A Premonição

A Premonição Michael Lewis

Resenhas - A Premonição

Daniel Rolim 31/07/2021

Michael Lewis é uns dos melhores, talvez até o melhor, autor de livros de não ficção da atualidade. Seu dom para encontrar uma grande história, descobrir seus protagonistas e depois contá-la é fenomenal.
Neste livro, ele se dedica a relatar a pandemia de covid-19 e ao jeito como foi tratada (ou maltratada) nos EUA, e sua leitura assusta, pois se a nação mais poderosa do mundo está totalmente despreparada para grandes desastres, o que imaginar de um país como o Brasil, onde a desinformação reina em boa parte da sociedade e a falta de ação do governo federal dispensa comentários.
O único porém da obra é que há uma insistência meio incoerente em criticar o setor privado, quando fica óbvio que o grande problema foi o setor público, espantosamente ineficiente (mesmo para o setor público) em enfrentar a grande crise deste século. E, quando houve uma resposta, esta veio de pessoas e organizações que tiveram justamente que desafiar o caos administrativo e governamental para que fossem capazes de agir.
Enfim, fica a grande dúvida se o tipo de governo representativo que temos, tanto aqui como nos EUA, está de fato agindo em benefício dos representados, pois nem a lição mais básica de um Estado, a de defender a população contra uma agressão alheia, parece estar sendo feita.
Adriano 04/08/2021minha estante
bom, pelo jeito vale a pena ler, pela sua nota...:D

Renato Carvalho 09/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha. De fato, Michael Lewis se destaca.

Gaby358 09/04/2023

Ciência.
Esse livro é um relato sobre os feitos da ciência nos últimos anos passando pela pandemia de gripe até a pandemia da Covid 19 (essa relatada a partir de casos nos Eua. Importante leitura

Biblioteca Álvaro Guerra 09/02/2023

Em nova obra reveladora, Michael Lewis apresenta os norte-americanos que não se renderam à política negacionista de Donald Trump frente à pandemia de Covid-19
O livro conta parte da gestão desastrosa de Trump no que diz respeito ao combate à pandemia de Covid-19, mas foca nos americanos que não se deixaram levar pelo negacionismo do então presidente dos Estados Unidos, país que ocupa hoje o primeiro lugar no ranking do número absoluto de mortes ― seguido pelo Brasil e pela Índia.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555602326

Gabrielle454 15/07/2023

Necessário.
Relata de forma clara e simples os acontecimentos que se deram durante a pandemia e fatos relevantes antes dela.

Micha 08/11/2021

Necessário
Ninguém poderia prever uma pandemia com alcance global, que vitimaria milhões de pessoas, certo? Errado! O livro de Michael Lewis mostra que vários especialistas - e até uma estudante do ensino fundamental - sabiam que algo do tipo estava por vir. Muitos tentaram avisar o governo da maior potência do mundo, mas não foram ouvidos. O resultado, todos sabemos que foi catastrófico.
Há mais de uma década, ainda no governo de George W. Bush, uma equipe foi formada para fazer projeções sobre uma possível epidemia. O temor de uma ameaça do nível da Gripe Espanhola de 1918 assolava alguns pesquisadores, e até o próprio presidente americano da época. Além do que, alguns indícios de que mutações da gripe aviária sairiam da China e tomariam o mundo inteiro já existiam. Os melhores profissionais em saúde, logística e tecnologia elaboraram gráficos, tabelas, todo um plano de ação para um futuro pandêmico. Mas o que aconteceu no meio do caminho? Por que, no final das contas, os Estados Unidos falharam miseravelmente no controle da covid-19? É isso o que conta o autor nesta obra extremamente necessária.
Terminei a leitura com um misto de incredulidade e revolta. É incrível como, apesar da ciência ter todas as ferramentas para prever e conter uma ameaça como o coronavírus, nada foi feito nos países que, teoricamente, deveriam estar preparados para isso. E isso inclui o Brasil, que também enfrentou uma catástrofe sanitária de grandes proporções. "A Premonição" demonstra que não bastam profissionais gabaritados para conter um vírus. É preciso comando, o que faltou nos Estados Unidos, no Brasil e em grandes potências europeias. Inacreditável e triste.

Rittes 21/03/2022

Como se fosse ficção
Sensacional! O livro é tão empolgante que nem parece que tudo o que está descrito realmente aconteceu! Para mim, a maior surpresa foi constatar o total despreparo dos EUA para lidar com a pandemia e a inoperância do famoso CDC (Centers for Disease Control). De cair o queixo! Mas, os heróis anônimos fazem valer a pena. E Michael Lewis é extremamente competente para contar tudo. Não dá para largar, literalmente! Fantástico!

Elis.Naiara 05/06/2022

Não é o tipo de leitura que costumo ler, por isso da minha nota. Mas a leitura foi de fácil compreensão.

Thomas.Jordao 16/01/2023

Viva o SUS
Um bom livro pra quem gosta da área de saúde. Um relato sobre como a pandemia foi tratada nos Estados Unidos, e um pouco da história da Charity, principal chave na imensa escrotidão que foi e é o sistema de saúde dos estados unidos. Assustado. As histórias secundárias sobre a vida dela antes de se decepcionar profundamente com o governo de seu país são muito boas, deu pra aprender bastante. Sobre a escrita, não me empolgou como tantos outros do estilo não-ficcao/jornalismo que já li. Alguns trechos são realmente desinteressantes, como os que ele explica detalhadamente como é o funcionamento do governo e suas vertentes, algo que seria interessante para apenas talvez um estudante de políticas públicas. Além de ser uma salada de nomes que poderiam nem ter sido mencionados.

Luuizafkr 11/12/2023

Informação é poder
Um livro ótimo, cheio de informação e conhecimento. Engraçado como os governantes não deram a mínima para os especialistas, isso é muito triste. E muitas pessoas pagaram por isso, com suas vidas.

PITUCALELE 17/03/2024

A premonição
Excelente livro, nos conta como os EUA lidou com os primeiros dias da pandemia de COVID, bem como a burocracia para combater algumas doenças infectocontagiosas