Corações em Risco

Corações em Risco Jas Silva

Resenhas - Corações em Risco

Luiza.Almeida 01/06/2021

Não é sobre amor próprio...
A autora escreve de uma forma belíssima, não tem como largar a leitura, necessitamos ir até a última página para saber como as coisas irão terminar.

Desabafo que contém SPOILERS!!!!!!!!

O que você faria se a sua melhor e única amiga te traísse com o homem da sua vida, com o amor da sua vida, aquele que você mais ama? Aquele que você ama mais do que a si própria? Eu particularmente não perdoaria.
No entanto, para a personagem Georgia isso não foi como uma opção, porque Adam e Hanna a traíram e eles colocaram toda a culpa na Georgia, queriam a todo custo que ela os perdoassem, como se isso fosse sua obrigação.
Adam nunca, jamais priorizou Georgia para ser sua primeira opção. NUNCA. Nós seremos humanos, provamos nosso amor com gestos, carinhos, ações. Mas acontece que eu nunca vi Adam fazer o mínimo que um homem apaixonado faz pela sua amada. Adam escolheu Hanna porque ela era a certa, a escolha certa. Ela era a filha de pais ricos, com um futuro brilhante pela frente. Diferentemente de Geórgia, que não tinha nada. ABSOLUTAMENTE NADA. Filha de uma mãe viciada que só a espancava. Passava fome e vivia em um trailer imundo.
Pois bem, Georgia não aguentou essa traição e fugiu. Eu a entendo, como ficar em uma cidade pequena vendo sua melhor amiga passeando para cima e para baixo com o homem que você jurou amar? Sim, Georgia sempre dizia com palavras, gestos e carinhos para Adam, Porém ele nunca acreditava nela. Ele, acreditava em todos que inventavam mentiras sobre ela, e não acreditava nela. Da para acreditar em um negócio desse?
17 ANOS se passaram.
Adam realmente se casou com Hanna, teve duas filhas, filhas essas que tem o nome que Georgia escolheu desde criançinha e contou para Hanna e Hanna plagiou.
Hanna morreu de um câncer a dois anos atrás, e Adam culpa Georgia com todas as suas forças por ter ligado para ela e implorado que ela viesse ate o leito de sua esposa para se despedir. ( EU fiquei exageradamente, deprimente com isso, Georgia não tinha o porque de fazer isso ).
Nesses 17 anos Geórgia teve a pior vida de todas. TEVE QUE DANÇAR NUA para ganhar dinheiro e não passar fome, era agredida pelo namorado abusivo, Uma vida deprimente. UMA SOFREDORA.
Já Adam se formou, virou um médico. Era o que a cidade, os pais esperavam dele.
Mas, depois de 17 anos Geórgia volta, ela volta para reivindicar uma herança que foi deixada para ela. Ela voltou porque necessitava desse dinheiro.
Devo dizer que os dois se reencontraram, mas não foi aquele encontro maravilhoso, não , muito pelo contrário, ADAM agiu como o babaca que ele é. MANDOU Geórgia fica longe das filhas dele, como se ela fosse uma criminosa.
Adam maltratou tanto, mas tanto Geórgia que esse relacionamento era TÓXICO, até para os dois transarem ele a humilhava, sempre colocava a imagem da esposa perfeita como pauta, Hanna a todo momento era endeusada,
Adam ficava com Georgia mas não assumia e não a deixava ir. Adam chegou ate a jogar na cara de Georgia porque ela estaria viva e ela, a esposa não.
Adam passou o livro INTEIRO praticamente humilhando Georgia, dizendo para ela que ela havia se tornado a cópia da mãe, só porque usava roupas curtas. Até quando Georgia disse que ela ( hanna) havia roubada o nome das filhas que ela escolheu Adam não acreditou, preferiu acreditar na esposa santa.
O que eu esperaria do final. O amor próprio. Georgia amou todos, mas esqueceu de se amar. Todos falharam com Georgia, mas ela falhou consigo mesma em não ter se colocado em primeiro lugar e ter se amada e encontrado um homem que realmente a priorizava, não um babaca que espera sua esposa morrer para você a que sobrou a única opção, porque esta claro que adam via georgia como um objeto sexual, O proprio ADam falou no livro que Hanna transava já Georgia trepava.
Esse livro é totalmente revoltante.
Os dois terminavam juntos no final do livro, ele passa o livro todo humilhando ela e no finalzinho diz uma palavrinhas bonitas e aí ta tudo bem. ( Ha mais coisas que aconteceram em relação a descoberta do pai da Georgia que é o mesmo pai da Hanna so que ele nunca reivindicou a filha porque amava a esposa e não queria falar que georgia era fruto de uma traição, a esposa dele morre de cancer tambem e hanna tambem, ou seja a unica que sobrou foi a georgia, por isso ele fez de tudo para conseguir o perdão dela, porque ela era a unica que sobrou. DEPOIS DE ANOS). MAS vou colocar minha opinião aqui no livro.

Sempre existe novas escolhas, novas vidas, novos amores. SE voce que esta lendo isso agora e não se sinta assim, é porque você não enxergou e não se deu conta disso. O tempo é o mais santo dos remédios.
Devemos sempre, nos amar em primeiro lugar. SEMPRE.
o que mais me chateou nesse livro foi a autora não ter arranjado nesses 17 ANOS um homem que realmente amasse GEORGIA e fosse sua primeira escolha, não por um homem que só a maltratou e ficou com ela depois que a primeira escolha morresse. Georgia não tinha amor, então ela necessitava que alguem a amasse, necessitava tanto que deixou de se amar e dependia emocionalmente dos outros.
Nós devemos nos amar e não aceitar sobras e migalhas dos outros. É como se fosse regra termos que ficar com o nosso primeiro amor, mas não é.

Aqui, neste livro, é gritante o machismo de um homem que só se priorizou e uma santa que depois de morta vira santa, porque foi uma traíra que traiu a amiga, sabendo que ela amava o homem desde os 6 anos de idade. Uma egoísta.
Sempre existe, felicidade nessa vida, uma hora ela chega, mas devemos entender o conceito de amor próprio.
Não é sobre voce encontrar um homem e viver para sempre com ele, ou amor da sua vida. É sobre voce ser forte, independente emocioanalmente para perceber que a sua felicidade depende de voce e de mais ninguem e ter força o sufiente para entender que somos muito mais que segundas opções para ficar com migalhas, É sobre entender que amores vem e vão e tem coisas que não são para ser, em se amar em primeiro lugar e não engolir as merdas que as pessoas cagam em nossa boca.

