Vozes Trans

Vozes Trans Brenda Bernsau...

Resenhas - Vozes Trans

ragnaei 04/09/2021

bom demais++++
Vozes Trans é uma antologia protagonizada por vários escritores trans brasileiros (Brenda Bernsau, Jonas Maria, Koda Gabriel e Limão). São quatro histórias de ficção, cada uma bem diferente uma das outras.

EU admito que não sou tãão fã de antologia, principalmente quando as histórias são bem diferentes, mas Vozes Trans ENTREGOU MUITO. Não consigo fazer uma resenha formal não. E essa edição tá TÃO LINDA!!! As ilustrações do Lune são LINDAS DEMAAIS! Que orgulho de ter ajudado no financiamento dessa obra e ter essa coisa linda na minha estante!!

Tive a oportunidade de voltar a ler uma história do Koda que, sem mistério nenhum, é um dos escritores contemporâneos que eu mais gosto atualmente! Sério, o que Koda escreve, eu quero ler! Finalmente pude ler algo do Jonas Maria (currículo: escritor, youtuber e namorado de Nataly Neri) e o conto foi absolutamente a cara dele!! (Eu amei demais conseguir perceber um pouco da personalidade de cada autor na escrita!). Também pude finalmente ler algo da Brenda e fui tão surpreendida! A escrita dela é perfeita, talvez a que mais me surpreendeu e me conquistou. Ela escreve ficção especulativa, e eu fiquei muito, muito interessada em ler mais coisas dela. Por fim, o conto do Limão também me surpreendeu com uma história que, sinceramente, não sabia se ia gostar pois envolve um clichê que geralmente eu não curto, mas ele conseguiu me envolver e me fazer torcer demais pelas personagens. No fim, amei todos. E o posfácio de Amara Moira me fez chorar.

Agradecida demais de poder ter lido esse livro que, além de lindo, tem qualidade em todos os sentidos. Perfeito, leiam! >:0
ragnaei 04/09/2021minha estante
escrevi tudo errado, mas não vou editar não

Ricarda Caiafa 05/09/2021minha estante
Eu também amei esse livro!!! As histórias, a edição, as ilustrações, a capa, tudo.... Amei cada história, e como aprendi sobre o tema....

Eedeen 29/09/2021minha estante
Eu tava em dúvida entre lee ou não e vc me convenceu

Bia 23/02/2022

Adorei esses contos, foram todos muito divertidos e bonitos. Cada um deles traz assuntos importantes e narrativas profundas e encantadoras em algum nível, além da maioria ter uma escrita boa e histórias bem desenvolvidas.

O primeiro foi bem legal, e, mesmo que eu não seja muito fã de jogos, a história conseguiu me interessar e me prender bastante. No segundo conto eu fiquei confusa no começo, é uma narrativa meio doida, meio metafórica, mas trás uma história linda. Achei o terceiro bem inovador, foi verdadeiramente curioso e diferente, e gostei pra caramba, por mais que tenha sido um pouco triste. O último foi fofo, divertido e bonito, gostei também por ser um conto que tem vôlei (mesmo que só de pano de fundo), porque é um esporte que eu adoro.

No geral foi uma leitura incrível, que traz narrativas de vários temas e gêneros diferentes. A proposta do livro em si é muito legal e super importante, acho que mais pessoas deveriam dar uma chance pra livros como esse!

Ana 10/06/2021

Olhos marejados e coração quentinho.
Primeiramente gostaria de dizer que as ilustrações são incríveis. Sério!
Eu gostei muito dos 4 contos, alguns mais do que outros.
Todos carregam consigo metáforas, mensagens e vivências que mostram a realidade mesmo em contos onde coisas impossíveis acontecem.

Ri, dei uma choradinha, fiquei pensativa, me alegrei e terminei com aquela sensação de coração preenchido.

LEIAM Vozes trans. Está disponível no Kindle Unlimited.
Vale a pena demais.

