Uma Moça à Moda antiga

Uma Moça à Moda antiga Louisa May Alcott

Resenhas - Uma moça à moda antiga

Noemy 23/12/2022

Um livro especial de natal pra mim ?
Já vou dizer que é uma linda história de uma mocinha forte e que não se vende por nada.
Acho essa história perfeita para o clima natalino, fala sobre não perder sua essência, sobre persistência, família e muito mais.
Esse livro nos mostra que não devemos subestimar nossa força como mulher. Apesar de ser um clássico amei como a autora abordou o papel da mulher, por causa da época em que foi escrito - sendo uma surpresa boa pra minha pessoa como leitora.
O que mais amei nesse livro foi que pra época em que foi escrito ele foi bem moderno, pois vemos mulheres buscando sua independência financeira e conhecimento.
Normalmente as mocinhas de época me irrita nem que seja um pouquinho mas Polly me surpreendeu.
Uma delícia de livro.

ramiromat 19/11/2022

Que afago no coração. Uma história muito bonita, que lembra muito, MAS MUITO MESMO, a Pollyanna. Seja na visão do lado bom dos acontecimentos ou do exercício da escuta das pessoas, a Polly daqui é uma das embaixadoras (não heroína) do bem. E mesmo ensinando os outros, nos tempos de provação, até mesmo ela tem os seus medos e desafios a serem enfrentados.

Larinha 04/02/2022

Tocante
Confesso que o início da leitura foi bem arrastada, porém com o passar da história eu fui me interessando mais.
Conta a história de Polly. Uma moça pobre, humilde e trabalhadora em uma sociedade machista. Ela, desde a infância, é muito amiga dos integrantes de uma família aristocrática, os Shawn. Ao mesmo tempo que conta a história da personagem, vai mostrando o envolvimento dela com a família Shawn.
O livro possui mensagens importantes como perseverança, humildade, sonhos, amores e valores.

.Mih. 06/11/2021

Uma primeira experiência agradável...
Uma moça à moda antiga – é exatamente assim que as pessoas da cidade se referem à Polly Milton, criada no interior, de família simples, mas cheia de carinho e valores, esses considerados ultrapassados pela maioria quando ela chega ali. Nos capítulos iniciais, com 14 anos, Polly viaja para a cidade de Boston para visitar a família Shaw, com quem estabeleceu relações a partir da amizade com Fanny, oposto de Polly, tanto em condição social quanto na conduta.

Louisa conta-nos então como foram os dias de Polly durante essa passagem com aventuras e experiências, enquanto por meio de suas palavras e ações influencia a família a refletirem em si mesmos e em que podem e escolhem melhorar. E talvez para atingir esse propósito, tive a impressão de que a autora adota uma narrativa quase que de sermão, especialmente quando é Polly a falar. Confesso que esses anos iniciais me incomodaram um pouco, já que a personagem usada para esse fim era jovem demais talvez para demonstrar tamanha sensatez. Mas acho que lança uma base interessante para os acontecimentos de 6 anos depois, como por exemplo, a reação de Polly ao escutar música e como ela se conecta com essa arte e também para a relação entre ela e Tom Shaw, um garoto travesso com quem Polly compartilha momentos de compreensão e amizade.

Polly, com 20 anos, volta para se estabelecer de vez na cidade e trabalhar como professora de música, e o tom da segunda parte da narrativa mudou e se tornou muito mais agradável de acompanhar. Especialmente observar que Polly passa a ter características mais humanas e coerentes com sua idade e personalidade. Se torna então uma heroína mais condizente, com sentimentos menos idealizados e mais realistas. Cheguei a admirar sua determinação e firmeza nos propósitos e quando passa a ter consciência de que suas emoções, mesmo as “não tão belas assim”, são válidas e deve vive-las. É também nessa fase que acontece um dos romances mais fofinhos que já li dentro dos clássicos.

Outra personagem que gostei de ficar atenta para a construção foi Fanny Shaw. A ela é concedido, não mais da forma impositiva anteriormente narrada, o poder de enxergar as possibilidades infinitas que tem diante de si, diferentes do que a sociedade da época ditava ser o adequado para as jovens.

Louisa traz algumas críticas, mas faz isso de maneira menos rígida e direta, e várias vezes até poética. Possui uma escrita limpa de muitas descrições sobre ambientes, mas rica em diálogos, com pitadas de sermões e de sua vida talvez. E mesmo não concordando com algumas afirmações, considero a primeira experiência com a autora uma grata surpresa e que me estimulou para ler mais dela.

Uma moça à moda antiga faz parte do exclusivo @clubedeleitorespedrazul que recomendo que conheça e veja as obras que a editora traz para o Brasil com capricho e carinho em cada edição.

Marília 02/11/2021

Uma história para passar o tempo e aquecer o coração. Estava precisando de uma história leve e com final pra variar.

