Em ondas

Em ondas AJ Dungo

Resenhas - Em ondas

Regis 27/09/2022

Nessa grafic novel autobiográfica, o autor AJ Dungo, narra a história dele com sua namorada kristen, deixando evidente seu amor pelo mar, a saudade e o desalento em cada imagem e palavra.

Aqui, as informações vêm como ondas, se formando lentamente e sendo jogadas na areia. A HQ me fez verter em lágrimas a cada página e a cada nuance da história que me era apresentada. É emotiva, triste e envolvente

Em uma fusão de fragmentos de dias brutais, onde vemos a realidade se apresentar em sua face mais cruel e sádica, vamos tomando conhecimento dos acontecimentos na vida dos personagens aos poucos, e isso é mesclado com o surgimento e evolução do surf ao longo da história do esporte e sua importância na trajetória dos dois.

Tive que pausar a leitura em alguns momentos para acalmar meus soluços e desanuviar o olhar para então mergulhar novamente e concluir o percurso dessa história de amor, companheirismo, luto e desilusão.

Em ondas é nostálgico e sensível. Me conquistou com sua narrativa lenta e ritmada.
É uma história narrada quase que para expurgar toda a dor e sofrimento do autor, para só então permitir que apenas a saudade permaneça em seu íntimo.

Eu recomendo que entrem nessa história sem ler sinopses, para ter uma experiência completa de cada emoção descrita por AJ.
Caio 27/09/2022minha estante
Com emoção é mais gostoso.

DANILÃO1505 28/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regis 28/09/2022minha estante
Obrigada Danilo. ?

Regis 28/09/2022minha estante
E foi emocionante, Caio. ?

Ster 29/09/2022minha estante
O autor se casou novamente, recentemente, e mesmo assim não deixa de homenagear a falecida companheira. ?

HenryClerval 29/09/2022minha estante
Gosto de como diz o que sente com a leitura em suas resenhas.
Essa característica sua é maravilhosa, Regina.

Regis 29/09/2022minha estante
Não sabia que ele estava casado, mas adorei a homenagem que ele fez, Ster. ?

Regis 29/09/2022minha estante
Obrigada por achar isso Henry. ?

Cleber 16/06/2022

"Eu quero viver na sua arte"
Biografia em quadrinho.
A história em forma de Graphic Novel.
Uma verdadeira ode à liberdade, ao amor e ao surf.
Como não adorar a Kristen e sua história?

Maria Santana 30/05/2022

Quando eu morrer, eu quero viver na sua arte.
Peguei esse livro por indicação do Victor Almeida (GF). Peguei mesmo só por ser uma hq bem rapidinha de ler, então msm que n gostasse não ia sentir que foi uma perda de tempo.
Ele já tinha alertado que chorou bastante, mas, acontece que eu chorei até minha cabeça dor e o meu nariz escorrer, eu esperava tristeza mas não tanta assim.
São duas histórias que em minha opinião se ligam sim. A primeira é contando a história do surfe e seus criadores, achei bastante interessante descobrir coisas que eu n tinha noção antes.
E a segunda história conta sobre o relacionamento do autor Aj com a Kirsten e foi a coisa mais sensível, linda e triste do mundo.
Os momentos deles surfando e ela só na areia. A força com que ela enfrentou tudo até o fim. O amor que ele tinha por ela, e o pedido que ela fez e ele prometeu e cumpriu.
Um livro muito bom e que traz coisas que vou levar pra vida. Estou muito grato de ter lido ele, sem dúvidas um dos melhores do ano até agora.
Recomendo muito. 5 estrelas e favoritado.
Ana Clara 30/05/2022minha estante
Nunca tinha ouvido falar, mas fiquei super curiosa

Maria Santana 30/05/2022minha estante
Leia vc n vai se arrepender

Maria Santana 30/05/2022minha estante
Se quiser eu te mando

drixza 01/06/2022minha estante
Comprei por causa do GF também ?

Maria Santana 01/06/2022minha estante
Amei mt, melhor indicação dele.

