Miresenhs 07/04/2024
Sem manchas de prazer, sem medo de dor.
Certamente, meditações não é um livro tão profundo quanto a filosofia, mas Marco Aurélio era sincero demais para não ver a essência das coisas que experimentava. O livro é sugestivo, de cara você sabe que vai aprender que são seus hábitos do cotidiano que transformam sua reações mais proporcionais e melhores.
Custei a ler, e sentir que foi um manual de autoajuda. Realmente não sou fã do estoicismo.
Marco Aurélio Antonino Augusto (Março Ânio Vero) foi imperador de Roma de 161 até sua morte, o último dos ?Cinco Bons Imperadores?. Ele era sobrinho, genro e filho adotivo de Antonino Pio.
Marco Aurélio foi um dos filósofos estoicos mais importantes, citado por H.P. Blavatsky entre famosos sábios e escritores clássicos, como Platão, Eurípides, Sócrates, Aristófanes, Píndaro, Plutarco, Isócrates, Diodoro, Cícero e Epiteto.
Em 161 a.C., um decreto expulsava de Roma os filósofos. A motivação política e social foi, como também era de se esperar, travestida de indignação. Valores, princípios, todo um jeito romano de ser e de pensar estariam ameaçados por uma estrangeiridade subversiva e pervertida.
O episódio gota d?água foi Carneade - orador conhecido e excelente, liderando uma caravana de filósofos gregos?
Carneade argumentou a favor de uma lei universal de viés naturalista e, no mesmo discurso, posicionou-se contra essa mesma lei.
Os romanos acusaram-no de relativismo, de ceticismo, e viram na sua fala uma grave ameaça ao bem pensar. Poderiam ter se servido dessa mesma fala para justificar o expansionismo do império.
Afinal, a supremacia episódica do mais forte nunca está contemplada numa lei que pretenda uma ampla vigência no tempo e no espaço. Já no relativismo, sim.
Mas a filosofia grega não encontrou em Roma só hostilidade.
Houve também entusiasmado acolhimento, urdido em admiração e embasbacamento. Uma abertura que permitiu à filosofia hostilidade. Houve também entusiasmado acolhimento, urdido em admiração e embasbacamento. Uma abertura que permitiu à filosofia grega ocupar posição de centralidade na cultura romana.
Claro que, como sempre acontece no encontro das coisas de culturas diferentes, surgiram adaptações, reelaborações, mutilações, reconstruções, críticas etc.
Desse encontro, portanto, emergiu aos poucos um jeito de pensar que não se confundia nem com a filosofia grega propriamente dita, nem, ou menos ainda, com as iniciativas filosóficas do mundo propriamente romano.
Marco Aurélio - sugere pensar o cosmo como uma única criatura. O que faz de tudo que nele se encontra uma simples parte. Cuja vida só encontra sentido enquanto parte.
O todo é uno. Constituído pelo múltiplo. Que, no cosmos, vira um só.
E tudo no todo é causa de tudo que acontece.
Da aplicação ética, eu já falei. O maior bem era a vida virtuosa. A virtude por si só é a felicidade, e o vício, a infelicidade. Levando essa teoria ao extremo, o estoico defendia que não poderia haver gradações entre a virtude e o vício, mesmo que, é claro, cada um tenha suas manifestações especiais. Além disso, nada é bom senão a virtude, e nada além do vício é mau.
um homem deve ?manter-se puro de toda paixão violenta e afeição maligna, de toda imprudência e vaidade e de todo tipo de descontentamento, seja em relação aos deuses ou aos homens?, ou, como ele diz em outro trecho, ?sem manchas de prazer, sem medo de dor?. Cortesia e consideração inabaláveis são seus objetivos. ?Em tudo o que o homem fizer ou disser, ele deve ser bom.? ?Ofendeu algum homem? É a si mesmo que ele ofende: por que isso deveria te ?Em tudo o que o homem fizer ou disser, ele deve ser bom.? ?Ofendeu algum homem? É a si mesmo que ele ofende: por que isso deveria te incomodar?? O ofensor precisa de piedade, não de ira. Aqueles que precisam ser corrigidos devem ser tratados com tato e gentileza. Assim, é necessário estar sempre pronto para aprender de maneira melhor. ?O melhor tipo de vingança é não se tornar como eles.?
Caso pretendas viver quando partir, serás capaz de viver neste mundo; mas, se eles não permitirem que o faças, então parta desta vida como se não tivesses sofrido nenhum destino malévolo.