O Grande Livro dos Vampiros

O Grande Livro dos Vampiros Stephen Jones

Resenhas - O Grande Livro dos Vampiros

Rosangela Max 30/10/2021

Deixou a desejar.
Possui contos variados, mas poucos se referem diretamente ao tema vampiro.
Tem uns 3 contos bons. O resto é medíocre.
Não recomendo.
Thales Duart3 10/08/2023minha estante
To lendo agora. O conto 1 foi ruim. O 2 é péssimo. O 3 foi ok. Agora vou pro 4

Queria Estar Lendo 05/08/2021

Resenha: O Grande Livro dos Vampiros
O Grande Livro dos Vampiros é uma das mais importantes obras com a temática e foi lançada aqui pela Pipoca e Nanquim - que cedeu este exemplar em cortesia para resenha. O livro reúne 35 contos de escritoras de ficção sobrenatural de todo o mundo.

Para quem, assim como eu, nunca vai ter o suficiente de histórias de vampiros, esse é o livro perfeito para se ter em casa. Acho importante avisar que alguns dos contos têm violência física e sexual, e outros exploram perturbações psicológicas que podem ser gatilho para algumas pessoas. Com exceção do estupro em um conto específico, nenhuma cena me soou gratuita, no entanto. A violência e o controle que os vampiros exerciam sobre as pessoas estavam ali para mostrar que eles nem sempre são bonzinhos, como algumas histórias gostam de romantizar.

E que nem sempre são os vilões também, como outras histórias mostram. O conto da Anne Rice, por exemplo, A Destruidora de Lares, explora a questão do legado, com a protagonista herdando um antigo casarão e o pedido do pai de que o destrua, porque algo maligno ronda aquele lugar. Mas, ao conhecer o tal lugar, ela se apaixona por ele - e descobre que, de fato, havia algo de sombrio entre suas paredes. Uma entidade vampírica que nada tem de ruim além da própria solidão.

Gostei de como cada autora trabalhou um diferente tipo de nuance com seus vampiros e suas tramas. São contos criativos ao extremo, e tem um texto de abertura em cada um deles apresentando a autora em questão, sua vida e obras e o motivo que a levou a escrever tal conto. Aquelas que já morreram deixaram relatos do porque os vampiros as fascinaram tanto; as que estão vivas, o que esse convite contribuiu no desenvolvimento da história que queriam contar.

Serviços Prestados, da autora Louise Cooper, me surpreendeu bastante. Acompanha uma mulher que não acredita em vampiros sendo confrontada por uma. A vampira oferece o que mais ninguém pode lhe dar: a salvação ao marido com uma doença terminal. O que se sucede depois do trato acordado é surpreendente, porque lida bastante com a questão do "mito se tornando tão real que está dentro da sua própria casa, bagunçando a sua vida".

São trinta e cinco contos recontando o vampirismo às suas mais infinitas possibilidades. Como eu disse, há vampiros vilões, mocinhos, coadjuvantes, meros figurantes que aparecem em um momento para chocar e então para perturbar pelo resto da história. Há vampiros investigadores, caça-vampiros, vampiros de mentirinha totalmente influenciados pelo desejo de ser um.

O Grande Livro dos Vampiros é um ode aos nossos sanguessugas favoritos da ficção, e eu adorei como todas as histórias exploraram o que eles são, o que representam e o que podem acrescentar em uma história fantasiosa com suspense, desejo e horror. Destaque para os meus favoritos, além daqueles dois já citados: Quando Gretchen era humana, de Mary A. Turzillo. Uma questão de patrocínio, uma história de Saint-Germain, de Chelsea Quinn Yarbro. Ano Zero, de Gemma Files. Almoço no Charon's, de Melanie Tem. E Assim vai-se o mundo, de Caitlín R. Kiernan.