Joaquim 28/06/2021

Perfeito!!!
Os desenhos dessa graphic novel são um verdadeiro espetáculo e a história é emocionante ao extremo.

Eduarda.Giuliana 03/06/2023

Que livro maluco

Ele conseguiu misturar a história do surf, romance, drama, amizade, poesia, e doenças terminais em um livro super curto q li em menos de um dia
E principalmente os personagens existiam na vida real, na parte q ele fala: "e eu prometi q iria contar a nss história pro mundo e realmente contei" caraaa
Isso me quebrou
Sinceramente fiquei muito surpresa com o livro, nunca tinha ouvido falar dele sendo q é perfeito demais.
Super triste ñ tava nem na metade e já tava chorando.
Sem defeitos
LEIAM!!!
obs: o cara tem o inst com as fotos dele juntos e é a coisa mais linda do mundo

garotadovlog 25/06/2021

RESENHA | Em Ondas (AJ Dungo) | por Carol Sant
Em Ondas foi lançamento de Junho da Editora Autêntica pelo selo Nemo, uma das HQ's mais esperadas para o ano de 2021 e eu vou te contar porque!

Nesta trama autobiográfica vamos conhecer a história de vida de Kristen - falecida companheira do autor e ilustrador da obra -, sua batalha contra o câncer e o amor que compartilhavam pelo surfe.
AJ Dungo entrelaça narrativas entre tempos passados e memórias, contando tanto a história de Kristen como a história de grandes heróis formados pelo surfe, remontando povos originários da Polinésia e Havaí, assim ele acaba juntando histórias fascinantes e comoventes em uma obra só!

🗣️ O QUE VOCÊ ACHOU, CAH?

Não estava com altas expectativas em relação a essa obra, mas quando comecei a ler foi realmente surpreendente. Inicialmente não achei que fosse uma HQ autobiográfica, só consegui perceber isso ao longo da leitura e foi algo que me fez suspirar e pensar que lágrimas rolariam!
O autor nos conta sua história com Kristen ao longo de todos os anos que passaram juntos, sendo assim, temos flashes de tempos em tempos - o que eu pensei que poderia me deixar um pouquinho confusa, mas isso não aconteceu - e entre esses tais flashes dos anos, também temos uma narrativa que se entrelaça com anos muito antes do nascimento de Kristen e AJ, o autor nos leva para os anos de 1800 e 1900 facilmente e nos mostra como nasceram os heróis do seu esporte predileto.
De forma singela e informativa, o autor nos conta sua história de amor com sua falecida companheira mas também nos dá uma aula sobre como começou o surfe. Levei algumas horas para finalizar a leitura da obra e senti um misto de sensações com ela, algumas ruins e outras que me tiraram um sorrisinho do rosto!

Sem dúvida alguma é uma leitura mais que recomendada, principalmente se você é fã de histórias com amores inesquecíveis e uma pitadinha de informação extra sobre assuntos que você não conhece tão bem assim. Quer se emocionar e aprender? Se liga nessa HQ e garanto que você não vai se arrepender.

Beijo em você e até a próxima!😘✨

site: https://www.instagram.com/garotadovlog/

Auzandir 31/01/2022

Veio e foi, pra vir então, mais forte
Aj dungo conta como conheceu e se despediu da falecida parceira entrelaçando fatos pessoais com a história do surf e justificando o porque essa hq figurou em muitas listas de melhores do ano.
Pra ser lida de uma só vez e lembrar de momentos que tinha calmaria no próprio mar.

Luhran 07/07/2021

?Ela se sentiu plenamente viva. Absorvendo cada momento?
Na primavera de 1800 nas ilhas havaianas, o surfe virou um jeito de fugir das perturbações interiores e de certo modo um protesto contra a invasão dos orientais que queriam colonizar o lugar.

Com a destreza e paixão de Duke Kahanamoku pelo surfe, o mesmo se tornou uma lenda no esporte e conseguiu expandir seu conhecimento sobre o mar para diversos atletas. Duke acreditava que o surfar ia além de subir numa prancha, era viver a natureza.

