Coração Destemido

Coração Destemido Sheila Guedes

Resenhas - Coração Destemido

1 | 2 | 3 | 4

Carolina 09/01/2024

?? Eu aprendi a admirá-la antes mesmo de aprender a amá-la.?
Finalizar essa trilogia com toda certeza está me deixando em um misto de alegria e tristeza?
Eu conheci essas obras há algum tempo, mas só dei uma chance agora entre o final e começo do ano e me arrependo muito, mas também fico feliz de não ter deixado passar mais tempo!
O último livro da série ?Mulheres do Brasil? vai contar a história de Maria Antônia e de Diego.
Baseado nos outros dois livros, eu via que Maria Antônia era muito destemida e colocava medo em quem cruzasse seu caminho, no livro que é destinado à ela eu tenho passei a ter certeza e posso deixar bem claro que a história dela me surpreendeu demais.
Maria Antônia mesmo podendo escolher qualquer outro nobre decidiu casar-se com um senhor de idade que já estava acamado, este então é pai de Diego.
Em um dos outros livros é citado em algum momento que o estado do pai de Diego foi provocado por ele e eu realmente não entendia qual seria o arco de redenção dele para se tornar o mocinho desse livro, mas tem! Sem muitos spoilers: Diego sofreu muito em um Brasil colônia que era regado de preconceitos.
A história dos dois vai engatar mesmo após a morte do ?marido? (hahaha) de Maria Antônia e ela, precisando de proteção, recorre ao seu ?inimigo? Diego.
Os dois vão passar a morar juntos na fazenda onde Maria se casou, fazenda essa que utiliza trabalho escravo. Maria Antônia sem nem saber é uma abolicionista, abomina qualquer ato de covardia quanto aqueles que estão presos em sua fazenda e busca sempre trazer conforto ou determinar de uma vez que os castigos não existiriam mais, e Diego, por motivos que são spoilers, também é contra, mas ele já se mostra um abolicionista em seu primeiro capítulo narrado.
A história dos dois não é fácil, a falta de diálogo deles por pura insegurança dificulta o relacionamento e também existe toda uma coisa social sobre eles, ela é a viúva do pai dele, o menor problema na vida deles.
Algumas aventuras que eles vivem são descritas no livro anterior, mas o que Maria Antônia passa nas mãos de um dos escravos que se tornou algo como um capataz na fazenda, sério, com toda a alegria e vivacidade que ela demonstra eu nem teria ido por esse caminho.
Eu fiquei com muito medo do final deles não ser tão feliz quanto um desejo do casal, mas tudo dá certo!
Acho que quem leu essa série e conseguiu tirar um pouquinho que seja do que a Sheila realmente quis transmitir, entende que não foi só um querer dela escrever justamente sobre o período da tentativa do embranquecimento no Brasil e dizer que três órfãs foram contra esse caminho. É mostrar que qualquer preconceito quanto à cor de pele, formatos de rosto ou qualquer coisa que seja discriminante, é desrespeitar nossas próprias origens. Jamais esquecer que o Brasil é como é através de sua miscigenação.

Tacia7 20/12/2023

PERFEITO
Coração Destemido, terceiro livro da série Mulheres do Brasil, fechou com chave de ouro! Sheila Guedes foi tão incrível ao escrever as histórias fortes e inspiradoras dos personagens, que com certeza, deixaram o meu coração Destemido e fez-me refletir, se estamos sendo indiferentes às questões sociais e injustiças. Nesse terceiro livro, nos é apresentado como a escravatura é ofensiva e desumana, como a maldade do homem pode ir além do que imaginamos. A autora nos apresenta também, a importância das lutas dos abolicionistas, para que o povo negro tivesse mais dignidade e liberdade. Maria Antônia e Diego (abolicionistas), personagens principais do livro, me encantaram desde dos livros anteriores. Pois já aparecem no primeiro e segundo livro da série. A autora foi de uma sensibilidade tamanha, ao abordar temas como a violência contra a mulher e infertilidade, vivenciadas pela Maria Antônia, e a discriminação, rejeição e traumas pelo Diego. Sem deixar de mencionar que o amor entre eles, começou a partir da admiração e respeito que um sentia pelo outro. Apesar que foi o casal mais cão e gato, que me fizeram rir, o tempo todo. Importante salientar, que apesar de serem livros independentes, aconselho a lê-los em sequência. Para mim, os três livros da série são preciosidades históricas da nossa Literatura Brasileira. Como os dois anteriores, cinco estrelas.

Jezinha 29/09/2023

Protagonista encantadora e independente
Maria Antônia é uma força da natureza. Acho que isso resume bem a personagem. Ao casar por conveniência com um moribundo, ela conhece Diego, o filho bastardo de seu marido e desde o primeiro olhar há uma chuva de faíscas entre eles e um desejo instantâneo brota também.