Esse foi um dos piores livros que já li, porque é como se não tivessemos escolhas ( mas nós temos ). É como se fosse regra aceitarmos ser segundas opções, mas não é.

Se Hanna não tivesso morrido Adam teria ficado com Georgia? duvido muito, ela ia ser so mais uma lembrança de transas da adolescencia.
Camilly 01/06/2021minha estante
Como faz pra curtir mil vezes o seu comentário?!
Concordo 100% em tudo no que você escreveu, esse livro é um absurdo em tudo. Não tem nada de amor, e principalmente amor próprio, não recomendo pra ninguém.

Leitora 01/06/2021minha estante
Rapaz, eu ia ler mas estava resistente! Depois dessa resenha eu é que não vou me sujeitar a ver uma coisa dessas em história que são pra me fazer sentir bem! Pq eu tenho certeza que eu vou ficar com muito ódio!!!!!
Sem ler eu ja esperava uma
Vingança , uma volta por cima e não um contentamento pelo que é oferecido a Georgia.
Enfim, obg por essa resenha! Me poupou o desgosto!

Talita Helena 02/06/2021minha estante
Até que enfim uma resenha expondo tudo o que penso desse livro.
É PÉSSIMO!!!
Eu ainda fico abismada em como essa receita de livro vende, mocinha que é humilhada em 90% do livro, "mocinho" escroto e extremamente tóxico.
Esse livro é o cúmulo e tudo o que uma mulher não deve ser e nem aceitar de um homem.

Thaline.Barbosa 04/06/2021minha estante
Parabéns expôs muito bem, mais acho que o apelo do livro era exatamente esse causar essa revolta, para que não aceitemos sermos Geórgias, que mostra como uma vida de descaso pode fazer com que esquecemos de ter amor próprio.

Luiza.Almeida 04/06/2021minha estante
Na verdade, a própria autora disse que não mudaria o final do livro porque para ela, o amor é desse jeito. Para a Jas ( palavras dela ) Georgia foi resiliente e, sempre amou GEORGIA e ele agiu daquele jeito pq era adoslescente. No entanto, mesmo depois de 17 anos ele ainda humilhou a Georgia. Como eu disse na resenha, provamos nosso amor com gesto, carinhos, ações... não vi mudança em adam, ele passou o livro inteiro sendo um ogro com ela e no final diz umas palavras bonitos e ta tudo bem. Não vi mudança da parte dele!!!

Alves 08/06/2021minha estante
Concordo.
Esse é aquele tipo de livro que você torce para mocinha engravidar sozinha(sonho dela ser mãe) ou aparecer um homem. Adam é um embuste. Final foi uma decepção.
A Bela e os Embustes.
Aquilo não é pai nem no inferno. Não sei qual o pior.
Jas você escreve muito bem.

Marina 10/06/2021minha estante
Tem como curtir vezes a tua resenha?
Exatamente o que eu penso desse livro. Ela sofreu do incio ao fim.
Eu lia capitulo atrás de capítulo esperando ela dar uma guinada de vida. Ela passou esses 17 anos sem 1 amiga nova. A Hanna, escreveu aquela carta ridícula.
Difícil. Heheh

Maria 23/05/2021

Fofo e triste
Meu,que livro triste! Eu gostei,porém sofri bastante junto com a protagonista.Eu virei a madrugada lendo,não consegui largar de tão imersa na história que eu fiquei!

Georgia é uma protagonista que sofreu taaanto na vida,eu tinha vontade de entrar nesse livro e só abraçar ela e dizer que ia ficar tudo bem.

Eu não gostei do Adam,eu não o perdoei,mesmo ela tendo feito.A maior parte do sofrimento que a Georgia passou na vida foi por culpa dele,para mim não dá,não consegui perdoar.Sinceramente,se eu fosse ela teria ido embora e não ficaria com ele.
Vi muita gente na Amazon falando que a Georgia precisava ter mais amor próprio e concordo muito com isso,o Adam fez muito mal a ela! Com toda certeza ela merecia alguém melhor...

Contudo,mesmo não tendo perdoado o Adam,gostei que a Georgia finalmente tenha tido seu final feliz.Porém ele é tóxico sim! Curti essa história porque me envolvi demais e para mim esse é o significado de um livro bom,mesmo que o protagonista seja um babaca(rs).ACHO que recomendo,mas não para todo mundo!
Pati 16/06/2021minha estante
Nossa eu não aguentei, Adam me dá náusea, não consegui comprar que ele algum dia a amou, porque se isso é amor, melhor ficar sozinha mesmo. Achei a que a escrita da autora é realmente envolvente, mas não aguentei, não consegui comprar essa história de amor e esse final feliz, com certeza a protagonista merecia mais do que o Adam.

Duda 09/04/2022minha estante
Concordo, Pati. A Georgia merecia um final feliz com outra pessoa.

Yleitura 13/05/2023minha estante
Acho qq Adam nunca amou nem a si, nn tem explicação o qq ele e a Hannah fez. Meu ranço por Adam continua, mas o meu por Hannah é maior pq desde do início tava claro qq Adam e estragar tudo, agora o qq Hannah fez pra mim nn tem sentido.
Acho qq Adam nunca amou Hannah de verdade, ele amava a calmaria qq ela proporcionava, mas o amor por Georgia era tóxico demais.

natalialino 05/10/2023minha estante
Não consigo perdoar o Adam. As coisas que ele disse pra Geórgia?imperdoáveis. Não queria que acabassem juntos, mas respeito a decisão dela!

Smith3 21/11/2023minha estante
Verdade! Queria muito que ela tivesse ido embora e encontrado uma pessoa que realmente desse um novo começo a ela e a valorizasse. Parece que ela ficou com os ?restos? ?

