A morte da mariposa

A morte da mariposa Virginia Woolf

Resenhas - A morte da mariposa

Bruna Jéssika 17/03/2024

Ah, Virgínia
Fico pensando como estava a cabeça de Virgínia ao escrever esse ensaio.
Já quase ao final de sua vida, no meio da segunda guerra mundial, palco de tantos absurdos e horrores, Virgínia tem a delicadeza de reparar e refletir sobre os esforços da uma mariposa para se manter viva.
A vida e a obra de Virgínia são geniais. Sua capacidade de enxergar a potência das coisas mínimas da vida.

collereading 24/01/2024

5?
"Assim como a vida fora estranha instantes antes, a morte era agora tão estranha quanto. A mariposa, agora aprumada, jazia serena com grande decência e sem se queixar. Ah sim, parecia dizer, a morte é mais forte do que eu."

raylabraun 12/10/2023

Aos infinitos contidos nos detalhes das coisas.
Mágico e excepcional. A escrita da Virginia é sempre rara e titânica. Nos leva aos detalhes e importância de cada ser e de cada movimento de vida ? e a beleza da morte. Estou mais uma vez apaixonada...

Kael.Paulino 24/09/2023

Eu sou a mariposa
Fortissimo! Virginia é potente! A escrita traz muito de si, você percebe a unicidade que é a escrita de Woolf. É de se extasiar!

Ercília 17/07/2023

"O arado já sulcava o campo em frente à janela e, onde antes estivera sua lâmina, a terra se via aplainada, brilhando úmida. Um tal vigor vinha em ondas dos campos e da colina mais além, que era difícil manter os olhos presos no livro."

Um texto forte, interessante e viajante de ser lido sem interrupção, são só os momentos finais da mariposa.

isa farinacio 02/07/2023

"Não era nada, ou quase nada, além de vida"

Não dá pra ser triste lendo um ensaio da Virginia, ela escreve bem demais

bruna2158 19/02/2023

?Ah sim, parecia dizer, a morte é mais forte do que eu.?
Você provavelmente já pensou em qual animal seria, por algum motivo essa é uma pergunta da qual gostamos bastante. Tenho uma notícia: você é uma mariposa.
Eu também sou, todos nós somos. O impecável ensaio de Virginia Woolf narrando os esforços de uma mariposa em seus momentos finais para permanecer voando é uma das melhores coisas que já li em muito tempo. Confesso que sou suspeita para dizer isso, visto que gosto de narrações breves, temas relacionados à morte e Virginia Woolf, mas digo com propriedade que essa é a obra mais universal que li da mesma até agora. Compreendo a agonia e a energia e a beleza dos esforços patéticos do objetivo de observação do conto e me identifico com eles. Vejo a minha própria irrelevância refletida nessa história e isso me gera vontade de viver, afinal?

[...] ?Que lhe restava, senão voar a um terceiro canto e então a um quarto? Era tudo o que podia fazer, apesar do tamanho das colinas, da amplidão do céu, da fumaça das casas ao longe e da voz romântica, vez ou outra, de um vapor no mar. Fazia o que podia.?

Tina Lilian Azevedo 24/12/2022

Uma mariposa morreu
Virginia, com muito tempo livre, passa a manhã observando a agonia de uma mariposa num quadrado da janela. A luta pela sobrevivência da mariposa. Dizem que nas entrelinhas ela tá falando da segunda guerra mundial ou dela mesmo que se suicidaria pouco depois. Não sei. Não tenho tanta capacidade de fazer elucubrações assim. Só sei que é assim. É curto, fluido, acaba logo. É impositivo ler Virginia Woolf então lerei outros ensaios da autora.

Tetê 30/07/2022

"Que lhe restava, senão voar a um terceiro canto e então a um quarto? Era tudo o que po-
dia fazer, apesar do tamanho das colinas,
da amplidão do céu, da fumaça das ca-
sas ao longe e da voz romântica, vez ou
outra, de um vapor no mar. Fazia o que
podia."

João 03/05/2022

Muito bom!
Uma leitura curta, mas muito poderosa, um ensaio que aparentemente é simples, mas nas suas entrelinhas esconde algo muito sentimental e tocante.

iza 15/03/2022

é um ensaio sobre a morte e eu acredito que a intenção da virgínia woolf ao escrever esse livro foi mostrar o quão patética pode ser a vida diante da morte. a vida curta da mariposa representa a vida humana diante dos olhos da autora e mostra acima de tudo como algo ?simples? (a morte) pode acabar com algo complexo (a vida) em questão de segundos. por ter sido escrito durante a segunda guerra mundial tem algumas referências muito sutis à guerra. é um livro muito interessante para ler e pensar sobre

Caco 10/02/2022

somos mariposas híbridas
eu consingo imaginar Virginia eu consigo, tentaria ajudar a mariposa também, mesmo sabendo que iria falhar
Obrigada por eternizar ela :(

Jão.Silver 29/10/2021

A morte da mariposa
"Mariposas que voam de dia não deveriam ser chamadas de mariposas;"

Nos últimos dias me veio um interesse súbito de ler as obras da Virgínia Woolf, decidi então começar por um de seus ensaios mais comentados, fico feliz com a escolha, adorei a escrita, e a forma de expressão, um texto tão curto e mesmo assim profundo...
Estamos tão presos a morte o que nos resta se não dançar enquanto podemos?
Estou verdadeiramente animado para ler seus romances e mais de suas obras.