A casa das 100 janelas

A casa das 100 janelas Jefferson Sarmento

Resenhas - A casa das 100 janelas

Ottaviou - @octaliterario 23/06/2021

Interessante e assustador! Resenha postada no blog Octa Literário
“Quando Ana olhou de volta para a garotinha de cabelos dourados, a criança estava sorrindo. E seu sorriso era um mar de escuridão como era o corredor atrás dela. Ana gritou de horror. E sua mãe correu de onde estava. Mas era muito tarde. E estava muito escuro.”

E aí, leitores! Tudo bem? Um mês atrás, mais ou menos, fui convidado para participar da leitura coletiva do livro “A Casa das 100 Janelas”. Convite esse que foi feito pela LC Agência a quem sou grato pela experiência maravilhosa! E, para serem mais perfeitos ainda, o livro foi uma edição especial para o grupo de leitores que participaram da ação, mas vamos lá ao que interessa…

Depois de muito tempo, quase 30 anos, Chico Rezende retorna para a cidade onde passou boa parte da sua infância. Lugar onde viveu momentos maravilhosos com seus amigos Dani, Mário e Téo, nos anos de 1980. Sua saída da cidade se deu após uma tragédia devastar sua família, com isso ele e sua mãe foram embora. Mas então ele decidiu que era hora de reencontrar fantasmas do passado, talvez até cobrar da vida a infância que perdera, momentos que poderiam ter se prolongado ainda mais. Mas, como todo suspense que se preze, — horror, até —, seu retorno não saiu tão bem quanto o planejado e, há agora, muitas mudanças que deixaram a cidade terrivelmente estranha.

Chico foi bombardeado com a notícia de que um de seus amigos desaparecera há bastante tempo, além de outras pessoas da cidade de Bel Parque também terem sumido misteriosamente — fora outros acontecimentos que deixaram o pobre Chico desolado. Movido pelas andanças nas ruas que fizeram parte de seu passado e curiosidade latente, além de mistérios que deixam Bel Parque sinistra, Chico dará início a uma jornada por respostas e isso tudo pode levá-lo diretamente para a Casa das Cem Janelas — casa essa que seu pai sempre o alertou para que nunca entrasse lá.

“O topo do Pico da Santa Luz, que os Puris chamavam de Itabaçaí quando ainda eram os donos das matas da serra, há centenas de anos, sempre foi muito frio. Era onde ficava a Casa das Cem Janelas, vigiando com suas paredes brancas a cidade e o vale apequenados pela distância e altitude.”

E então, desde que o patriarca da família Forte fizera a passagem, a casa se viu livre. Livre não de uma forma boa, mas livre para tomar suas próprias decisões e, agora com sua liberdade, ela sentia fome, sentia uma vontade tenebrosa de fechar as janelas que continuavam abertas. E, para isso, Bel Parque terá que perder muitas pessoas, pois a Casa ainda vigia e, mais do que nunca, sente-se poderosa o suficiente para engolir qualquer alma que resolva cruzar seus muros.

Bem, de início tive certa dificuldade em me conectar com a trama, sua cronologia e seus personagens, mas no decorrer da leitura fui me adaptando ao que estava escrito e o que viria pela frente. O livro tem uma escrita bastante detalhista, que se você piscar, pode perder alguma informação relevante — isso me fez lembrar bastante do King, pelo menos do único que li dele: It. O autor soube trabalhar muito bem as passagens de tempo, o horror envolvendo a Casa, ambientação e tudo o mais que a história propõe, que é nos trazer um emaranhado de suspense e terror e desconforto.

“Deu um passo para trás. Ia dizer o nome do filho, perguntar o que era, o que ele tinha visto. E então a escuridão olhou para ela. Foi bastante nítido. Foi uma visão perfeita. Eram olhos de uma menininha, mas ela era toda feita de escuridão, como um negativo de filme em tons de cinza.

Dani gritou e se afastou alarmada.”

Essa edição especial da LC tem por volta de 493 páginas. Páginas essas que estão repletas do que um leitor gosta, que é uma boa história e uma boa escrita. Mais um horror que entrou pra lista de favoritos!

site: https://literarioocta.wordpress.com/2021/06/21/casa-com-mais-de-cem-janelas-temos/

Nilton Alves 17/06/2021

Resenha do Blog Eu meus livros e você
Trata-se de uma obra de ficção envolvendo suspense e elementos sobrenaturais.