Fer Oliveira 05/10/2021

Uma moça à moda antiga - @prologosdafer
Polly é uma menina tímida, educada e simples do interior. Ela é convidada por Fanny Shaw para passar algum tempo na cidade como hóspede em sua casa. Para Polly é uma experiência diferente já que a família de Fanny não é regida pelos mesmos princípios com a qual foi criada e pelo qual é uma defensora. A família Shaw é rica, esbanjam dinheiro e popularidade, porém negligenciam os membros da família. Cada membro dessa família abastada vive em seu próprio mundo.
Todos amam a menina do interior e fica claro que Polly seria a menina perfeita. Na minha opinião ela é perfeita demais, sempre sabe o que dizer, como agir. No meio de uma família que os membros não sabem como tratar uns aos outros Polly acaba se tornando uma influência para as ações de todos.
Polly torna-se uma visita frequente no decorrer dos anos na casa dos Shaw. Só que agora ela volta com um objetivo, trabalhar como professora de música e ajudar o irmão mais novo nos estudos. Ainda uma menina de princípios e valores ela vai enfrentar novos desafios.
Na segunda parte do livro encontramos uma Polly mais madura e com ideias consideradas progressistas - ela trabalha para se sustentar e mora sozinha. Confesso que a Polly adulta é um pouquinho mais legal.
Polly sempre achou que as meninas eram adultas demais quando ainda eram adolescentes e crianças e que faziam coisas que depois de um tempo só tinha como resultado o tédio. Anos depois ela tenta incentivar essas mesmas meninas a encontrarem um propósito que pode ser alcançado pelo trabalho, voluntário ou por necessidade e nunca sem deixar de seguir seus princípios e moral.
Vemos o surgimento de um amor na vida da professora de música, mas que ela acredita não ser recíproco, mas claro que essa situação vai nos fazer sofrer um pouquinho e torcer até o final pelo casal. Em determinado momento a família Shaw tem grande reviravolta em seu modo de vida e é em Polly que irão encontrar um ombro amigo para conseguir seguir em frente.
Eu gostei muito do livro e ele só teve um problema para mim: a falta de um plot mais específico. A história gira em torno do dia a dia de Polly e seus amigos e segue mostrando situações que desafiam a menina. A Louisa me fez sofrer muito deixando para as últimas páginas o desfecho romântico de todos os personagens. Esse livro é considerado infanto-juvenil e a leitura dele é muita rápida.

site: https://www.instagram.com/p/CUps_Aurlgb/?utm_source=ig_web_copy_link

Natália | @tracandolivros 21/09/2021

Uma moça à moda antiga
Com o livro "Uma Moça à Moda Antiga" eu tive dois momentos, o momento em que passei uma raivinha, confesso, e o momento onde eu achei que ele foi fofo (e logo aí ele terminou hahaha)⁠

Calma, vou explicar melhor. No ano passado eu fiz a leitura de "Mulherzinhas", da mesma autora, o livro estava super na hype por causa do filme, e infelizmente, eu não vi nada demais, levei meses para terminar e passei a maior parte do tempo entediada.⁠

"Uma Moça à Moda Antiga" veio para ser minha segunda experiência com a autora, como era um livro curto (menos de 300 páginas) e muita gente estava elogiando, eu torci para que a experiência fosse melhor, o que acabou sendo a mesma coisa.⁠

Aqui nós conhecemos Polly, uma moça interiorana que vai visitar sua amiga da cidade grande, lá ela se depara com um choque cultural enorme entre ela e as pessoas da cidade, inclusive a família de sua amiga.⁠

Logo todos se veem encantados pelas maneiras de Polly, que são sempre muito antiquadas, e justamente isso que a torna tão amável e ela vem "consertar" a família desajustada.⁠

Meu problema com a primeira parte do livro é que me pareceu monótono e meio machista. A Polly também não agia como uma moça da idade dela, ela parecia madura demais, e perfeita demais, e todos os personagens pareciam meio caricatos, e isso me deixou meio desconectada.⁠

A autora lançou anos depois uma continuação, que se passa 6 anos no futuro, e essa foi a parte do livro que eu gostei, dali em diante, sinceramente, parecia outra autora, porque aqui ela pregou sororidade e alguns pensamentos feministas, até estranhei isso.⁠

Durante minhas pesquisas sobre a autora, descobri que ela era abolicionista e feminista, além de ter sido ativa em movimentos de reforma como o sufrágio feminino, então acredito que o estranhamento acaba aqui.⁠

Em geral foi um livro que eu acabei gostando, mas realmente não faz meu estilo, acho que eu só não me dou muito bem com livros que contam dias aleatórios de personagens que estão só vivendo e não tem um objetivo claro, e isso que me deixou tão cansada da leitura.⁠

É um livro fofo, só não funcionou comigo.

site: https://www.instagram.com/p/CT0QU77rjYE/

Josiane.Castro 19/09/2021

Moças sensatas
Uma menina do campo vai passar uma temporada na cidade , levando suas crenças e sua educação. Aprende a lidar com o desprezo da sociedade atual pelas mulheres trabalhadoras . Mas o amor falará mais alto. ? Os rapazes costumam rir das moças sensatas , que eles secretamente respeitam , e fingem admirar as tolas , que secretamente desprezam!? . Apesar de ser um livro escrito nos anos 1800, ainda tem coisas muito verdadeiras.

