Willa - A Garota da Floresta

Willa - A Garota da Floresta Robert Beatty

Resenhas - Willa - A Garota da Floresta

1 | 2 | 3 | 4

Karini.Couto 28/01/2022

Willa mora com sua avó e seu clã em Dead Hollow, uma tribo que tem uma história e já foi enorme, liderada por Padaran. Assim como as demais crianças da floresta, ela era obrigada a entrar na cabana daa pessoas e roubar, alho que em tese é bem perigoso, pois Willa, cresceu ouvindo sobre a crueldade dos humanos, que dizimam tudo que não entendem, não conhecem só por que podem! Willa é muito boa no que faz, porém em dado momento ela é ferida por um humano que oferece ajuda, e isso acaba despertando em Willa certa curiosidade, afinal, como pode os humanos serem tão cruéis e ter ali um disposto a ajudá-la?
Isso faz com que Willa questione tudo que aprendeu sobre os humanos e sobre sua própria tribo, e com isso vários segredos inimagináveis bem a tona.

É nesse enredo que somos inseridos à história de Willa e sua tribo, com tudo sendo narrado pelo ponto de vista da jovem Willa, o que nos faz saber exatamente seus sentimentos sobre tudo que vai acontecendo ao redor. Uma história fluída e gostosa, que tem em seu público alvo leitores mais jovens, mas que agradará também os mais crescidos!

Além disso, o enredo trás diálogos importantes e relevantes para todas as idades, o que inclui a preservação e respeito pela natureza, por exemplo e outros temas de relevância, um convite ao leitor à diversas reflexões em um cenário de aventuras, através de uma jornada mágica muito bem construída.

Além disso encontramos uma protagonista, que mesmo tão jovem, é incrível, carismática, e ganha o leitor desde o primeiro contato; não se enganem com a idades pois Willa é capaz de saber o que é certo e errado e lutar pelo que acredita!

Já estou ansiosa pelo segundo volume!
Helena189 22/02/2023minha estante
????????????

Fabio Pedreira 16/08/2021

Uma baita lição de amizade
Willa é uma garota da floresta, toda noite ela deve buscar mantimentos para seu clã. Quem leva um bom mantimento é agraciado, quem não, sofre a fúria do Padaran, o chefe do clã. Willa precisa ter muito cuidado, pois sempre foi dito que os humanos são malvados e, se alguma vez ela encontrar com um deles, a morte é certa.

O que Willa não imaginava é que em uma dessas caçadas à noite, esse encontro acabaria acontecendo, mas ao contrário do que sempre foi dito a ela, o humano parece querer ajudá-la ao vê-la ferida. Será então que tudo que foi dito era mentira, ou será que é um truque do humano para poder fazer coisas piores?

Willa: A garota da floresta é mais um lançamento do selo infantil da Faro editorial, e adivinha? Mais um tiro certeiro. A história de Willa se passa em torno do fim dos anos 1800 para o início dos 1900. Os humanos estão desbravando cada vez mais a América e desmatando em busca de recursos e acesso a ferrovias. Isso coloca em risco não só a vida das arvores e animais, como também do clã de Willa.

Esse clã antigamente poderia ser chamado de fadas da floresta, onde podiam falar com as árvores e animais na língua antiga, se camuflar no terreno, entre outras habilidades, mas hoje existem poucos que conhecem e possuem essas habilidades, já que com o surgimento dos humanos o Padaran exigiu que todos se adaptassem.

A história tem vários plots que acabam eventualmente se interligando, mas um dos principais é justamente a questão dos humanos e o desmatamento, toda a destruição que o homem pode causar. Ao ler, ficava lembrando dos vários hectares da Amazônia que são desmatados todos os dias. É triste ver como a ganância do ser humano pode ser fatal.

Ao mesmo tempo, ganância e alienação é outro ponto forte da história. O livro vai falar muito de como as pessoas podem acabar ficando cegas e oprimidas diante do poder e de quem o exerce. Por mais que a história se passe em uma floresta e com criaturas diferentes da nossa, é impossível não lembrar da situação atual do país em alguns aspectos.

Mas o grande propósito do livro é a amizade e o poder de pertencimento. A história traz momentos bem emocionantes em certo ponto, com amizade, família e a vontade de ajudar o próximo sendo o centro disso tudo. Possa ser que para alguns, certas partes tirem algumas lágrimas, principalmente no final.