Goldberg0 19/12/2023minha estante
A jas poderia reescrever esse livro, a georgia merecia um final melhor e ficar com outro protagonista e não com adam, eles tiraram tudo dela, até os nomes das filhas a hannah copiou dela, esse foi o pior livro da autora que eu li.

dayday44 11/06/2021

Achei que ia ser ruim, mas foi pior
Eu tô completamente revoltada com esse livro. Sério. Não acredito que eu li algo tão absurdo como isso.

Mano, vamos por parte do ranço:
Primeiro Adam, lixo. Completamente lixo. O cara é um mimado, egoista. Nunca amou nem a Hannah e nem Georgia. A Hannah era boa para apresentar pra sociedade e Georgia era boa pra trepar. É isto. Escroto demais. Esse papinho dele me convenceu zero.

Michael, como se já não bastasse o lixo do Adam, temos o pior pai do mundo. Sério, ele acha que pode reparar tudo com um desculpa e dinheiro ?? Lixo. Ele deixou uma filha passar fome, necessidade, pra manter a família perfeita. Aí quando perdeu tudo, foi atrás da Geórgia.

Grace é o próprio capeta em forma de humana. Que mulher terrível. Ruim.

Hannah, tenho zero empatia. Zero. Ela diz que ama a Geórgia, mas não ama. Quem ama não mente. Não esconde. Se ela gostava do Adam, deveria te falado com ela. Ela foi escrota e traidora. Além de ter rezo amor próprio, aceitando o boyzinho comer a melhor amiga e não fazer nada. Eles trataram a Georgia igual mercadoria. Um corpo descartável.

Georgia, uma coitada. Sério. Eu apenas tenho muita dó dela. E sinto muito por todas as merdas que ela passou. Ela merecia um final feliz. Ela merecia estar do lado de pessoas que se importavam com ela. O Adam e Michael só se importavam com ela, quando não tinham mais nada.

Sério, não sei como ela conseguiu perdoar todos eles. Vai direto pro céu. Literalmente vai com Deus.

Eu tô o próprio meme: não sabia que podia ser pior, foi lá e soube. Eu odiei demais o final desse livro. Demais. Nada me convenceu. Nada na minha cabeça me faz acreditar que uma pessoa que viveu todas essas desgraças, ia simplesmente falar: ok, vou perdoar todo mundo e criar as filhas da vagabunda da minha ex amiga.

Completamente revoltada
Keila 13/06/2021minha estante
Me representou muito sua resenha!

Pati 16/06/2021minha estante
Essa resenha é minha religião Hahaha senti a mesma coisa

iamariah 17/07/2021minha estante
pessoas sensatas têm o meu coração!!!

Luana_Sapphire 14/09/2021minha estante
???

Odiei também

@livrossdaane 23/04/2022minha estante
Me sinto representada

Kelli 03/06/2021minha estante
Não li o livro mas pelo que percebo passou bem longe de uma história de amor. Conheço a escrita da autora, realmente escreve bem, mas histórias em que passamos mais raiva do que prazer to fugindo.

Maria 03/06/2021minha estante
Super te entendo,também passei muita raiva nesse livro! Porém eu tive que dar uma nota boa,porque a escrita da autora é bem envolvente e eu só consegui largar esse livro quando eu terminei(rs). Mas com toda certeza é uma história bem problemática e não acho que o final deveria ter sido daquele jeito.

Janise Martins 03/06/2021minha estante
Maria, Georgina foi mais que humilhada, Adam foi um canalha. Minhas duas estrelas foram pela escrita ?

Maria 03/06/2021minha estante
Eu vi que você leu um livro dela que se chama ?Rede de mentiras?,eu estava querendo ler,é bom? Ou o protagonista masculino é no estilo do Adam e do ?barão do café?? Eu estou fugindo de protagonistas tóxicos,no momento.?

Janise Martins 03/06/2021minha estante
Ahh Maria! Faz tempo que li os dois, sei que amei hehehe
Mas acho que os livros da Jas não servem pra ressaca hehehe

JANEREINANDO 04/06/2021minha estante
Recomendo passar raiva Kkk que ódio AFF! Quanta gente ruim em um só livro ? o que salva o livro é que foi a Jas que escreveu,te envolve

Fernanda M B 31/12/2021

Não gostei do final
Sinceramente, esse protagonista foi um dos piores, achei realmente péssimo. Poucas vezes vi um romance em que a mocinha sofre tantas humilhações?e não reage. Foi uma leitura difícil. Uma história onde não há um personagem bondoso? Todos parecem que nasceram para desprezar e humilhar. E com uma amizade como a Hannah, pra que inimigos né não?

Estou avaliando como bom, porque a autora tem uma boa escrita, porém se fosse unicamente pela história, seria uma estrela.
Jess 25/04/2022minha estante
Depois de ler tantas avaliação falando basicamente o que você falou tô quase desistindo do livro pq tô vendo q vou passar raiva ?

Fernanda M B 25/04/2022minha estante
Para mim foi decepcionante. Se vc decidir se arriscar, me conta o que achou.

Jess 25/04/2022minha estante
Eu desisti. Eu tinha vindo nas resenhas pq estava na parte que o boy fica olhando para a amiga dela o primeiro sinal de que a traição tava vindo sabe? Depois que confirmei que isso ia acontecer e de ver nas resenhas que a amiga ainda ficava fazendo ela passar como a errada da história não consegui mais ler fiquei agoniada com isso e tb só de pensar no tanto que essa pobre coitada ainda ia sofrer nas mãos do boy eu não aguento esse tipo de livro não

Fernanda M B 25/04/2022minha estante
Sim, é o boy rei do esgoto! Deus nos defenda. Me senti muito mal com todos personagens, não tem um que salva.

Jess 25/04/2022minha estante
Vou dá uma olhada em outros livros da Jas para ler pq gostei muito da escrita dela, mas antes vou olhar as resenhas p n ser novamente enganada pela capa bonita kkkkkk

Natalia | @_lendoumlivro 23/05/2021

Meu Deus MESMOOO!
Eu tou sem saber como reagir com esse livro, sério. Jas mulher você acabou comigo viu !!!! Meus sentimentos por esse livro é tão conflituoso que, EU MESMA sei nem explicar como me sinto.

