Devoradores de Estrelas

Devoradores de Estrelas Andy Weir

Resenhas - Devoradores de estrelas

Morende 27/01/2024

Beeem legal, mas fiquei um pouco frustrada
O livro é incrível, amei completamente acompanhar a jornada do Rock e do Grace. O jeito q eles foram aos pouco se entendendo, se compreendendo e se ajudando. Duas pessoas sozinhas no universo que encontrou amizade e companheirismo em uma espécie completamente diferente.

Foi épico acompanhe o desenrolar de tudo.

CONTUDO

[SPOILER]

Eu queria saber como ficou as coisas na terra ? cadê um spin off pra contar isso? Faltou se pequeno detalhe apenas AFF.

Levovitch 25/01/2024

Uma leitura simplesmente incrível, sem dúvidas um dos melhores de ficção científica que já li. A narrativa em primeira pessoa nos conecta muito bem com o protagonista, seu carisma e personalidade nos conquista de cara, nos solidarizamos com ele em uma jornada quase impossível. Uma das coisas que eu amei nesse livro foi a amizade entre Grace, o protagonista, e Rocky, uma das melhores relações de amizade que já vi em uma história.

A história não cansa nem fica lenta, mesmo se passando quase sempre no mesmo ambiente, isso junto com flashbacks que nos ajudam a entender o que levou a situação em que Grace se encontra. Eu fiquei feliz, triste, ri e me emocionei durante a leitura, principalmente no final, realmente incrível, recomendo muito.

Bach 20/01/2024

Ficção científica e a melhor amizade de todas
É um livro de ficção científica que fala sobre amizade e eu não poderia ter amado mais isso. Dr Grace e Rocky são simplesmente perfeitos juntos, uma dupla imbatível e nada provável.

Algumas vezes as partes técnicas e explicações científicas foram complexas demais e me perdia, mas nada que atrapalhe a história. Foi minha primeira experiência com o autor e amei a narrativa, intercalando presente e passado e a cada nova lembrança do Grace as coisas iam se encaixando e ficava impossível parar de ler.

Só não ganhou 5 estrelas por ter ficado um pouco cansativo em alguns momentos, os protagonistas enfrentaram tantas adversidades que parecia que a história ficava andando em círculos.
Ansiosa para ter outras experiências de leitura com Andy Weir, a primeira impressão já foi incrível.

Srta. Dark 09/01/2024

Uma das Melhores Obras de Ficção Científica!
Cara... QUE LIVRO!
É um livro que tem a amizade mais genuína e maravilhosa de todo o mundo literário que já li. Esses dois personagens principais são incríveis (obs: o humor do protagonista é sensacional kkkkkk, do começo ao fim). É uma história que conseguiu me emocionar bastante, não só por apresentar questões essenciais para a humanidade --- com relação à questões individuais e internas de cada pessoa, assim como questões científicas complexas também ---, mas como elas conversam entre si em situações diversas, desconhecidas, extremas e improváveis. O desconhecido não precisa ser ameaçador.
Eu amo o gênero de ficção científica e esse é um baita livro! Enfim, eu amei demais a leitura! ?

Tai 08/01/2024

Devoradores de estrelas
Talvez seja algo correqueiro do gênero, não sou acostumada a ler livros de ficção científica, mas as descrições de processos científicos deixaram a história massante, e teve partes que eu simplesmente pulava.

Leslie.Eduin 28/12/2023

Pode conter spoiler

A história começa com o protagonista acordando de um coma induzido. Dr. Grace é um cientista especialista em biologia, química e física. Em seu despertar tem sua memória afetada, não lembrando do que aconteceu ou onde está, mas, não demora para perceber que está em uma nave, e conforme vai passando suas memórias vão voltando. Assim, acompanhamos suas lembranças conforme tudo vai se encaixando no seu presente.

O motivo de Grace estar no espaço, é por conta de um micro-organismo que se desenvolveu no Sol, e está se alimentando dele, tirando sua energia. O que num futuro próximo resultaria em uma era de gelo e extinção de espécies em massa. Com pedaços de sua memória voltando, Grace começa a entender o que precisa fazer.
No atual momento ele está em um sistema próximo ao do sistema Sol, o sistema de Tau Ceti, que é uma estrela parecida com o sol, porém menos luminoso, e essa estrela não foi tão afetada pelos astrofágicos, nome dado ao micro-organismo que está se alimentando do sol.
Os astrofágicos, depois de se alimentarem no sol, eles migram para o planeta mais próximo rico em dióxido de carbono, para se reproduzir e voltar ao sol.