Apesar disso, só tenho uma crítica para fazer, que é sobre a demora para todos esses pontos se conectarem. No meio do livro em diante isso acontece, mas até lá o livro fica parecendo que não tem um propósito, apenas vários pontos jogados. Não entendam mal, a história era boa, eu só não sabia muito bem aonde ela queria chegar até que finalmente se conectam.

Os capítulos pequenos ajudam a ler rápido. A edição também como sempre está fabulosa, com uma capa incrível e uma diagramação digna de aplausos. Willa é uma leitura mais do que recomendada. Tanto para jovens como para adultos.
estefani_estima 13/09/2021minha estante
Tô louca p leer

Fabio Pedreira 14/09/2021minha estante
A chance de gostar é grande. Muito bom e tem sua dose de emoção

luquescunha 09/10/2021

Bonzinho
A história é de uma menina contra um sistema opressor misturado com fantasia/poderes.
Muitas vezes as pessoas dentro de casa são suas inimigas e as pessoas de fora sua verdadeira família.
Willa encontrou essa família fora de casa mas não esqueceu suas raízes.

Nadia 27/12/2023

O Mundo é montanhoso! ??
Fantasia infantojuvenil cheia de aventura e descobertas. Amei demais conhecer a Willa uma garota cheia de vida, forte e determinada, que mesmo diante do desconhecido está sempre disposta a fazer o que é justo.

@conversas_literarias 27/07/2021

Uma fantasia que me surpreendeu
Willa não é um ser humano comum, ela vive na natureza e seu corpo pode assumir a textura e cor dos elementos da floresta, além de possuir outros poderes relacionados à natureza. Com apenas 12 anos, Willa possui uma independência que a vida lhe exigiu, mas também um coração enorme, pois pode amar a natureza e os seres humanos.

O clã de Willa é governado por um Padaran, mas já faz algum tempo que ela tem observado algumas mudanças não tão positivas: a língua natural do seu povo foi proibida, o modo de viver também, agora eles são obrigados a roubar do povo do dia e odiá-los. Até que ela percebe que algo não está certo, e isso traz muitos problemas para ela.

Trata-se de um enredo rico. Temos várias descrições da natureza, cenas dos seres humanos destruindo o planeta, do governo problemático do clã de Willa e da amizade inadequada que ela faz com um ser humano. É incrível! Não dá para abordar toda essa riqueza de conteúdo em uma curta resenha.

Em alguns momentos iniciais, a leitura se torna mais lenta, pois Willa está sozinha na natureza e não acontece muita coisa. Mas logo tudo muda e é impossível parar de ler.

O final aqueceu meu coração e me arrancou algumas lágrimas de emoção. É uma fantasia tão bem construída e com uma personagem tão incrível que é impossível não amar este livro.

Danny 13/07/2021

Que livro encantador
Amei conhecer Willa, Nathaniel e todos os personagens dessa história. Fico muito contente em saber que terá uma produção da Disney para transformar esse livro em série.

O livro teve bastante aventuras e Willa foi uma personagem muito forte e teve que suportar muita coisa mas valeu a pena.

Tenho certeza que o livro agradará não só os leitores jovens mas também todos os adultos que tem um espírito de aventura dentro de si.

O final foi lindo e perfeito. Claro que por ter continuação algumas coisas ficaram no ar, faz parte. Mas mesmo que não tivesse a história já estaria maravilhosa assim.

Bya/ @thebook_andthegirl 11/11/2021

Muito mais que uma fantasia juvenil. Uma lição para a vida.
"Não existe eu, apenas nós."

Willa é uma jovem jaetter, no qual sua responsabilidade é sair todas as noites em busca de comida e entrar na cabana de pessoas para roubar itens de valor - sendo estes para o líder dos Faeran (povo das fadas), o Padaran - aquele que parece ser a única salvação de um povo que a cada dia que passa está desaparecendo.

"Mova-se sem fazer barulho. Desapareça sem deixar vestígios."

Desde pequena fora ensinada a não somente temer, mas odiar os humanos, principalmente ela, que sempre acreditou que eles foram responsáveis pela morte de seus pais e sua irmã gêmea.
E em uma noite, o qual decidirá sair sozinha para roubar, bastou um descuido para que sua vida cruzasse com a de um humano? Humano este que parecia não querer machucá-la. Humano este que não parecia em nada com aqueles que fora ensinada a odiar. Poderia seu Padaran, aquele que deveria ser não somente sua salvação, mas a de todo seu povo estar mentindo?? Que segredos estariam escondidos nos recantos mais profundos do Recôncavo Morto, seu lar? E talvez tudo o que foi-lhe ensinado não passe de uma mentira que esconde algo muito maior. Escute seu coração, ele nunca irá enganar-lhe.