A edição entra pra lista das mais bonitas que tenho na estante. Eu amo essa capa de histórias de horror clássico e como ela passa bem a ideia que todas as histórias traduzem. A diagramação é ótima, os contos têm espaçamento bom e uma boa quantidade de páginas cada um. Gostei também da tradução de Dandara Palankof; é um trabalho que, no geral, se encaixa muito bem em edição de luxo. O tipo de livro que em questão de conteúdo e de dedicação da editora encantam demais.

Para quem tem saudade de ler histórias diferentes e inusitadas sobre vampiros, O Grande Livro dos Vampiros é um exemplar que vale muito a pena ter na estante. Passa nostalgia e ainda te encanta com contos criativos de grandes nomes da literatura mundial.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/08/resenha-o-grande-livro-dos-vampiros.html

Roberto Ramos 12/02/2022

O GRANDE LIVRO DOS VAMPIROS
Fazia algum tempo que não desejava tanto terminar a leitura de um livro. Não por ter gostado, sim por ter sido uma leitura cansativa e enfadonha.
Quase todos os contos carecem de brilho literário. Chatos e óbvios. São releituras e reinterpretações do mito do Vampiro, porém para por aí. Tentativas pífias de dar uma nova roupagem a algo já desgastado de tanto uso.
Apontando, talvez meia dúzia de contos, que nem chegam a ser bons, não gostei de todo o resto, sem contar que tem contos que nem são sobre vampiros ou algo próximo. Jogados no livro simplesmente para dar mais volume a obra.
As autoras são lardeadamente premiadas, mas como escreveu alguém sobre esse livro - Parece que os contos estavam guardados no fundo da gaveta e após tirar o pó foi publicado -
Me senti lesado no bolso e no tempo. Só que preferi ler todo o tomo, já que comprei, senão seria mais deprimente ter que desistir de ler um livro tão caro.
O que posso dizer a favor da obra é a curadoria da editora Pipoca & Nanquim; miolo de excelente qualidade. Separação dos contos com rápida piscadela para a biografia das autoras, capa dura bonita. Diagramação perfeita. Sem erros ortográficos ou qualquer outro.

Diego Rodrigues 27/12/2021

Vampiros para todos os gostos
Um dos mais aclamados nomes do horror, Stephen Jones nasceu em 1953, em Londres, Inglaterra. Ao longo de sua prolífica carreira, editou e organizou coletâneas de mestres como H. P. Lovecraft e Robert E. Howard, trabalhou também com Clive Barker, Neil Gaiman e Stephen King, e fundou a "Best New Horror", coleção dedicada à autores contemporâneos e que hoje já conta com mais de 30 volumes publicados. Angariou uma extensa lista de premiações, entre elas o World Fantasy Award (4 vezes), o Bram Stoker Award (6 vezes) e o British Fantasy Award (incríveis 21 vezes!). Seus serviços prestados ao gênero lhe renderam um prêmio da Horror Writers Association, "pelo conjunto da obra". Hoje, o nome de Jones já é sinônimo de horror, sendo impossível separar uma coisa da outra.

Compilado pelo lendário editor britânico, "O Grande Livro dos Vampiros" reúne 35 contos vampirescos escritos por mulheres. Trazida ao Brasil pela editora Pipoca & Nanquim, a obra preenche uma importante lacuna para os fãs do gênero, uma vez que traz algumas autoras nunca antes publicadas por aqui e nos permite acompanhar de perto a evolução do mito do vampiro no campo da literatura ao longo dos anos, cobrindo um período que vai do século XIX até o início dos anos 2000.

