Escravidão

Escravidão Laurentino Gomes

Resenhas - Escravidão - Volume II

Rosangela Max 20/09/2021

Dando sequência ao ótimo trabalho do primeiro volume.
Muito interessante ler sobre a Corrida do Ouro e sobre as consequências dela no Brasil colonial. Mais interessante ainda ver que, quando a cobiça e ganância entram em jogo, não há distinção entre classes, raças e crenças. Todos se tornam ?selvagens? e Minas Gerais, naquela época, era uma terra sem lei.
E foi desde aquela época que a corrupção virou uma rotina no Brasil, praticada até hoje da mesma forma escancarada de séculos atrás.
Neste sentido não houve retrocessos pois, para tal, teria a necessidade de que algo evoluísse nesse aspecto.
Esse é apenas um dos vários temas abordados neste volume. A riqueza de detalhes impressiona.
JurúMontalvao 20/09/2021minha estante

Ícaro 22/09/2021minha estante
Tony Ramos de cabeça pra baixo, muito pelo contrário, havia muita distinção de classes, raças e crenças!

Chico 02/02/2022minha estante
As únicas coisas que mudaram, foram as datas, as práticas corruptas de todas as classes sociais são as mesmas. Que triste, mais de 500 anos e nada mudou

Jorge Luiz da Silva 24/08/2023

O melhor livro da trilogia
Os três livros nos dão uma verdadeira e sensacional aula sobre a nossa triste história, no entanto quero destacar esse volume 2, como o melhor da trilogia.

Raphael Trivelati 29/02/2024

A escravidão vista de dentro do Brasil
E com esse prisma que o autor se vale oara esse segundo volume. Com uma ênfase na decadência da economia baseada no açúcar e no descobrimento de ouro e diamantes no Brasil, o autor explora através de muitos fatos e relatos para nos mostrar um panorama desta epoca. Sempre com um estilo jornalístico de fazer história o livro é uma ótima obra.

José Marques 11/07/2021

Escravidão vol. 2
Escravidão vol. 1 foi o primeiro livro que li do Laurentino Gomes e ali tive uma certeza: iria ler todos os livros do autor, principalmente a sua trilogia 1808, 1822 e 1889.

No vol 1, Laurentino nos mostra o início de tudo, desde o primeiro leilão de escravizados em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, esmiuçando a sua evolução até o seu estabelecimento.

Agora no volume 2, somos apresentados num contexto de escravidão já bem estabelecida, no seu ápice, a partir da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de Dom João VI ao Brasil.

Aqui encontramos como o escravizado se encaixava dentro da colônia e suas formas plurais de tentativa de sair ou amenizar o sistema que os prendiam.

Como no primeiro volume, Escravidão vol. 2, nos traz mais histórias de pessoas, escravizados ou não, que fizeram da sua existência uma marca, positiva ou negativa, na contextualização desse período nefasto. Você irá conhecer um pouco da emblemática Chica da Silva, Tiradentes, Luiza Soares, entre outros tantos personagens anônimos ou não.

Precisamos cada vez mais debater como o racismo se manifesta no Brasil e para isso, precisamos entender ainda mais a complexidade da sua origem com a escravidão.
Iracy 11/07/2021minha estante
Ahhhh laurentinooo é muito bom, não vejo a hora de ler 1822

José Marques 11/07/2021minha estante
Iracy essa trilogia dele é fantástica.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Escravidão: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil" é o segundo volume da trilogia "Escravidão", escrita por Laurentino Gomes. Lançado em 2021, o livro aprofunda a investigação histórica sobre a escravidão no Brasil, abordando o período entre a corrida do ouro em Minas Gerais e a chegada da corte portuguesa ao país.

Laurentino Gomes, renomado jornalista e escritor brasileiro, é conhecido por suas obras de não-ficção que trazem uma abordagem acessível e envolvente para a história do Brasil. Em "Escravidão #2", ele utiliza uma extensa pesquisa documental para apresentar ao leitor um retrato detalhado e impactante da escravidão no país durante esse período específico.

O livro está dividido em capítulos que exploram diferentes aspectos da escravidão no Brasil colonial. Laurentino Gomes narra os eventos históricos com fluidez e contextualiza-os dentro do panorama social, econômico e político da época. Ele descreve o cotidiano dos escravizados, as condições de trabalho nas minas de ouro, os aspectos da vida urbana e rural, bem como os movimentos de resistência e as lutas pela liberdade.

O autor também examina o papel da escravidão na economia do Brasil e suas consequências sociais. Ele discute a importância do trabalho escravo na acumulação de riqueza e na formação da sociedade brasileira, além de abordar a influência do sistema escravista na construção de instituições políticas e culturais.