P.S.: Eu não perdoava !
Carol 28/05/2021minha estante
Ele precisava sofrer muitooooo

Natalia | @_lendoumlivro 28/05/2021minha estante
Amiga SIIM

Natalia | @_lendoumlivro 28/05/2021minha estante
O Adam não evoluiu em nada

Maria 10/04/2022

Deprimente (recomendo)
É a terceira vez que tento (e falho miseravelmente) em escrever uma resenha para esse livro. A dor e a raiva são tantas, que, ao escrever minha avaliação sobre a história deprimente de Georgia, eu não consigo terminar, tamanho sofrimento. Porém, espero que dessa vez seja diferente.

Georgia foi traída pelo amor de sua vida e pela melhor amiga, que tinham um relacionamento pelas suas costas, a tratando como nada mais, nada menos que um caso de caridade, alguém cujo os sentimentos não são válidos.

Ela foge, e dezessete anos depois, se vê de volta na cidade que a causou tanto sofrimento, depois de receber o estúdio de dança de sua antiga professora/empregadora como herança após a sua morte.

Ela consegue ser tratada como um pedaço de lixo desde o momento que coloca os pés naquela cidade. Adam a humilha por QUALQUER motivo em todas as situações possíveis, e ela nunca consegue ser totalmente compreendida porque ninguém acha os seus sentimentos relevantes.

Para adam, tudo o que Georgia sente, toda a dor em ter sido traída e desprezada, é resumido em uma única palavra: drama.

Hannah morreu com um câncer no cérebro e seu último pedido foi que Geórgia a perdoasse. Adam ligou para ela, implorando para que ela voltasse e perdoasse sua tão amada esposa (?) mas Georgia recusou, com razão.

Ele a culpa desde então, dizendo coisas horríveis como se nada do que ela sentisse fosse válido, como se gigi fosse somente uma mulher dramática e descontrolada.

?O que for que você ache que Hannah tenha feito, você fez mil vezes pior, Georgia?

?Não tente jogar a culpa da sua infelicidade em Hannah. Você pode não ter dado a mínima, mas, [*****], ela sempre esperou por você, Georgia. Até o último momento.?

?Hannah quase enlouqueceu, Georgia. Ela nunca teve paz e tudo porque você foi egoísta demais para ficar e enfrentar tudo!?

E claro, tudo gira em torno de Hannah. A tão preciosa hannah. A reencarnação da santa madre Teresa de Calcutá. A isenta de erros, a senhora perfeitinha. Definitivamente, a personagem que eu mais odeio em toda essa história.

Georgia foi culpada por pecados que não cometeu enquanto hannah, a verdadeira pecadora, foi isenta de todos eles. Ela nunca foi responsabilizada por nada, viveu uma vida perfeita e tranquila, enquanto gigi era difamada por todos da cidade por mais de 15 anos e ela nunca fez NADA para defendê-la. Nada para limpar a imagem da pessoa que ela diz tanto amar.

Ela não foi a única pessoa nesse livro que dizia tão desesperadamente amar a Georgia mas que NUNCA procurou por ela, a ofereceu qualquer tipo de ajuda ou pensou nos sentimentos dela.

Adam dizia amá-la desde o começo, mas onde estava esse amor? Um amor que não podia ser sentido, que não podia ser tocado, não podia ser visto.

E a todo momento eu me perguntava: por que ela não pode ser amada?

Por que Georgia era a única que não podia ser amada? Que não podia sentir amor da mesma forma que os outros personagens? Por quê?

A carta de hannah foi definitivamente a maior piada desse livro. Ela não se arrepende de absolutamente NADA. Ela não se arrepende de ter traído a amiga, enganado ela, ou dado o nome das filhas com os que Georgia tinha escolhido. Foi simplesmente ridículo, sinceramente.

Em determinado ponto do livro, eu só não aguentava mais. Não aguentava mais ver a Georgia sofrer, ver ela aceitando migalhas de um amor, de ler ela sendo comparada com a hannah em todos os capítulos (eu honestamente não aguentava mais LER o nome da hannah). Eu só estava exausta daquilo e continuava com o mesmo questionamento: Por que ela não pode ser amada?

Ela sofre o livro INTEIRO. É humilhada o livro INTEIRO. Ela não é escolhida, sempre é deixada de canto, e procurada pelo adam quando é conveniente pra ele.

Esse foi outro que não sofreu nada. Viveu uma vida feliz com uma esposa que ele amava (e fez questão de frisar isso em todos os capítulos) e duas filhas, e jamais procurou por Georgia. Culpando-a por ter fugido, por ter deixado pra trás as pessoas que supostamente se preocupavam com ela. E, novamente, onde estava essa preocupação? Vou colocar a seguir um trecho de quando adam descobriu que ela tinha ido embora, 17 anos antes:

?Tudo o que ela quer é atenção. Hannah. Georgia sempre fez esse tipo de coisa. ? Havia uma carência nela, que a tornava impulsiva e que podia ser descrita pela forma como se vestia e se comportava.

? Você acha?

? Eu tenho certeza. ? Virei-me para Hannah. ? Quando Georgia perceber que ninguém se importa, ela irá voltar.?

Eu só consegui ver esse amor do adam pela Georgia no final do livro, em mais de 80% da leitura e somente depois de acontecer um acidente que deixa ela debilitada por dias.

No fim, ela sempre foi a segunda opção: a segunda filha, a segunda esposa, o segundo amor, a segunda mãe. (Meu eu do futuro,5 meses depois, não concorda mais com essa análise)

Foi, sinceramente, triste. Triste por ela não se valorizar, por amar um homem que a tratou como lixo, amar uma amiga que nunca a defendeu, que nunca a amou da mesma forma.

No fim, essa é uma leitura que jamais vou esquecer. Vou sempre lembrar desse livro, lembrar que nunca devo aceitar alguém como adam e ser uma amiga como a hannah. Que, da mesma forma que Georgia, eu mereço mais.

Por mais que a história seja deprimente e tenha acabado comigo em todos os sentidos, a escrita da Jas é simplesmente maravilhosa. Me prendi do começo ao fim, não conseguindo parar a leitura enquanto não terminasse. Eu chorei e sofri muito; e isso são coisas que mostram a conexão que senti com o livro durante a leitura.