Sabe aquela máxima de que "história de vampiro é tudo igual"? O livro de Jones põe essa equivocada teoria abaixo e mostra porque o mito do vampiro é uma fonte inesgotável de inspiração. Aqui temos vampiros para todos os gostos! O livro abre com Anne Rice e segue oferecendo um vasto cardápio de autoras premiadas no exterior, mas que não são tão conhecidas por aqui. As histórias não se diferenciam apenas por sua data de publicação e nacionalidade da autora, mas também pelo gênero. Enquanto algumas se aproximam mais daquele horror gótico (estilo "Drácula"), outras apostam no suspense e no mistério, às vezes até flertando com o gênero policial. Outras ainda tomam um caminho diferente, dando ênfase a perversidade humana em detrimento ao sobrenatural (nesses casos sobram até algumas críticas sociais). Há ainda aquelas que têm uma pegada de scifi e aquelas que exploram contextos históricos (como a Revolução Francesa e Segunda Guerra Mundial, só pra citar alguns exemplos). Mas, seja qual for a época e o contexto, sangue e sensualidade não irão faltar! São mais de 700 páginas com histórias curtas e gostosas de se ler à noite.

Quanto a edição, segue o selo PN de qualidade que a gente já conhece: capa dura, fitilho, folhas amareladas e boa diagramação. O livro ainda conta com prefácio de Ingrid Pitt e cada conto é precedido por uma breve biografia de sua autora. A arte de capa é assinada por Wagner William e remete a filmes e revistas pulp. Todo o projeto gráfico casa muito bem com a proposta do livro de Jones.

Foram meses de leitura, isso porque gosto de degustar aos poucos esse tipo de coletânea, mas esse é um livro relativamente fácil de se devorar. Como é natural em uma antologia, o livro tem seus altos e baixos, e alguns contos acabam sendo ofuscados pelos demais. Fica um pouco difícil comentar conto a conto aqui, mas no geral foram poucos os que não me agradaram. Pelo menos menos uma dúzia dos contos é excelente, com destaque para: "Bem o Tipo Dele", "A Bondosa Lady Ducayne", "O Corvo Cativo", "A Escadaria Noturna", "Jack", "Para Sempre, Amém", "Serviços Prestados" e "Versão Pirata".

Me surpreendi bastante com as diferentes abordagens que cada autora deu ao mito do vampiro. Confesso que no início estava com um pouco de receio do livro soar repetitivo, mas isso não acontece. Muito pelo contrário, a cada conto lido a gente se sente impelido a já partir para o próximo. Apesar de gostar do tema dentro da cultura pop, não imaginava haver tantas possibilidades. O livro de Jones realmente entrega o que promete, é uma peça indispensável para os fãs do gênero e acredito que também irá agradar aqueles leitores de primeira viagem que querem dar os seus primeiros passos na literatura vampiresca. Ao que parece, a editora pretende trazer outros de seus compilados pra cá e fico feliz em saber disso. Que venha mais Stephen Jones e que venham mais autores inéditos por aqui! Os fãs de horror agradecem.

site: https://discolivro.blogspot.com/

edisik 03/07/2021

Ótimo
Ótima coletânea de contos sobre vampiros. Tem para todos os gostos.

Nenequest 06/01/2023

Divertidos contos
Não senti tanto medo como queria (sou meio cagão, mas adoro essa sensação), mas me diverti muito. Alguns contos me lembrou a sessão da tarde, com os filmes impróprios que passava na época.

Leitura para descontrair.

ThayAvalon 30/10/2023

Os últimos contos aqui, eu não vou descreve-los, pore foram os que eu mais gostei .
O livro em si é muito importante pra que adora cultura de vampiros e ainda mais escrito por mulheres, é bem escrito por mais que alguns eu não tenha me identificado tanto, não sei se por conta da tradução, ou por conta de realmente eles não terem um final satisfatório. No mais vale muito a pena e adoraria revisitar em algum momento bem futuro.