"Nunca pegue mais do que o necessário. Trate a natureza com respeito."

Enfim a melhor fantasia que leio em muito tempo e que me emocionou do início ao fim - pois é, me emocionei horrores durante essa leitura, mas acima de tudo? tirei tantas lições para a vida que até agora não consigo parar de pensar nas mesmas.

Antes de qualquer coisa, quero dizer que Willa A Garota da Floresta é muito mais que uma fantasia infanto-juvenil, é um livro tão real e com críticas tão atuais que me deixou sem palavras desde o início - afinal não esperava me deparar com um livro que escancara a ganância do ser humano, que por esta, estamos destruindo aquilo que temos de mais precioso: a natureza.

Com uma narrativa fluida e capítulos curtos, Robert Beatty me cativou e envolveu de maneira ímpar desde a primeira página. E uma característica forte do autor, é o quanto suas personagens apesar de jovens, são fortes, determinadas e marcantes - já tinha amado Serafina em seu outro livro, mas Willa roubou meu coração com sua pureza, inocência; mas em contrapartida com uma força e determinação surpreendentes. Quando tudo parecia desmoronar, quando perdeu tudo, deu ouvidos ao seu coração - mesmo que este esteja machucado pela perda, pelo luto; lutou arduamente pelo que acreditava e eu a AMEI por isso.

E não posso esquecer de falar sobre sua relação com Nathaniel - que mostrou a ela que nem todo ser humano é cruel, ganancioso e destruidor da natureza. Juntos eles acabaram encontrando o que procurava: ela uma família, ele uma filha - afinal por um tempo estava sofrendo pela perda de sua esposa e filhos - ferida está que ainda sangra.

"O passado era dor, aparentemente para os dois, e era um inverno sombrio ao qual ela não queria voltar."

Willa é aquele livro que poderia passar horas falando sobre que ainda assim não seria suficiente. Único, sensível, delicado, real, com temas e críticas atuais. Mas acima de tudo isso, é uma história sobre o mais puro amor, sobre família não ser única e necessariamente a de sangue, mas aquela que nos acolhe e dá amor sem pedir nada; é sobre lutar por seus ideais e pela justiça. E no fim, é uma crítica sobre a ganância - não somente humana, afinal através do Padaran, percebemos que o ter é muito mais importante que o ser. Um livro que indico de olhos fechados para todos. Uma leitura necessária independente de sua idade e do público alvo do livro. E no fim só posso dizer: FAROOOO, EU NECESSITO DO SEGUNDO LIVRO.

"Mas o amor não era a pedra. Era o rio. O amor era como as estrelas brilhantes no céu da meia-noite, como o sol que sempre nasce e a água que sempre flui."

Phaedra0 03/01/2022

Apenas Leiam
A história simples de uma garota de 12 anos chamada Willa pode não chamar muita atenção, pode parecer simples ou só uma historiazinha infantil sem sentido, porém é muito mais.

Não tenho palavras pra descrever as sensações transmitidas nesse livro, as lições de moral, o desenvolvimento de personagens a descoberta sobre o significado do amor faz com que, esse livro, em 304 páginas mude completamente sua visão sobre as coisas no mundo cotidiano e na natureza.

gabi¹³ 02/06/2023

Willa a garota da floresta
Que história linda viu é muito bem ambientada já li alguns livros do autor antes entao já sabia mais ou menos oq esperar mas me surpreedi

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 12/05/2022

Fofo
Aquele livro perfeito pra ensinar as pessoas o que realmente importa.
Willa é uma "menina" que vive com o seu povo no coração da floresta, e cresceu acreditando que tudo de ruim que tinha acontecido na sua vida era culpa dos humanos !
Mas com os conhecimentos que a sua vó ensinou ela é a única que ainda vive seguindo os preceitos do seu povo, e isso coloca a sua vida em risco, mas também vai lhe ensinar o que ela precisa fazer pra mostrar quem é o verdadeiro vilão.

