País da Noite

País da Noite Leona Volpe

Resenhas - País da Noite

aninha415 25/10/2021

nesse circo é uma honra ser palhaça.
Impecável, zero defeitos, fantasia do ano.
Confesso que comecei a flertar com Barbarel vendo posts no ig. Sempre aparecia pra mim e me deixou bem curiosa, até que resolvi matar a curiosidade e ler logo. Que escolha meus amigos!
Barbarel mistura tudo o que eu gosto! Folclore feérico? Temos! Circo Sombrio? Temos! Escrita fluída e rica? Temos! Personagens interessantes e enredo que prende? Temos! AutorA nacional? TEMOS!!!
Não sei nem descrever em palavras o quanto eu AMO a ambientação desse livro, o mercado goblin é simplismente encantador, e o Subterrâneo é definitivamente uma ótima construção de universo! Sobre os personagens, não tem nem o que falar, todos muito bem feitos e interessantes, vamos de heroínas imperfeitas à vilões charmosos. A parte descritiva desse livro é tão boa, que eu me senti lá, é extremamente vívido, todas as cores, cheiros, extremamente criativo! Leona, eu te venero! Reviravoltas atrás de reviravoltas, uma fantasia bem dark e carregada de pequenos detalhes, bem do jeito que eu amo! Esse final me deixou totalmente sem chão e já estou rezando pra voltar pra esse universo novamente. Definitivamente a revelação do ano! Recomendo até de olhos fechados!

Michelle 12/08/2021

Sensacional!
Literatura nacional da melhor qualidade!
O livro conta com ambientação e escrita impecáveis. Amei!!!

Nanda 28/11/2021

Uma fantasia bem planejada e executada
Adorei o recurso utilizado nas mudanças de cena (apesar de levar um tempinho para me acostumar), mesmo que confundissem um pouco a minha noção do que estava acontecendo na história - imagino que foi a intenção da autora para fazer o leitor sentir a desorientação de um lugar caótico como o subterrâneo.

Personagens foram bem feitos, o texto é bem escrito, embora precise de uma revisão gramatical para corrigir alguns errinhos.

Gostei da história no geral, embora tenha achado o final abrupto (não a parte do roteiro, mas sim da escrita), talvez tenha sido proposital para causar essa sensação, mas ainda assim considerei um pouco exagerado nesse caso.

É uma fantasia que foi bem planejada da história ao texto.

P. G. S. ZAGO 21/06/2021

Fantasia nacional misteriosa com uma narrativa impecável
"Um mundo de possibilidades a aguardava sibilante do outro lado, à espera apenas de que desse um passo a mais."

Barbarel, País da Noite, é o livro de estreia da Leona Volpe e introduz um universo fantástico onde criaturas míticas, como féericos e goblins, são reais, e sonhos, pesadelos e realidade se misturam de maneiras inebriantes.

Livremente inspirado no filme de 1986, Labirinto, e com referências maravilhosas da literatura fantástica, Barbarel é uma história fascinante sobre uma jovem que precisa enfrentar o apavorante Subterrâneo para desvendar o mistério sobre o roubo de algumas moedas do banco no qual trabalho e o desaparecimento da cliente à qual pertencem.

Ao começar a jornada, o viajante é introduzido a um guia prático sobre modos féericos e ao longo do percurso acompanha Cordélia, a jovem humana convidada por Meia Noite a conhecer o Subterrâneo e ingressar em Barbarel, um dos Países da Noite, em todos os seus desafios e devaneios, observando-a confrontar cada um dos itens da lista de boas maneiras féericas, os quais não consegue evitar infringir.

Em um inverso enigmático em que nada é o que parece, onde palavras são distorcidas e todos os truques e ilusões são possíveis para confundir e aprisionar, e todos são deveras obtusos a ponto de não inspirar confiança, o viajante precisa estar atento a todas as informações para não sucumbir aos subterfúgios ao lado da protagonista.

A narrativa da autora é impecável e muito agradável. Leona mantém o clima de tensão e mistério do início ao final do livro e deixa o viajante desconfiado da própria sombra, enquanto tenta desvendar os enigmas ao lado de Cordélia, inclusive os atinentes à própria, que se mostra tão obtusa quanto as criaturas que encontra pelo caminho.