Patty 17/09/2021

Uma Moça À Moda Antiga apresenta Polly Milton, uma menina simples, que vive no campo e foi passar uma temporada na cidade, na casa da rica família Shaw, onde conhece a vida na alta sociedade. Alguns anos depois, quando ela volta para a cidade a fim de trabalhar como professora de piano para ajudar a pagar a faculdade de seu irmão, a jovem acaba exercendo uma boa influência tanto nos membros da família Shaw, como também em todos ao seu redor, mudando a vida de todos.
O livro é um romance leve, bem água com açúcar, com um final totalmente clichê, mas que mesmo assim me prendeu do início ao fim, propiciando uma deliciosa leitura.
É também um belo retrato da sociedade estadunidense do século XIX, mostrando as diferenças entre as classes sociais na época.
Louisa May Alcott escreve de uma maneira que encanta e nos cativa, onde é quase impossível não se encantar com a pobre e antiquada Polly.
Com certeza é o tipo de livro certo para quem busca uma leitura tranquila e relaxante.

guidix3 15/09/2021

A Louisa escreve muito bem!! Amo a forma dela se dirigir ao leitor como se tivesse realmente conversando com a gente. E Polly é aquela protagonista que só te dá orgulho. Amei!!!

Jenni.Castro 19/08/2021

ZERO DEFEITOOOOOOOS
Eu estou apaixonadaaaaaaaaaaaa, esse livro é incrível. Os personagens são incríveis, todos adoráveis, encantadores. Uma leitura para todas as idades.

"A adversidade faz mais às pessoas do que anos de prosperidade! O propósito e os princípios são os melhores professores que podemos ter."

LOUISA MAY ALCOTT É MINHA MAIS NOVA AUTORA PREFERIDA depois de Elizabeth Gaskell, Agatha Christie e Jane Austen..

_bbrcam 07/07/2021

Sem defeitos!
Uma história rápida, envolvente e que nos ensina muito! Amei demais TODOS os personagens! Eles cometiam erros, acertaram e viviam. PERFEITO! haahhahah. Parece muito Pollyana, mas eu lembrei mesmo é de Heidi!

Fabiola Hessel 04/07/2021

A doce influência de Polly
Este livro foi uma grata surpresa, da autora já tinha lido Mulherzinhas e amado, mas não imaginei que fosse gostar tanto desse livro quanto gostei.

Foi um livro que me deixou feliz e com o coração quentinho, porque ele é doce, singelo e com uma mensagem linda. Como um abraço de alguém que você gosta ou uma xícara de bebida quente no frio, faz tudo parecer melhor, mais suportável e traz esperança de dias melhores.

Esse livro vai contar a história de uma menina de chamada Polly, criada no interior por uma mãe que acreditava que uma criança deveria brincar ao ar livre, usar roupas simples, respeitar e ser gentil com os mais velhos. Valores considerados antiquados na alta sociedade da época.

Quando ela vai visitar sua amiga na cidade, ela percebe que nem todas as crianças são como ela e mesmo se encantando com a aparência bonita das coisas, ela percebe que é uma vida vazia, sem propósito e sem um relacionamento profundo e verdadeiro entre as pessoas.

Me chama atenção que uma criança consegue enxergar o que falta para essa família, que vive na mesma casa, mas são distantes e frios um com o outro. Ela percebe que estão em uma casa bonita, mas não aconchegante como um lar. Como o seu lar, onde todos são atenciosos e carinhosos, não se importam muito com vestidos, festas e aparências, mas se importam um com o outro.

Depois de anos ela volta pra cidade e continua cativando as pessoas por ser quem é, agindo guiada por bons princípios e pessoas boas que a orientam. Nesse retorno ela é uma moça que dá aulas de música para contribuir financeiramente com os estudos do irmão.

Adorei acompanhar o crescimento da Polly, foi como a Chirlei disse na cartinha do Clube de Leitores Pedrazul " O bom perfume é como uma boa influência, penetra em nossos sentidos, despertando sentimentos. Uma boa influência também age da mesma forma, penetra em nossas mentes, mudando os nossos rumos", assim fui tocada e influenciada por ela.

Ralibô 30/05/2021

Se parece com Pollyana
Lembra muito Pollyana, até o nome da protagonistas é o mesmo. Achei a leitura gostosa apesar de um pouco lenta, mas já nas ultimas páginas você quer saber mais e mais e não consegue largar o livro. Não acho que o foco do livro seja o romance, mas sim como Polly influência as outras pessoas a sua volta e faz delas melhores. Que tenhamos alguma Polly nossas vidas ou que sejamos a Polly de alguém.