O Mar Sem Estrelas

O Mar Sem Estrelas Erin Morgenstern

Resenhas - O Mar Sem Estrelas

Camila.Siviero 19/04/2024

Não gostei rs
Eu amo a Erin Morgenstern, adoro os cenários que ela cria. Me apaixonei pelo livro "O circo da noite" e eu achei que ia amar esse livro, ainda mais com tantas resenhas positivas.
Mas eu simplesmente ODIEI. Passei meses lutando pra terminar-lo porque não gosto de abandonar a leitura, mas foi equivalente a uma tortura.
Notei MUITAS similaridades com o cenário descrito em " A sombra do vento" do Zafon e qual foi a minha surpresa quando a autora cita esse livro no decorrer da história?
Se desse pra dar nota negativa eu dava.

thalita batista 17/04/2024

"O Destino se apaixonou pelo Tempo."
Foram tantos sentimentos lendo esse livro que eu não saberia numerar. Que história linda e maravilhosa que é O Mar Sem Estrelas.

Quando criança, Zachary encontra uma porta desenhada atrás da loja de sua mãe, uma vidente, uma porta de tinta muito detalhada - quase real. talvez ela fosse. Uma porta que ele deveria ter aberto, mas não abriu. Anos mais tarde, agora na faculdade, Zachary Erza Rawlins encontra um livro na biblioteca onde estuda, um livro sem nome ou autor, que contém parte de sua própria história dentro, do dia que achou uma porta de tinta e não a abriu, assim não encontrando o mar sem estrelas. Pelo menos não ainda.

Nem sei por onde começar a falar desse livro. Que obra fascinante e tão cheia de vida! Cheia de histórias e mais histórias, acima de tudo.

No começo esse livro pode ser muito confuso, apresentando várias histórias de lugares e pessoas diferentes que não fazem muito sentido, mas tudo vai se conectando com o tempo e tudo passa a se encaixar.

A autora constrói um universo tão rico de personagens e lugares e metáforas cheias de magia e sentimentos. Muitos sentimentos. Cada história tem seu significado e foi tão legal tentar juntar e entender cada uma delas, mesmo tendo algumas que eu não consegui entender mesmo no fim, como o Rei Coruja. Ainda não compreendi quem ou quê ele é, mas tudo bem.

Falando dos personagens tenho que começar com nosso protagonista Zachary. Que personagem encantador ele é. Foi tão fácil me identificar com ele, um amante de livros e histórias, curioso e receoso na mesma medida.

No decorrer do livro aprendemos e descobrimos as coisas junto com ele. Ele aprendendo que todos temos escolhas. O Destino não decide o seu futuro, ele apenas te dá opções para você mesmo traçar seu próprio destino. Sua própria vida. E assim que ele faz.

Dorian, Maribel e o Cuidador foram personagens que eu gostei muito. Havia tanta coisa por trás de cada um deles. Tantas histórias não contadas, que quando reveladas me fizeram me apaixonar por cada um deles. Assim como Eleonor e Simon, e cada história de cada personagem contada nesse livro.

O mar sem estrelas é uma obra difícil de se explicar e até de entender, mas tão linda e tão cheia de... histórias, que você vai se apegando cada vez mais e mais.

O arco final me fez chorar de soluçar, que precisei parar e respirar por um tempo antes de continuar. Mas no final valeu a pena cada lágrima, essa obra é linda e complexa e me fez me apaixonar ainda pela leitura.
Giovanna 17/04/2024minha estante
É o meu livro favorito da vida! ?

thalita batista 17/04/2024minha estante
foi uma das melhores experiências que já tive lendo algo, que livro maravilhoso! ??

Wellington291 16/04/2024

Surpresa!
Começar a ler o mar sem estrelas é se sentir como um dos personagens abrindo a porta para embarcar no mar. Um livro encantador, com momentos muito bonitos e hipnotizantes. Alguns momentos fiquei um pouco confuso com a história mas logo peguei o caminho e fui me encontrando. Fazia tempo que um livro de fantasia não me pegava tanto assim. Recomendo ler sem pressa e se deixar levar pelas milhares de histórias e personagens cativantes.