Apesar de acharem que são completos opostos, Maria Antônia e Diego são muito parecidos: ambos querem que os escravizados da fazenda tenham uma vida digna e é a compaixão pelo outro um dos fatores que os unem.

Maria Antônia é altruísta, ousada, leal e encantadora. Diego é um homem marcado pela mágoa do pai que vê em Maria Antônia uma rival que ele não consegue tirar da cabeça. Óbvio que cobiçar a mulher do próprio pai cria alguns problemas mas essa história nos surpreende com um plot bem legal. Enfim, amei todos os livros da série e quero ler mais livros da Sheila porque ela consegue me emocionar muito.

Lê Rocha 12/06/2023

Leitura necessária!
Foi emocionante ler um livro com tamanha bagagem histórico cultural, um livro com a coragem de desnudar nossos erros e preconceitos.

Maria Antônia e Diego lutam pela liberdade dos negros escravos num período colonial onde indígenas e negros eram vistos como mercadorias.

A autora corajosamente nos traz as crueldades cometidas e ao mesmo tempo em forma de protesto cria um conteúdo de empatia e liberdade!

Um amor arrebatador, uma luta contra a crueldade e preconceitos e acima de tudo a disseminação do amor ao próximo independente da cor, raça, cultura, religião e gênero.

Dondoca Literária 13/04/2023

Apaixonada Por Diego... Simples assim!
#DondocaResenha.

“O Amor não pede licença para se aboletar em nosso coração e tampouco está preocupado se o desejamos ou não. Eles simplesmente acontece.”

Maria Antônia, é uma mulher determinada que, após perder os pais teve sua criação em um convento de Lisboa. Contudo, para escrever um novo futuro, ela aceita se casar, através de um contrato, com um fazendeiro desconhecido que mora no Brasil.

Porém, ao conhecer o noivo, um senhor acamado, Maria Antônia fica na dúvida se aceita pedido, mas acaba cedendo. Ela só não contava que, o contrato estaria assinado em nome de outra pessoa, Diego Tavares, filho bastardo do noivo, um homem que ela detesta.

Diego, é um homem que carrega grande amargura. Filho de um mulher negra, que pagou com a vida por ter ousado amar um homem branco, ele não consegue perdoar o pai por essa covardia. Mas, ao longo dos anos ele canalizou essa dor, e fez uso dela ajudando na fuga de escravos.

Agora, disperso desse proposito, desde que soube do casamento do pai com mulher jovem, linda e tinhosa, Diego anda com pensamentos indecorosos sobre a moça.

Mas, o destino tem outros planos para ambos, e, se quiserem ficar juntos, precisão enfrentar grandes perigos.

🌹Esse é terceiro livro da, Série Mulheres do Brasil, e conta a saga três mulheres que tiveram o destino mudado, após embarcarem numa grande aventura, rumo a uma terra desconhecida, o Brasil, no período colonial.

Agradeço a autora, que de forma simples e objetivo, trouxe assuntos que fazem parte da nossa história, como a cultura de trazer mulheres brancas para diversificar a nossa raça, a escravidão e o abolicionismo.

Com uma escrita fluida e aquela vibe opostos que se atraem, nos divertimos e ficamos em agonia com a trajetória do casal, que batem de frente e se apaixonam ao mesmo tempo.

Os personagens são forte, bem construído e deixam sua marca por onde passa. Amei acompanhar a trajetória do casal, bem como rever os personagens dos livros anteriores.

Sheila, obrigada por me achar digna de conhecer suas histórias, saiba que amei cada página e já estou com saudades de Elisa, Catharina/Ataiai e Maria Antônia.

Att. Alda!

Janaina.Granado 23/12/2022

Lindo
Eu amei essa trilogia das Mulheres Brasileiras, a autora Sheila Guedes consegue nos encantar com essa "heroínas" fortes e destemidas, Maria Antônia é de longe a que mais tem o sangue quente para conquistar tudo o que deseja, mas será que será imune a um amor? Ainda mais um amor que começa de uma forma diferente? Leiam e descubram.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 09/11/2022

Resenha | @wingardiumlivros
Maria Antônia começa totalmente desacreditada no amor romântico. Pra ela o casamento é apenas um acordo entre duas partes. Sua maior prioridade é tomar as rédeas da sua vida e ela não vê a hora de controlar o seu destino.

O que ela menos esperava era encontrar o amor no homem mais teimoso - e lindo - que já conheceu. O que parecia ser um casal completamente improvável, se tornou perfeitamente possível no coração desses dois.