"Cor de abóbora sangue - Kathryn Ptacek : Um sanatório , dois amigos e uma mulher misteriosa que mata a quem ela chega perto, porém somente um homem parece conseguir ve-la, até que ela o pega . Cidades adormecidas - Wendy Webb : 1974, uma escavação , os agricultores pareciam regar a terra para frutos, mas os escavadores não sabiam que os frutos eram eles , como forma de manter adormecido, algo que ameaça o vilarejo. A casa assombrada - E.Nesbit : Já havia lido, um cara vai se hospedar na casa de um amigo, chegando lá o anfitrião diz ser parente e esse amigo nunca chega, no final o cara era uma espécie de Dr. Frankstein e queria o sangue para se manter vivo, mas de forma por transfusão de sangue .. Manjar turco - Roberta Lannes : menino encontra um velho estranho que parece querer levar seu amigo embora, ele acaba indo no lugar do amigo para uma casa estranha onde uma mulher ( meio que o droga) o faz ter revelações sobre quem seriam mesmo, sua amada tia e amada mãe , que as duas mentiam pra ele todo esse tempo sobre suas profissões e sobre o paradeiro do seu pai de verdade. Meio que seria uma velha, que suga a energia vital e inocência do garoto . A vênus surgindo das águas - Tanith Lee : uma pintura que ganha vida todas as noites e parece sugar a essência vital do seu dono e admirador. Ano zero - Gemma Filés - 1793 , revolução francesa e um vampiro que perde a memória, e luta na guerra e seu modo é bebendo o sangue dos inimigos . A bondosa lady Ducayne - Mary Elizabeth Braddon ( eu amo esse conto ). Ama rica e "bondosa " senhora procura jovens na flor da idade para serem suas damas de Cia, e ocasionalmente centenas delas voltam pra casa debilitadas e muitas nem voltam...." excluir | editar
"A consequência - Janet Berliner -Uma historia sobre uma filha de Lilith que se passa em 1197, onde a criança nascera vampira. Uma entre milhões- Yonne Navarro ( preciso ler a serie dessa mulher do Buffyverso)- Uma mulher ré escolhida por um vampiro para procriar bebes vampiros. Luella Miller - Mary E. Wilkins-Freeman - Uma oça estranha, s emuda pra uma cidadezinha e la acontecem coisas que antes de sua mudança não aconteciam, até que avistam ela voando entre as pessoas. Uma questão d epatrocínio - Chelsea Quinn Yarbo - uma vesão de Bran Stocker e seu chefe de teatro, mas no caso o dono do teatro seria San German, gostei bastante. Hisako San- Ingrid Pitt : escrito pela atriz que faz a introdução desse livro também, é um conto sobre uma vampira que foge da polícia para não ser objeto de estudo
"O rei vampiro ams minas góticas : Nancy AA. Collins : Bem chatinho .Um cara que faz orgi@$, e é rico e se acha vampiro , se vê de cara com uma mina caçadora de vampiros e que é vampira . Bem o tipo dele : Storm Constantine - ( gostei do nome da autora ) um escritor tem um relacionamento com uma espécie de pessoa que vê o futuro ou o passado , e eles tem um encontro com umas espécies de pessoas em tribo que de chamam de abutres e sugam sangue , aí ela fica louca numa dessas meditações pra encontrar essas entidades . Príncipe das flores : Elizabeth Hand -Helen e uma moça que trabalha em um laboratório, até que dá algo errado e ela se torna meio q um lagarto com vários lagartinho que se alimentam do colega dela que tenta descobrir o que tá acontecendo com ela. Serviços prestados : Louise cooper - Um casal estão passando por problemas pois o marido está morrendo, até que uma vampira chega e o transforma para salva-lo , nisso ela se apaixona pelo cara e quando o cara tenta convencer ela de transformar a sua esposa mortal tbm , a esposa com com ciúmes mata a vampira !"
"A senhorita Massinberg e o vampiro - Tinha Rath . Um conto bem rápido sobre uma professora que ao retornar pra casa encontra um vampiro se apaixona e fica toda revigorada todas as noites ao voltar pra casa com um lenço no pescoço . 3 pág kkk O corvo cativo - Freda Warrington . O melhor até agora , me lembrou muito a narrativa do Lestat de Anne Rice em entrevista com o vampiro, maravilhoso gostei queria mais . É sobre a relação entre os vampiros e as vidas humanas , que não se devem intervir que não se deve transforma-los pois eles virarão de atraentes e preciosos em odiados, caçadores e assassinos."
"O vingativo espírito do lago. Nepeakea -Tanya Hff . Começou bom com uma investigadora paranormal, e terminou bem nada haver kkk um monstro , ou um espírito q nada mais parece como um crocodilo !"
"Quando Gretchen era humana . Mary Turzillo , gostei bastante outras explicações sobre a figura vampiro, sobre alimentação , hipnose , doutrinamento de um recém vampiro, algo mais ligado a como se fosse um vírus mesmo de vampirismo . Bem interessante queria ler mais ..."
"Poppy z. Brite A destruidora de lares . Gente que conto nojento , eu detestei , cuidado ein ( gatilho de assédio, estupr.. )"
"O mestre do portal de Rampling - Anne Rice Gostei , é quase como se fosse um pequeno de as bruxas mayfer ( eu n li ainda ) mas é mencionado e a garota Julie se transforma em uma vampira ( queria kkk)"

