Em ondas

Em ondas AJ Dungo

Resenhas - Em ondas

Murillo Bertolini 16/03/2024

Quadrinho sereno, tocante e lindo sobre um amor efêmero, mas marcante
"Em Ondas", de Aj Dungo, traz uma história tocante sobre a breve vida de Kristen, ex-namorada do autor, que faleceu de câncer bem nova, em paralelo com a retratação da história do surfe e grandes personalidades que desenvolveram o esporte no início do século XX.

A obra de Aj Dungo é muito serena e sensível em sua construção. Para quem espera uma história trágica e triste, não encontrará isto aqui. A HQ traz desde seu início, permeado de um sentimento deserenidade a tristeza pela qual o autor passou, mas com muito sentimento e amor, tanto pela relação que teve com a namorada, quanto pelo que Kristen representou para ele. Em paralelo, o narrador conta a história do surfe, esporte que o aproximou de sua ex-namorada e significou muito na trajetória dos dois.

Até o meio da obra, confesso que fiquei um pouco perdido em relação às intenções do autor de alternar os dois temas, que apesar de estarem ligados, até o momento não se justificavam estarem em paralelo na narrativa. No entanto, com o passar da leitura, vamos percebendo o quanto o esporte foi marcante na trajetório de Aj e Kristen, o quanto isso mudou a visão de mundo do protagonista, e como ele carrega todas essas mudanças até hoje. A metáfora estabelecida por Aj no fim da história, comparando o esporte com um outro tema da narrativa, é simplesmente genial e tocante, arrancando lágrimas de qualquer leitor.

Além do roteiro notável e sinsível, a arte e o domínio sob a narrativa gráfica do autor em seu primeiro trabalho é muito admirável. Aj consegue com um traço muito simples, mas igualmente lindo, trazer passagens muito bem diagramas que garantem muita fluidez à leitura, seja com grandes splash pages, seja com pequenos quadros, sempre prezando pela experiência do leitor, que muitas vezes tem a sensação do vai e vem das ondas, objeto crucial na narrativa contada. As cores pastéis, alternando entre a história pessoal e a história do surfe, são dignos de nota e visualmente tocantes.

No final, somos surpreendidos com mais uma revelação, que de certa maneira, amarra ainda mais e justifica para o leitor as reais intenções do autor com a narrativa que ele se propôs a contar. Um belo quadrinho, com uma história sensível e um trabalho gráfico admirável.

Thayane.Gabryelle 21/02/2024

"Quando eu morrer, eu quero viver da sua arte"
O que dizer desta graphic novel? Eu sabia que seria uma pedrada no meu coração, mas ainda sim li. E chorei. Ver toda a agonia dos procedimentos que Kristian precisou passar, com esperança de viver, e mesmo assim, definhar lentamente... É, esse livro vai me deixar pensativa por muito mais tempo do que achei.

Lara 01/02/2024

Foi uma das minhas primeiras HQs adquiridas e tenho um apreço muito grande por ela até hoje. Deixa aquele quente no coração, apesar de tratar de temas fortes como o luto. A maneira como o autor consegue descrever o sentimento dele e nos envolver na história, principalmente pelos desenhos, é realmente muito legal. Vale a pena a leitura!

Anderson.Luiz 27/01/2024

Achei bom e só. Não sei se foi porque li num momento que não estava bem mas pra mim foi só ok. Mas até que curti a história do surfe!
Li em dois dias mas dá pra ler numa sentada pois os diálogos são breves e tem uma arte boa.

millena77 21/01/2024

As ondas são minhas lágrimas
Eu nao esperava isso dessa hq. nao imaginei que ia ser tao linda, triste e emocionante. nunca mais tinha chorado com livros e esse me fez desabar de choro, escrevo isso chorando novamente.
os 2 pontos de vistas me fizeram chorar, mas o atual me fez me acabar no choro
li com 0 expectativas e sai obcecada. serio, leiam. favoritei pq me fez chorar, amo livros q acabam comigo
"quando eu morrer, eu quero viver na sua arte"
"é isso que eu quero"
"me promete contar nossa história"
eu prometi.

#MLV-beta
21/jan/24

Cecilia 20/01/2024

Emocionante
Esse livro não é contado de forma linear. Eu demorei um pouco pra me acostumar mas vejo que foi uma ótima escolha do autor. É uma espécie de biografia em quadrinhos e, meu deus, que história linda e triste.

Foi muito bom acompanhar a devoção que ele tinha e ainda tem pela esposa e toda a história envolvendo mar e surfe. As ilustrações são lindíssimas e a história então, nem se fala.

Chorei três vezes lendo, é mega emocionante e o impacto é maior ainda por ser real e pelo peso dos últimos capítulos. Recomendo demais a leitura, esses quadrinhos me marcaram e acho que o propósito do autor se cumpriu de modo magistral.

Ste 19/01/2024

Quero que o mundo conheça Kristen
É sobre o amor, perdas, medo, surf, doenças crônicas, e mais amor.

