Ruína e Ascensão (eBook)

Ruína e Ascensão (eBook) Leigh Bardugo

Resenhas -

Karen204 10/09/2021

MUITO melhor que os anteriores
Vou começar dizendo que amei o livro! Ele tem uma leitura mais fluída, acontecimentos mais interessantes e outros personagens ganham destaque além da Alina. Talvez seja porque como ele é o último, é o momento de termos respostas, mas ainda assim eu achei ele MUITO melhor que os anteriores, aqui as coisas acontecem sem enrolar e estender tanto, diferente de antes. Porém, eu também tenho questões...

Mais uma vez acho que o livro não se beneficia ao ser escrito a partir da visão da Alina, eu sinto que estou lendo o diário da protagonista e isso me atrapalha muito em ficar doida pra ler ou querer saber o que vai acontecer. Pensa só se tivessem capítulos vistos através do Darkling, sem necessariamente serem narrados por ele?! o livro e a história ganhariam MUITO. Eu li a duologia de Six of Crows primeiro (meu xodó da vida ?) e sinto que nem parece ser da mesma autora, a escrita dela aqui é muito diferente. Em SoC ela melhorou 10000%. O que é bom, significa que o autor evoluiu. E Leigh Bardugo é TUDO pra mim ?

A trilogia vale a pena, é gostosinha de ler, mas eu achei meio "muito do mesmo" o tempo todo. Ah, e Nikolai e Darkling, pra mim, são as estrelas aqui ?

Agora eu quero falar COM SPOILERS ??

Achei a morte do Darkling bem sem graça, a forma como ele morreu, sabe. Mesmo ele sendo vilão e tendo essa índole maldosa e duvidosa, eu gostava dele e queria que o personagem tivesse sido melhor explorado, enquanto ele é bem deixado de pano de fundo, na minha opinião.

Fiquei meio confusa, especialmente sobre porque ela perdeu os poderes e porque o Maly viveu

Achei totalmente desnecessário reviver o Maly, acho que tirou todo o peso e a carga emocional do sacrifício dele

Senti falta de ver mais dos outros personagens que chamam nossa atenção, como a Zoya, mas por ser narrado a partir da visão da Alina eu sei que é mais complicado

AMEI descobrir a história do Morozova e tal

Nikolai sendo coroado... tudo pra mim! Esse homem merece TUDO ??

Vity 04/03/2022

Frustada
Que final foi esse?

Eu estou completamente FRUSTADA com essa trilogia, pois o 1° livro é INCRÍVEL, o 2° é péssimo e esse 3° é uma mistura dos anteriores.

No início, a leitura do livro é maravilhosa, mas logo em seguida se torna arrastada, porém, os acontecimentos te mantém com vontade de ler (mas não significa que a leitura não seja maçante).

Eu não sei ainda se recomendaria para alguém essa triologia, mas é BEEEM provável que não, mas se você já está no terceiro livro é porque quis ler por algum motivo.

Enfim, eu amei o universo, amei alguns personagens e odiei alguns acontecimentos... Deixo essa triologia para trás com uma mistura de sentimento de amor e ódio!
Duda 04/03/2022minha estante
mds ele é o próximo q vou ler

Renata 11/09/2021

Meu Deus! Tudo fez sentido!!!!
Esse final foi muito inteligente! Oh série boa da gota! Leiam, por favor!

ana 14/10/2021

final decepcionante.
eu não estou arruinada, sou a ruína.
leigh bardugo fez um bom trabalho nesse livro descrevendo um pouco mais sobre o passado de alguns personagens mas em comparação com os outros da trilogia este livro é o pior. eu esperava muito mais no final da alina e desanimei muito com oq aconteceu com o nikolai mas arrastei a leitura.
amei de verdade essa trilogia e por mais que algumas partes tenham me decepcionado não me arrependo nem um pouco por insistir na leitura, amo o universo e alguns personagens tem um lugar no meu coração, vulgo, nikolai.
espero que continuem produzindo a série sombra e ossos da netflix.
Luna.Bard 15/10/2021minha estante
Oq aconteceu com o Nikolai?

ana 15/10/2021minha estante
o darkling transforma o nikolai em um monstro.

Figx 24/08/2023

O amor não é comum
Eles começaram em Keramzin e terminaram em Keramzin, o único lar que já conheceram.
Salvaram Ravka e mudaram o destino das crianças que nunca vão precisar sentir o que eles sentiram.
Isso é lindo.

Aline 16/01/2023

Muito melhor do que os outros no geral, mas não espere romance bem escrito ou o mínimo de desenvolvimento que não vão achar. Personagens secundários levam a história nas costas, eu realmente tentei gostar da Alina mas estava me esforçando demais, a essa altura ela ainda gasta 90% do tempo dela falando do maly. A saga tinha muito potencial, poderia ter sido muito melhor, o mundo construído é interessante mas a personagem principal e o interesse amoroso não funcionaram pra mim de maneira alguma.

Fabiana.Vieira 02/07/2022

Olha, acho que dava pra a autora ter falado sobre essa história em um único livro.
Acho que não precisava ser uma trilogia, tem muita enrolação nesses dois últimos livros...
Teve muitas descobertas nesse último? Sim! Mas o livro quase todo foi só sobre pensamentos paralelos da Alina.
"NAO GOSTEI DO FINAL"

Stefani 18/09/2021

Que conclusão!
Depois de muitos meses de peleja pra concluir essa trilogia, finalmente aconteceu e posso dizer que não me arrependo de ter me forçado a isso. Apesar de achar a história toda muito arrastada e que poderia muito bem ter sido apenas uma duologia, preciso bater palmas pra autora, por todo esse universo que ela criou. Que personagens incríveis!

Desde as primeiras aparições do Nikolai, eu o amei a ponto de falar isso em voz alta enquanto lia (minha irmã não devia aguentar mais). Tolya e Tamar se tornaram meus irmãos também, assim como Adrik e Misha como meus caçulas e Ongata como mascote. Pra Genya eu mal tenho palavras, ela me envolveu quase tanto quanto o príncipe. David cristalzinho, nunca errou. Zoya eu achei que poderia ter sido um pouco melhor explorada, mas eu amava "não gostar" dela.

Darkling foi um vilão perfeito (que também poderia ter tido mais ênfase), porque ele tinha fraquezas humanas e comuns, apesar da grandiosidade de seu poder. Ele conseguia me seduzir do mesmo jeito que fazia com a Alina, não tinha como evitar.

Essa reta final foi incrível e o desfecho fez total sentido. Eu consegui até gostar de verdade do Maly, ele teve uma redenção mais do que digna nessa parte da história. Com certeza eu pretendo comprar os livros físicos pra reler futuramente.