Ney Matogrosso

Ney Matogrosso Julio Maria

Resenhas - Ney Matogrosso

R.B. 15/04/2024

Fã de Ney Matogrosso, li o livro com grande deleite. Apesar disso senti falta de um aprofundamento maior na mente de Ney.

Thay 03/04/2024

Ney Matogrosso - A biografia
Eu sou suspeita pois o gênero de biografia. E esta é muito completa e se transporta para dentro de cada acontecimento.

Ney é um exemplo vivo de artista libertário. Adorei descobrir tantos fatos que moldaram o entretenimento brasileiro.

Vale a leitura!

Rodrigo Neves 20/09/2023

Não sei se Ney Matogrosso – A Biografia, escrito por Júlio Maria, entre os livros já escritos sobre o artista, é o melhor mas sei que é eficiente no que se propõe. Extremamente bem escrito e editado, possui um cuidado muito exigente e preciso com a apuração e organização das informações colhidas através de entrevistas e pesquisas.
Apesar da pressa e superficialidade nos capítulos finais, é um mérito conseguir expressar em texto e com profundidade psicológica rara em livros do gênero, uma pessoa que é tão avessa a holofotes fora do campo profissional e excessivamente fiel a si e seus conceitos tanto na vida pessoal quanto na musical.
É uma leitura fácil, prazerosa e consistente de uma pessoa que, através da voz e do corpo, como um facho, iluminou a sexualidade e hipocrisia do brasileiro em um período de profunda repressão.

Janaina.Borges 14/09/2023

A vida do grande cantor Ney Matogrosso. A infância e uma parte da adolescência feliz, mas ao mesmo tempo cruel ao lado de um pai violento e homofóbico. Uma parte da vida adulta em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro tentando se firmar no teatro. O reconhecimento como cantor, seus shows grandiosos. Seus três grandes amores mortos. A busca de uma religião no misticismo. Com uma vida ativa e as vezes tumultuada essa é a história do cantor e de um ser humano ímpar.

Lali 28/02/2023

Ney é uma força da natureza. Muito mais que um artista. O autor consegue captar e transmitir essa intensidade muito bem, situando cada época da sua vida dentro do contexto da história brasileira e mundial. Maravilhoso poder conhecer mais detalhes da história de um dos maiores intérpretes brasileiros.

Luiza 15/10/2022

Homem com H
Eu sempre gostei do Ney Matogrosso, mas jamais imaginei a riqueza de histórias que eu encontraria no livro "Ney Matogrosso - A biografia".

Depois dessas mais de 500 páginas pude entender que, além de ser atemporal, Ney Matogrosso é eterno por causa de sua liberdade. E foi ela que fez romper o vínculo opressor paterno que sofria ainda cedo:

(página 79)

"'Ney, volta pra casa que eu arrumo emprego pra você'. Mas o filho respondeu: 'Você não está entendendo. Eu sou feliz aqui e tenho liberdade, não quero seu dinheiro'. Sentindo o golpe, o pai subiu o tom 'Esses amigos são todos viados e putas'. E Ney rebateu: 'Isso não interessa. Na minha casa, você não tem o direito de opinar sobre eles'."

Ney Matogrosso incomoda, transgride. Vive uma vida em que resiste aos rótulos, persevera diante das perseguições e censuras e supera as tragédias pessoais onde seus três grandes amores morreram em complicações da AIDS.

(página 427)

"Depois de Marco partir, fechando o genocídio afetivo praticado pela aids, sentiu-se profundamente solitário. Era como se não houvesse mais referências, pessoas que o conheciam, o refletiam e, ao mesmo tempo, tinham nele seus sonhos de vida refletidos."

Sua voz andrógina desperta a ira dos conservadores, mas o seu magnetismo artístico e sua originalidade ultrapassa as décadas sendo resistência contra toda forma de tirania.

O livro explora com detalhes toda sua produção artística, suas histórias de amor e a sua busca por si mesmo através da espiritualidade, da arte e da música.

"O sexo seguia latejante, mas não mais como condição básica de sua existência, e tudo que poderia ser realizado por um artista aparecia em sua linha de vida desde os tempos dos Secos e Molhados. Uma lista de feitos que um hippie com algum talento para ser ator e nenhum para lidar com dinheiro jamais havia procurado e da qual tampouco se vangloriava por nem sequer saber o que era uma lista de feitos."

É um livro sensível e, embora tenha sido lançado em julho deste ano, ao meu ver já faz parte dos grandes trabalhos documentais do cenário artístico brasileiro.

