Vozes Trans

Vozes Trans Brenda Bernsau...

Resenhas - Vozes Trans

@dialogandohistorias 11/04/2022

Eu amei
Eu tenho dificuldades em ler livros de contos, minha leitura fica bem lenta, mas isso não quer dizer que o livro não seja bom.

Eu adorei muito os contos, principalmente os escritos pelo Jonas Maria e pela Brenda Bernsau, simplesmente maravilhosos.

Leitura necessária.

Leo 02/03/2022

Vozes Trans, publicado pela seligaeditorial, conta com as ilustrações de Lune Carvalho, posfácio de Amara Moira e contos de diverses autores. Os contos são mais longos que em muitas antologias, o que diminui a quantidade de histórias, mas dá mais espaço para o desenvolvimento das narrativas e para conhecermos o estilo de escrita de cada um. Eu amo a proposta da editora, que já conta com alguns livros com foco na representação de pessoas diversas no Brasil. O posfácio da Amara representa muito bem a importância de projetos assim: quando pessoas fora do padrão imposto são vistas na ficção, nas telas de cinema ou nas bibliotecas, quando elas são capazes de se identificar mais e mais na mídia, suas existências se tornam normalizadas e com mais possibilidade de aceitação. O Brasil é o país que mais m4ta pessoas trans no mundo (principalmente mulheres trans e travestis) e, por isso, é muito importante mais projetos que normalizem a existência trans. A editora também conta com outros livros que envolvem representação, como Vozes Nordestinas e Vozes Negras.

Pessoalmente, o meu conto favorito foi Dançamos pelo Céu Depois de Toda a Chuva, mas também quero dar destaque a Erro no Cistema (que dá um certo amargo na boca, mas aquele gosto de reflexão, sabe?). Em Dançamos pelo Céu, eu gostei muito das características brasileiras dentro do conto, apresentadas de forma poética; a forma de escrita é muito bonita também.
Eu vejo cada conto tendo suas qualidades e acho que, dependendo da sua preferência, você terá favoritos diferentes. Eu amei de verdade a obra e quero ler mais de cada autore do livro!
Ah, e as ilustrações são lindas! O livro tem páginas coloridas por dentro.

site: https://www.instagram.com/p/CZUnp6RLdmw/

Bia 23/02/2022

Adorei esses contos, foram todos muito divertidos e bonitos. Cada um deles traz assuntos importantes e narrativas profundas e encantadoras em algum nível, além da maioria ter uma escrita boa e histórias bem desenvolvidas.

O primeiro foi bem legal, e, mesmo que eu não seja muito fã de jogos, a história conseguiu me interessar e me prender bastante. No segundo conto eu fiquei confusa no começo, é uma narrativa meio doida, meio metafórica, mas trás uma história linda. Achei o terceiro bem inovador, foi verdadeiramente curioso e diferente, e gostei pra caramba, por mais que tenha sido um pouco triste. O último foi fofo, divertido e bonito, gostei também por ser um conto que tem vôlei (mesmo que só de pano de fundo), porque é um esporte que eu adoro.

No geral foi uma leitura incrível, que traz narrativas de vários temas e gêneros diferentes. A proposta do livro em si é muito legal e super importante, acho que mais pessoas deveriam dar uma chance pra livros como esse!

Lilica 31/01/2022

Eu gostei muito da primeira história mas as outras não eram grande coisa além da representatividade

Devaneios 06/01/2022

"Um conselho apenas: segurem bem as suas máscaras, se quiserem que, ao final do livro, elas ainda estejam firmes no rosto."

Eu não sei nem o que dizer de tanto que eu amei!!!!!

Todos os 4 contos têm autores e protagonistas trans, logo é muito incrível ter um vislumbre da visão de cada um, além de ser ótimo o jeito que há desde futurismo até realismo fantástico!

Fiquei completamente rendida por todos os personagens e no futuro pretendo ler mais dos autores!

Luísa 28/12/2021

Ótima coletânea!
Comecei essa coletânea de contos com muitos pés atrás, porque tentei ler outra coletânea do mesmo grupo editorial, #OrgulhoDeSer, e achei os contos muito ruins, não deu pra mim, acabei abandonando. MAS a tendência de tudo na vida é melhorar e essa coletânea foi bem melhor, foi realmente boa! Não teve nenhum conto que eu não gostei, alguns eu amei, achei muito perspicazes, outros foram menos marcantes, mas no geral foi uma ótima experiência de leitura. O conto da Brenda me emocionou tanto e o do Jonas achei bem interessante também. O do Koda Gabriel foi divertidíssimo, só o último que lembro menos, mas não empobreceu a leitura. Recomendo!

PS: essa capa é linda demais

g4b5 14/12/2021

geralmente nao gosto de antologias, mas essa é muito boa, realmente muito boa, cada historia foi muito bem construida e escrita, com uma representatividade natural em cada uma 9o que acho que seja o objetivo do livro), mas acho que não posso falar muito sobre esse livro pois mesmo se eu nao tivesse gostado das historias, nao teria como falar mal de um trabalho tão lindo feito por pessoas trans com pessoas trans e que foi tão apoiado e virado realidade :)

cecilia_brito 10/12/2021

maravilhoso
Os contos são incríveis, os meus preferidos foram o do Koda e do Jonas. São todos extremamente sensíveis e inesquecíveis.

Lavinya 28/11/2021

Importantíssimo
Antes de tudo, gosto muito da iniciativa da criação da série Vozes. Fico muito feliz de ver pessoas que são tão sub representadas escrevendo sobre si mesmas.

Vozes Trans chegou pra mim numa época onde eu já estava questionando meu gênero há um tempo. As narrativas, e principalmente o texto de encerramento da Amara Moira, arrancaram o bandeide de vez.