É isso..

Ricarda Caiafa 21/08/2021

Amei
Eu esperava uma coisa e encontrei outra!!! Mas que surpresa maravilhosa!!! Por meio de 4 histórias de ficção, completamente diferentes em seus enredos, fui completamente envolvida pelos personagens. Minha vontade era entrar no livro e abraçar cada um(a) com suas dores, suas dificuldades, suas evoluções, e também seus ciclos de afetos.

Imagino como é complexa a jornada de
vida de uma pessoa transexual.

O livro é um aprendizado riquíssimo sobre o assunto e a edição é primorosa, as ilustrações, a capa. Quero ouvir mais vozes trans! Precisamos ouvir mais vozes trans!!!

Caah 10/09/2021

Acho que como a maioria das antologias, sempre vão ter contos que você gosta mais e alguns que não são para você.
Dito isso, dois contos brilharam para mim nessa antologia. Primeiro, "Dançamos Pelo Céu Depois de Toda a Chuva" que tem uma linguagem lírica apaixonante. Adorei a atmosfera de sonho/pesadelo que rodeia o texto e a aventura sombria construída. Segundo, "Erro no cistema" que tem uma alegoria tão inerrante sobre corpos que não se adequando ao que os outros esperam! Me deu um pouco de Black Mirror Vibes e eu amei!
No geral, o livro, mesmo em ebook, está maravilhoso e eu amei todas as ilustrações e seções! Super recomendo para conhecer o trabalho desses artistas, apoiar a produção nacional e diversificar as leituras :)
Rebeca.Beatris 10/09/2021minha estante
Tem tik tok? Se tiver pode me ajudar?? Meu & é: Becca_Andrade18 (comecei mostrando meus livros)

Gabizoca 06/06/2021

Cada história é importante! Cada vivência carrega uma bagagem diferente e esse livro nos ajuda a transpor um pouco disso. Eu amei do início ao fim os desenvolvimentos e os personagens.

Jey Canavezes 27/05/2021

Para aquecer o coração.
Há tanto sentimento nesse livro que não sei explicar. Os contos são excelentes e nos trazem para realidades simples, mas cheias de ensinamentos. Eu li do começo ao fim com um sorriso, mas também me emocionei e refleti. Tem de tudo aqui.

São 4 contos tão completos que a única coisa que deixa é a vontade de ler mais sobre cada uma dessas histórias.
Vitor 30/05/2021minha estante
Ahh meu, amei sua avaliação desse livro hahaha, tô doido pra começar a ler ele logo?

Jey Canavezes 30/05/2021minha estante
Tenho certeza de que vai gostar. As histórias são muito cativantes.

g4b5 14/12/2021

geralmente nao gosto de antologias, mas essa é muito boa, realmente muito boa, cada historia foi muito bem construida e escrita, com uma representatividade natural em cada uma 9o que acho que seja o objetivo do livro), mas acho que não posso falar muito sobre esse livro pois mesmo se eu nao tivesse gostado das historias, nao teria como falar mal de um trabalho tão lindo feito por pessoas trans com pessoas trans e que foi tão apoiado e virado realidade :)

lewhoviana 18/05/2022

Eu não esperava, mas lacrimejei um pouco no conto final. Tão lindo e tão puro, tão aceito. Mas bem, vamos começar do início.
Apesar de já ter visto as ilustrações de Limão, o único escritor que já tinha lido dessa coletânea foi Koda. E adorei ter conhecido os outros assim.
A escolha da ordem dos contos foi genial, te faz querer ficar preso na leitura por tempo infinito.
E apesar de ter um conto triste no meio, isso não deixa a experiência negativa, na verdade, cria uma nova força.