A história é dívida em 4 partes, essa edição física que recebi do livro possui 493 páginas e foi feita especialmente para nós que participamos da leitura coletiva organizada pela L C Agência.

No começo o leitor pode ficar meio perdido, confuso, mas conforme as páginas vão sendo lidas a leitura vai ficando mais fluida e tudo vai fazendo sentido, os acontecimentos de um personagem se liga ao de outro e se conectam.

O autor é bem realista nas descrições dos sentimentos das personagens e constrói ótimas cenas de suspense que dão medo e agonia.

O autor aborda vários subtemas como Racismo, Escravidão, Traição, Família e Amizade.

Depois de analisar a construção de todo o enredo e seu desfecho é claro que essa obra merece 5 estrelas e um selo especial de recomendação para todos os amantes de horror, suspense e mistério.

Todos nós somos feitos de luz e trevas, e na maioria das vezes quando vamos embora essas forças ficam presas no local em que residemos. Muitos locais cheios de energias negativas estão por ai, só esperando ser acordados por algum desavisado. Tomem cuidado!

Tempo de leitura 23/06/2021

Surpreendente!
Chico, Dani, Mário e Téo eram amigos inseparáveis, mas após uma tragédia, Chico e sua mãe precisaram sair da cidade e então tudo mudou.
Após quase trinta anos, Chico decide voltar a Bel Parque, pois parece que algo está o chamando.
Ao chegar na cidade ele começa a perceber que muitas coisas mudaram, seu amigo Chico desapareceu faz muito tempo, assim como outras pessoas da cidade e sua grande amiga e o amor de sua vida que se chama Dani está casada com outro amigo deles.

Em meio a descobertas e lembranças do passado, ele começa a descobrir que a cidade está cheio de mistérios e tudo leva a casa das 100 janelas, a casa que seu pai sempre deixou claro que nunca era para Chico entrar.
A casa que foi construída com 365 janelas, uma para cada dia do ano, mas ao longo dos anos as janelas misteriosamente foram se fechando.
Algumas pessoas estão tendo pesadelos, coisas estranhas estão acontecendo, algo fez a casa despertar e ela está chamando alguns dos seus herdeiros.
Será que Chico vai conseguir juntar as peças e desvendar os mistérios da casa? O que acontece se todas as janelas da casa se fecharem?

Este foi meu primeiro contato com o autor, amei sua escrita que é bem detalhista e os personagens são bem construídos.
A história é muito envolvente e traz assuntos como escravidão, tortura, racismo, amizade, família, mistérios e coisas sobrenaturais que assombram a casa.
O livro é dividido em quatro partes no qual conta sobre o passado e o presente e os mistérios sobre a casa.
O final é surpreendente, e vale a pena cada susto, cada medo que passamos ao decorrer do livro, foi uma das melhores leitura deste ano.
Uma dica, não leia a noite, pois a casa pode te chamar. ?

"Nós todos temos medo do escuro. Em algum grau. Ele precede nossos instintos humanos. É um arremedo animal que revela nossa aversão ao desconhecido ? àquilo que não podemos ver. Mas a Casa das Cem Janelas estava além disso, além dessas teorias sobre a psique humana."

Thamires.Sobral 18/06/2021

Simplesmente sensacional...Leiam!
Vamos conhecer Chico, que após alguns anos longe, decide retornar para sua cidade natal Bel Parque.

Chico tinha uma vida feliz em Bel Parque ao lado da família e seus amigos, Mario, Téo e Dani do Mato, porém tudo muda quando uma tragédia acontece com uma das famílias mais poderosas da cidade, os Fortes, e o seu pai acabou sendo acusado de um crime e desapareceu, sua mãe e ele com medo do que podia acontecer acabaram se mudando.

E agora com Chico de volta, ele vai mergulhar nas lembranças do passado, relembrar as brincadeiras de crianças, a paixão adolescente e perceber que aquela cidade esconde muitos mistérios e a escuridão está bem próxima.

O livro é dividido em quatro partes, onde vamos acompanhar um pouco mais sobre o passado de Chico, os mistérios que assombram casa das 100 janelas e a família Fortes.

Genteeee que livrão, eu terminei a leitura em surtos, uma explosão de emoção, no início senti um pouquinho de medo da casa, principalmente por fazer a leitura a noite e como a história tem esse suspense sobrenatural, as vezes você pode achar que a casa está te chamando e ficar preso lá.