Bru 13/09/2022

Bem escrita pelo jornalista Júlio, que trouxe detalhes da vida de um dos maiores cantores do Brasil, Ney. Não apenas cantor, mas tbm ator.
Ler sobre a coragem dele é inspirador.

Camila Faria 15/04/2022

Eu já era fã do Ney Matogrosso, por todo o seu talento e pela sua ousadia, mesmo antes de conhecer a fundo a sua história e a sua trajetória como artista. Posso dizer que, depois de ler essa biografia admiro-o ainda mais. Escrita de maneira terna e eloquente pelo repórter e crítico de música Julio Maria, o texto flui de maneira prazerosa, mesmo quando entra em detalhes técnicos de shows e de escolha de repertório (o que pode ser repetitivo e, consequentemente, cansativo, se feito de maneira mecânica). Por não acompanhar de perto a carreira de Ney, desconhecia fatos incríveis e admiráveis, como sua passagem pelo teatro na juventude e seu sucesso na direção de shows icônicos da história do rock nacional: ‘Rádio Pirata’ do RPM em 1986 e a última turnê de Cazuza ‘O Tempo não Para’ em 1988. Uma biografia incompleta, é claro. Ney completou 80 anos em agosto de 2021 e, tenho certeza, ainda tem muito o que conquistar e mostrar ao mundo.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-33/

Marilda 17/02/2022

Opinião e Fragmentos
Uma verdadeira aula de história da música popular brasileira. A vida de Ney se mistura à história do Brasil e à da música.

Marilda 17/02/2022

Opinião e Fragmentos

Apoena.Borges 11/01/2022

Uma vida digna de livro
Embora eu goste mais de biografias escritas em primeira pessoa, adorei a maneira que este livro foi escrito.
A vida de Ney tem tantas passagens relevantes, tantas reviravoltas, mistérios, que são realmente dignas de livro.
Vi muitos shows seus que ficaram gravados numa memória muito afetiva e revisitá-los, sabendo seus contextos, tornou minha leitura ainda mais agradável.

Evelize Volpi 14/11/2021

Biografia Maravilhosa da vida de Ney Matogrosso.
Despe a vida do cantor de uma singela e com verdade.
Vale a Leitura.
Salve Ney!

Vinícius 31/08/2021

A BIOGRAFIA DE UM ?HOMEM COM H?
Em agosto de 2021, Ney Matogrosso completou 80 anos de idade.
Ao alcançar oito décadas de vida plenamente saudável, depois de quase cinco décadas de carreira musical e de sobreviver às artimanhas da fama e a duas pandemias (a da AIDS e a da Covid), Ney Matogrosso olha para a frente sem deixar de cultivar as memórias do que já passou. Reconhece suas ousadias, suas vitórias e alguns de seus deslizes com lucidez, sem disfarces, sem ter pena de si próprio.
Julio Maria fez um belo retrato da vida (e arrisco dizer) da obra de um dos artistas mais singulares da música brasileira. Apesar de ser um retrato incompleto - afinal, o artista está mais vivo do que nunca! -, é um trabalho biográfico muito eficiente. É uma pena que a maioria das fotos seja em P&B (a indústria do livro vive tempos difíceis também!).
Por outro lado, os admiradores de Ney podem encontrar imagens nunca vistas do artista.
Fruto de anos de pesquisa, ?Ney Matogrosso: A Biografia? merece muito a sua atenção e o seu investimento: o livro comprova a impossibilidade de contarmos a história dos últimos 50 anos no Brasil sem a voz e a presença inconfundível de um ?Homem com H?.

#NeyMatogrosso #NeyMatogrossoABiografia #JulioMaria #CompanhiaDasLetras #livro #libro #book #biografia #biography

Ju Furtado 31/08/2021

Eu já havia gostado da maneira como Julio Maria escreveu sobre Elis em "Nada Será Como Antes". Não conhecia praticamente nada da história de Ney Matogrosso, embora sua voz sempre tenha sido recebida por meus sentidos como uma sobremesa leve e saciadora. Foi delicioso descobrir o caminho de um ser humano tão extra humano, incapaz de ser rotulado, perseguido ou ceifado. A liberdade existencial de Ney emociona, provoca, cutuca meus incômodos mais profundos e acho difícil que outro ser apareça e consiga ser tão livre, ético e respeitado quanto Ney. Belíssimo livro, não conseguia parar de ler. Recomendo muito.