A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Hugo334 09/01/2024

A arte da Guerra
Gostei bastante desse livro, porém ele é bem complexo, é necessário prestar atenção em cada detalhe e levar esses ensinamentos para a vida

IIIERS 24/09/2023

Tao (?)
Eu leria mais mil vezes se fosse necessário..

Se tratando de uma obra scrito no século IV antes de Cristo, O conceito da Arte da Guerra percorreu o mundo com sabedoria, vou me abster em citar a qualidade dessa edição. Seja em sua tradução que beira a perfeição (as notas são pontuais para explicação) quanto as diversas ilustrações que correm por todo o livro a cada ensinamento.
Agora relendo após tanto tempo, e com foco total, entendo sua importância, podemos observar a capacidade de atravessar mais de dois séculos de guerras, dinastias e gerações, mantendo intactos os conceitos originais. Eles se fazem úteis ao se adentrar a uma guerra e o campo inimigo, quanto se aplicado ao conceito da vida pessoal, social e profissional.
Se rodear de pessoas confiáveis, sejam seus generais, amigos ou soberanos! Tudo flui e a vitória é certa ao entender e como agir a cada passo.

Gui.py 23/09/2023

Coach
Parece que pegaram um monte de frases prontas de coach e colocaram nesse livro. Muito chato que não leva a nada e não me trouxe ensinamento nenhum. Caso eu vá pra uma guerra talvez sirva de algo.

Carolina 12/09/2023

Não era a edição que eu queria, mas
A primeira vez que li o livro era na edição de capa preta com a espada samurai na frente, não me lembro exatamente qual a editora, porém gostei da tradução e o papel. Comprei a edição da capa vermelha da Ciranda das letras e tive dificuldade não sei se foi com a tradução ou com a diagramação. Resolvi comprar uma outra edição do livro e na livraria tinham 5 edições diferentes, amei essa pela capa e a outra da Companhia das Letras que é em capa dura e com as páginas pintadas em dourado nas laterais, adquiri essa da Faro editorial por que encaixava no meu orçamento. A tradução é nem próxima e a diagramação separa em partes o conteúdo de cada capítulo como se pegasse o conteúdo geral e dividisse em princípios 1, 2, 3, 4... Estranhei no começo,
A leitura é bem fluída e é bem confortável de ler

Duquesa de Winnipeg 23/08/2023

Ótimo pra administração
Eu não tenho muito o que falar, são boas dicas não só pra guerra, mas para um administrador de algo. A primeira metade dá para lincar com algo da administração estratégica, mas a outra metade é bem mais específico de guerra.

Yasmim Lovato 02/05/2023

Pura história
O livro nos mostra o pensamento antigo, conectado aos acontecimentos atuais,de uma maneira muito interessante que nos faz viajar pela cultura asiática e conhecer mais sobre sua história.

Robson256 19/03/2023

Foi um livro bastante didático e complexo a sua leitura, mas de qualquer forma como é um livro de tomada de decisões foi bem legal a sua leitura.

jennibel 30/01/2023

8/10
"Ganha primeiro e inicia a batalha depois"

É um livro muito antigo, mas ao mesmo tempo bem moderno. Hoje em dia tem que ser lido em forma de analogia da guerra e a situação da vida cotidiana.

Por exemplo quando ele disse:

"Se o resultado previsto da batalha é sem dúvida a vitória, deve lutar, mesmo que o soberano o proiba.

Se vencer lhe parece impossível, não deve lutar, nem a pedido do soberano."

Dá para ser usado no cotidiano que não deixa de ser uma guerra.

"Todos podem ver as suas táticas no campo de batalha, mas não podem saber qual a estratégia que lhe trouxe a vitória."

"Juntar ou dispersar as suas forças é decidido pelas circunstâncias."

"A invencibilidade se encontra em você mesmo, a vulnerabilidade se encontra no adversário."

"A invencibilidade é uma questão de defesa; a vulnerabilidade, uma questão de ataque."

"A defesa é indicada para os tempos de escassez, o ataque é indicado para os tempos de abundância."

"Conheça a si mesmo"

É um livro que pode ser lido em um dia, mas gosto da idéia de ler um pouco todo dia, para quem gosta de interpretar analogias e filosofia, é um livro perfeito.

boogeyman 25/01/2023

É um livro extremamente difícil de ser lido quando você não tem afinidade e conexão com ele, entendo o fato dele ser super famoso e tals, mas eu simplesmente não gostei, não faz meu tipo, foi uma leitura difícil que eu quis abandonar o livro de tão chato que tava.
ide.jacksonjúnior 25/01/2023minha estante
Realmente o livro é muito difícil, até mesmo o tradutor desse livro alerta sobre isso, mas por experiência própria existem frases que você encontra no livro que ela vai ser aplicada no seu dia a dia.

Welton.Ferraz 12/01/2023

O livro a Arte da Guerra nos traz estratégias militares e liderança. É uma ótima aquisição para as pessoas que lideram grupos em ambos os aspectos ou até mesmo disciplinas que poderão ser aplicadas em nosso cotidiano.

@carolline_felix 03/01/2023

Ótimos insights
Adorei a leitura, o livro é um pouco complexo, mas quando lido com calma é possível pegar grandes insights

Trarte._ 28/05/2022

"A arte da guerra se baseia na dissimulação" - Sun Tzu
Um clássico atemporal e respeitado, com muita abstração e analogias mas de compreensão fácil.

Com objetividade e clareza, o militar, pensador e estrategista Sun Tzu passa ensinamentos militares que à primeira vista é de se imaginar que seria inútil em nossas vidas cotidianas, mas se você estiver no mundo empresarial será uma leitura muita recompensadora.

Não é um livro que eu indicaria para todos, por mais que haja ensinamentos que podem ser colocados até nas relações do dia-a-dia ainda é bastante voltado ao campo dos negócios.

É necessário muita paciência para interpretar as inúmeras abstrações e analogias que o livro apresenta e reajustar as ideias militares para a sua vida cotidiana, todavia é uma ótima leitura que irei rotineiramente consultar.

"A grande sabedoria não é algo óbvio." - Sun Tzu

Thiago.Assis 27/04/2022

Metafórico, porém complexo na correlação
Livro que trás boas estratégias de guerra. Pelo prefácio, relata que pode ser aplicado a vários setores da vida, mas achei que para isso é necessário muita abstração e correlações da sua mente.

É um livro escrito em versos, que apresenta ideias simples de forma direta para se vencer um desafio, um inimigo. Lerei novamente para gerar uma crítica com olhar diferente. Vou observar também se consigo entender as metáforas e fazer as correlações de forma mais lógica.