A escrita do autor é muito detalhada, fluida, sabe quando você não consegue parar de ler, esse é um desses dos casos, e fora tudo isso você leva um tapa na cara, pois se acha que aqui teremos apenas suspense sobrenatural, uma casa mal assombrada, claro que não, o Jefferson vai abordar temas importantíssimos como racismo, além da parte histórico, será falando sobre a escravidão, uma das cenas que me arrepiou foi quando estava sendo mencionado a sala da tortura, foi bem doloroso.

O que dizer do final, ahhh eu pulei e vibrei, pois valeu cada susto, tudo perfeito e explicado, espero que tenham sentido minha empolgação pois sem dúvidas essa e uma Leitura recomendadíssima!

Clauclau/Eu leio sim e daí 21/06/2021

A casa das 100 janelas
Preparem-se para percorrer cada canto da úmida, escura e doentia casa, que foi cenário de uma sublime história de amor não concretizada. Mas aqui não é o sentimento doce que a motiva e a alimenta, mas o ódio, vingança, desespero, preconceito, crueldade, mágoa, brutalidade, traição e a ganância.
Você está pronta para adentrar á escuridão assombrosa que assola cada canto dessa morada do horror que possui olhos, boca, pulmões, mãos e inteligência? Cuidado, suas garras são afiadas e uma fez preso como em uma teia, sair e com vida pode ser apenas o inicio de algo ainda pior! Mas, haveria alguém que conseguiu sair ileso desse lugar amaldiçoado? Segredos bem guardados podem estar afogados ou guardados em algum lugar tão escuro quanto à áurea pérfida e doentia de seu guardião, o mal!
Ela está acordando e com fome...

Com uma escrita macia e pesada, foi impossível não ser abraçada pela escuridão, que assola todo o enredo. Deve-se ter nervos de aço, pois o teor assombroso e deliciosamente cruel, seguido ao desfolhar do livro é surpreendente. O autor pegou minha mão e me mostrou cada meandro daquela casa sedenta, causando quase como um Déjà-vu, realmente parecia que eu já tinha estado em algum lugar parecido, sentindo a escuridão que assombrava aquele lugar. Sentia que havia algo escondido debaixo do assoalho e eu conseguia ouvir seu ranger, foi algo alucinante. A forma como ele coloca o preconceito de classe social, o racismo, as dores da injustiça, a brutalidade dos sentimentos, realmente foi algo tocante. Achei bem interessante como na história a cada momento brotava um novo elemento, parecia até que estava lendo Lovecraft e ao mesmo tempo uma áurea sombria que se confundia com o estilo de Stephen King, adorei!

site: www.euleiosimedai.com.br

Jooy Fun 18/06/2021

Muito bom!
[Resenha] ? Atenção fãs de horror, suspense e sobrenatural eis aqui uma obra prima para vocês:

? A Casa das 100 Janelas - Jefferson Sarmento

? A descrição dos sentimentos e medos dos personagens nesse livro é tão natural e real que é quase impossível não se sentir como os próprios personagens, já adianto que você irá sentir medo e muita aflição!

?  Inicialmente o livro nos deixa perdidos em meio a várias informações e personagens mas acredito que tenha sido uma tática do próprio autor para nos deixar cada vez mais presos a casa, assim como os personagens.

? O autor não aborda apenas o sobrenatural que assombra a casa mas também usa pautas extremamente importantes de serem abordadas como racismo e acontecimentos históricos como escravidão e situações de tortura. Por mais que seja uma obra ficcional, usar esses assuntos é importante para que as atrocidades que um dia ocorreram não sejam esquecidas.

?  Chico Rezende, atormentado por seu passado, decide voltar a Bel Parque, mas seu retorno não ocorre como planejado. As coisas não são mais como eram, tudo mudou em sua ausência.
      Chico, se vê perdido em meio a lembranças do passado, assassinatos e  desaparecimentos misteriosos e histórias de outras pessoas que por algum motivo obscuro também se sentem atraídas para a cidade. Tudo muda quando percebem que o único elo em comum com todos esses mistérios é a Casa das Cem Janelas.
      TUDO acontece por conta dela: A Casa. Tem algo misterioso nesse lugar, algo que nunca chegou ao conhecimento geral aconteceu lá dentro e a Casa parece se alimentar disso. O que aconteceu? Só a Casa sabe.

? O melhor de tudo? É que a casa realmente existe!!
Fazenda Santa Clara - MG

Escrituras da Alma 20/06/2021

A casa das 100 janelas (ou mais)
Imagine uma casa gigante e que possui 365... opa, não, 100 janelas. Agora, feche os olhos, apague as luzes e imagine a casa mais assustadora que você consegue. Será que você teria medo se soubesse que a Casa pode chamar você? É esse um dos principais cenários de A casa das 100 janelas.