Bruna Bruna 12/04/2024

Quando todos os livros parecem pesados demais eu volto pras páginas confortáveis e convidativas do mar sem estrelas

rkive 07/04/2024

Viva os alucinógenos!
Esse livro foi uma das melhores descobertas do ano! Eu não estava esperando nada dele e ele entregou uma estrutura incrível.
basicamente o Zachary, o personagem principal, acha um livro na biblioteca da faculdade que contém variados contos, e lendo ele descobre que existe um evento narrado de algo que aconteceu com ele quando criança. Em meio a tudo ele começa a investigar e encontra pessoas incríveis e malucas no meio do caminho.

"o mar sem estrelas" tem uma estrutura de mundo muito boa, todo o espaço é rico de detalhes e traz uma perspectiva que faz realmente o leitor se sentir parte daquilo. a história começa meio confusa e vai se tornando ainda mais confusa em certo momento, mas certamente vale muito a pena o esforço para tentar entender os contos e as falas enigmáticas dos personagens, personagens esses que eu queria que tivessem mais desenvolvimento, pois apesar de ter sim um desenvolvimento interessante, eu acho que faltou algumas vezes complementos, especialmente em torno do dorian e da mirabel que são personagens muito importantes para história.

O ponto de partida para entender o livro é compreender que as histórias são todas entrelaçadas e se completam dentro da história principal, muitas das vezes elas não vão fazer sentido quando são jogadas de repente na história, mas eu juro que em algum momento vai fazer sentido!
no final existem coisas que ficaram nas entrelinhas e não realmente explicadas, acredito que apesar de faltar sim explicações (tipo, até agora não entendi muito bem o rei coruja?) eu acho que esse foi um ponto diferente do livro, porque parece que as respostas estão dentro do livro como metáforas, e tá tudo bem! nem tudo que é bom igual esse livro necessita de respostas o tempo todo, às vezes tem que colocar o leitor para pensar mesmo!

enfim, as coisas que não gostei desse livro é que o romance me pareceu um pouco sem desenvolvimento e é raso o desenvolvimento dos personagens.
apesar de tudo isso o livro tem muita coisa boa e fez eu me sentir animada lendo uma fantasia depois de muito tempo, mereceu 5 estrelas!

Lua 02/04/2024

Olha Brito, sinceramente...
Eu coloquei expectativa nesse livro mas ele não me cativou. Eu empurrei a leitura até o final porque odeio abandonar livros mas eu não me conectei com os personagens nem com a história. Mas a história é boa, e eu conseguia imaginar os cenários pela riqueza de detalhes, mas é meio confuso. Achei bom o final.

julianii 30/03/2024

Não consegui aproveitar tanto a leitura pq tava num período de ressaca literária bem chato kkkkk Demorou um pouco pra leitura me prender, o início achei meio ? mas depois comecei a gostar. Gostei da história mas n me apeguei mt aos personagens, no geral achei uma boa leitura

TrizDosAnjos 28/03/2024

Quem é o Rei coruja?
Ai gente achei TUDO! Sempre vi muita gente falando e na minha cabeça ele teria um tom mais épico (?) como o circo da noite. Mas ele é bem mais um livro confort.
Fiquei obcecada desde a primeira página e o mais doido é como a história é uma maluquice, você definitivamente não tem noção de para onde vai ir. Além de que é muito legal tentar juntar as peças do quebra cabeça e entender as metáforas que a autora resolveu usar.
Senti como se fosse um abraço, recomendo muito!!!

Eduarda.Gomes 27/03/2024

O Mar Sem Estrelas é uma obra literária que nos leva a uma viagem extraordinária por um universo repleto de magia e mistério. A trama é habilmente construída, mergulhando-nos em um ambiente onde as fronteiras entre sonho e realidade se dissipam.

A narrativa envolvente nos apresenta personagens complexos, cada um com sua história intrigante. À medida que exploramos esse mundo fantástico, somos cativados não apenas pela trama, mas também pelos temas universais que permeiam a história. O amor, o destino e a importância da imaginação são habilmente entrelaçados, proporcionando camadas profundas à narrativa.

