O luto no século 21

O luto no século 21 Maria Helena Pereira Franco

Resenhas - O luto no século 21

brunalouise 25/08/2022

mais um lido pro tcc. maria helena eh perfeita e faz recortes muito pertinentes sobre um tema tão rico!!

@pedro.h1709 08/02/2023

O Luto no Século 21
A obra de Maria Helena Pereira trata de alguns conceitos na psicologia para a abordagem do tema luto nas mais variadas situações, com referências a diversos estudos, pesquisas e citação de pesquisadores. O livro trata das questões individuais, familiares e dos cuidadores envolvidos no processo de luto.

A autora busca apresentar definições do luto complicado; ressalta ainda a necessidade de constante atualização do profissional que busca oferecer suporte nessa área, com supervisões, cursos e pós-graduações específicas; e fala também da relação paciente e terapeuta.

A autora fala muito em teoria do apego, mas em minha opinião faltaram esclarecimentos e definições para um suporte teórico, de forma que outros materiais deverão ser consultados para o pleno entendimento.

O livro traz a tona diversos temas, mas não estipula protocolos de ações a serem tomadas; desta maneira, a prática clínica depende da experiência e feeling do terapeuta. Em minha opinião faltaram sugestões de medidas concretas na elaboração do luto. Apesar disso, é de grande valia a quem pretende atuar ou atua na área da psicologia.

Thayná Krueger 02/04/2023

O luto sob a ótica de uma da principais pesquisadoras sobre
O tema.

Li o livro buscando referências para a minha dissertação, pois a autora estuda sobre o luto a muito tempo no Brasil, e contribuiu muito com suas pesquisas sobre o tema.

Ele é um livro bacana e que apresenta muita informação sobre o luto, só não é perfeito pois utiliza a psicanálise como referencial teórico. Hahahah

Lucy 08/08/2023

Específico
Analiso do ponto de vista da leitora. Eu pensei que seria um livro mais para leigos e acabei tendo um livro com muita referencia para quem trabalha com o luto. Gostei bastante, mas me perdi um pouco com o excesso de referencia e a citacao antecipada de elementos que seriam trabalhados apenas posteriormente.
Foi bastante esclarecedor conquanto a termos do campo do luto que vão me ajudar bastante.

Juliana 16/07/2022

Leitura essencial para profissionais de saúde
Maria Helena sempre maravilhosa, livro muito bom. Embora apresente poucos exemplos práticos de intervenção como eu esperava, isso não diminuiu o valor do livro a meu ver. Maria Helena apresenta um apanhado sobre os diversos estudos e pesquisas antigos e atualizados que existem sobre o processo de luto, desmistificar essa ideia ultrapassada de 5 fases do luto (que na verdade são fases do morrer - Kübler Ross). Recomendo muito para profissionais de saúde e principalmente psicólogos e psiquiatras que atendem os diversos tipos de perdas e lutos existentes. Pontapé inicial para nos aprofundarmos mais nesse tema tão presente na sociedade e que requer de nós SEMPRE a responsabilidade diante de nossa atuação profissional.

Fabio Coronel 27/04/2022

Panorama indispensável
Um excelente panorama sobre como o luto deve ser interpretado e enfrentado. De maneira bastante didática, Franco traz um breve histórico do luto, esclarecendo os aspectos socioculturais que o envolvem, sugerindo assim uma visão mais ampla dessa experiência. Também elenca diferentes abordagens pelas quais o luto pode ser compreendido e assistido, dando ênfase à teoria do apego, que trata o luto como a tentativa de construção de significado em função da quebra de um vínculo importante. Do meio para frente, o livro fala dos diferentes tipos de luto, das reconhecidas estruturas mediadoras de sentido (como cultura e espiritualidade) e de ações genéricas para o seu enfrentamento. O que não ficou tão bem explorado foi o elemento “Séc. XXI”. Nem a Covid-19 nem os fatores que definem a psicologia social do século presente foram associados com o tema, pelo menos não na profundidade que essa relação merece.

Wassu 20/01/2023

Um compreensão ampla
O livro abordar muito bem de forma ampla e detalhista, nas limitações da proposta, o fenômeno do luto e a própria terapia voltada ao luto. A Maria Helena escreve muito bem e consegue passar suas ideias e a teoria com muita clareza, perpassa nas teorias mais discutidas e as áreas de forma muito satisfatória, uma forma muito recomendada de iniciar os estudos na temática do luto. Um livro coeso e que cumpre muito bem sua pretensão.

Mariana 04/05/2023

Um bom livro para pensar a prática clínica
O livro aborda questões relevantes a respeito do processo de luto, inicialmente traz alguns aspectos teóricos de diferentes abordagens para apresentar a visão de alguns autores. A leitura também é carregada de exemplos práticos que podem ser interessante para pessoas da área da saúde, em especial da psicologia para que se possa pensar o cuidado a pessoa enlutada.
Alguns capítulos abordagem questões específicas de alguns lutos, como o luto por suicídio, por exemplo. Aborda também a prática com famílias trazendo boas reflexões sobre esse tipo de atendimento.
Por fim, considero um bom livro para profissionais da área, não sei se teria muita utilidade para a comunidade em geral. É um livro interessante, porém curto, onde para que se possa aprofundar em alguma questão trazida é importante pesquisar por fora para melhor entendimento.

Michele 21/06/2021

Os significados de luto
"O luto mudou? Se olharmos para a maneira como as pessoas se vinculam, sim. É relevante nessas ponderações buscar suporte no pensamento de Bauman (1998 e 2004), que nos mostra a fragilidade dos vínculos estabelecidos no mundo contemporâneo ou pós-moderno. A relação do ser humano com o tempo aponta para a ciência, buscando dominá-lo, ao mesmo tempo que se vê um maior interesse pela espiritualidade, a fim de gerar significados que requerem tempo para ser construídos e praticados."

Livro interessante sobre os diferentes lutos no Brasil e a importância de vive-los para seguir adiante. Maria Helena investiga sobre o novo luto que a pandemia trouxe. Livro necessário para os dias de hoje.

Gabs 10/01/2023

Perfeitinho
Esse livro é INCRÍVEL! O melhor livro sobre luto que eu já li (e já foram muitos)
A abordagem é bem teórica e científica, apresenta referências bem completas para profissionais de saúde e parece muito um TCC. As teorias são bem densas e vão muito além de Kübler-Ross, explorando especialmente as definições à luz da psicologia.
Não é um livro para leigos mas vale muito a pena pra quem se interessa pelo tema. Trazem abordagens no decorrer do desenvolvimento da história e ciência e explora, inclusive, a pandemia e a modificação na forma de se vivenciar o luto no Brasil e no mundo.