Pensamentos de paz durante um ataque aéreo

Pensamentos de paz durante um ataque aéreo Virginia Woolf

Resenhas - Pensamentos de paz durante um ataque aéreo

Bruna Jéssika 06/04/2024

Relatos de uma guerra sem vencedores
Virgínia está escrevendo durante um ataque aéreo. Só posso supor que a escrita sempre foi seu refúgio, o que lhe organizava.
O que temos nesse ensaio são reflexões profundas sobre a vida, os motivos da violência extrema, o papel da mulher nesse fenômeno.
O que Virgínia deixa claro em poucas palavras é que podemos semear a vida, desde que o solo dos nossos ideais não seja duro como pedra.

RobsBia 22/10/2023

A cada ensaio da Virgínia entendo um pouco mais sobre sua pungência na escrita.

Pensar em paz em meio à guerra?

Claudia 18/02/2023

A guerra começa na mente
E é por ela que a guerra poderá terminar. Isso é o que propõe Woolf. As mulheres em
meados do XX ainda eram tolhidas de participação política e militar, mas ainda poderiam contribuir para um futuro menos violento se se libertassem e criassem seus jovens para essa liberdade. ?Se pudéssemos nos libertar da escravidão, libertaríamos os homens da tirania. Os Hitlers são gerados por escravas.?

Maria Luksys 31/01/2023

Uma lucidez inesperada
Será que se eu estivesse sob um ataque aéreo com o risco iminente de ter minha casa bombardeada eu poderia refletir sobre a origem da violência, a liberdade dos povos e o papel social das mulheres? NÃO KKKKKKKKKKK eu estaria ocupada chorando? mas, graças a Deus, a humanidade foi abençoada com personalidades como essa mulher extraordinária, que pôde nos presentear com esse texto. Muito além de uma reflexão meramente contemplativa, o livro serve como uma esperança aos que sofrem com os horrores da Guerra: ?existe outra maneira de lutar sem armas pela liberdade; podemos lutar usando a mente.? Apesar da situação caótica no mundo, ainda há gente que vê esperança na criatividade, e que faz o possível para ?compensar o homem pela perda de sua arma?, ainda há gente que compartilha dos pensamentos de Virgínia Woolf, ainda há coisas a serem salvas pela Literatura ? aindá há ?paz como uma realidade?. Adorei ??????????

arasss 02/01/2023

Potente!!
"A qualquer momento uma bomba pode cair neste quarto. Um, dois, três, quatro, cinco, seis...passam-se os segundos. Não caiu a bomba. Mas durante esses segundos de suspense, parou o pensamento. Todo sentimento exceto o de terror dormente, cessou."

Que ensaio sensacional e doloroso. Esperei muito tempo pra lê-lo e valeu a pena. Arrepiada e ainda muito dormente com tudo.

Gabriela M. 21/08/2021

Comprei esse livro numa livraria aqui da Rua Riachuelo, fiquei empolgada por ser uma edição bilíngue e fiquei surpresa de ver um texto tão curto de Virginia.

Mesmo curtíssimo, o fluxo de consciência segue ali, em formato de ensaio: sob bombas, Virginia se questiona formas de mulheres livrarem os homens do que ela chama de Hitlerismo, um ódio ao outro que, na época, provocou que homens matassem estranhos, pessoas que nunca viram, nem chegariam a ver em alguns casos, por conta de ideias. Triste pensar que usamos uma palavra semelhante pros que seguem o atual presidente brasileiro, e receio se um momento como o que ela viveu virá. De certa forma, em alguns lugares já chegou... algumas famílias já foram desalojadas por serem indígenas, outros foram desalojados pela crise financeira, por não terem algo tão imaterial quanto números em uma conta. Outros foram mortos porque o bolsonarismo afia em policiais (militares, principalmente) a ideia de superioridade - branca.

Difícil presente.

Sobre a leitura: fluída e a primeira da autora que faço em inglês. Em breve quero ler o texto em português, mas não nesse final de semana.

site: https://floreslivrosetempo.blogspot.com/2021/08/resenha-caos-ensaio-de-virgia-woolf-sob.html

Matheus 19/07/2021

Necessário
A mensagem presente neste ensaio deveria ser compreendida por todo mundo. A Virginia conseguia condensar tanta coisa importante em poucas linhas.