A leitura é bem fluida e gostosa. Adoro os cenários, os personagens e a maneira como eles falam. A minha única reclamação é que eles demoraram demais pra ficar juntos e algumas falas acabaram ficando um pouco repetitivas. Em muitas situações eles poderiam ter simplesmente falado sobre os sentimentos deles e tudo estaria resolvido, mas claro que a época justifica isso.

Eu adoro essa proposta que a Sheila traz nos livros com o Brasil colônia como plano de fundo e mais uma vez me apaixonei pelo casal, recomendo demais pra quem curte um bom romance proibido! E apesar de ser o volume 3, os livros da série Mulheres do Brasil podem ser lidos separadamente.

site: https://www.instagram.com/wingardiumlivros/

Bela 15/10/2022

Muito bom ler livro nacional
Apesar de ser um livro de época, por ser nacional trás aquele ar de casa que é muito bom, além de ser um bom romance e de levantar pautas muito interessante, por isso mesmo recomendo.

Allie 04/08/2022

Melhor dos três
Maria Antônia,a mais forte e interessante das protagonista sua trajetória foi muito legal de ver seu amadurecimento e luta pela liberdade

Mirela Ugioni 24/06/2022

Esse é o terceiro livro da série "Mulheres do Brasil" , e sem dúvidas o meu preferido. Assim como os outros dois a autora aborda a história de uma das órfãs que vieram de Portugal para serem noivas de senhores brasileiros, mas dessa vez ela retratou a escravidão e os abolicionistas. Durante os três livros as três personagens fazem parte da história umas das outras, o que dá uma visão bem ampla das perspectivas de todos os personagens.
Achei que ia ler um romance de boa (ingênua que fui, já deveria ter esperado ?) e passei o livro todo com um nó na garganta. Detalhe que li em uma noite ?

Daniel Lucca 09/06/2022

Romance de época sobre a escravidão
Uma história que prende o leitor do início ao fim. Sheila traz um romance de época muito bem escrito relatando alguns personagens históricos e revelando muito do que era o Brasil e de São Paulo em 1700.

Nesse livro traz a história de Maria Antônia e Diego, donos de uma fazenda de cana de açúcar, os dois revolucionam o período libertando os escravos e indo na contra mão da colônia.

Erika.Reis 26/05/2022

Minha nota é muito generosa
Eu pulei o segundo livro porque a premissa não me interessava e os personagens não me despertaram interesse. Então, li o terceiro com alguma expectativa já que a ideia era boa, mas me decepcionou bastante. Eu achei a escrita bem mais ou menos e a história corre muito rápido com vários acontecimentos jogados do nada. Parece que ela tira várias cenas de vários filmes e vai montando como uma colcha de retalhos, sem contar que as cenas parecem se encerrar ali e não possuem grandes consequências. O fato da Elisa aceitar sair com a filha pequena para passar dias ao relento em uma viagem cansativa para mim foi muito absurdo. Outro fato absurdo é a violência sofrida pela personagem principal DUAS VEZES por um personagem tão mal desenvolvido que chega a ser cômico. Sem contar que o casal não tem diálogo NENHUM. Só dei uma nota boa por causa das visões sobre liberdade e igualdade que são repetidas a exaustão. Mas de resto, muito ruim

Roberta.Rozin 21/05/2022

Lindo
Maria Antônia tem uma força que me emocionou demais, personalidade forte, ama o próximo de verdade e se doa sem reservas aos amigos. Todas as Três Mulheres dessa série são fenomenais. Cada uma nos representam em algum aspecto das nossas vidas.
Linda história, cenários maravilhosos, trama que nos envolve e fez com que eu me sentisse parte da história e amiga dos personagens.
Nesse livro a autora fala sobre a escravidão e todo o horror que esse período foi para o nosso país. É muito difícil ler sobre os sofrimentos que homens e mulheres sofreram somente por ter a cor da pele diferente.
Fala também sobre lutar contra as injustiças, em ser forte para manter, a qualquer custo, a verdade e o que é certo, mesmo quando parece ser impossível.
É uma história que nos mostra que ser um bom exemplo e fazer a sua parte, faz todo a diferença na vida de uma pessoa.
E claro, fala sobre um amor lindo, forte e turrão kkkk Maria Antônia e Diego são dois iguais na personalidade forte, com Deus medos e orgulhos, aos poucos vão deixando o coração falar mais alto.
Esse terceiro livro finaliza com chave de ouro três histórias de mulheres excepcionais que de muitas maneiras vai te emocionar e vai trazer algumas reflexões sobre o amor, a vida e o respeito ao próximo.
Amei. ??

22/04/2022

??
Nesse livro da Maria Antônia, vemos a força de luta pela liberdade, a força de uma mocinha corajosa, que percebe além de seu tempo muitas questões difíceis, e de forma linda e intensa vive de seu jeito próprio sua vida e seu amor

1 | 2 | 3 | 4