A autora tece sua prosa com uma delicadeza que encanta, descrevendo paisagens deslumbrantes e momentos emocionantes de maneira poética. A riqueza dos detalhes cria uma atmosfera envolvente que transporta o leitor para além das páginas.

?O Mar Sem Estrelas? é mais do que um simples livro; é uma experiência sensorial que desafia as fronteiras da realidade. À medida que nos perdemos nesse mundo mágico, somos convidados a refletir sobre nossos próprios sonhos e a apreciar a beleza que reside na complexidade da vida.

? Recomendação:

Uma leitura que inspira, emociona e permanece na memória, o livro é uma obra-prima da literatura contemporânea que merece ser explorada e apreciada por todos os amantes da fantasia e da boa escrita.

letizazz 27/03/2024

?? o Tempo se apaixonou pelo Destino.?
QUE LIVRO PERFEITOOOO!! Eu amei ler os contos e ver as histórias se conectando ao longo do livro, amei a escrita mágica da Erin, e eu senti uma sensação de estar realmente ali na história, lendo e descobrindo esse mundo secreto, essa biblioteca subterrânea. Apesar de achar o Zachary super chato e sem personalidade, acho que isso faz parte do contexto, ele escreve histórias pra tudo menos pra ele mesmo. O livro tem MUITAS metáforas e eu sou meio lerda então de primeira eu ficava meio ?an?? mas é muito lindo, uma escrita linda, mensagens lindas, livro maravilhoso.

beafreitasx 26/03/2024

Que loucura foi essa?
Terminei o livro ontem e ainda tô tentando assimilar. No geral é um livro muito bom, mas saiba que você vai se perder na história umas 1000 vezes, não é um livro que dá pra ler rápido e muita coisa parece não ter sentido ao decorrer da história, mas no final vale a pena.

letAcia 15/03/2024

Universo lindo, história enrolada
O ambiente é mto detalhado e profundo, mas eu senti que o foco ficou tanto nele que não deu espaço pra desenvolver os personagens? acho tbm que ficaram tantas histórias dentro de histórias que eu meio que me perdi da história principal?? e outra coisa que me irritou mto foi todos os capítulos começarem com ?zachary ezra rawlins? TIPO CHEGA JA ENTENDI QUE ESSE EH O NOME DO MOLEQUE

Muchiny 15/03/2024

Sou MUITO suspeita para falar sobre esse obra (prima), mas vamos lá...

Personagens e "coisas": eu amo todos, sem exceção. Todos foram bem trabalhados e cada um com uma história única e linda.

História: nunca li um livro de fantasia tão bem descrito. Confesso ter ficado confusa no final, com as novas peças que me ajudariam a terminar o quebra-cabeça, mas deu tudo certo.

Resumindo: eu amei tudo.

Esse livro me mudou de um jeito imperceptível no momento, mas eu sei que algo mudou. E foi algo MUITO bom.

E pra terminar essa resenha, deixo minha declaração de amor:

ZACHARY EU TE AMO E SEMPRE VOU TE AMAR

Letícia 14/03/2024

Uma experiência mágica
Dicas pra quem for ler:

- O início do livro é muito confuso, são várias histórias diferentes e muitos personagens, mas só da metade do livro em diante vc percebe que todas elas são importantes e estão interligadas. Recomendo fazer anotações, mas se não quiser não tem problema, a história tem uma vibe de Alice no País das Maravilhas em que a sensação é mais importante do que a lógica.

- No final do livro algumas coisas são explicadas, mas muito ainda fica em aberto e o que vale é a interpretação do leitor. É tudo muito surreal. O próprio livro insiste na ideia de que tudo é uma metáfora e que uma história é aquilo que vc quer que seja.

Eu amei esse livro e com certeza vou reler. Só não gostei muito do protagonista (o coitado não tem um pingo de personalidade) e do romance que surgiu do nada. A parte mais divertida pra mim foi tentar entender o que é cada coisa e tentar buscar um significado nas histórias, criei várias teorias e sei que elas podem ser interpretadas de muitas formas dependendo do leitor. Amei essa história.

"Você abre uma porta.
O que acontece em seguida?

Eu vou descobrir."