"Cordélia não se via mais como a moça que descera da Superfície. A cada passo para dentro do Subterrâneo, em seus intermináveis círculos, mais claro ficava que nunca mais seria a mesma. Nada poderia impedir aquela metamorfose."

Em Barbarel é difícil discernir entre o que é ilusão e realidade, bem e mal, e é exatamente esse o grande encanto dessa obra, que faz questionar todos os conceitos ao mesmo tempo em que diverte e apavora, fazendo o viajante confrontar a fantasia e a realidade, enquanto tenta decidir qual delas é mais maligna.

A singeleza com a qual a autora descreve e aprofunda cada um dos personagens é impressionante, a ponto de tornar cada um deles um protagonista nesse enredo intrincado, em que uma simples aparição pode gerar milhares de desdobramentos para o deslinde da trama principal.

Os vilões também são dignos de nota, na medida em que assustam e aterrorizam, ao mesmo tempo que encantam e fascinam, fazendo o viajante questionar a natureza de sua maleficência.

"Eu estou encantado em ser seu vilão, mas, se quer um conselho, o Subterrâneo é o lugar perfeito para a aprender a escolher os seus inimigos. E, digamos, Cora, querida...que eu sou um inimigo muito valioso."

O aspecto mais inquietante dessa viagem por Barbarel é perceber que a linha entre bem e mal, aceitável e intolerável é muito tênue, e que, para pender a balança para qualquer dos lados, basta um simples passo em falso, ainda que atrelado à devida e justificável motivação.

"Eu vejo uma sombra dentro de você, implorando para sair e dançar com os meus demônios. Deixe-os valsar, Cora, querida."

Faça as malas e se permita duvidar de tudo e se encantar com tudo, quase na mesma medida, enquanto percorre os caminhos misteriosos do subterrâneo, deparando-se com criaturas inimagináveis e com aspectos impensáveis da mente - humana ou mítica.

Vamos viajar?

site: https://amochileira-bookpacker.blogspot.com/

@enightlibrary 25/06/2021

FANTASIA NACIONAL DIFERENCIADA
A escrita é bastante criativa, temos um mundo completamente novo, com personagens bem detalhados e uma trama mágica.

O livro lembra bastante a trilogia caraval e aconselho bastante a quem quiser conhecer uma fantasia com feéricos e outros seres.

O final deixa aberto a imaginações e achei bem legal.

Maria Clara 26/06/2021

Maravilhoso!!!
Apesar de ter sido uma leitura meio complicada pra mim (por não estar acostumada com algumas palavras) adorei o recorrer da história e a cada capítulo ficava mais encantada ainda.

Misturou circo com fadas, duendes, feericos, goblins, tudo de diferente num só lugar.

Adorei todos os personagens, principalmente a Cora e o Valentino.

Achei incrível e tô doida para ler o próximo ???

Iris 31/08/2021

Não foi uma leitura ruim...
... mas não foi das mais prazerosas.

Desde que vi uma frase da bell hooks que dizia algo como "escrevo para que minha mãe possa entender" (não era exatamente com essas palavras), toda vez que inicio uma leitura eu fico refletindo o quanto a linguagem da obra é inclusiva, o quanto interfere na nossa compreensão, tempo de leitura e até força de vontade em continuar.

No geral eu gostei da história, como uma aventura fantástica cumpriu bem seu papel, mas a linguagem foi algo que me incomodou e dificultou meu progresso, algumas vezes parecia que eu simplesmente tinha pulado de um acontecimento pra outro, sem conseguir acompanhar a transição.
Juliana.Rissardi 31/08/2021minha estante
Tbm reparo mto isso ao ler... As vz a linguagem me desmotiva mto. Só leio quando sou obrigada.

Maria.Clara 13/09/2021minha estante
Tô me sentindo desse jeito, tô perdida em algumas partes

Ticy 01/08/2022

País da Noite
Barbarel é um livro de fantasia nacional que prometia TUDO para uma história inesquecível. A capa é atraente e a sinopse é interessante, mas o que me chamou mesmo a atenção é o marketing que a autora fez.