Estamos em Bel Parque, um lugar tranquilo onde as pessoas se conhecem, enquanto outras sonham com o lugar até irem parar lá. Estranho? Isso é de menos, acredite. Mas, Chico, antigo morador da região, decide voltar para visitar o local onde nasceu, cresceu e viveu lindas histórias de amizade.

Só que isso foi há mais de 30 anos... e, claro, como tudo na vida: as coisas mudaram. Desde que seu pai foi acusado de assassinar Adélia Fortes e depois desapareceu, ele e sua mãe resolveram se mudar de lá.

Agora, ao voltar, descobre que seu amigo, Mário, também está desaparecido há uns anos, que sua crush e amiga está casada e que seu outro amigo pode ter mudado (ou se revelado). E ao mergulhar nas lembranças trazidas pelo local e encontrar pequenas pistas do desaparecimento de seu amigo, Chico se depara com uma avalanche de descobertas, mistérios e segredos chocantes.

OPINIÃO

Que livro! Começo assim porque não sei começar de outra maneira. Trata-se de um nacional de suspense sobrenatural e que traz inúmeras camadas e diversas histórias que se entrelaçam e rondam a principal: A casa das 100 janelas.

O começo do livro é bem confuso porque você se vê jogado ali dentro daquelas paredes, uma escuridão sem fim, vozes, gritos, dores, histórias, flashbacks e muito contexto histórico da nossa realidade enquanto país escravocrata. Sim, a Casa, na verdade, existe mesmo (passe a foto para ver) e lá viviam escravos e muita desumanidade também, como bem sabemos.

O autor, por sua vez, utilizou esse contexto com maestria e trouxe diversas facetas sobre o assunto para o livro, o que o tornou bastante maduro, angustiante e, como se trata de um suspense, assustador. Curti demais essa pegada, os temas importantes que foram abordados com sabedoria e o fato de encontrarmos todo uma veracidade na leitura.

A escrita é simplesmente impecável, detalhada na medida, fluída e muito minuciosa. Se você pula uma linha, pode perder uma informação importante, então não se desespere com as quase 500 páginas, pois serão muito bem aproveitadas.

Os personagens são muito reais, cheios de camadas e sentimentos que qualquer um de nós sentiríamos no lugar deles. Foram muito bem trabalhados e fies do começo ao fim. Não me apeguei a ninguém, porque, talvez, isso nem seja uma boa ideia. hahaha

Quanto ao final... Puta merda! Sem comentários... surpreendente, como eu já esperava que fosse. Eu não consegui formular teorias, porque o livro te consome em todas as medidas, então você só aproveita a leitura e espera pelo pior. Hahaha

Enfim, gente, apenas leia e prepare-se: ao abrir o livro, você não tem outra escolha a não ser conhecer a Casa. Mas, já aviso: não chegue muito perto.

site: https://www.escriturasdaalma.com.br/2021/06/a-casa-das-100-janelas-ou-mais.html

Valéria @meucapitulofavorito 26/06/2021

"Nós todos temos medo do escuro. Todos. Em algum grau. No silêncio dos nossos pensamentos, enquanto a luz esmaece e as sombra dos móveis e cortinas esquecidos ganham outras estranhas proporções."
🪟 Chico era uma criança comum, numa cidade pequena chamada Bel Parque, onde vivia tranquilamente com seus pais e melhores amigos: Téo, Mário e Dani. Até que um dia, seu pai foi acusado de um crime pela família mais poderosa da cidade, de onde tiveram que se mudar o mais rápido possível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🪟 Anos depois, Chico volta a Bel Parque e se depara com as lembranças de sua infância e juventude com seus melhores amigos. Mas não são somente as lembranças que vem lhe assombrar, como também, alguns mistérios não resolvidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🪟 Bel Parque é uma cidade que atrai muitos turistas, principalmente a possível razão pela cidade viver assombrada: A Casa das 100 Janelas. A casa da família Fortes, que esconde muitos segredos e mistérios que envolve também o desaparecimento de algumas pessoas que viviam na pequena cidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 A Casa das 100 Janelas é um ótimo livro pra quem curte Terror, Suspense e coisas sobrenaturais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É uma leitura bem detalhista. No começo é possível sentir uma dificuldade em entender a leitura, mas conforme a leitura vai avançando, os pontos vão se ligando e fazendo sentido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os personagens são realistas e as cenas são incrivelmente descritivas, de modo que desperta sim um pouco de medo no leitor. (imagina eu que leio mais antes de dormir? 😂)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fizemos uma ótima leitura e um debate incrível em grupo, em uma Leitura Coletiva realizada pela @lcagcomunicacao, sendo o último debate com a presença do autor, onde pudemos tirar dúvidas e entender mais sobre a origem do livro. O melhor de tudo: A casa que serviu de inspiração realmente existe!!! Para os curiosos, é só dar um Google: Fazenda Santa Clara, em Santa Rita de Jacutinga - MG, que inclusive, guarda um passado tenebroso, envolvendo trabalho escravo, o que rendeu um último debate cheio de detalhes importantes e muito conhecimento histórico antigo.

