A origem da espécie

A origem da espécie Alberto Mussa

Resenhas - A origem da espécie

AleixoItalo 07/01/2023

Fogo, o maior símbolo da ascensão do Homo sapiens foi a primeira fonte de energia por nós controlada e é até hoje rememorado nas narrativas humanas, desde a cultura pop até os mais diversos mitos e histórias de diversas culturas do mundo.

Em ‘A Origem da Espécie’, o escritor Alberto Mussa (de quem eu pretendo conhecer o resto da obra), compila e analisa centenas de mitos sobre a “origem do fogo” onde tenta defender a ideia de que todos esses mitos, são oriundos de um mesmo protomito narrado originalmente milhares de anos atrás.

Aqui devemos ter bastante cuidado: Mussa não é etnologista e se envereda por um campo nebuloso, onde antropólogos e arqueólogos têm pouco acesso devido à escassez de dados brutos, falar da pré-história é sempre muito especulativo. Segundo, Mussa se utiliza de toda uma aritmética estranha e meio infundada, para tentar comparar os vários mitos (e convenhamos, considerar “o mito tupinambá sobre o fogo” não faz dele único, mas significa que ou ele foi o único compilado ou o único que o escritor teve acesso, o que é sempre menor que o número original), além disso a justificativa do isolamento dos povos pela língua embora válida, simplifica demais um cenário muito mais complexo (para mim é meio impossível descartar a possibilidade de que esses mitos tenham sido reinventados e compartilhados milhares de vezes ao longo da jornada humana).

Todavia, passado o pântano aritmético das primeiras páginas e alguns rodeios argumentativos nebulosos, o resultado final a partir de onde Mussa se propõe divagar é convincente: o mito sobre o fogo existe em praticamente todas as regiões do mundo (mesmo em povos isolados), o tema mais recorrente de longe é o roubo desse fogo e quase sempre temos animais participando dessas histórias.

Mussa não chega a conclusão sozinho (se baseia num bom repertório bibliográfico de diversos especialistas sobre o tema) e o retrato da pré-história que discute é crível e instigante: fala sobre tribos (de várias espécies) que batalhavam constantemente pela posse do fogo, de forma que os mitos que nós conhecemos devem ser primevos à essa época, quando surgiram as primeiras alianças e conceitos de família, tabus e sociedade, assim como o xamanismo e noção de cosmologia, onde a linguagem era a fronteira que separava os grupos, tudo isso condensado nos mitos sobre o fogo... ufa!

Portanto cuidado com as certezas (sempre!) e tenha em mente que se trata de um maravilhoso ensaio literário sobre o mito do fogo, que lança fagulhas sobre o nosso passado mais nebuloso e narra um cenário deslumbrante sobre as primeiras jornadas do Homo sapiens e primeiras construções sociais, além de ser por si só um compilado com centenas de contos sobre o tema, prato cheio para os amantes de mitologias!