Xandy Xandy 26/02/2023

Vale mais pela curiosidade do que pela qualidade!
Demorei muito para ler este livro por um simples motivo: da metade em diante, muitos contos escolhidos deveriam ser descartados por serem muito fracos; além disso, muitas histórias não têm absolutamente nada a ver com o tema escolhido nesta coletânea. Aliás, o livro conta mesmo com uns cinco contos realmente bons, o resto é de regular para fraco o ruim.
É uma pena, pois a edição da Pipoca & Nanquim é de fato muito bonita e conta com uma diagramação primorosa, ten como ponto alto o magnífico prefácio da atriz e escritora Ingrid Pitt, que ficou famosa por viver a personagem "Carmilla" nos filmes da Hammer, e que também contribuiu com um ótimo conto para o livro.

v de vanisse 07/11/2023

Ruim
Eu nunca li uma coletânea de histórias tão ruim e olha que eu li o volume I da coletânea de contos do Lovecraft da Darkside.

Neylane Naually 05/10/2021

Uma ótima experiência! PN nunca erra
Li esse livro durante todo o mês de agosto, mas guardei a resenha pra outubro por motivos de: tem tudo a ver com halloween, afinal estamos falando de vampiros, um dos monstros mais famosos da literatura de horror!

Nessa coletânea temos 35 contos de autoras com a temática vampiresca e eu ADOREI essa experiência. Foram poucos os contos que não me cativaram e 13 foram totalmente incríveis! O livro tem 715 páginas e a edição do PN está muito linda, como sempre. E o melhor é que tem todo tipo de vampiro aqui, desde o clássico bem inspirado no famoso Drácula até o mais moderno. Livro indicado pra maiores de 18 anos por conter violência e cenas de sexo.

Meus 5 contos favoritos foram:
1. O Vingativo Espírito do Lago Nepeakea de Tanya Huff
2. A Vênus Surgindo das Águas de
3. A Bondosa Lady Ducayne deMary Elizabeth Braddon
4. A Escadaria Noturna de Angela Slatter
5. Manjar Turco de Roberta Lannes
6. Casa Assombrada de E. Nesbit

Foi uma lista bem difícil de fazer, eu realmente gostei muito dessa coletânea, tem vampiros pra todos os gostos.

Dany 16/10/2021

Faz jus ao nome, um livro grandioso mesmo
Para quem assim como eu pegou a leva de vampiros mais “modernos”, vai se surpreender com os contos aqui apresentados. A surpresa será no bom sentido, pois nenhum deles é parecido e apresenta vampiros totalmente diferentes.
Por se tratar de um livro de contos, é claro que alguns eu amei e outros nem tanto. Levei quase três meses para concluir a leitura e finalizei ela sendo um dos meus livros favoritos do ano. Agora vou exaltar alguns dos contos que se tornaram meus favoritos no percurso de minha leitura, é claro sem grandes detalhes, apenas com uma frase ou mesmo só o nome, pois não pretendo estragar a experiência incrível de leitura de cada um:

– O Vingativo Espírito do Lago Nepeakea de Tanya Huff
“É um espírito vingativo. ” – O conto tem uma pegada de história policial. Com uma investigação, um mistério em torno de um lago.