P.S: (quase cinco meses depois dessa leitura marcante, e outras 3 releituras, tenho uma opinião diferente - não em todos os tópicos citados - sobre o livro. Ainda odeio a Hannah. Tenho ódio do Adam. Mas consegui, depois de analisar minuciosamente cada frase do livro, ver o amor do adam pela Geórgia. Ainda acho que ele deveria ter sofrido mais, mas ela finalmente vai ter a oportunidade de ser feliz. E no fim, a hannah que acabou sendo a ?outra mulher?, casada com um homem que nunca a amou total e completamente e temendo o dia que a melhor amiga voltasse, pois sabia que o relacionamento dos dois nunca mais ia ser o mesmo)
Thaty 26/05/2022minha estante
Pra mim, a Hannah tinha inveja da Georgia. Queria ser a melhor em td e ter td. Qd a Georgia viu o Adam, a Hannah disse que ele era chato. E depois o próprio Adam falou que a Hannah era a primeira opção dele, e que por ela não querer nd com ele, que ele se envolveu com a Georgia. Então, o que mudou pra que ela tivesse descoberto esse amor por Adam?!. E ainda magoar a melhor amiga, além de ficar com o Adam ela colocou o nome que a Georgia tinha escolhido para as filhas?!
Não acreditei no amor que Adam e Hannah diziam ter por Georgia.
Terminei o livro e não consigo entender em como Adam, "amando" a Georgia conseguiu viver (e ser muuiiiyo felizzz)com Hannah. Ou seja, se a msma estivesse viva ele não voltaria com Georgia. A ponto de dizer que preferia que Georgia é quem deveria te morrido.
O que falar de Georgia?! Parece que em qualquer op

Thaty 26/05/2022minha estante
Georgia , parece que qualquer oportunidade de sofrer ela se jogava de cabeça. Foi traída pelos 2. E continuou amando e perdoando os 2.
Faltou amor próprio. Diversas vzs enqto lia o livro, ficava repetindo:" o que ela queria ali? Já não tinha sido o suficiente? Pra mim ela sempre foi a segunda opção, um ato de rebeldia do Adam pelas atitudes dos pais. Nunca passou só de sexo. Nunca senti que a Adam a amava mais do que a Georgia. Pq simplesmente não entra na minha cabeça que tu pode ser feliz (como ele fazia questão de esfregar na cara da Georgia) se tu não é alguém completo.
Georgia sempre foi uma segunda opção pra tds eles, inclusive pra ela mesma. Já que foi incapaz de se colocar em primeiro lugar. Não queria que ela ficasse com Adam. Nem que tivesse perdoados eles. Acho que merecia ser feliz, mas com outro cara. Que esse retorno pra cidade a fizesse por um pó tô final no passado e que seguisse em frente. Tbm não acho que tinha que ter perdoado Michael. Que tbm nunca se importou o suficiente com ela.

Maria 19/06/2022minha estante
sinceramente, eu só consegui sentir esse amor do adam depois de reler o livro, porque ele é de fato um personagem muito complexo e contraditório em vários aspectos. Mas o que mais me irrita nessa história é o quanto todo mundo acha que pode pisar na cara da Geórgia e fazer o que quiser com os sentimentos dela. A hannah foi a pior de todos os personagens. Eu queria que ela tivesse sofrido mais, passado cada momento junto do adam repleta de uma angústia tão grande que acabaria com qualquer resquício de felicidade dela. Que ela fosse impossibilitada de ter uma vida feliz e plena. Já o adam, queria que tivesse rastejado mais pelo amor da gigi, que nunca mereceu nada do que passou

Thay 26/04/2022

Sem palavras...
Parei em 50% desse livro e me recuso a continuar, esse livro por si só já é um gatilho que nem é sinalizado pelo amor de Deus que sensação péssima eu só sabia ficar triste e chorar pq ninguém merece passar por esse tipo de humilhação e isso tá sendo romantizando nesse livro e eu como mulher me recuso a compactuar com isso! e eu amo outros livros da autora mas esse em si de longe foi meu pior livro lido e é totalmente desnecessário.
Thais.S 26/04/2022minha estante
Ja me falaram exatamente a mesma coisa sobre esse livro Thay.....

Thais.S 26/04/2022minha estante
Ja me falaram exatamente a mesma coisa sobre esse livro Thay.....

Thay 26/04/2022minha estante
É péssimo msm amg eu n recomendo nem começar por curiosidade

joana 19/02/2022

Livro para passar ranço, raiva e nervoso
Nem sei por onde começar. Personagens machistas, tóxicos. Falta de amor próprio da personagem. Aquele livro que passa mensagem que mulher pofe sofrer tudo e mais alguma coisa mas perdoa porque o homem pode errar em tudo que merece sempre perdão.

Mulheres valorização pessoal é tudo. Se um homem Só decide ficar convosco porque tudo resto deu errado, fujam.
joana 19/02/2022minha estante
Devo referir que gosto muito da autora. Muito simpática, mas não deu.

Carol 19/02/2022minha estante
Realmente tenso ? de passar nervoso ?

joana 19/02/2022minha estante
Gosto de livros com emoção e que fique arrasada .leituras que maltratam o emocional, mas aqui eu odiei. Quis entrar no livro e falar umas verdades para os personagens. Passei nervoso porque não gostei com o passar de pano no machismo e na falta de amor próprio ali escrito.

Polly 26/05/2021

Um livro sobre o que a falta de amor próprio e carência extr
Giorgia é a personagem principal que sofre do início ao fim,tem uma mãe horrível que humilha,bate e deixa ela passar fome, e o único consolo que ela tinha era a melhor amiga que conheceu aos 6 anos, e o cara que ela é apaixonada desde a primeira vista.
Ela sofre demais mesmo, é o primeiro livro que eu odeio quase todo mundo e torci pro casal não se acertar, é agoniante em tantos níveis que é difícil descrever,tudo que a giorgia precisava era de alguém que desse atenção,amor e de psiquiatra ou psicólogo,porque depois de passar por tanta coisa a visão de amor dela ficou muito distorcida, é um amor tão doentio que foi capaz de passar por cima de atos absurdos. Eu nunca fui de militar sobre relacionamento abusivo mas esse aqui é difícil não ter como falar.