Jaque @blogmalucadoslivros 12/08/2021

Willa - A Garota da Floresta
Willa, A garota da floresta é mais que uma fantasia infantil-juvenil. É uma leitura cativante que mostra a importância da natureza e do respeito ao próximo.

Willa desde cedo aprendeu a ser forte e sozinha. Ela vive com sua avó nas montanhas do alto da floresta. Seu povo sofre muito com o frio e desde cedo as crianças de seu clã são ensinadas a invadir casas para roubar.

Mas um certo dia, após ser ferida e fugir do socorro de uma pessoa do povo do dia, Willa fica confusa e ao voltar para o seu clã, percebe que pode ter sido enganada e que tanto o seu povo quanto o povo do dia, podem ser mais parecidos do que imaginam. Afinal, Willa cresceu acreditando que o "povo dia" desmatam as florestas e destrói tudo que toca, mas percebe que o seu povo – os Faeran –, são tão gananciosos e malvados quanto o povo do dia.

• Sozinha no mundo e sem saber o que pensar sobre tudo isso, Willa decide descobrir a verdade e quer mais ser enganada.

O QUE EU ACHEI:
Willa me cativou logo de cara com sua coragem. Ela é uma personagem que apesar de tudo não se deixa levar, tem uma personalidade forte mas seu coração é enorme e cheio de empatia, para qualquer povo que seja.

A trama traz a mensagem da importância da preservação ambiental e como o desmatamento está destruindo o lar de tantos seres que necessitam da floresta e tudo, causado pela ganância.

"A dormência na escuridão lhe dava uma espécie de conforto que a visão do mundo não proporcionava. O mundo era muito doloroso, muito vazio, muito cheio de pensamentos para suportar."

Willa, foi uma grata supresa pra mim. Foi uma leitura envolvente, cativante e cheia de ação, mas acima de tudo foi uma leitura com mensagens importantes e com um final que nos enche de esperança.

site: https://www.instagram.com/p/CSc9C9VrK7m/

hsyj4y_ 23/01/2023

Amanda 02/09/2021

Resenha do IG @aman_dices
Willa é uma garota da floresta e faz parte de um clã antigo, os Faeran, que vivem no interior da floresta. A cada dia seus costumes e a língua antiga vão se perdendo. Tudo que Willa sabe aprendeu com sua vovozinha que a criou desde que os seus pais e irmã foram assassinados. Willa foi treinada desde cedo para ser uma jaetter, caçadora do clã, que tinha como objetivo roubar no meio da noite objetos de valores dos homens brancos.
Num desses roubos, Willa é gravemente feriada e ao tentar fugir para sua toca descobre um grande segredo do Padaran, líder do clã, que coloca a vida de Willa em risco.
E ainda a floresta que ela tanto ama está sofrendo - várias árvores e animais estão sendo mortos e perseguidos pelo homem que vão a procura de riqueza e não se importam com o que tem no caminho. Willa tenta descobrir como salvar a natureza, mas o que ela não poderia esperar é que o perigo está bem próximo e não pode confiar em ninguém nesta empreitada.
O livro nós traz um ensinamento da importância da preservação e respeito pela floresta e animais, mas também mostra que devemos respeitar os mais velhos e o ensinamentos que eles passam. Infelizmente é uma coisa que nós dias atuais a sociedade está perdendo. Em muitos momentos achei as situações bem atuais, como a sociedade (políticos e empresas) só se importar com a riqueza.
Achei o livro em grande parte parado e não conseguia me envolver com a história. A ação de fato para mim só ocorreu após mais da metade do livro. A personagem principal em vários momentos me irritou, mas a relação com Nathaniel e filhos no final foi bonito de se ler.
Este foi o meu primeiro contato com a escrita do autor.

site: https://www.instagram.com/p/CSdATvGLSAJ/

Cris 03/09/2021

Difente e única.
Willa é uma garota de doze anos com cabelos escuros e longos, olhos verdes esmeraldas, mas o que mais se destacava nela era a cor de sua pele, pois a cada ambiente que estivesse se camuflava como um camaleão, mudando conforme o ambiente. Seu jeito de agir, ver e sentir era completamente diferente do seu povo e isso causava muita raiva e ciúmes em alguns deles.

Sua vózinha sempre lhe dizia para nunca esquecer o que ela era e sempre agir corretamente com seu coração, por isso suas habilidades eram excepcionais ? uma fada da floresta ?, ela falava na língua antiga, conversava com os animais e com a floresta.