"Um conselho apenas: segurem bem suas máscaras, se quiserem que, ao final do livro, elas ainda estejam firmes no rosto."

mari 09/11/2021

Vozes Trans é uma coleção com 4 contos. O primeiro e o último foram impecáveis, muito bons mesmo, mas não gostei tanto dos dois do meio, o que atrapalhou a leitura do livro. Mesmo assim, os dois contos bons fizeram a leitura valer a pena

brunin 03/10/2021

muito bom!
esse livro é impecável, começando pela própria produção. a capa, as ilustrações, os detalhes, tudo é perfeito. lune é um artista incrível e tá de parabéns por isso!

sobre os contos: são incríveis, também. podemos perceber as individualidades de cada um dos autores nas próprias narrativas, que tem pra todo tipo de gosto. e o melhor é poder me sentir conectado, como pessoa trans, como cada um dos personagens que aparecem, por mais que essa seja a única característica que temos em comum. como disse a Amora: isso é representatividade trans. e isso é tão importante. fico muito feliz por me ver nesse tipo de conteúdo e por poder apoiar essas pessoas incríveis.

ps. também curto demais a editora. é uma galera ótima que realmente se dispõe a entregar produtos de qualidade por um preço acessível.

Bia 19/09/2021

Superou todas as minhas expectativas
Se tratando de contos muita gente (inclusive eu) as vezes pensa que não vai ser uma história boa com um desenvolvimento é uma mensagem, mas todos esses contos tem, e são muito superiores no que diz respeito a qualidade e a escrita de cada autor, como no histórico de leitura eu já falei um pouco sobre os dos primeiros contos, aqui vou falar sobre os dois últimos, primeiramente o penúltimo conto, do Jonas Maria, eu já ?conhecia? ele por causa da Nataly Néri, mas nem imaginava que ele trabalhava com isso, e muito menos que ele escrevia, e o conto dele foi sensacional, foi um pouco doloroso mas é um conto mais reflexivo, e por mais que doa infelizmente acontece e tem uma mensagem muito importante, o outro conto foi do escritor limão, também foi o primeiro consto que tive com ele, e o conto foi tão bom quanto todos os outros, chegou um momento em que eu estava pensando ?Se beijem logo!? Hahaha, e o final foi tão fofo.

Caah 10/09/2021

Acho que como a maioria das antologias, sempre vão ter contos que você gosta mais e alguns que não são para você.
Dito isso, dois contos brilharam para mim nessa antologia. Primeiro, "Dançamos Pelo Céu Depois de Toda a Chuva" que tem uma linguagem lírica apaixonante. Adorei a atmosfera de sonho/pesadelo que rodeia o texto e a aventura sombria construída. Segundo, "Erro no cistema" que tem uma alegoria tão inerrante sobre corpos que não se adequando ao que os outros esperam! Me deu um pouco de Black Mirror Vibes e eu amei!
No geral, o livro, mesmo em ebook, está maravilhoso e eu amei todas as ilustrações e seções! Super recomendo para conhecer o trabalho desses artistas, apoiar a produção nacional e diversificar as leituras :)
Rebeca.Beatris 10/09/2021minha estante
Tem tik tok? Se tiver pode me ajudar?? Meu & é: Becca_Andrade18 (comecei mostrando meus livros)

ragnaei 04/09/2021

bom demais++++
Vozes Trans é uma antologia protagonizada por vários escritores trans brasileiros (Brenda Bernsau, Jonas Maria, Koda Gabriel e Limão). São quatro histórias de ficção, cada uma bem diferente uma das outras.

EU admito que não sou tãão fã de antologia, principalmente quando as histórias são bem diferentes, mas Vozes Trans ENTREGOU MUITO. Não consigo fazer uma resenha formal não. E essa edição tá TÃO LINDA!!! As ilustrações do Lune são LINDAS DEMAAIS! Que orgulho de ter ajudado no financiamento dessa obra e ter essa coisa linda na minha estante!!

Tive a oportunidade de voltar a ler uma história do Koda que, sem mistério nenhum, é um dos escritores contemporâneos que eu mais gosto atualmente! Sério, o que Koda escreve, eu quero ler! Finalmente pude ler algo do Jonas Maria (currículo: escritor, youtuber e namorado de Nataly Neri) e o conto foi absolutamente a cara dele!! (Eu amei demais conseguir perceber um pouco da personalidade de cada autor na escrita!). Também pude finalmente ler algo da Brenda e fui tão surpreendida! A escrita dela é perfeita, talvez a que mais me surpreendeu e me conquistou. Ela escreve ficção especulativa, e eu fiquei muito, muito interessada em ler mais coisas dela. Por fim, o conto do Limão também me surpreendeu com uma história que, sinceramente, não sabia se ia gostar pois envolve um clichê que geralmente eu não curto, mas ele conseguiu me envolver e me fazer torcer demais pelas personagens. No fim, amei todos. E o posfácio de Amara Moira me fez chorar.

Agradecida demais de poder ter lido esse livro que, além de lindo, tem qualidade em todos os sentidos. Perfeito, leiam! >:0
ragnaei 04/09/2021minha estante
escrevi tudo errado, mas não vou editar não

Ricarda Caiafa 05/09/2021minha estante
Eu também amei esse livro!!! As histórias, a edição, as ilustrações, a capa, tudo.... Amei cada história, e como aprendi sobre o tema....

Eedeen 29/09/2021minha estante
Eu tava em dúvida entre lee ou não e vc me convenceu

Ana Carla Longo 27/08/2021

"Vozes Trans" é um livro de contos com protagonismo LGBTQIA+. Achei as histórias criativas e cativantes, a cada conto eu entrava num universo diferente. Tem um pouco de tudo: romance, fantasia, ficção científica. Gostei muito!