site: https://www.instagram.com/p/CQT5U5uDWWd/

@biaentreleituras 21/06/2021

Que leitura incrível, minha gente! A Casa das 100 Janelas é uma obra nacional que nos conquista desde as primeiras páginas e cada vez mais nos instiga a desvendar seus mistérios. Foi um livro que chegou para mim em um momento bem difícil e que me ajudou a passar por ele. É um livro quase impossível de largar, que dá vontade de terminar logo para entender tudo ao mesmo tempo queremos ler bem devagar para não terminar.

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Janaina.Leme 22/06/2021

Será que a Casa precisa de você para fechar as janelas?
Tivemos a incrível experiência de ler “A Casa das 100 Janelas”, de Jefferson Sarmento, e temos muito para contar dessa aventura intrigante.

Quando você começa a ler, logo na primeira parte – o livro é dividido em três partes – vê que a história promete. Ok, a Casa das 100 janelas é o principal cenário, mas tem tantas mais informações ao redor, que você vai pensar: meu Deus, como isso tudo vai se conectar? A típica cidade de temporada de inverno, Bel Parque, e todo o seu cenário típico de férias de julho (para nós que estamos acostumados com inverno nessa época do ano), os passeios de bike do trio Dani, Mario e Chico e toda a história que eles viveram na década de 80, Júlia, Mamute, Tenório, Abel, Amaro, Adélia Fortes, Terço Nero, o Cabo Donald, a Trilha do Poço… sim, tudo isso e ainda mais terá um porquê de existir na história, e tudo vai fazendo sentido a cada capítulo lido.

Entre um capítulo e outro tem muito suspense, vários sustos e muita repulsa de estar perto de A Casa das 100 Janelas. Ela na verdade deveria ter 365 janelas, mas a estrutura não suporta que todas abrissem para o mundo. Sendo assim 100 delas já abriram, mas as sombras de todas as torturas e cenas ruins que aconteceram na casa durante décadas, faz dela um espaço e tanto para um livro de terror.

Outra análise que conseguimos fazer sem spoilers é que você vai lidar com personagens vivos, ali, lutando por manter sua história página após página, e histórias de muitos que já se foram, mas que ainda precisamos ajudar o autor a descobrir como eles se foram. Você vai achar na própria história o comentário: segundo as leis que regem o Universo, merdas acontecem. Então, esteja preparade. O que se sabe é que todos tem algo em comum. Adivinha? A Casa das 100 Janelas!

Durante Leitura Coletiva que participamos, o autor, Jefferson Sarmento, contou que a Casa que inspirou a obra realmente existe. É conhecida como a maior fazenda da América Latina. Chama-se Fazenda Santa Clara e fica em Santa Rita de Jacutinga, em Minas Gerais. E sim, tem 365 janelas. Ver a foto da Fazenda foi ainda mais assustador, porque só assim você conseguirá ter a dimensão do tamanho da casa e de tudo o que pode acontecer lá dentro.

Jefferson Sarmento começou escrever a história há seis anos. Começou escrevendo Medo do Escuro, mas nada sobrou dela. Começou a escrever No Fundo do Poço Escuro e muito de A Casa das 100 Janelas veio desse primeiro esboço. Jefferson ainda não estava convencido e durante uma palestra em 2016 a respeito de outro livro, acabou visitando a Fazenda Santa Clara, já que a prima do autor mora próximo. E, foi daí que o livro ganhou forma. Durante a palestra, Jefferson acabou fazendo a conexão, comprovando que cidades menores também tem muita história para contar e pode ser inspiradoras.

site: www.eujaestiveem.com