A protagonista do livro é Cordélia, uma das funcionárias de um banco que é injustamente incriminada pelo roubo de algumas moedas de ouro e pelo desaparecimento da famosa ilusionista Vivienne.

Tendo se interessado pelo mundo das criaturas mágicas desde criança, aprendendo suas histórias e canções com sua babá apesar do ambiente abusivo em que cresceu, a jovem agora se vê presa num jogo do qual não pode escapar, envolvendo-se cada vez mais num mundo de segredos e mentiras a fim de salvar Vivienne e recuperar as moedas roubadas.

Apesar de sua proposta interessante, achei a história mal construída e confusa. A escrita da autora é boa, mas o modo como descreve os cenários e narra os acontecimentos é péssima, de forma que a protagonista parece estar em um lugar num segundo e em outro totalmente diferente no seguinte.

Não apenas isso, mas os eventos que marcam a história parecem extremamente desconexos. Vi alguém descrevendo-a como uma colcha de retalhos, e eu não conseguiria encontrar termo melhor para me referir a ela.

Quanto a construção de personagem, esse é outro ponto em que o livro deixou muito a desejar. A protagonista parece ser interessante a princípio, tendo um passado abusivo e esse seu inusitado interesse pelo reino feérico, mas eu senti que faltou personalidade nela, bem como profundidade aos seus relacionamentos com os demais personagens.

Há outros personagens, como Meia-Noite e Bel, que, por outro lado, são extremamente interessantes, embora eu quisesse que esse primeiro fosse melhor explorado.

Foi apenas lá pelo final que eu comecei a me interessar mais pela história, como se só então as engrenagens começassem a girar, mesmo que a reviravolta que tenha feito isso acontecer fosse bastante previsível, mas não vou dar spoilers.

O universo é amplo e interessante, e a forma como Cordélia vai quebrando cada vez mais das regras que são apresentadas no começo é algo de que eu realmente gostei, mas os diversos problemas que apontei fizeram com que essa fosse uma leitura bem cansativa.

De modo geral, País da Noite é uma história cheia de potencial que não foi aproveitado. Não pretendo ler o próximo livro, apesar do gancho deixado para este, mas espero que a autora corrija esses erros.

Jey Canavezes 10/01/2022

De longe é ruim de perto é péssimo
Peguei o livro porque gostei da premissa. Mas a escrita da autora é muito desconexa! Não consigo me lembrar de coisas que aconteceram porque não pareciam estar ligadas à nada.
É como se fossem cenas aleatórias costuradas em um livro.
Muita descrição de coisas sem necessidade e nenhuma informação relevante sobre os personagens.
Ela não mostrou quem são os personagens é só um grupo de pessoas fazendo alguma coisa que eu não sei o que é...
Nem o final me convenceu.
Beca 06/02/2022minha estante
SIM! Eu ainda estou tentando entender o que aconteceu

Camila1857 28/02/2022minha estante
Estou finalizando a leitura e meu sentimento é o mesmo...

Day 14/06/2021

GENIALIDADE NACIONAL
Eu nunca li nada igual...
A história foi muito bem construída, a escrita é totalmente envolvente, os mistérios foram muito bem desenvolvidos e os ganchos para o próximo livro foram perfeitamente colocados. Me vi presa nesse universo do início ao fim, criando diversas teorias sobre esses personagens tão intrigantes e hipnotizada pelos cenários/lugares descritos.
O único defeito dessa história é que ainda não tem a continuação...
Preciso dela agora!
Leona Volpe é incrivelmente talentosa!

Camila1857 01/03/2022

A vontade de ler o livro se deu pela sinopse... A história parecia ser maravilhoso e isso fez com que minhas expectativas ficassem gigantes.
O começo do livro de fato gerou uma certa curiosidade. Mas, quando entramos de fato na história, a narrativa fica confusa e parece a mistura de diversas histórias que foram jogadas ali sem uma organização.
Fiquei bastante decepcionada...

