Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Miresenhs 07/04/2024

Sem manchas de prazer, sem medo de dor.
Certamente, meditações não é um livro tão profundo quanto a filosofia, mas Marco Aurélio era sincero demais para não ver a essência das coisas que experimentava. O livro é sugestivo, de cara você sabe que vai aprender que são seus hábitos do cotidiano que transformam sua reações mais proporcionais e melhores.
Custei a ler, e sentir que foi um manual de autoajuda. Realmente não sou fã do estoicismo.

Marco Aurélio Antonino Augusto (Março Ânio Vero) foi imperador de Roma de 161 até sua morte, o último dos ?Cinco Bons Imperadores?. Ele era sobrinho, genro e filho adotivo de Antonino Pio.
Marco Aurélio foi um dos filósofos estoicos mais importantes, citado por H.P. Blavatsky entre famosos sábios e escritores clássicos, como Platão, Eurípides, Sócrates, Aristófanes, Píndaro, Plutarco, Isócrates, Diodoro, Cícero e Epiteto.

Em 161 a.C., um decreto expulsava de Roma os filósofos. A motivação política e social foi, como também era de se esperar, travestida de indignação. Valores, princípios, todo um jeito romano de ser e de pensar estariam ameaçados por uma estrangeiridade subversiva e pervertida.

O episódio gota d?água foi Carneade - orador conhecido e excelente, liderando uma caravana de filósofos gregos?
Carneade argumentou a favor de uma lei universal de viés naturalista e, no mesmo discurso, posicionou-se contra essa mesma lei.
Os romanos acusaram-no de relativismo, de ceticismo, e viram na sua fala uma grave ameaça ao bem pensar. Poderiam ter se servido dessa mesma fala para justificar o expansionismo do império.
Afinal, a supremacia episódica do mais forte nunca está contemplada numa lei que pretenda uma ampla vigência no tempo e no espaço. Já no relativismo, sim.

Mas a filosofia grega não encontrou em Roma só hostilidade.
Houve também entusiasmado acolhimento, urdido em admiração e embasbacamento. Uma abertura que permitiu à filosofia hostilidade. Houve também entusiasmado acolhimento, urdido em admiração e embasbacamento. Uma abertura que permitiu à filosofia grega ocupar posição de centralidade na cultura romana.
Claro que, como sempre acontece no encontro das coisas de culturas diferentes, surgiram adaptações, reelaborações, mutilações, reconstruções, críticas etc.
Desse encontro, portanto, emergiu aos poucos um jeito de pensar que não se confundia nem com a filosofia grega propriamente dita, nem, ou menos ainda, com as iniciativas filosóficas do mundo propriamente romano.

Marco Aurélio - sugere pensar o cosmo como uma única criatura. O que faz de tudo que nele se encontra uma simples parte. Cuja vida só encontra sentido enquanto parte.
O todo é uno. Constituído pelo múltiplo. Que, no cosmos, vira um só.
E tudo no todo é causa de tudo que acontece.

Da aplicação ética, eu já falei. O maior bem era a vida virtuosa. A virtude por si só é a felicidade, e o vício, a infelicidade. Levando essa teoria ao extremo, o estoico defendia que não poderia haver gradações entre a virtude e o vício, mesmo que, é claro, cada um tenha suas manifestações especiais. Além disso, nada é bom senão a virtude, e nada além do vício é mau.

um homem deve ?manter-se puro de toda paixão violenta e afeição maligna, de toda imprudência e vaidade e de todo tipo de descontentamento, seja em relação aos deuses ou aos homens?, ou, como ele diz em outro trecho, ?sem manchas de prazer, sem medo de dor?. Cortesia e consideração inabaláveis são seus objetivos. ?Em tudo o que o homem fizer ou disser, ele deve ser bom.? ?Ofendeu algum homem? É a si mesmo que ele ofende: por que isso deveria te ?Em tudo o que o homem fizer ou disser, ele deve ser bom.? ?Ofendeu algum homem? É a si mesmo que ele ofende: por que isso deveria te incomodar?? O ofensor precisa de piedade, não de ira. Aqueles que precisam ser corrigidos devem ser tratados com tato e gentileza. Assim, é necessário estar sempre pronto para aprender de maneira melhor. ?O melhor tipo de vingança é não se tornar como eles.?

Caso pretendas viver quando partir, serás capaz de viver neste mundo; mas, se eles não permitirem que o faças, então parta desta vida como se não tivesses sofrido nenhum destino malévolo.
Fabio 07/04/2024minha estante
Adorei a resenha!!!

book.hiraeth 07/04/2024

Sem manchas de prazer, sem medo de dor.
Custei a finalizar a obra, achei a leitura bem parada (minha cabeça até doía). Realmente não curto o estoicismos.

Mas a filosofia grega não encontrou em Roma só hostilidade.

O todo é uno. Constituído pelo múltiplo. Que, no cosmos, vira um só.
E tudo no todo é causa de tudo que acontece.

Maria 15/06/2023

A incrível arte de não se abalar
Acho massa que essa seja uma das filosofias que eu mais consiga me encaixar. marco aurélio deixa muito claro que o estoicismo defende q homem sábio, o homem bom, o filósofo, é um homem q vive em conformidade com a natureza. um homem q teme apenas abdicar de sua responsabilidade moral.

o ponto crucial foram os vários livros explicando q o homem não deve temer a dor, a morte, não temer a pobreza, não temer nenhuma das mudanças da condição humana. ele deve temer apenas que se desaponte consigo mesmo, e que seja menos do que um ser humano completo.

