Não Óbvio

Não Óbvio Rohit Bhargava

Resenhas - Não Óbvio

Gustavo.Cesarino 09/01/2024

Exponencial
O livro é excelente. A medida que tendências são descritas podemos navegar por diversos universos. As tendências são capazes de nos ajudar em diversos aspectos e o potencial de abrir sua mente para novas possibilidades é gigantesco. Algumas coisas são óbvias, tão pateticamente óbvias que passam despercebidas, o livro não deixa escapar nenhum detalhe.

Eduardo 06/04/2024

Mais ou menos
Um livro sobre tendências de mercado... mas achei meio batido e desatualizado...
Deu pra
Pescar algumas coisas interessantes, mas nada demais.

Carla.Zuqueti 01/05/2024

Não óbvio
?Não é que a inovação ficou mais rápida. É que as barreiras que antes a seguravam foram superaras. ?

?O futuro vai pertencer as pessoas que foram treinadas para ver o que as outras não veem.?

?Esse livro é sobre o que é necessário para ver o que ninguém mais vê.?

Há alguns anos, tive a oportunidade de assistir uma palestra do curador de tendências e especialista em marketing Rohit Bhargava sobre mega tendências. Uma excelente palestra que despertou em mim o interesse pelo tema.

O livro ?Não óbvio? é a base contextual para a palestra que assisti, de uma forma mais elaborada. O autor não só apresenta as tendências que ele julga influenciarem o futuro, como dá dicas sobre como ele chegou a esse resultado e como estar atento para saber o que será uma tendência.

?Não óbvio? é enxergar o que ninguém mais está enxergando, antes de todo mundo. E como você consegue se antecipar as tendências e também ter uma ideia do que será tendência e o que será apenas modismo.

O autor cita como principais características ser observador, curioso, inconstante, pensativo e elegante para perceber e identificar o que as pessoas vão desejar amanhã.

?Ser observador não tem a ver simplesmente com enxergar as grandes coisas. Também tem a ver com treinar-se para prestar atenção nas pequenas coisas. O que você vê em uma situação, que outras pessoas deixam passar??

É um exercício diário a ser aplicado no trabalho e na vida. Ler cenários e antecipar movimentos é uma habilidade ímpar que nem todo mundo consegue desenvolver.

Claro que algumas de suas previsões não passaram de previsões. Mas mesmo essas foram consideradas um modismo com um relativo impacto na sociedade.

Gostei muito livro e vale a pena acompanhar os relatórios de mega tendências disponíveis. O conteúdo é muito interessante.