a atuação do governo, da oposição, da Lava-Jato, do STF, da Câmara, do Senado, do TCU, de Dilma, de Cunha, de Temer, da acusação e da defesa. Parece um resumo, claro, conciso e distanciado de tudo que vivemos nos tenebrosos anos que sucederam as eleições de 2014.

O encerramento é para fechar com chave de ouro, com as análises das denúncias e dificuldades de um impeachment contra Jair Bolsonaro. Mais uma vez, essencial.

Por fim, o professor anexa os ritos do impeachment na Câmara e no Senado e uma lista de obras, brasileiras e estrangeiras, de sugestão sobre o tema.

Manuscrito Literário 07/10/2021

Nós ultimamente, passamos por momentos delicados na política brasileira, então, nada melhor que um livro que explica um pouco sobre a teoria, história e prática do impeachment no Brasil, para sanar dúvidas.

Ao iniciamos o livro, descobrimos um pouco da motivação do autor a escrever este livro. Seguindo a linha, tomamos um capítulo inteiro sobre a história da palavra que gera dúvida nos brasileiros. Criada na Inglaterra, durante o medievo, o impeachment, caiu em desuso por mais de um século a partir dos anos 1500. Contudo, ele ressurgiu após um tempo turbulento na Inglaterra.

Rafael Mafei, explica também sobre os fundamentos do impeachment na Constituição dos EUA e que ele era muito usado nas colônias americanas. Mafei nos faz embarcar totalmente na história que deu origem a esse acontecimento legislativo e judiciário, e como chegou aqui ao Brasil pouco mais de duas décadas depois em nossa república em 1891.

O autor passa pela história dos 21 anos da ditadura brasileira, então faz observações a respeito do nosso primeiro presidente eleito pelo povo: Fernando Collor de Mello, que se você não o conhece, provavelmente seus pais, sim. O autor circula pelo ano de 1990 contando sobre a posse de Collor, na qual ocorreu num momento precário do Brasil. O antigo caçador (Collor) de marajás (corruptos), lançou um plano que, por conseguinte, acabou prejudicando e impactando a vida financeira de muitas famílias brasileiras. Rafael Mafei, discorre de modo confiante sobre essa parte da história, até o impeachment de Collor, em 1992.

Para quem ama história, e tem curiosidade para saber mais sobre “Como remover um presidente” é muito interessante ler este livro. E digo, as informações passadas, nos surpreendem com os detalhes no qual vão a escândalos e absurdos. Não só entendemos a história do nascimento deste poder legislativo e judiciário, como também compreendemos o motivo de estarmos assim hoje e o porque não há mudanças. Afirmo também, que este livro é um bom manual político atual.

Leiam este livro e preparem-se para descobrir os problemas brasileiros que vão de 1800 aos dias de hoje. O Brasil é um país lindo e uma terra de horizontes sombrios. Mas, a gente ainda ama (pelo menos eu, as vezes odeio). Cabe a nós, mudarmos a direção do nosso Brasil, pensando em quem melhor nos representa.

site: http://manuscritoliterario.com.br/resenha-406-como-remover-um-presidente-rafael-mafei-editorazahar/