Complexo de vira-lata

Complexo de vira-lata Marcia Tiburi

Resenhas -

Rodrigo Leão 06/03/2024

Otimo
Livro muito bom, com muita análise psicanalítica. Márcia realmente escreve muito bem e tem segurança em sua escrita.

Klebto 27/01/2024

Pequeno e Difícil
Gosto de livros que me fazem pensar, menos aqueles que me dispertam o sentimento de "acaba logo, pelo amor de deus"
A escrita é um tanto academica quanto opinativa. As referências quebraram grande parte da leitura, principalmente porquê nunca li Hamlet ou Édipo, era desgastante esses capítulos. Pra um público leigo, fica ruim de ler.
Em geral, eu gostei por me fazer pensar e das análises.

lipelimma 06/11/2023

⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

frsco 02/11/2023

Gostei bastante
Parece um convite de reflexão a todo momento sobre como fazemos e jogamos as coisas, como pensamos e sentimos e porque pensamos e sentimos! gostei muito

Lucy 13/09/2023

Corri lendo
Li correndo e o texto é mais complexo que eu imaginei, precisando compreender melhor conceitos basilares que eu n conhecia.
Farei releitura, visto que será de grande utilidade pra trabalho que estou desenvolvendo.
Hamlet como édipo moderno foi uma imagem bem interessante que eu já conhecia mas ainda não havia esmiuçado, ainda mais pelo viés da inveja.

Paola.Grossl 02/09/2023

Li esse em conjunto com uma amiga para usar de base para um trabalho de sociologia, ele é ótimo, abre os olhos, amplia a visão.
Só achei confuso em algumas partes, mas é uma ótima experiência.

Luiza 24/06/2023

Complexo de vira-lata
?A colonização age sobre as pessoas transformando-as em seres colonizados, o que só é possível por meio de processos de humilhação, cujo fundamento tem algo de místico"

Feng Huang 04/06/2023

Eu não sou o público alvo, mas é bom
O livro fala sobre o complexo do vira-lata, trata de assuntos como a humilhação brasileira e os brasileiros sempre se acharem inferiores em relação a outros países, mas não é só isso cerca de 70% do livro é uma introdução trazendo algumas analogias e comparações, para no final concluir tudo em um capítulo falando do complexo.

Traz muitas reflexões importante e o livro foi muito importante pra mim porque estou lendo alguns livro pra minha redação do ENEM.

Kecia.Viana 07/05/2023

Livro 29
Um tapa na cara em cada página virada... Muito aprendizado e autoavaliação!

Linguagem como método de dominação.

Elogio ao humilhador.

Linguagem e identificação.

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Complexo de vira-lata" de Marcia Tiburi é uma análise sobre a humilhação brasileira e como ela afeta a autoestima e a autoconfiança do povo brasileiro. O termo "complexo de vira-lata" foi cunhado por Nelson Rodrigues para descrever a tendência dos brasileiros de se sentirem inferiores aos estrangeiros, especialmente aos europeus e americanos.

Tiburi argumenta que o complexo de inferioridade do brasileiro é fruto de uma série de fatores históricos, culturais e políticos, que vão desde a colonização portuguesa até a dominação econômica das grandes potências mundiais. A autora aponta a falta de investimentos em educação, cultura e ciência como uma das principais causas do atraso do país em relação aos países desenvolvidos.

Além disso, Tiburi critica a mídia brasileira por reforçar estereótipos negativos sobre o Brasil e por promover a cultura de massa em detrimento da cultura erudita e regional. Segundo a autora, é necessário valorizar a diversidade cultural do país e investir em políticas públicas que promovam a igualdade social e econômica.

O livro apresenta também uma análise sobre a influência da globalização na cultura brasileira e como a cultura de massa americana tem sido disseminada pelo mundo, criando um padrão de consumo e comportamento que afeta negativamente a identidade cultural de muitos países, incluindo o Brasil.