Tom Blake não teve escolhas fáceis, mas sempre se permitiu viver intensamente para sobreviver. De empregos em empregos, um dia Tom foi fisgado por uma onda e nunca mais deixou que o surfe o abandona-se. Com uma mente criativa e ativa, Tom Blake em meio a sua solidão, inspirou-se em Duke e mudou sua história.

Já em meados de 2015, Kristen realizava sua sétima cirurgia pulmonar. Sempre com uma esperança fora do comum, a garota que Jeff era apaixonado viveu todos os dias como se fosse o último. Apaixonada pelo surfe, mas impossibilitada de praticar o esporte, Kristen enxergou nas ondas motivos os suficientes para lutar mais e mais.

Mesmo com tempos históricos diferentes, os três personagens de Em ondas se interligam pela sua vontade imensa de viver suas vidas e viver o mar. Com paixões que ultrapassam os limites de suas angustias, surfar foi um processo de evolução intima e pessoal.

Em ondas é uma graphic novel profunda, de ilustrações tocantes e de uma importância histórica que aquecem nossos corações. A comovente batalha de Kristen com as ondas que sua vida lhe proporcionou fará qualquer leitor derramar lágrimas em meio ao oceano.

De uma paixão imersiva, Em ondas cravou sua ancora em meu coração como uma das mais sentimentais graphic novels dos últimos tempos.

Rennata Everton 08/09/2023

Uma declaração de amor em forma de HQ.
Foi emocionante, lindamente bem escrito, e não ficcional. Foi lindo ver a vida de Kristen atravessada pela história do surf, das ondas... elas vem e vão...
Coisa mais linda, ver o amor em forma de HQ.
É um quadrinho dedicado a personagem principal, permeado daquilo que não foi, pelo afeto, saudade, e processo de luto.
liaentrelivros 08/09/2023minha estante
Eu não costumo ler HQ, mas tem um mangá que amo muito, chama Your Name, tem ele em formato de livro, também! Agora fiquei interessa no que vc escreveu, amo histórias de amor, hahaha. ?

Rennata Everton 09/09/2023minha estante
Eu nem tava esperando que fosse ser tão emocionante. E o fato de não ser ficção mexeu ainda mais comigo. Indico MT.

Douglas 02/01/2022

Em Ondas
"Quando eu morrer, quero viver na sua arte."

Abro meu coração, ao ler Em Ondas quadrinho de AJ Dungo publicado pela editora Nemo. Em mais uma noite de insônia me debrucei em cima desse quadrinho o qual já havia lido muitos elogios e ao finalizar a leitura me deparei com algumas lágrimas, mas o por que disso tudo ? Longe de ser um simples quadrinho, Em Ondas é uma linda carta de amor de AJ Dungo a sua namora que travou uma dura batalha contra o câncer, mas além disso o quadrinho também mostra as origens do surf, esporte que nutria o amor do casal.

Não me recordava de ter me emocionado tanto com um quadrinho desde Retalhos de Craig Tompson. AJ Dungo relembra a vivência com Kristen sua namorada, e a dolorosa batalha de contra o câncer e o amor que compartilhavam pelo surfe. Entrelaçar a história de alguns grandes heróis do surf com uma comovente batalha e o amor de duas pessoas foi uma bela sacada do autor, detalhes que rendem pequenos subsídios para inúmeras reflexões que entregam uma história emocionante e delicada.

Mesmo economizando nas cores AJ Dungo esbanja sentimentos com sua palheta seja no azul remetendo bons momentos de serenidade e harmonia e ou na melancolia remetendo a fase azul de Pablo Picasso. As tonalidades de marrom e sépia também trazem a nostalgia de um VHS antigo, ao ver um documentário que pode ensinar a história do surf.

Se me arrependo de algo na minha vida ? Não, AJ Dungo só acentua uma frase que sempre levei comigo: Se arrependa somente das palavras que não disse! Valorize a pessoa que está do seu lado, valorize os pequenos momentos e celebre o amor da forma mais pura que conseguir. Afinal a vida não espera ninguém, pois o amanhã é incerto.