Uma das contribuições mais valiosas do livro é a atenção dada às vozes e histórias dos próprios escravizados. Laurentino Gomes utiliza registros históricos, documentos oficiais e relatos de época para trazer à tona as experiências e os sentimentos daqueles que viveram sob a opressão do sistema escravista. Essa abordagem humaniza a narrativa e dá uma perspectiva mais completa e empática sobre o tema.

A escrita de Laurentino Gomes é envolvente e fluida, o que torna a leitura acessível mesmo para aqueles que não têm um conhecimento prévio aprofundado sobre o assunto. O autor consegue equilibrar a análise histórica com a narração de eventos, criando um relato cativante que prende a atenção do leitor do início ao fim.

"Escravidão: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil" é uma obra de extrema importância para a compreensão da história do Brasil e do legado da escravidão. Laurentino Gomes oferece uma pesquisa abrangente e uma narrativa envolvente, trazendo à tona questões essenciais sobre a construção social, econômica e cultural do país. É um livro indispensável para estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre esse período sombrio e fundamental da história brasileira.

Em resumo, "Escravidão #2" é uma obra impactante e imprescindível. Laurentino Gomes apresenta uma pesquisa histórica cuidadosa e uma narrativa envolvente que exploram os diferentes aspectos da escravidão no Brasil entre a corrida do ouro em Minas Gerais e a chegada da corte portuguesa. O livro oferece uma perspectiva ampla sobre o tema, humanizando as histórias dos escravizados e destacando o legado duradouro desse período em nossa sociedade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Arthur 04/08/2022

Pode repetir os elogios do volume 1?
Esse livro é uma ótima continuação do volume dois, com mais dados, fatos e informações do século XVIII, tão detalhados quanto o anterior, destrinchando momentos até que a escravidão vai ficar insustentável. E o interessante é abordar três possíveis motivos para o fim dela...
Lucas990 14/08/2022minha estante
Essa trilogia é muito bem feita!

Arthur 14/08/2022minha estante
É demais, tô só dando um tempo lendo o 4º livros dos Jogos Vorazes pra começar o 3º de Escravidão.. ?

Lucas990 08/08/2021

Mantendo a mesma seriedade e cuidado do primeiro volume da trilogia, Escravidão ll é um livro necessário para se conhecer ainda mais o passado escravista do nosso país e da nossa própria história.
Laurentino Gomes, como sempre, faz um excelente trabalho jornalístico aqui, com muitos detalhes, curiosidades e fatos históricos. Deveria ser leitura obrigatória.

ToniBooks 28/06/2021

Os Ensaios de Laurentino
Termino o segundo livro da trilogia "Escravidão" agradecendo a Deus por ter posto ânimo no autor a fim de que ele entregasse a nós, leitores, uma obra diferente. Sim, digo diferente não só pelo estilo da escrita, mas, sobretudo, em razão do olhar jornalístico impresso por Laurentino Gomes. Vale destacar que o fato do criador do livro ser jornalista de formação não explicaria por si só o viés imparcial que marca a obra. Por isso, "Escravidão II", a exemplo do primeiro livro da série, é antes de tudo um documento para consulta e um relato objetivo das nuances e idiossincrasias do período escravocrata que tanto marcou e infelizmente ainda marca a nossa vida brasileira. Ao final da leitura desse livro, temos a sensação de que várias instituições e convenções, muitas delas nefastas, ainda influenciam as relações de poder e causam danos à sociedade herdeira do sistema colonial.

ANDER CELES 08/10/2023

Senti falta de mais informação sobre personagens históricos
Quando li o primeiro volume dessa trilogia, achei a escrita do Laurentino muito boa. Bem tranquila, nada carregada, o que por muitas vezes acontece com os escritores de livros históricos. Mas acontece que o Laurentino não é um historiador, mas um jornalista. Então sua escrita é menos acadêmica, o que eu adoro.

Mas acho que neste segundo livro da trilogia o Laurentino usou muitas vezes uma escrita muito técnica. Por exemplo, os dados, números, localizações, produtos vendidos...essas informações apareceram com muita frequência na escrita. Claro que esse tipo de informação é importante, mas aqui deu uma pesada de mão.

No começo do livro, acho que trouxe bastante da escrita que veio no primeiro, com informações interessantes sobre os acontecimentos da época.

Uma outra coisa que deixou a desejar foi a falta de informação sobre personagens históricos muito importantes. Por exemplo, quando foi escrito sobre Chica da Silva, eu tava esperando muito por aquilo. Achei que iria ter mais informações, mais detalhes. Mas foi tão curtinho, um capítulo bem pequeno, sr comparado com outros. É isso que não gostei, pq tinha outros assuntos tão mais enfadonhos e técnicos, sobre pessoas muito desconhecidas, e que tiveram muito espaço. E sobre essa personagem super interessante, foi dada uma pincelada.