– O Rei Vampiro das Minas Góticas dos diários de Sonja Blue de Nancy A. Collins
“Nem eu quero ser como eu! ” – Sensacional. Eu amei esse conto. Cheio de ação, conhecemos uma exímia caçadora.

– Serviços Prestados de Louise Cooper
“Tempos de desesperos, porém, exigem medidas desesperadas. ” – O que você faria para salvar o amor da sua vida? Qual sacrifício estaria disposto a fazer?

– Uma Entre Milhões de Yvonne Navarro
“Você é uma entre milhões, capaz de fazer algo que deveria ser valorizado. ” – O seu diferencial pode também ser uma maldição ou uma benção.

– Luella Miller de Mary E. Wilkins-Freeman
“Eu sei quem ela é.” – não tão distante da realidade, mas também não tão distante da fantasia. Não deseje conhecê-la nem lhe dar alguma importância.

– A Bondosa Lady Ducayne de Mary Elizabeth Braddon
– Almoço no Charon’s de Melaine Tem
– Para Sempre, Amém de Elizabeth Massie
– A Guardiã do meu Irmão de Pat Cadigan
– A Escadaria Noturna de Angela Slatter
– Jack de Connie Willis

Já deu de notar que temos uma gama diferenciada de vampiros. Nenhuma das histórias se parecem. Nenhum vampiro tem os mesmos princípios ou forma de enxergar o mundo e os humanos. Fui uma leitura longa, mas prazerosa. Uma seleção de primeira ao escolher essas mulheres que escrevem de forma sensacional. Para quem gosta de contos ou mesmo que gosta de vampiros não pode deixar de ler essa obra prima.

Ricardo.Rincon 03/02/2022

Uma grande experiência
Na virada do ano eu só tinha um intuito, ler um conto desse livro por dia a partir do dia 1.
Foi exatamente o que fiz e estou feliz por ter feito assim, porque são muito diferentes uns dos outros.
Tem pelo menos uns 5 que são extraordinários, e uns 5 bem medíocre, o resto fica tudo na média.
Gostei muito da experiência e recomendo para quem esteja interessado.

Edson Camara 12/12/2022

Há todos os tipos de vampiros nesta coleção, de sangue e de alma
Este é um livro para você ler com calma, curtindo cada conto em sua própria essência.
Há todos os tipos de vampiros nesta coleção, vampiros com problemas existenciais e de saúde, vampiros violentos, vampiros, eu diria, com bom caráter, vampiros de sangue e de alma.
Se você gosta do tema vai se deliciar com este livro, eu li com calma, sem pressa suas 724 páginas e adorei cada um dos contos, a intensidade emocional varia muito em cada texto, mas todos mechem com você de uma forma ou de outra.
O conto final, singelamente nomeado de Jack fecha o livro com chave de ouro e garante um lugar garantido na minha coleção de vampiros.
A edição do livro é primorosa com a qualidade excelente da pipoca & nanquim.

bobbie 15/01/2022

Bela coletânea.
Alguns dos contos aqui presentes são antigos, com mais de cem anos, outros são desse século. Alguns falam de sugadores de sangue, com presas afiadas e compridas. Outros falam de sugadores de vida, mas que sequer chegam perto de sangue. O vampirismo aqui se manifesta de diferentes maneiras, e isso faz com que o leitor termine um conto curioso pelo que vai encontrar no próximo. É uma longa jornada, em que vale a pena embarcar.