O Lobisomem

O Lobisomem Richard Thomson

Resenhas - O Lobisomem

Kit 06/06/2023

Curti, mas teve algumas partes que fiz muita confusão, daí quando chegou no final e eu achei que ia entender tudo? fiquei mais confuso ainda kkk

Rozana 30/08/2021

Primeiro relato em conto sobre Lobisomem
Um decadente barão ganha a vida como caçador nas florestas habitadas por lobisomens para sustentar sua filha após a morte de sua esposa.

Sua primeira aparição em conto, o Lobisomem perde palco para a loucura de um erudito e tem um desfecho consideravelmente frustrante.

É no entanto muito válido para acompanhar a memória do conto gótico.

Gárgula 09/06/2021

O Lobisomem – uma lenda do Limusino, de Richard Thompson
O primeiro lobisomem da literatura
A cada leitura das obras do Raridades do Conto Gótico eu fico mais animado. Não foi diferente com O Lobisomem, uma lenda do Limusino, de Richard Thompson, o nono volume do clube, que nos apresenta o lobisomem.

Com tradução de Carlos Primati, o bluebook é uma publicação do Sebo Clepsidra. A Apresentação de Cid Vale Ferreira nos mostra como o lobisomem demorou um certo tempo para figurar no meio das criaturas literárias. Certamente é curioso imaginar a mentalidade da época, talvez mais temerosa por espíritos e duplos, do que por uma criatura tão temida.

Nunca imaginei esta origem
Temos um relato estranho, proferido pelo Dr. Antoine Du Pilon. Ele é um estudioso, versado em muitas especialidades, se destacando dos demais, certamente mais ignorantes. No início do livreto a história assume tons cômicos em alguns momentos, o que é muito legal. Apesar de Du Pilon ser um intelectual acaba por se mostrar também um covarde crédulo e supersticioso.

Em sua explicação ele conta relatos sobre os lobisomens, completamente alienado dos fatos reais. Ademais, perto dali, o ex-Conde Gaspar de Marcanville (um nobre arruinado), e sua filha Adéle, guardam um terrível segredo e um triste destino. Tendo sido traído por seu melhor amigo, sua história é então contada, explicando como eles chegaram até ali.

As duas narrativas que se encontram num desfecho tenso. Honra e a fúria se misturam num embate incrível. Já vemos na narrativa, várias facetas da maldição, conforme conhecemos. Estas características vão se perpetuar posteriormente pela literatura e no imaginário atual. Sensacional perceber como esta obra marca o surgimento da criatura.

Considerações finais
Em suma, ser testemunha deste resgate literário é absolutamente fantástico. Somente o Sebo Clepsidra poderia proporcionar ao público brasileiro esta experiência. Além disso, participar do Raridades do Conto Gótico é não só uma experiência única, como também uma honra muito grande. Os verdadeiros patrocinadores são os assinantes do clube.

Se você ainda não participa, vale entrar o quanto antes. Venha fazer parte desta história também. Os livretos que você não tenha, ainda pode encontrar pelo site da editora. Mas corra, pois eles não terão uma nova impressão. Ademais, temos feito resenhas dos que já foram lançados. Confira aqui.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/06/09/o-lobisomem-uma-lenda-do-limusino-de-richard-thompson/

Rinaldo 20/05/2021

O Lobisomem - Raridades do Conto Gótico
Clássica história do ser lobo homem e sua maldição, com a pegada do mundo gótico coberta da suas crendices e superstições.