SPOILERS!!!!
Todo mundo é um tremendo FDP,tirando o Ethan que é o melhorzinho dali, é o único que vê que a giorgia é uma boa pessoa e que ninguém ali merece ela.
Hanna foi uma desgraçada sonsa que só fez o que quis, passou por cima da que chamava de melhor amiga,ficou com o cara que ela sabia que a amiga gostava desde o primeiro momento.Traiu a giorgia,pediu que ele terminasse com a giorgia pra ficar com ela, e ainda por cima os 2 acusaram ela de ser dramática e fizeram ela a vilã da situação,sendo que ela não tinha culpa de nada, depois disso a coitada ainda é forçada a abortar e fugir da cidade e passa pelo inferno por 17 anos,até a desgraça da Hanna finalmente morrer e ela ter que voltar a cidade e pra quê?
Para sofrer humilhação atrás de humilhação(todo mundo na cidade só sabe julgar ela pelo jeito que se veste e a tratam como um bicho num zoológico),tirando Ethan e Emily(que também teve um momento que eu fiquei chateada com eles).
O Adam não sabe o que quer e em qualquer oportunidade esmaga o coração dela,humilha ela de todo jeito possível,conhece ela bem o suficiente pra sempre acertar nas merdas que fala, além de ser possessivo, ciumento e muitas outras coisas,não vi nada de qualidades.Teve muitos momentos que eu achei que ele bateria nela,mas não chegou a isso,mas a sensação de que isso aconteceria é bem forte.
O final é uma bosta, 17 anos de pura humilhação/sofrimento e tudo mais, giorgia comeu o pão que o diabo amassou pra no final ainda assim não ter amor próprio pra abandonar o Adam e recomeçar uma vida boa e saudável longe de tanta gente ruim,ele fala umas palavras bonitas diz que vai casar e ela aceita numa boa,sendo que ela deu 30 chances e ele humilhou ela nas 30, não fez nem ele penar e morrer implorando perdão, simplesmente inaceitável,ele não merecia perdão algum, ele merecia ficar sozinho até morrer.
E ainda tem o final dela com a Hanna,a filha da mãe morreu e escreveu uma carta antes,disse que não se arrependia de nada e umas desculpas esfarrapadas( na minha visão ela é endeusada no livro,uma mulher perfeita que não comete erros, inteligente, bonita,que todo mundo ama,mas ela é tão desgraçada quanto o Adam e pareceu só se fingir de inocente.)
Pra piorar, pouco tempo depois ela aceita o pedido de casamento,ela fica grávida, preferia que ela não tivesse filhos com ele kkk, é o final que tu torce até o último segundo pro casal não ficar junto.
Todo enredo leva a pessoa a acreditar que giorgia vai ter uma superação ali,que ela vai embora e ser feliz,o que não acontece.
Exemplos de situações:
Parte em que a filha do Adam grita com ela :
Fica longe do meu pai! ? A garota gritou, empurrando-me com força, ainda que não fosse suficiente para me machucar. ? A vovó tem razão, você é uma prostituta que quer roubar ele da gente, mas o meu pai ama a minha mãe e não você! ? disparou o absurdo, deixando-me estarrecida e envergonhada. ? Eu quero que fique longe da gente para sempre! ? Amber derramava lágrimas abundantes por seus olhos, que me fizeram querer consolá-la, mas também me defender.

Os pensamentos suicidas:
? Eu não queria que você tivesse me socorrido ? revelei. ? Eu queria que Connor tivesse ido até o fim, que ele... que ele tivesse me machucado tanto que... eu nunca mais voltaria a sentir nada. Era isso o que eu queria que ele tivesse feito, mas você não deixou. Você não me quer, mas não me deixa
Camilly 26/05/2021minha estante
Eu ia ler, mas nem vou perder tempo. Sei que só vou passar raiva e ódio! Obrigada pelo spoiler?

Luiza.Almeida 28/05/2021minha estante
Voce tem todo razão. Esse livro foi o cúmulo do absurdo. Se Hanna não tivesse morrido, Georgia ia ser so mais uma lembrança de transas na adolescencia para Adam, Adam nunca amou Georgia não, ficou com ela depois que a esposa morreu mais humilhou ela demais. Voce esqueceu de citar a parte em que ele fala pra ela que era ela que tinha que ter morrido no lugar da esposa.
Sem contar no Michael, que filho da puta, depois que a esposa e a filha morreu querer ficar com a que sobrou.
Eu odiei esse livro ao extremo, me senti mal por isso. É como se as pessoas não tivessem escolhas, mas elas tem. Foram 17 anos. 17 ANOS. Georgia não poderia encontrar um novo amor nesses anos todos não.
Ela nunca foi a primeira opção de ninguém e, fiquei com mais raiva ainda da desgraçada da Hanna ter a audácia de pedir para ela cuidar das filhas dela, que ranço.
Até quando o Adam transava ele humilhava ela.
Personagem mais fraca que eu ja vi, a falta de amor próprio nesse livro é gritante.

Talita Helena 31/05/2021minha estante
Esse livro é péssimo! E gerou muita discussão na rede social ao lado.

tetodelivros 21/06/2021

Sei lá
O livro é muito bom. Escrita perfeita.
Esperava um pouquinho mais de amor próprio da Geórgia, uma pessoa que sofreu tanto se deixar humilhar por aquele cara, pelo amor...

Eu não fui muito com a cara do Adam, o que ele fez... Nada justifica...
Janethe 21/06/2021minha estante
Concordo confesso que está sendo uma leitura difícil, acredito que faltou muito amor próprio a Geórgia. Mais também vejo que a Jas quis mostrar realmente isso o lado feio do Amor.

Confissões de uma leitora 06/08/2021minha estante
Georgia não teve grandes exemplos de amor, quem dirá o próprio.
No entanto, será que não foi amor próprio qdo ela se escolheu qdo Adam ligou por causa da moribunda? Qdo, sei lá, deu um basta nas migalhas e mandou a real, tudo ou nada? Quando mesmo assim, optou por partir? O que seria o amor próprio? Há um padrão? Não passamos por momentos de oscilação? Ela ter optado aceitar a possibilidade de uma vida feliz que ela sempre quis ao invés escolher o orgulho ou receio do que os outros vão pensar, não foi amor próprio?
E Adam, misericórdia, queria dar um tiro.
Mas é aquilo, o final era da Georgia.

iamariah 17/07/2021minha estante
essa era a resenha que eu procurava!!!

