Manuscrito encontrado em um Hospício

Manuscrito encontrado em um Hospício Edward Bulwer-Lytton

Resenhas - Manuscrito encontrado em um Hospício

Rinaldo 19/05/2021

Manuscrito encontrados em um Hospício - Raridades do Conto
Um conto que nos faz ver que o verdadeiro horror e a humanidade não aceitar o que pode ser diferente, disforme...muitas vezes genial porém não belamente aceitável aos padrões vigentes.

Rozana 01/09/2021

Genial
Trata-se da história de um homem, nascido deformado que foi rejeitado por todos. Ao longo da leitura, o titulo se explica formidavelmente!

Anderson.Luiz 16/09/2021

Gore horror no século XIX
Narrativa curtíssima com elementos que antecipam o gore. Contemporâneo de Edgar Alan Poe, como lembra a apresentação de Cid Vale Ferreira, Lytton apresenta uma narrativa áspera e certeira, similar à do mestre do terror. Porém, à medida em que a história se desenvolve, a sutileza do relato dá lugar ao asco e à completa debilidade mental do personagem. Enquanto Poe mantém seus personagens em uma aura de culpa, Lytton mergulha o seu em morbidez e sadismo. A monstruosidade, outrora apenas de aspecto físico, completa-se com a decadência moral neste espetacular conto escrito em 1829.

Gárgula 05/01/2022

Manuscrito encontrado em um hospício, de Edward Bulwer-Lytton
Uma fonte que parece não se esgotar
Após ler o Manuscrito encontrado em um hospício, de Edward Bulwer-Lytton, fiquei pensando na enorme variedade de histórias que os bluebooks traziam ao público. A riqueza dos temas que estas peças literárias abordam é imensa e temos muita sorte de termos acesso a estas obras, em português.

Este décimo volume do Raridades do Conto Gótico, do Sebo Clepsidra, é traduzido por Carlos Primati. O volume traz uma história sobre a não aceitação pela deformidade e a loucura humana. A Apresentação de Cid Vale Ferreira, como sempre, permite ao leitor entender as nuances da época, garantindo ao leitor uma melhor compreensão dos temas abordados.

O infortúnio humano ganha voz
Como relata Cid Vale Ferreira, a história se aproxima bastante de Frankenstein. Nesse sentido ambas as histórias tratam da não aceitação de um ser que carrega o estigma horrendo. Uma aparência considerada horrenda e impossível de ser sequer vista.

Embora se somem tanto o nanismo, como sua aparência assustadora, como motivos do repúdio de todos, sua mente surpreendentemente lhe traz admiração. Afiada e muito além de seu tempo, desponta como um diferencial único, garantindo seu lugar no imaginário de quem leu suas criações. Um enredo que possui elementos góticos, assim como de horror psicológico.

Entretanto, o que ele não poderia imaginar era encontrar um aceite, um acolhimento. Aos poucos, a aversão é substituída por sentimentos mais brandos. Por isso, prefiro parar meu relato por aqui. Em resumo você precisa conhecer esta obra incrível que levanta inúmeras questões interessantes.

Com efeito, acabo pensando se George R. R. Martin teve acesso a esta literatura. Não ficaria surpreso se esta fosse sua inspiração para o personagem Tyrion Lannister, da aclamada série Game of Thrones.

Considerações finais
A literatura é certamente uma arma poderosa demais. Ela afia o pensamento e nesta obra é fácil perceber isso. Que texto rico de reflexões e revelações. Suas camadas vão aparecendo aos poucos durante a leitura.

Venha ser um assinante do Raridades do Conto Gótico e assim ter acesso às obras que nunca viriam ao Brasil de outra forma. Ademais, com o seu apoio este trabalho que crescer e se perpetuar.

Boa leitura!

site: https://cantodogargula.com.br/2021/06/17/manuscrito-encontrado-em-um-hospicio-de-edward-bulwer-lytton/

Zaine3 11/12/2022

Um conto gótico rapido de ler e muito interessante, acompanhar esses horrores é agonizante, mas no fim o livro é bom.

Kit 15/06/2023

A história realmente tem muito a vibe do Frankenstein com uma pegada de Quasimodo kkk li com a ideia de que se é a história foi encontrada em um hospício, então tudo ali pode ser delírios e alucinações dele. Gostei.

Erick 04/04/2022

Aviso geral para os contos deste finado clube: Recomendo ler só depois os textos introdutórios que há em cada um deles porque, apesar de serem bem escritos e informativos a respeito da literatura gótica, às vezes exageram no spoil quanto ao conteúdo do conto que a pessoa está prestes a ler, estragando um pouco o teor de mistério e a tensão que boa parte deles carrega.

Já sobre este conto, que possui uma narrativa toda lamentosa e aos poucos rancorosa por meio do protagonista cuja aparência o faz ser desprezado por quase todo mundo apesar de ser alguém muito inteligente e sensível, eu confesso que de início achei cansativo o modo como ele explicava tal sofrimento constante, porém era tudo tão desmedido contra sua pessoa que logo passei a sentir pena dele e fiquei na torcida quando surgiu algo que poderia enfim fazê-lo sair desse eterno sofrimento - mas, é claro, estava óbvio que a qualquer momento chegaria um empecilho repentino e desagradável (a premissa em si do conto já antecipa isso, de certo modo), contudo de forma alguma esperava um desfecho tão forte como o que teve aqui. Enfim, é uma boa leitura curta e dramática de considerável impacto em seus trechos finais,