Editora : Nemo
Tradução: Érico Assis

Aline T.K.M. | @aline_tkm 04/09/2021

Me tocou como poucos
Se tem uma coisa que me fascinou nesta graphic novel são os silêncios. Eles estão por toda parte e parecem ser não apenas um eco do interior do narrador, mas também um convite à contemplação.

Em Ondas é a estreia do ilustrador e surfista AJ Dungo nos quadrinhos. Premiada, a HQ intercala duas narrativas a princípio improváveis: em uma delas, o autor relembra sua falecida companheira, Kristen, que lutou contra o câncer, e a paixão de ambos pelo surfe; na outra, traz um pouco da história do surfe, as figuras lendárias do esporte e sua importância para os povos da Polinésia e do Havaí.

Visualmente, essas duas linhas narrativas se diferenciam pelas cores — sua história com Kristen é contada em tons de azul, enquanto o surfe nos chega em tonalidades amarronzadas. Não pude evitar pensar em terra e mar, na complementaridade, no equilíbrio e no curso (nem sempre justo) da vida, presentes na trajetória do casal e também na mescla incrível de elementos aqui nesta obra. O que antes era improvável se transforma em completude. Tudo aqui faz sentido de um jeito lindo, e as palavras muitas vezes se revelam desnecessárias. Os silêncios... ah, eles dizem tanto!

Em Ondas me tocou como poucos livros fizeram. Aliás, curiosamente, duas das três obras que mais me emocionaram na vida são quadrinhos. Alguma coisa no aspecto visual aliada a um texto mais enxuto e certeiro faz com que as graphic novels encontrem uma rota direta aqui dentro. Comigo isso acontece muito, com vocês também?

Muito mais do que contar uma ou várias histórias, e de nos fazer mergulhar no universo do surfe, AJ Dungo é franco ao falar sobre o luto e faz uma bonita homenagem a Kristen, uma jovem mulher cheia de garra e serenidade, que fica eternizada nos traços de seu companheiro.

site: https://www.youtube.com/alinetkm

Ni Trevisan 18/01/2023

a vida é curta. Você tem que aproveitar
um misto de emoções, com histórias de amor e de crescimento. As ondas representam as turbulências da vida, uma hora está tudo bem e do nada você sente o impacto de uma onda(perda), e em outros momentos você só sente a saudade de poder surfar (a saudade de alguém que já foi). "O vazio é constante, mas o luto não segue um padrão"

Pequod.3 06/02/2023

Bom demais, uma história interessante sobre sua companheira Kristen que teve câncer, ela morreu aos 25 anos, na obra ele mescla a história do surf com sua vida pessoal e sua relação com esse esporte, de forma que no final as duas linhas se entrelaçam, entendemos sua importância, sensacional.
O único defeito do quadrinho é a arte digital, o próprio autor fala em entrevista que gostaria de ter feito em pincel, mas, por conta do prazo de entrega teve que fazer rápido e utilizou o computador que tira muito do texto de dorna negativa, em alguns quadros a arte não transmite bem o sentimentos presentes no texto.
Ainda sim é uma boa biografia em quadrinhos.

Alex 16/12/2022

Que livro incrível, entregou tudo .O livro Em ondas que as ondas representa no seu vai e vem as mudanças que acontece na nossa vida tanto boas e tantos ruim como paixão no amor na profissão, luto,doença, amizade, velhice, maturidade ,depressão, o amor próprio, auto crítica. RECOMENDO MUITO.

Vann.Deodato 26/05/2022

Prepara o lencinho
Eu vi que o Victor Almeida indicou esse livro no vídeo dele e disse que chorou. Claro que fui atrás. Pensei "ah, não vou chorar, não". Mas é óbvio que eu... Chorei.
Essa HQ é dedicada a namoradinha do autor/ilustrador. E é muito fofa e muito triste. Leia!