Isis 24/06/2021

Um mundo secreto, mistérios, magia, circo, enigmas... Leiam
O livro conta a história de Cora, que nasceu numa família extremamente religiosa e sempre teve um amor secreto por um mundo que não pertencia a ela, o mundo feérico. Esse mundo permaneceu como uma fuga da realidade pra ela, até que um tesouro sumiu do banco onde ela trabalhava, junto com uma cliente muito querida sua, e ela é a principal suspeita do crime. O destino de Cora à manda diretamente pra dentro desse mundo mágico, pra limpar o próprio nome e descobrir o paradeiro da cliente. O que ela não esperava era que o passado se desenterrasse tão facilmente no subterrâneo.

A história da Leona Volpe é simplesmente instigante, fascinante e te arrasta pra dentro dela, quando tu perceber já está atravessando espelhos e desvendando enigmas, passeando por labirintos e se apaixonando por esse mundo fantástico. A escrita é impecável, linda e gostosa de ler, a trama é bem pensada e o ritmo do livro é bem equilibrado pra nunca te deixar entediado, mas com cenas de ação bem pontuadas. Se preparem pra se apaixonar por todos os personagens e não confiar em nenhum.
Boa leitura, super recomendo

Cristina 02/11/2022

Uma fantasia que nos leva ao mundo subterrâneo povoado de seres mágicos, feéricos, globins? cheio de encantamentos, mistérios e surpresas.

O livro fala de Cora, uma simples bancária, que corre contra o tempo para provar que não cometeu um crime.

Ao longo da história vamos conhecendo um pouco mais sobre a pequena Cora, com uma infância bastante traumática, tendo apenas as boa lembranças de sua babá que contava histórias sobre o mundo subterrâneo.

Uma aventura com uma ambientação fantástica e personagens muito interessantes, uma verdadeira viagem pelo subterrâneo, com reviravoltas e muitas surpresas na jornada, sem sabermos qual a intenção de cada personagem.

Uma ótima leitura.

bruxadecopas 18/11/2021

Uma história bem original
O livro faz uma mistura louca (no bom sentido) do mundo real com um mundo completamente fantástico, onde as criaturas mais bizarras podem ser encontradas.

É possível se confundir em algumas partes, o universo fantástico da história tem diversos lugares e ambientações, além de muitas cenas rápidas acontecendo, personagens entrando, mas não torna a leitura difícil.

Recomendo com certeza! Esperando uma sequência.

Isadora- 09/01/2022

"Você não chama o fogo de mau só porque queima, não é?"
País da Noite é o primeiro volume de Barbarel, um livro nacional com muitaaa fantasia. Neste universo, temos um milhão de referências a criaturas de diversos folclores (tive que pesquisar vários termos durante a leitura, inclusive) e 295 páginas de pura loucura (quase literalmente). A partir do momento em que nossa protagonista, a banqueira Cordélia, entra em contato com o Submundo e as criaturas de lá, temos muitas descrições e situações difíceis de se entender de tão fantásticas. Acho que esse foi um ponto negativo na leitura; apesar de fazer parte do charme da história um pouco da confusão, muitas coisas não ficaram muito bem esclarecidas e eu não consegui entender se a Cordélia estava tendo um sonho, ilusão, uma lembrança ou se era uma vivência real. Outra coisa que particularmente não me agradou muito foi a estrutura do texto: a autora faz bastante uso de sujeito oculto nas frases e acho que isso torna a leitura um pouco confusa em um ambiente inventado que por si só já é confuso.

Contudo, se você der uma chance ao livro, pode se surpreender! Temos reviravoltas, traições e revelações nas últimas cem páginas e, quando dei por mim, estava terminando e querendo logo o próximo volume para ver o que ia acontecer. Acredito que a pesquisa para reunir tantas informações folclóricas e construir um universo que as abrigasse de modo tão criativo tenha sido extensa, então admiro muito a autora! A Leona Volpe também é desenhista, indico seguir o instagram dela (@volpe.leona) para acompanhar as postagens caso tenha curtido o livro, a estética é incrível e combina 100% com a história. Feliz por saber que existem escritores nacionais atuais dando vida a obras tão criativas e espero encontrar mais deles por aí! =)