Mas é claro que, como valor de informações históricas e trazendo muito para a contribuição do estudo sobre a escravidão no Brasil, esse é um livro muito bom.

Julia.Miquelini 02/02/2022

Escravidão
Segundo livro de uma trilogia, que tem me ajudado muito a entender toda a história da escravidão! Recomendo a leitura, Laurentino escreve de maneira clara e fácil de entender!

Saulo 08/08/2021

Série fantástica
Sem palavras para descrever este livro é está série.

Escravidão possui tantas fontes, uma riqueza incrível de informações e pesquisa, que em minha opinião já a transforma em uma das grandes séries da literatura nacional.

A história do maior crime da humanidade merece ser contada dessa maneira, quebrando muito de nossas generalizações e instigando a saber mais sobre o tema. Alguns capítulos são tão incríveis que li 2 ou 3 vezes para conseguir pegar bem o espírito

Assim como o primeiro volume, nota 10

david andriotto 07/01/2022

Escravidão II foi, de longe, o melhor volume desta trilogia - até agora - e também o que mais gostei dentro do catálogo do laurentino. Atrasei o início da leitura, mas quando comecei li numa semana. O tema escravidão é sempre difícil de se abordar e de se ler. Mas como sempre, o autor o trata da melhor forma possível, fazendo jus à sua coleção de jabutis.

Tuninho 06/01/2024

Escravidão volume 2 é um livro que todo brasileiro deveria ler. Já li io primeiro volume e é excelente, igualmente a esse segundo. O sofrimento que os negros sofreram desde que começou o tráfico humano nos séculos XVI até o XIX foi o cruel que a humanidade testemunhou. Indo agora para o terceiro volume. Recomendo a leitura.

Marcia 02/07/2022

Minhas impressões sobre o livro
Não foi fáci!! Finalizei minha viagem pelo Brasil de do sec XVIII com esse livro incrível.
Livraço!! Desejo que todos leiam. Eu aprendi muito nesse livro e em vários momentos desejei que fosse ficção. Muitos fatos eu não tinha ideia e me assustei. Exemplo foi no capítulo em que nos conta sobre a África, os locais de onde eram negociados os escravos, conta sobre o tráfico, de onde saiam e como era a situação lá. Meu Deus! Não consegui evitar as lágrimas. Como o ser humano é cruel.
O cenário no Brasil e fora dele nos é descrito com tanta riqueza que nos sentimos lá, visualizando tudo, sofrendo e aprendendo muito. O capítulo sobre o ouro, a corrida pelo ouro é de arrepiar.
Também vamos conhecer como eram as famílias dos escravos, como formavam, saber sobre as alforrias, escravidão nos campos e na cidades, festas, religião e sua influência nos costumes ocidentais e muito mais. Incrível!
Recomendo demais a leitura

Rick Shandler 16/01/2024

Escravidão II - Laurentino Gomes
A segunda parte da trilogia de Laurentino Gomes aborda o auge da escravidão, durante o século XVIII. Não coincidentemente, aborda também o auge do colonialismo no Brasil com a descoberta de ouro e diamantes. Escravidão II esmiúça a relação única que nosso país teve com a escravidão, relação essa que deu origem ao Brasil que conhecemos hoje.

A descoberta de minas de ouro e diamantes em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás redesenhou o mapa do Brasil. O foco da escravidão que era o nordeste passou a ser o centro e sudeste do país, sendo o porto de Rio de Janeiro o grande centro de transações, recebendo escravos da África e mandando ouro e diamantes para Portugal. Essa mudança acabou por mudar também o próprio processo de escravidão.

Ao longo do século XVIII a escravidão no Brasil passou por diversas mudanças importantes. Houve a troca do ambiente rural para o urbano, com uma dependência cada vez maior dos escravos para toda e qualquer atividade. Três séculos de escravidão acabaram por mesclar a cultura africana ao nascente Brasil. Festas, irmandades, práticas religiosas bem como fugas, rebeliões e quilombos passaram a moldar nossa futura nação.

É nesse caldo cultural que surge o Brasil. A corrida do ouro e dos diamantes, tendo por base o trabalho escravo, levou a um crescimento exponencial de nosso país, o qual aos poucos passou a não ser mais uma mera colônia de Portugal. Portugal tornou-se durante o século XVIII cada vez mais dependente do Brasil. O fortalecimento da aristocracia brasileira e a forte dependência de Portugal começam a criar um ambiente propício para a cada vez mais próxima independência, que com a vinda da família real tornaria-se um processo inevitável.

Laurentino Gomes em Escravidão II detalha cada um destes processos. Das mudanças na escravidão a assimilação da cultura africana, passando pelas revoltas e rebeliões que marcaram o século XVIII. Vemos, de Tiradentes à Chica da Silva, a história do Brasil como ela é, pautada pela escravidão. Tem que ler.