Mas ela tinha anseio por conhecimento, começou a questionar atitudes perante seu líder e sua rebeldia era vista como traição, por isso Willa tomou uma atitude que poderia mudar sua vida e a de todos a sua volta.

Vocês não fazem ideia do que senti lendo esse livro, foi maravilhoso! Foi encantador e mágico! Willa é uma garota cativante, que eu queria pegar no colo e dizer que tudo iria ficar bem... Ela é minha heroína!

Corajosa, determinada, seu desejo era mostrar sua capacidade de fazer sempre o melhor a todos, mas a descriminação que recebia do seu povo a entristecia e se isolava junto com sua avó, respeitava as leis até que começou a duvidar das verdadeiras intenções do padaran.

Suas convicções, sabedoria e seus ensinamentos a levaram a ter certeza do que precisaria fazer e com isso a esperança crescia em seu peito, nem que fosse a última coisa que fizesse, já que isso poderia levar à morte.

O autor nos leva a viajar pela floresta, subir montanhas e entrar em labirintos subterrâneos com toda a magia presente e corações pulsando, seivas circulando e olhos maravilhados diante de tanta beleza descrita.

Willa, uma garota que respeita a todos os seres viventes me cativou, a cada passagem que lia me mostrava o deslumbre e os pequenos detalhes, a essência da vida em volta, a floresta era seu refúgio, seu lar, ela estava conectada intensamente com a floresta.

Muitos segredos guardados, um amor familiar que nasceu durante um período doloroso, aprendizados que jamais serão esquecidos a beleza nos pequenos detalhes... Se você gosta de aventura e um enredo que traz reflexões, recomendo essa leitura!

Temos aqui uma leitura fluida que me afetou emocionalmente, ensinou muitas coisas, trouxe reflexão em muitos momentos e sendo bem sincera? Eu não queria que a história acabasse, pra finalizar, a história veio com um final que me deixou com lágrimas aos olhos e com um sentimento de felicidade.

Se você quiser ler a resenha completa está no blog Livrosetal.

Entrelivros_efilho 30/07/2021

❝Parada na floresta sozinha, ela não se sentia forte. E não se sentia feliz. Apesar disso, finalmente sentia que poderia continuar.❞

Willa perdeu os pais e a irmã gêmea quando ainda era criança e desde então foi criada pela avó, uma anciã do clã Faeran. Ela é uma jaetters e sua missão é sair na floresta em busca de comida e roubar na cabana das pessoas itens de valor para o líder dos Faeran, o Padaran.
Desde sempre Willa foi ensinada que o povo do dia (os humanos) é mau, mas em uma noite ao tentar roubar um colono e quase ser pega por ele, ela enxerga bondade em seus olhos e tudo muda, porque ela começa a questionar tudo a sua volta e também fica desconfiada da lealdade do Padaran com todo o seu clã, e na busca por respostas ela coloca a floresta, os animais, o clã e a sua vida em perigo.

Que delícia de leitura! Essa é uma história infanto-juvenil que vai encantar adultos e adolescentes, o enredo é fascinante e ficamos com vontade de morar no universo de Willa, o autor nos entrega um cenário mágico cheio de detalhes e reviravoltas inesperadas que me deixou presa na leitura do início ao fim, fiquei encantada com toda a ambientação e desenvolvimento, nunca tinha lido nada do autor e já virei fã.

Os capítulos são curtos e a narrativa fluída, os personagens são fascinantes e bem desenvolvidos e a maneira como eles interagem entre eles e com a natureza, aquece o coração.

Willa é uma garota encantadora e uma personagem marcante, mesmo com tudo mudando e desmoronando ao seu redor ela não desiste e se mantém segura de si e segue o seu coração fazendo a coisa certa mesmo que sua vida dependa disso, e com isso nos deixa apaixonados por ela.

Outro personagem que me conquistou foi Nathaniel, ele me emocionou em vários momentos com seu coração empático e sábio, ele e Willa roubaram meu coração e nem quero de volta.
Essa é uma história mágica, recheada de ação, aventura e fantasia que nos faz refletir sobre a importância da família e de preservar a natureza.

Além de ser uma duologia, Willa vai virar série, e eu já estou aqui prontinha e ansiosa para ver essa adaptação.

site: https://www.instagram.com/p/CR7hfEvrHPp/

1 | 2 | 3 | 4