No decorrer da história, Grace detecta uma nave alienígena próxima a sua, o que o deixa animado e preocupado. Eles conseguem se comunicar por mímicas, e por elementos enviados de uma nave a outra (no livro explica melhor).
Não demora muito e o nosso amigo Alien pergunta se pode construir uma "ponte" até a nave de Grace para se comunicarem. E assim, eles se conhecem.
Se comunicam por meio de mímicas, Rocky, é o nome que Grace passa a chamá-lo se comunica através de notas musicais, e Grace então tem a ideia de usar um aplicativo de música para identificar as palavras (no livro explica melhor). Rocky veio do sistema de 40-Eridani, ele vive em um planeta rico em amônia, com a gravidade mais alta que a da Terra e muito quente. Eles não tem olhos, seu sentido mais aguçado é o som. Seu corpo lembra uma aranha, com cinco braços e três dedos em cada mão.
Rocky conta que ele é o único sobrevivente da nave, e que não sabe por que os outros morreram. Rocky é um engenheiro, ele é o responsável por consertar.
Grace também é o único sobrevivente de sua nave, seu engenheiro e piloto morreram, não sobreviveram ao coma.

No decorrer da história os dois se juntam para encontrar uma solução para acabar com os astrofágicos. Estudam a estrela Tau Ceti e percebem que eles migram para o terceiro planeta do sistema.
Os dois têm a ideia de orbitar esse planeta e descobrir sua composição. Depois de muitas tentativas para coletar amostras, Grace consegue identificar um predador natural dos astrofágicos.
A história conta mais sobre a convivência de Grace e Rocky, e das dificuldades que os dois passam. Em suas memórias recuperadas, Grace descobre que essa missão é só de ida, e que foi forçado a participar.

Depois de descobrirem a solução para os problemas, os dois se despedem e cada um segue para o seu planeta. Porém, Grace descobre algo sobre o predador dos astrofágicos, e com isso volta a rota da sua nave para encontrar Rocky, pois ele está em perigo, mas ao voltar ele sabe que não terá combustível suficiente para voltar à terra.

O que acontece é uma reviravolta, com um final inesperado.

tatimedeiros 27/12/2023

Feliz! Feliz, feliz, feliz!
Definitivamente não era o que pensei, foi bem melhor que isso. Acabou que esse livro me encheu de alegria com essa amizade inesperada, me fez rir, ficar com o coração apertado e apreensiva em diversos momentos. Claro que a parte dos cálculos e conhecimento que não tenho (me senti meio burra kkkk) dificultaram o meu ritmo de leitura, mas eu amei no final das contas!

JavaDeveloped 25/12/2023

Astrofágicos!!!
O autor Andy Weir apresenta nesta obra uma variedade de emoções. Em certos momentos me senti apreensivo, em outros feliz e eufórico.

Tudo, desde a ideia central até as reviravoltas no final, me prenderam a todo tempo.

Ganhei o livro da minha professora e amei.

Jm__reiss 16/12/2023

Absolutamente genial!
Um livro sem outro igual, uma das melhores obras de ficção científica que eu já li, maravilhoso em cada detalhe. Temos bons personagens, diálogos muito bem feitos e uma história muito bem amarrada com uma trama muito interessante que te pega logo de cara e te leva até o fim com uma reviravolta atrás da outra. Não consigo pensar em nada negativo pra destacar em relação a esse livro, só algumas passagens no meio/final que ficaram meio confusas, com muita coisa acontecendo muito rápido, me fazendo ler e reler a fim de entender direito tudo, fora isso, que obra espetacular! Os elogios na contra-capa fazem jus ao livro, leia sem saber de nada e se surpreenda página após página.

Clarinha 16/12/2023

Simplesmente perfeito ... fora um ou dois detalhes não tenho críticas ao livro, foi uma delícia acompanhar a jornada dos personagens e nunca pensei que ia gostar tanto de um livro sobre viagem espacial e alienígenas.
TE AMO GRACE, TE AMO ROCKY --- ???

Bcvc 14/12/2023

Adorei
Isso aqui é genial, simplesmente. Que livro absurdo! Muita linguagem científica, mas muito ensinamento sobre relações humanas.
Rocky, você ?ser? uma preciosidade.

Shuvia 05/12/2023

Um livro envolvente do início ao fim. Um astronauta acorda sozinho em algum lugar do espaço, totalmente sem memória... não sabe seu nome, mas descobre que a sobrevivência da terra depende somente dele, e do sucesso de sua missão... vamos descobrindo junto com ele quem ele é, e como salvar o planeta... mas nada é fácil.. nosso Sol.esta morrendo... repleto de suspense, envolvente e com pitadas de humor na hora certa....