Eu não conhecia a história do surf. Se não fosse essa HQ eu acho que nunca conheceria - e estaria perdendo muito!

Tem uma base de terapia de aceitação e compromisso quando fala sobre a relação do mar com os nossos sentimentos e sobre como muitas vezes só podemos aceitar a dor que sentimos, e surfar em cima dessas ondas de sofrimento. É sobre aceitar o que não podemos mudar e fazer aquilo que está ao nosso alcance, aquilo que é importante pra nós.

A história é linda, profunda e rica. Amei.

Leticia949 06/01/2024

Encantador
A forma como que o AJ contou a história dele com a Kristen em paralelo com a do surfe deixou a leitura mais leve. Quando vi, não conseguia mais parar de ler.. A história é sobre luto, perdas e paz e a sensação que tive enquanto lia, era de ser abraçada?

Rennata Everton 08/09/2023

Uma declaração de amor em forma de HQ.
Foi emocionante, lindamente bem escrito, e não ficcional. Foi lindo ver a vida de Kristen atravessada pela história do surf, das ondas... elas vem e vão...
Coisa mais linda, ver o amor em forma de HQ.
É um quadrinho dedicado a personagem principal, permeado daquilo que não foi, pelo afeto, saudade, e processo de luto.
liaentrelivros 08/09/2023minha estante
Eu não costumo ler HQ, mas tem um mangá que amo muito, chama Your Name, tem ele em formato de livro, também! Agora fiquei interessa no que vc escreveu, amo histórias de amor, hahaha. ?

Rennata Everton 09/09/2023minha estante
Eu nem tava esperando que fosse ser tão emocionante. E o fato de não ser ficção mexeu ainda mais comigo. Indico MT.

winchesterdudab 25/08/2023

Fofo
Fofo, mas tao sem sal, não levei a história pro coração. Tanto que uns oito meses depois, agora que estou escrevendo a resenha nem lembro direito do que acontece, ok a história da criação da prancha, achei meio qualquer coisa

Júlia Vasconcellos 25/08/2023

Emocionante, lindo, o amor maior do que tudo!
Já é interessante pela forma como o A.J. contextualiza a história do surf por si só. Porém, conforme ele vai contando a história de amor dele e da Kristen e o que eles estão enfrentando, a narrativa vai ganhando camadas e não tem como não se emocionar! Terminei a leitura com lágrimas rolando. Simplesmente lindo, ele faz do luto uma celebração ao amor.

Maria 13/08/2023

Lindo. me fez me apaixonar por surf e pela kristen. um relato visual e poético sobre o luto, da maneira mais sensível e pessoal possível. fico feliz com o pedido final de kristen. essa história realmente precisava ser contada.

Beatriz3345 09/06/2023

"vem em ondas"
Quadrinho semi-biográfico em que o autor consegue expressar sua relação e amor pela sua companheira desde que se conheceram na escola até a morte dela, isso entremeado com uma narrativa sobre o surfe, sua evolução e disseminação por dois importantes expoentes do esporte no começo do século passado. A importância do surfe como conexão entre essas histórias e sentimentos se dá em total respeito com o que o mar pode representar, sendo as ondas uma metáfora para o movimento interno do luto dentro da profundidade de sentimentos que a água salgada do oceano vem a representar.

A arte gráfica é bonita e tem uma simplicidade singela que faz um uso muito bom das cores. Sobre a edição, algumas páginas duplas ficam prejudicadas pela abertura que o livro permite.

Eduarda.Giuliana 03/06/2023

Que livro maluco

Ele conseguiu misturar a história do surf, romance, drama, amizade, poesia, e doenças terminais em um livro super curto q li em menos de um dia
E principalmente os personagens existiam na vida real, na parte q ele fala: "e eu prometi q iria contar a nss história pro mundo e realmente contei" caraaa
Isso me quebrou
Sinceramente fiquei muito surpresa com o livro, nunca tinha ouvido falar dele sendo q é perfeito demais.
Super triste ñ tava nem na metade e já tava chorando.
Sem defeitos
LEIAM!!!
obs: o cara tem o inst com as fotos dele juntos e é a coisa mais linda do mundo

Matheus.Luis 10/05/2023

Uma história bem tocante, afinal trata-se da própria vida do autor que resolveu contar a história de seu relacionamento com sua namorada desde quando se conheceram até seus momentos finais na batalha contra o câncer, e isso é intercalado com diversas informações sobre a história do surfe, uma paixão que ambos possuíam em comum, além disso o autor nos conta um pouco sobre a vida dos principais nomes que ajudaram o esporte a evoluir ao que é atualmente.

Sobre a narrativa gráfica vale destacar o uso dos tons em azul e sépia para indicar de qual linha narrativa o escritor se refere, também achei interessante o uso de cenas vazias nos quadros mais emocionantes, remetendo muito ao sentimento de sofrimento vivido pelo quadrinista.