Kamilly.Carneiro 30/06/2023

Tudo o que nos acontece, já estava designado para nós!
Ótimo livro para reflexão e aceitação de que estamos vivendo aquilo que nós era designado, que se fazemos tudo com todo esforço possível não podemos nos culpar e mais ainda, aceitar fazer parte da natureza, o que nascemos pra ser.
Cássia 30/06/2023minha estante
Uma meditação muito importante para a juventude atual. Quantas vezes queremos passar por processos que não trará nada de realmente valoroso? Quantas vezes nos rebaixamos por não conquistar uma coisa, sendo que conquistamos várias outras no caminho? Precisamos de mais leveza no coração nesses tempos egoístas e sombrios. Como é bom saber que não estou sozinha nessa.

aylaswan_ 03/01/2023

Estoicismo mt brabo
Achei muito legal, possui muitos conceitos e perspectivas interessantes sobre a vida, os que eu mais gostei foram a forma que Marco Aurélio trata a morte, o outro e a natureza do universo. A fórmula para uma vida sábia, tranquila e feliz.

Caiodiniz 11/03/2024

Marco Aurélio compartilha reflexões profundas sobre a vida, o dever, a moralidade e a natureza humana. Ele confronta os desafios do poder político com uma busca constante pela virtude e pela sabedoria, enfrentando as adversidades com uma serenidade inabalável.

Rogerio.Flores 18/02/2023

A coletânea de meditações de Marco Aurélio, grane Imperador romano do século II, escrita por ele mesmo, é um grande tesouro, não somente historiográfico, como filosófico. Dividida em livros, trata temas que se mantém tanto atuais como importantes para nossa humanidade e nossa alma.
Considerado um seguidor dos estóicos, sua filosofia e moral trazem vários ensinamentos importantes. Como foi escrito para si mesmo, não é uma escrita planejada, ficando redundante e repetitiva em alguns momentos. Mas sua leitura não deixa de ser empolgante e construtiva. Recomendo

Erick.Oliveira 20/03/2023

Não é para todos, mas se for para você: boa a leitura!
O livro não é rápido, tão pouco é fácil de ler, mas é excelente se você estiver disposto a entrar de cabeça nele.

Particularmente, eu gostei bastante, sobretudo da forma como algumas lições são repetidas ao longo dos capítulos (ou livros). Mas entendo perfeitamente caso alguém não goste pelos mesmos motivos.

Fez-me refletir em alguns pontos e me motivou a ler mais sobre os estoicos. No futuro, certamente, voltarei a lê-lo e sei que será uma nova experiência. Ansioso por isso!
dronningdeb 20/03/2023minha estante
Livro maravilhoso!!! Te recomendo o "Diário estoico: 366 lições sobre sabedoria, perseverança e a arte de viver". Traz uma citação estoica por dia, mais um pequeno texto de reflexão numa pegada mais moderna.

Kauann 22/09/2022

Ótimo
Livro atemporal, amo a filosofia estoica e recomendo para qualquer pessoa a leitura desse livro!!!!!

Ane 18/05/2023

"Meditações", escrito por Marco Aurélio, é uma obra clássica da filosofia estoica que oferece uma valiosa fonte de sabedoria e orientação para os leitores. A importância de ler esse livro reside no fato de que ele nos convida a refletir sobre a vida, o autoaperfeiçoamento e a forma como lidamos com os desafios cotidianos.
No cerne do estoicismo, encontramos a ideia de que devemos nos concentrar no que está sob nosso controle, como nossos pensamentos, emoções e ações, e aceitar com serenidade o que não está em nosso poder. "Meditações" nos encoraja a cultivar a virtude, a buscar a sabedoria e a desenvolver uma postura mental equilibrada diante das circunstâncias da vida.
Ao ler esse livro, somos confrontados com a transitoriedade da existência humana e somos lembrados da importância de aproveitar o presente momento. Marco Aurélio nos convida a examinar nossos próprios pensamentos e ações, a questionar nossas motivações e a trabalhar para nos tornarmos pessoas melhores.
A obra também nos oferece insights práticos sobre como lidar com adversidades e encontrar a tranquilidade interior. Marco Aurélio enfatiza a importância de controlar nossas reações emocionais diante dos eventos externos, nos lembrando de que somos responsáveis por nossa própria felicidade e que a verdadeira paz reside dentro de nós.
Em resumo, "Meditações" de Marco Aurélio é uma leitura essencial para aqueles que buscam uma compreensão mais profunda do estoicismo e desejam desenvolver uma mentalidade mais serena e virtuosa. A obra nos desafia a refletir sobre nossa própria existência e a buscar uma vida de autodomínio, equanimidade e crescimento pessoal

Marcio 30/10/2021

Bom, porém cansativo.
Uma boa leitura sobre o Imperador filósofo Marco Aurélio, não sei se foi pela fonte das letras do livro ou meu estado de espírito, mas achei o livro cansativo e tive que forçar nas ultimas páginas para ler, algumas reflexões são muito interessante outras nem tanto, me parece que as meditações do imperador algumas são dele e outras não, o mais importante na leitura foi um breve histórico sobre ele.

Alfano 29/06/2023

Um ótima filosofia estoica, gostei muito deste livro, aprendi bastante, recomento este maravilho livro, ensina a arte de viver com felicidades e desapegos as coisas matérias.

André 23/02/2024

Leitura cansativa
Achei a leitura bastante cansativa, mas foi interessante conhecer um pouco da mente de um imperador e sua visão estoica.