O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O jardim secreto

Ester06 31/01/2024

O Jardim Secreto
Eu já havia lido quando estava no fundamental (há muito tempo ?) porém meu carinho pela obra continua.

É muito bom ver o desenvolvimento dos personagens e a narrativa, porém, é um livro antigo. Não me recordava de certas partes repugnantes, porém era um pensamento da época, e isso é inegável.

É um livro leve e divertido que (pelo menos em mim) dá vontade de fazer o seu próprio jardim.

Taay 30/01/2024

O melhor
Um livro que merece todas as estrelas possível, simplesmente incrível. O livro te prende do início ao fim terminei o livro em 2 dias, quando nunca terminei um livro em menos de 1 mês. Super recomendado

Vit 30/01/2024

Eu não esperava que iria soltar lágrimas no final. a forma como o livro se desenrola, como você se apaixona pelas crianças e acompanhar a mudança do Colin e da Mary ??? eu não tenho nem palavras

Ana Lu 25/01/2024

Repetitivo
A história tem tudo para ser muito envolvente, estava esperando uma vibe Crônicas de Nárnia, mas a autora toda vez que os personagens estão no jardim, o que é a maior parte do livro, ela faz a mesma descrição com as mesmas palavras, o que torna o livro cansativo em algumas partes.

Além da autora já começar o livro com frases extremamente racistas, do tipo:

"É, deve ser diferente mesmo", disse, num tom quase compreensivo. "Deve de ser por causa que tem tantos pretos lá, em vez de pessoas brancas respeitáveis". [...]
"Eu não tenho nada contra os pretos não, viu? [...] Eu nunca vi uma pessoa preta na vida e estava contente achando que ia ver uma de perto."

Isso desanima muito.

Apesar de tudo, é um livro que vale a pena ser lido, tem uma mensagem legal no final, mas é necessário ter em mente as problemáticas antes de começá-lo.

nia 23/01/2024

O jardim secreto
Perfeito, perfeito e perfeito. Ao contrário da grande maioria dos clássicos, esse livro não foi cansativo em momento algum. Além de apresentar uma escrita fluída que dá vontade de devorá-lo de uma só vez, a autora aborda assuntos importantíssimos (saúde mental, preconceitos, amizade...) de uma maneira leve, mas nunca deixando de dá-los a sua devida importância. Esse livro nos faz enxergar a gigantesca beleza da vida e o poder que nossas mentes têm sobre nós mesmos. É um mundinho de aconchego e paz nos esperando para quando precisamos fugir da realidade, já que nos mostra que ela não é tão ruim assim. Foi simplesmente maravilhoso acompanhar a imensa evolução dos personagens e evoluir um pouquinho com eles também. Meu novo livro favorito!!!
elisacorbetta 25/01/2024minha estante
nossa a pessoa que te deu esse livro deve ter ACERTADO EM CHEIO no presente!!!

Rimylles.Silva 20/01/2024

Leitura leve
Eu já havia visto o filme há muito tempo atrás e são bem semelhantes! Conta a história da jovem Mary que, após ficar órfã na Índia, é mandada para a casa de um tio na Inglaterra. A partir daí e com o contato com um jardim e outras pessoas, ela acaba mudando sua personalidade difícil e transformando a vida de seu primo Colin.

Li :(: 16/01/2024

O Jardim secreto???
É um livro muito rico em relação a descrição dos cenários e os sentimentos de seus personagens. Desde o começo nós acompanhamos a Marry essa personagem que é chata e desagradável, a à vemos desabrochar feito uma flor ao entrar em contato com esse novo lugar, com o jardim, com a natureza, se tornando uma pessoa legal.
O livro traz altas reflexões sobre assuntos ligados a natureza e como ela pode ajudar a transformar não só pessoas mas também lugares!

Luana 15/01/2024

O jardim secreto
Livro muito bem escrito, que mesmo sendo de ficção trás muitos ensinamentos para vida que temos o dever de colocar em prática.

Eduarda.7 11/01/2024

Esse livro é lindo???????
A edição é linda, as ilustrações são lindas, a mensagem da história é linda, os sentimentos e laços entre os personagens é lindo, o jardim é lindo, o crescimento e amadurecimento deles é lindo.