Luiza.Almeida 08/08/2021minha estante
Perfeito sua resenha

Confissões de uma leitora 07/08/2021

[AVISO] Livro não indicado para quem gosta de histórias mastigadas e idealizadas. Esta é uma leitura complexa tal qual a humanidade de seus protagonistas.
Com uma escrita de gente grande e um prólogo impactante, capaz de levantar defunto, @jassilva_escritora nos conduz num romance tórrido e dramático digno das telonas.
O prólogo me fez refletir sobre “como podemos exigir de adolescentes comportamentos/atitudes tão exemplares numa das fases mais conturbadas e de grandes erros, alguns imutáveis, no qual qualquer conflito se torna extremo?”.
Então lembrei, o julgamento valida nossos próprios erros (Olá, projeção!).
Sendo franca, me assusta a crença polarizada “se ama/gosta, não machuca”. Isto pressupõe uma perfeição utópica e a idealização CRUEL do outro.
Viver é se arriscar; não é preto no branco, é uma miríade de cores coloridas e sombrias.
Embora queira dar um tiro em Adam, preciso ressaltar a construção desse personagem, quão rico ele é em caráter psicológico e dramático, bem como Georgia e a história como um todo.
Esta leitura é um exercício de escuta. Adam fala, fala e não diz nada, porém diz tudo no uso exacerbado da negação, do isolamento afetivo e da projeção. Deus, como ele projeta!
Não apenas isso, ele faz de seu desejo – Gigi – impossível. Ela é seu fruto proibido, suculento, que de longe faz seus olhos brilhar com a intensidade de sua entrega; ele pode olhar, desejar em segredo, mas não pode ter. Se tocar, ele colapsa. Então, Adam a destitui de valor, fere incontáveis vezes, dúvida, rumina e a reduz a sexo, objetificando-a, tudo pra criar impossibilidades e validar sua escolha que, inconsciente, sabe ser errada. Não é o que ele quer, mas é o que se adequa as suas exigências internas e externas. Desta forma, depois de meses adiando, Adam pode fazer a decisão “perfeita”, no caso Hannah – a sagrada; é reservado a sua mulher o mesmo lugar de santidade que a mãe ocupa –, que ninguém poderá criticar. Muito pelo contrário, ele é exaltado por todos na cidade, o casal 20. E assim, ele estará seguro da turbulência que Gigi, a profana, representa, que o faz perder o controle, quebrar regras e entrar em contato com o desejo recalcado que evoca a culpa, vergonha e autocritica. Ele não tomou a decisão porque Hannah o obrigou como faz parecer que, aliás, não passa de uma manobra para terceirizar a responsabilidade da tomada de decisões (se der merda, ah, não fui eu). Hannah o ultimou, mas a escolha sempre foi dele.
Adam está sempre tentando se convencer da própria mentira.
Adam tem altas expectativas e projeta em quem e como se relaciona (presente da mamãe Grace que estabeleceu um alto padrão de comportamento, o que fica nítido em seu comportamento com o próprio marido – mantendo-se na relação, apesar de saber de suas transgressões, afinal, ela é a esposa de um médico, portanto, uma mulher forte e poderosa por aturar tudo em nome de um bem maior, quase imaculada). Espera-se de Adam essa conformidade. Não é à toa que ele é o “menino de ouro.”
Adam e Hannah enxergam a conveniência que cabe em seu conforto – e aqui eles dão vazão a perversidade –, pois quanto mais desclassificam Gigi, mais fácil é lidar com o que fazem. Sobretudo, Adam, que embrenhado nessa luta interna, bota pra fora seu pior lado.
E se no passado, ele ridicularizou Gigi para legitimar sua escolha “perfeita”, agora visa à restauração desse amor e se lança a servidão (casamento, filhos, amor, entrega, famoso topa-tudo); tudo para ela na tentativa de reparar o dano causado.
Podemos ver sua evolução de garoto a homem, mas não há redenção. Há uma amenidade no comportamento devido a seu amadurecimento. E é aqui que reside meu encanto, Jas foi certeira na construção e veracidade deste personagem.
Gigi é intensa, apaixonada, explosiva e sedutora.
Ela tem ganas de viver, de amar e ser amada.
Sob a negligência da mãe, na falta de bons exemplos que fortalecessem sua autoestima e autoconfiança, Gigi não teve amor, mas ela pode sê-lo ou tentar... Quem sabe assim, amando com todo o fervor, ela não se prove digna da retribuição? E aí, ela se lança numa busca pela satisfação, atenção, proximidade amorosa e erótica, criando uma dependência perigosa. Que muitas vezes a coloca em situações de risco e de drama pessoal. E diante dos conflitos vividos, combinado a sua personalidade, ela é desacreditada, a exagerada.
Não há modelos de amor, há modelos de migalhas, de mendicância, tudo foi deturpado, falho, alimentando sua baixa autoestima, desvalor e insegurança; criou-se uma carência e uma falta gigantesca, que nos desperta o protecionismo e o senso de justiça. Diante de um pingo de amor, que possa suprir a falta imprimida nela em sua relação com a mãe que não a amou o suficiente, Gigi se entrega de corpo e alma as suas relações afetivas, tudo que é bom sempre foi imediato e sem garantias e um “a longo prazo”; é assim com Hannah e depois com Adam, que representa o que lhe falta, supre sua carência e a faz crer que poderia sonhar com a felicidade, ser amada, querida e desejada.
Não é à toa que ela se vê presa ao passado, que nas relações futuras ela entre num ciclo de autossabotagem que a própria não entende. Ela está tentando, pelo amor de Deus!
Gigi fez seu melhor dentro das possibilidades que ela tinha e nem sempre ela teve opção. E, sejamos honestos, não era apenas ela que precisava de terapia, Adam também.
Me pergunto aqui se não foi amor próprio quando ela disse não ao pedido de Adam e escolheu a si mesma, respeitando seus sentimentos e limites? Ou quando deu um basta nas migalhas, deixando claro que era tudo ou nada? Quando escolheu partir para se preservar?
Amor próprio seria Gigi abrir mão da possibilidade de uma vida feliz que sempre quis com a pessoa que ela ama e que demonstra querer o mesmo por puro orgulho ou pelo que os outros iriam pensar? Em como a julgariam, como muitos já fizeram?
Gigi já sofreu tantas perdas, tantas trombadas, que não hesita em perdoar; ela foca em SER FELIZ, em tentar, apesar de tudo. Se isso não faz dela uma mulher resiliente e corajosa, não faço ideia do que estas palavras significam. Não seria isso amor próprio?
Seu perdão para Hannah me parece ser um perdão a si mesma do que qualquer outra coisa.
E por falar na peçonhenta, Hannah não conhece o significado de amizade, e se faz, é deturpado e a favorece, típico de pessoas egoístas e arrogantes. Suas atitudes são mesquinhas e perversas.
A carta, os nomes das filhas, o peso do último pedido e suas motivações ocultas.
Se por um lado penso que ela possa estar tentando compensar sua traição, em outra mão, não deixa de ser um ato perverso transvestido de boa ação por saber que nunca foi a escolhida, mas a apropriada. É como se ela dissesse: estou te devolvendo o que tomei, o combo completo, mas saiba que só o tem porque estou queimando no inferno; você sempre foi o terceiro corpo na cama, e agora eu serei o fantasma entre vocês pelo resto da vida.
A única coisa que salva é sua sinceridade sobre sentir culpa, mas não arrependimento.
Diferente de Gigi que escolheria o outro acima de si mesma, Hannah escolheu ela própria. Não é por menos que ela faz tal pedido, ela conhece Gigi, e aqui se acentua sua perversidade.
E é óbvio que Adam não se casaria com Gigi e, muito provável, não reconheceria seus erros se Hannah estivesse viva; a morte e ressurgimento de Gigi fizeram as coisas tomarem outro rumo, que os próprios não esperavam. E não é assim que a vida acontece?
Não acho que Grace mudou, ela como, provável, narcisista adaptou-se. Era isso ou estar fora da vida de quem ela crê que lhe pertence. Que Deus salve essa família.
Sobre o pai de Gigi, bem, distancia é uma boa palavra.
MEU final seria diferente, mas o livro não fala de mim, da minha vida.
É o final de GIGI.
Glaucers 14/08/2021minha estante
Nossa, análise perfeita!!