Omi 27/06/2021

Sai de coração quentinho e rosto molhado
Pela primeira vez, consegui realmente me ver em um livro.
Com o primeiro conto, já fiquei extremamente apaixonado com o livro e soube dali que ele ficaria nos meus favoritos e que eu provavelmente vou reler ele milhares de vezes.
Sendo um homem trans e quase nunca tendo minha voz ouvida pela sociedade, ler um livro feito por pessoas de minha comunidade, que são como eu, e em com contos tão tocantes e bem escritos, eu realmente me apaixonei.
Recomendo para todos, seja cis ou trans, esse livro é uma real experiencia de aprendizado, seja dos outros ou de si mesmo.
Isabel.Rainha 27/06/2021minha estante
O amor da minha vida você. ???

Orochi Queen 04/09/2022

Boas surpresas
Esse livro é um daqueles confortáveis, que te dá um quentinho no coração, gostei bastante da leitura e achei bem fluído, apesar de serem histórias diferentes. Meu conto favorito foi o do Jonas Maria e as ilustrações são um show a parte.

Thér (@gatonaestante) 11/05/2022

Diverso!
Vozes trans é sensacional!

Cada história tem uma dinâmica -e eu diria até universo - diferente. Não tem como não se emocionar com cada leitura. E ainda acabar com um quentinho no coração.

Iara 22/08/2021

Ecoar e Transformar
Livro simplesmente maravilhoso!!!

Sou uma menina trans, apaixonada pela leitura, mas que nunca me senti tão abraçada por um livro quanto esse.

É lindo ver os livros apropriadas pela população transvestigenere como armas contra um cistema tão opressor. Em um mundo violento e que faz de tudo pra nos reduzir a caixinhas, uma das formas mais libertadoras de expressar o nosso ser é a arte.

Os quatro contos bem diferentes entre si, únicos, retratando um pouco da diversidade que a gente compõe.

Holopets e Cosplays e Match Point foram aquele tipo de história bem y.a. que a gente tanto lê, mas com os nossos corpos e dilemas representados com leveza, mostrando a beleza da amizade e afetividade. Amor é coisa de travesti sim e esses contos foram de deixar o coração quentinho, de fazer perceber que a gente merece amor por mais que as vezes não pareça.

Já o conto do Jonas Maria foi curto e extremamente intenso e provocativo, uma ficção muito mais real do que deveria ser, analogia perfeita pra descrever a nossa sociedade. Passei a ver o mundo de outro jeito depois de ler ele, reforçando a visão de gênero enquanto construção social e performatividade.

Por fim, é difícil descrever Dançamos pelo Céu Depois de Toda a Chuva. Pra resumi-ló em uma palavra: TRANSFORMAÇÃO. Tive uma história diferente da das personagens, mas também me identifiquei com elas em muitos aspectos. Foi lindo o jeito como a relação eu-sociedade e da personagem com a mãe foi descrita. Pode parecer uma escrita fabulosa, mas ela só imprime um pouco dos sentimentos e subjetividade de nossas existências, acredito que ele consegue pegar o leitor pelo emocional e expressar de forma bem profunda um pouco do que a gente vive.

Como Amara Moira disse muito bem, Vozes Trans faz parte desse nosso movimento de fazer história. É escrever um mundo diferente do que nos foi imposto e mostrar que somos muito mais do que dizem que somos.

Ele nos faz ver que a violência contra pessoas trans é motivada por termos a coragem de sermos quem somos em uma sociedade tão rígida em suas regras, que marginaliza qualquer ser que não as segue, por mais que não façam o menor sentido.

Portanto, é uma leitura essencial pra qualquer um que tenha interesse em se humanizar e cultivar empatia, se permitindo se transformar de dentro pra fora.
Ricarda Caiafa 22/08/2021minha estante
Apaixonada com sua resenha!!!

@dialogandohistorias 11/04/2022

Eu amei
Eu tenho dificuldades em ler livros de contos, minha leitura fica bem lenta, mas isso não quer dizer que o livro não seja bom.

Eu adorei muito os contos, principalmente os escritos pelo Jonas Maria e pela Brenda Bernsau, simplesmente maravilhosos.