No final, Tiburi defende a importância de se reconhecer e valorizar a própria cultura e história brasileira, e de se lutar por um país mais justo e igualitário, onde todos tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Dadá 15/02/2023

Perfeito e Necessário
O livro ensina muito sobre a humilhação e não apenas na atualidade, a autora nos dá toda uma narrativa histórica de como chegamos ate os dias atuais e como se faz presente no controle das maiorias contra as minorias.

Trazendo um pouco para os dias de hoje, percebemos o sentimento de que tudo que vem de fora é melhor que o de dentro. ex: funk- sempre criticado e tudo o mais, mas qndo um estrangeiro coloca a batida de funk todo mundo acha o máximo, anitta sempre sendo criticada e atacada ao invés de ser aplaudida por ter chegado onde chegou. o brasileiro tem esse complexo de inferioridade e tenta arrastar todo mundo para isso. Temos que lutar para reconhecer e valorizar tudo que temos e somos.

JAQUELINE.ARGOLO 12/02/2023

Pela superação da humilhação
O livro desenvolve aspectos relacionados aos processos de dominação (como a humilhação em todas as suas formas) e os sentimentos correspondentes (complexos de Colombo e de vira-lata) e uma análise chamado atenção para a necessidade de enfrentá-los: "Está na hora de superarmos.", é o chamado.

Rafael M. 14/12/2022

A inexistência do eu.
Já havia lido outro livro da autora, mas não tinha gostado muito.

Nesse nós podemos tirar uma reflexão sadia sobre a nossa posição como sociedade e indivíduos que se inserem nessa realidade.

Nossas inseguranças, incertezas e vícios, quando tratamos da nossa importância quando nos deparamos com o outro

Uma boa leitura para questionar algumas teses, caminhar sobre expectativas do que queremos ser, pensar sobre conflitos existenciais, entre outras coisas que deixo para quem quiser ler a obra.

@pedroliterario 07/12/2022

Muito acadêmico.
Quem nunca falou que o Brasil e o brasileiro tem complexo de vira-lata? Atribuída ao dramaturgo Nelson Rodrigues, a expressão quase clichê de nossa sociedade ganhou um livro só pra ela com a proposta de explicar esse traço tão explícito da personalidade brasileira.

Sempre que leio um livro ?técnico? me questiono o quão acessível ele é para os leigos e para a população em geral. Apesar da boa fundamentação da autora, Márcia Tíburi, ?Complexo de vira-lata: uma análise humilhação brasileira?, peca pela burocracia da linguagem ora acadêmica, ora opinativa.

Com texto árido e duro, lemos a dissecação e revisão dos complexos de Édipo, Hamlet e Colombo como base fundamental para compreendermos o nó de marinheiro que é a sociedade brasileira - e nossa postura de criaturas humilhadas e subalternas, sempre em busca de parentescos fantasiosos, e até fictícios, com uma Europa distante.

Se o livro se pretende mais acadêmico, sobram comentários por vezes vazios, baseados em lugares-comuns ditos por aí. Por exemplo, na página 168, qual a função em dizer que sujeitos éticos estão ?cada vez mais raros entre nós?? Compartilho da percepção da autora, mas não posso afirmar que seja uma verdade absoluta.

Ao final, temos o pote de ouro que dá nome ao livro: a análise e explicação do conceito do complexo de vira-lata. Senti falta de um espaço maior para teorizar sobre ele, mas a costura é bem arrematada e, ao terminar a leitura, fico com uma sensação de reconhecimento e consciência. É um livro importante, necessário, mas chato e pouco propositivo em termos práticos.

?? Nota: 3,5 de 5
? Páginas: 196

#pedroliterario #bookstagram #livros #leitura #literatura #literaturabrasileira #complexodeviralata #sociologia #antropologia #psicanalise #psicologia #marciatiburi #leitor #leitora

Gabriele 04/12/2022

Excelente reflexão
O livro ensina muito sobre a humilhação e não apenas na atualidade, mas como ela foi construída e estabelecida ao longo dos séculos por colonizadores e como se faz presente nas maiorias sobre as minorias. Muitas coisas que antes eram incompreendidas por mim fez muito mais sentido após essa leitura.

Uma linguagem muito acessível, de fácil compreensão.