Confissões de uma leitora 03/09/2021minha estante
Obrigada :)

natalialino 05/10/2023

Tentando entender como vou explicar essa leitura?Eu odiei o livro ao mesmo ponto que amei.

Devo começar dando créditos a escrita da autora, é simplesmente PERFEITA. Te prende do início ao fim, eu não conseguia parar de ler, era mais forte do que eu. A forma como ela transmite os sentimentos da Geórgia (personagem principal) é de uma sensibilidade e dedicação impressionantes.

ATENÇÃO: PODE CONTER SPOILER!!!!!!!

Sobre a Geórgia, mocinha desse história, ela é simplesmente uma lenda. Se ela errou foi tentando acertar, e se ela errasse de propósito seria justificado de qualquer jeito também. Eu sofri junto com ela em cada capítulo desse livro. EM CADA CAPITULO. Ela é forte, leal, verdadeira, resiliente, benevolente?poderia passar horas citando todas as suas qualidades. Infelizmente o livro se passa em uma cidade no qual os pilares são o preconceito, rancor e disse me disse. Adivinhem qual foi a maior vítima? Georgia. Se eu estivesse no lugar dela jamais voltaria para esse lugar. Em hipótese alguma.

Grace dispensa comentários. Ela é a personificação da Dolores Umbrige. Nojenta.

Hannah foi extremamente infeliz em suas escolhas. Definitivamente uma péssima amiga, mesmo que tentasse se convencer do contrário.

Michael foi um dos piores para mim. Como alguém consegue deitar a cabeça no travesseiro sabendo que a própria filha vive um inferno em casa? Covarde.

Charlotte e Amber são um casa a parte. Sobre a Lotte: lenda, nunca errou. Sobre a Amber: tem muito o que aprender até lapidar o caráter construído pela avó.

E então chegamos nele. O maior ódio que já senti por um personagem literário. Adam é nojento, terrível, tóxico, tenebroso. A personificação de tudo que abomino em um homem. As coisas que ele fez, falou, pensou?IMPERDOÁVEIS. Imperdoáveis. Torci tanto para que o livro terminasse com Georgia bem longe dele, casada com outro cara, feliz, com filhos, um lar. Infelizmente eles acabaram juntos no final, minha única reação foi aceitar; independente com quem, ?Geogia? merecia ser feliz e ter o seu conto de fadas. Mas definitivamente eu acredito que ele seja a pior opção. Nem posso considerá-lo como um ?mocinho?. Nem o Coringa seria tão vilão.

FIM DE SPOILER!!!!!!

É isso, incrivelmente eu chorei de tristeza e raiva na maior parte do livro e ainda assim ele foi cinco estrelas pra mim. Leiam!
lelee2 08/10/2023minha estante
nossa, eu concordo com tudoo!!!!! georgia merecia coisa melhor

natalialino 08/10/2023minha estante
Adam é péssimo, só não é pior do que a mãe dele!

LKuiawski 30/01/2022

Leria até a lista de compras dessa autora mas esse casal...
ALERTA CASAL CHERNOBYL
eu amei essa narrativa, os cenários, os personagens secundários, o desenvolvimento absolutamente TUDO menos o casal principal, nossa credo eles são podres, detestei os dois, são dois babacas egocêntricos que só mudam as atitudes quando convém, principalmente o cara que nem tentou ser melhorzinho, a garota engoliu todo o orgulho dela pra ficar com esse imbecil. Mas de resto? Perfeição total, a autora é maravilhosa vou com certeza ler os outros livros dela pois AMEI muito a escrita dela, enfim, indico os livros dessa autora mas não esse livro aqui. Boa leitura.
Fernanda M B 10/04/2022minha estante
Chernobyl foi ótimo ???