Leitura necessária.

Gabriel Aleksander 14/07/2021

"Vozes Trans" apresenta vivências de pessoas trans em variados gêneros literários. - literagabs.com
“Holopets e cosplays” – Koda Gabriel

Definitivamente o que eu mais gostei no conto de Koda Gabriel foram as pontes que ele cria entre esse futuro onde Rafa vive e o nosso passado/presente, tanto através da referência do jogo Pacman ou por bordões, músicas e ditados populares comuns na nossa vida. Para mim foi importante ter esse elemento narrativo por ser justamente uma dificuldade me relacionar com histórias futurísticas, que muitas vezes me fazem sentir afundando diante daquele mundo completamente novo.

Além disso, o laço de amizade estabelecido entre os personagens vem para aquecer nosso coração e mostrar que são nessas relações que muitas vezes encontramos nossa melhor versão, e também temos o ponto de seguridade para mudar quantas vezes forem necessárias. E foi TÃO incrível acompanhar o processo de crescimento desses personagens, aprendendo sobre si e o mundo, e também sobre o que é amar alguém e nunca desistir dessa pessoa (mesmo que ela te dê uma completa surra no seu jogo favorito hahaha).

“Dançamos pelo céu depois de toda a chuva” – Brenda Bernsau

OKAY, PODEMOS FALAR RAPIDINHO SOBRE UM DOS MELHORES CONTOS QUE EU JÁ LI NA VIDA??

Brenda Bernsau entrou no meu radar imediatamente quando percebi que esse seria um conto com elementos fantásticos e do terror. A forma como a autora trabalha as analogias entre o lado místico da narrativa e pautas das vivências de pessoas trans no Brasil foi o que tornou a obra tão impactante e inesquecível para mim, principalmente no que diz respeito as mensagens principais da história: o amor, a amizade e a importância do acolhimento para a saúde mental e a cura de feridas que muitas vezes são abertas desde cedo e que podem parecer profundas demais para serem tratadas.

“Erro no cistema” – Jonas Maria

Assim como no conto anterior, “Erro no cistema” me conquistou completamente pela forma como relaciona elementos característicos de um gênero literário, nesse caso a ficção científica, e estabelece metáforas sobre as lutas que uma pessoa trans lida socialmente na realidade.

Aqui temos uma demonstração clara de como a sociedade luta por estabelecer um modelo de normatividade, com a justificativa de ser o natural, aquilo para o que todos somos programados, mas que no fim são baseados em manuais retrógrados, excludentes e violentos, pautados na supressão, e até mesmo a eliminação, de experiências que fujam do que é cisheteronormativo.

“Match Point” – Limão

Por mais que inicialmente essa história possa parecer sobre alguém sendo gratuitamente implicante com outra pessoa, logo fica claro que a narrativa é muito mais do que isso. Limão desenvolve a trama dessas duas personagens de forma profunda, trabalhando a importância do perdão e da empatia de entender que todos nós passamos por momentos em que nem sempre conseguimos tomar as melhores decisões e ter as atitudes corretas, as vezes por medo, raiva ou mágoa, sentimentos pelos quais essas personagens são movidas as vezes, mas que não as definem.

A delicadeza e complexidade empregadas nesse enredo me fizeram enxergar histórias com a proposta de enemies to lovers de uma forma diferente, já que eu costumo odiar 99% do tempo esse trope, me fazendo torcer com todas as forças para que o amor sobressaísse no final das contas.

Toda a antologia “Vozes Trans” faz jus ao seu título, e se torna um espaço onde vozes que geralmente são caladas possam ser ouvidas através das histórias aqui contadas. Além dos contos de autoria de Brenda Bernsau, Koda Gabriel, Limão e Jonas Maria, a edição também tem posfácio de Amara Moira e ilustrações de Lune Carvalho!

site: www.literagabs.com