Coleção o que é: Liberalismo

Coleção o que é: Liberalismo Alcides Domingues Leite Júnior

Resenhas - Coleção o que é: Liberalismo

Franciele143 23/11/2021

Quando compreendemos a trajetória que a humanidade percorreu fica mais fácil compreender os movimentos sociais, o liberalismo defende a liberdade financeira e em parte de expressão dos cidadãos, conduzir a reforma de administrar as diretrizes da população foi um divisor de água na história da humanidade, e tendo em consideração que foi tardia pois os primeiros relatos que existem são do século XVIII, mas esse detalhe não desmerece já que seus fins justificam os direitos conquistados nos últimos séculos.
É importante salientar que conservadorismo e liberalismo andam paralelos e politicamente falando, é bem difícil separar, já que os ideais de ambos são bem parecidos.

Eduardo Trotsky 02/06/2023

Liberalismo de um jeito fácil de entender
Desde que comecei a coleção "O que é", tenho me surpreendido bastante com a didática dos livros para tratar dos temas-título de cada livro e com "Liberalismo" não foi diferente.
Quem julga pelo número de páginas, acha que será uma leitura rápida de se fazer. E até pode ser. Mas como o meu objetivo na leitura desse livro (e da coleção) é estudar os temas para trabalhar com os meus alunos, tive que controlar o meu ritmo um pouquinho.
Em algumas partes, o livro se torna mais complexo, mas ainda assim bem fácil de compreender o que o autor está tentando dizer.

Davi.Paiva 10/03/2024

Bom ponto inicial para conhecer
Link Amazon: https://amzn.to/3TuU4kI

Box com 10 volumes: https://amzn.to/47SNUQ0

Mais um livro da "Coleção O que É" lido com sucesso!

"Liberalismo" é o último livro que leio desta coleção da Lafonte sobre política em 10 volumes e é o segundo do autor Alcides Domingues Leite Jr. E parece que o pessoal da editora não gosta muito dele, pois quando li "Capitalismo", assinado por ele, encontrei algumas falhas editoriais e de impressão. E aqui o final do capítulo 4 tem uma transcrição de uma entrevista onde as perguntas são escritas em negrito e com fonte maior... exceto as duas últimas, que são publicadas com fonte igual a do texto e ainda sem nenhum espaçamento.

Agora falando do conteúdo em si. Aprendi algumas coisas interessantes como o fato que o liberalismo é apenas uma corrente de pensamento e que pode ser aplicada tanto na economia quanto na própria política, bem como seus diversos pensadores no Brasil e no mundo, em diferentes épocas. Só fico um pouco decepcionado que o autor não conseguiu dar um nome forte na atualidade que represente o liberalismo. A meu ver, por mais que não goste do grupo, o MBL faz isso muito bem.

Um fato engraçado sobre o liberalismo é que embora ele tenha a sua oposição ao totalitarismo, não consigo simpatizar com ele. Querer uma redução do quadro de funcionários públicos e ainda assim esperar que eles sejam fortes no combate a crimes é contraditório. Sem contar que em uma sociedade com tantas liberdades para se conduzir políticas, é muito fácil cometer abusos ou prezar tanto o seu individual que os outros podem ficar na miséria. E aí entram as palavras do autor (pág. 10):

"O individualismo e o egoísmo são características do ser humano, que as conjuga com solidariedade e generosidade. Ambas as tendências estão presentes na alma humana e cabe a cada um, por meio dos instrumentos que achar necessário, desenvolver seu lado bom e aplacar o seu lado mau. Cabe à psicologia, às religiões, à educação familiar, aos conselhos dos amigos e das pessoas queridas, mudar as pessoas. O liberalismo nunca teve esse propósito e nunca desejou tê-lo".

Tradução: liberem e deixem as pessoas serem boas se elas forem instruídas por meios dos quais não temos a ver.

É isso que tenho a dizer sobre este livro e sobre o que aprendi com ele.

Sem mais.