Só não é 5 estrelas pq: (1) Tem uns comentários bem racistas no começo(pq o livro é de 1911 e tem a perspectiva de uma mulher branca q nasceu em 1850); (2) Da página 200 em diante o livro ficou um pouco massante pra mim, pq é sim um livro bem descritivo e fica repetitivo as cenas deles no jardim várias vezes; e (3) Só tem UMA adulta descente nessa história, sério as crianças praticamente se criaram sozinhas e foi um milagre ter dado tudo certo no final das contas.

É um livro infantojuvenil mas q dá um tapa na sua cara com a beleza e a profundidade da mensagem que essa história passa, com ensinamentos sobre apreciar a vida, a natureza, a felicidade das pequenas grandes coisas, o poder da amizade e do amor e que às vezes tudo o que precisamos é olhar por outra perspectiva e estar dispostos a tentar, tentar viver de vdd e plenamente, tentar superar os desafios da vida, tentar apreciar a beleza de estarmos vivos, de tentar sermos melhores msm q um pouco a cada dia.

Lindo, 4 estrelas e favoritado, nota 8/10.

TarcAsio0 10/01/2024

É de outro mundo quando você acompanha o desenvolvimento de uma criança infeliz e mimada, sendo tirada de um contexto triste que faz você se sentir péssimo lendo, pra ser inserida em um mundo completamente novo, com pessoas que estão ali COM ela e não PRA ela. Com o tempo ela entende e separa essas duas coisas, abrindo a mente e o coração e fazendo dela a menininha mais formosa e encantadora, ela finalmente pode sonhar e ser criança.

Esse lugar onde ela foi inserida moldou ela por completo e permitiu que ela fizesse o mesmo com outros personagens que tiveram sua vida mudada pra sempre, como o Colin, um menino hipocondríaco histérico que não andava e odiava a todos. Ele volta a andar, volta a viver, assim como Mary, ele aprende a sonhar.

Tudo isso está ligado a um jardim secreto que é descoberto por Mary. Um lugar que não tinha nada, mas que graça a Mary e a Dickon eles se transformaram. Não é mágico, mas ali está ele unindo cada um dos homens, mulheres e crianças, mostrando o que há de mais lindo naquela mansão, além da riqueza.

O jardim é mágico porque traça linhas entre as pessoas as ligando, porque é um descanso pra alma, sua atmosfera difere de um jardim comum. A sombra que o jardim carregava transformou o cinza de madeiras secas em flores coloridas e um verde abundante, onde as estações do ano irão tocar suas folhas e transformar. O jardim é humano e está em constante mutação.

É um livro que vale a pena.

Nathália Corrêa 09/01/2024

Uma graça
Um clássico, que com o passar dos anos foi mostrando a importância da fé. A mágica nada mais é que a fé.
A maneira como você pensa pode moldar quem você é.
Uma história que é passada através da inocência das crianças.
Leiam e permitam que esse história te toque de alguma forma.

SuAlen.Pawelkiewic 09/01/2024

Um clássico atemporal e cativante
"O Jardim Secreto", publicado pela editora Darkside, é uma obra clássica da literatura infantil, uma edição belíssima, que encanta visual e mentalmente.

Com uma narrativa envolvente Burnett explora a jornada de autodescoberta e renovação de Mary Lennox, uma menina solitária que após a morte dos pais na Índia, é enviada para Inglaterra, viver com seu tio.

Mary, ao brincar pela propriedade descobre um belo e misterioso jardim escondido.

Ao lado de seu primo doente Colin e de seu amigo Dickon, desempenha um papel fundamental na restauração do jardim secreto e na cura emocional de Colin.

O livro aborda temas como amizade, superação e a importância da natureza como uma fonte de cura, enquanto os personagens aprendem a lidar com seus desafios pessoais.

Você irá se apaixonar por esse clássico atemporal e cativante. ???

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Brubs ð¿ð 09/01/2024

O Jardim secreto
Achei a história bem sem graça,esperava algo super interessante
Eu adoro livro q os protagonistas são crianças mas esse não me apeguei a elas achei a Mary e o menino q era acamado bem chatos o único interessante era o Dickon e sua magia de encantar os animais e as pessoas o resto é pura chatice.?