Afropessimismo

Afropessimismo Frank B. Wilderson III

Resenhas - Afropessimismo

Jan 09/03/2022

Teoria pesada, mas necessária
Wilderson apresenta nesta obra as premissas da teoria do afropessimismo e como ele se tornou afropessimista. Leitura extremamente profunda e densa, com ares de teoria, mas com rompantes de confissões já que o autor vai apontando os efeitos do racismo e da discriminação em sua vida. Recomendo a leitura com calma para poder relacionar com o contexto brasileiro.

Vitor 23/03/2022

Uma nova forma de ver a relação entre a humanidade e o negro
Certamente um livro pra reler e captar novas coisas a cada leitura. Frank B. Wilderson consegue unir no mesmo livro uma teoria crítica e relatos biográficos impressionantes.

No começo o livro pode soar extremamente pessimista, como o próprio título diz. A medida que a leitura se avança, os paralelos são traçados e a teoria é dissecada, o livro passa a ter um teor simplesmente realista.

Poderia falar horas sobre os diversos pontos analisados pela ótica afropessimista na analise, mas deixo aqui uma citação:

"Ela disse, 'Qual é o uso do afropessinismo? Qual é o uso prático que isso tem?'.

Eu disse, 'Não é um trator, algo que dê pra usar para cortar a grama de casa, se é disso que você está falando. Mas ele nos torna dignos de nosso sofrimento'"

Biblioteca Álvaro Guerra 13/10/2022

Mistura de filosofia afiada com memórias cheias de lirismo, este livro é uma reflexão sem paralelos sobre a negritude no acalorado debate recente. Radical na concepção e preciso no diagnóstico, situa Wilderson como um pensador paradigmático e herdeiro da melhor tradição dos estudos afro-americanos. Afropessimismo emana sabedoria e ilumina com dolorosa clareza o mundo fraturado que habitamos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556921457

Vini Fernandes 15/02/2022

Pontos e pontos
O livro em si é bom! Traz uma temática muito atual e interessante, onde aborda, porém, apenas um lado de uma linha de pensamento, que na minha opinião está muito enviesada. Entretanto, há sim o que se aprender com esse livro.