10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho Elif Shafak

Resenhas - 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho

Ju 22/04/2024

"...mais do que suficiente para uma vida inteira"
Faltam palavras pra descrever a grandiosidade dessa obra que conseguiu me emocionar em vários momentos.
Nos últimos oito segundos a última coisa que Leila se lembrou foi o gosto de bolo caseiro de morango, essa lembrança em específico fala sobre seu último aniversário e sobre seus cinco amigos: Sinan Sabotagem, Nalan Nostalgia, Jameelah, Zaynab122 e Humeyra Hollywood.

"Leila não achava que alguém poderia esperar ter mais que cinco amigos. Só um já era uma sorte. Se você fosse uma pessoa abençoada, dois ou três e, se tivesse nascido sob um céu repleto das estrelas mais brilhantes, um quinteto - mais do que suficiente para uma vida inteira."

Todos os personagens fogem do padrão do que é considerado ?normal? pela sociedade: prostitutas, transexuais, uma mulher que fugiu do marido abusivo... Essas cinco pessoas, cada uma com suas próprias lutas (que são apresentadas brevemente) a serem vencidas, são a base de Leila, o lugar seguro para onde ela vai quando precisa desabar e quando ser forte se torna cansativo e doloroso demais.
"Eles eram mais vulneráveis sozinhos; juntos, eram mais fortes."

Assim como Leila, eu amei esses cinco. Leila antes de sua morte teve o privilégio de viver um amor verdadeiro, mas a fatalidade da vida não permitiu que prolongasse essa história, o importante foi que Leila entendeu que era possível sim amar e ser amada apesar de tudo. Leila teve bons momentos e angustiantes vivências, "muitas coisas neste livro são verdade e tudo é ficção", é um livro doloroso, com uma crueldade escancarada mas que mostra na amizade um escape para momentos felizes. ?

paula bettoni 21/04/2024

Dolorido
Muito interessante a forma que a autora traz a realidade das mulheres turcas, abrindo os nossos olhos ocidentais para uma cultura em que, por terem nascido la (?) levam uma vida extremamente pautada no machismo e no patriarcado. Sofrem consequências desde a sua infância, só por serem elas. Por serem mulheres.

Aprendi muito com essa leitura, por mais dolorida que ela tenha sido. O retrato do cemitério da solidão me fez pensar em quantas pessoas não tem reconhecimento e são tratadas de forma desumana, mesmo em morte.

E não tem como fazer essa resenha sem citar as pessoas transsexuais, que por não se reconhecerem em seu corpo biológico (sim, só por isso) levam uma vida de violências físicas, psicológicas e sociais. No Brasil, uma pessoa trans é assasinada a cada 3 dias!! Para quem não entendeu: A cada TRÊS DIAS uma PESSOA TRANS é MORTA por decidir VIVER sua vida do jeito que ela QUER.

Apesar de abordar temas sofridos, é uma
leitura extremamente necessária para que a gente busque a nossa evolução enquanto comunidade. Aprendendo a olhar para o outro, independente de quem, como um SER. Que tem vida, tem sentimentos e tem livre arbítrio.

Luan 19/04/2024

Uma pena que só tenham 2 livros da Elif Shafak à venda em português! Esse livro é o melhor que eu li esse ano e um dos melhores da vida! A história da Leila Tequila e seus amigos desajustados é uma verdadeira ode à amizade. A vida da Leila foi extremamente sofrida, um pouco brutal, mas ela encontrou em 6 pessoas um pouco de luz nas trevas da realidade. Só espero que traduzam mais e mais livros dessa autora brilhante e que retrata a vida com maestria.

Carine.Lima1 03/04/2024

Até hj é o livro mais diferenciada que já li,nada se compara a narrativa e os perssonagens tudo é mt único. As msgs de peso que esse livro carrega são fantásticas,ele consegue falar de tanta mais tanta coisa em 300 páginas e nada fica jogado,tudo é muito real,muito único.

Lara 01/04/2024

Não quis parar de ler
Comprei e li esse livro através da indicação de uma amiga minha e quanto mais eu lia, mais eu queria ler, ao mesmo tempo que não queria que acabasse.
Você já sabe o final. Leila está morta e isso é dito desde o início do livro, mas a forma como a autora traz as memórias da Leila ao longo da vida e as referências que ela faz ao relacionar os comportamentos presentes da personagem com a infância extremamente traumática dela é de deixar qualquer leitor preso no enredo.
O livro traz questões importantíssimas de gênero, etnia e sexualidade, mas além disso, traz um conhecimento vasto a respeito da região onde se passa o livro: Istambul.
Adorei as questões de espiritualidade (e não religião) que são trazidas ao longo do enredo, bem como um glossário e uma contextualização do que é de fato real ou não, isso ajuda muito o leitor a se localizar no livro.
Recomendo a todos por ser um livro com temáticas pertinentes, mas além disso, por ser um guia para a vida. Encantada com a escrita e a desenvoltura da autora.
Fav ??

Gleissa.Pereira 31/03/2024

Que maravilha de escrita
Como esse livro é maravilhoso , eu coloquei na mente vou separar dois livros pra ler , se não gostar de um leio o outro .

Nunca uma história triste me prendeu também , faltou um fio de cabelo pra eu chorar .
Um livro que mostra as aventura e desventura de ser uma mulher em um lugar com criação rígida e com preconceito . Uma história que é livro único , mas despertou a curiosidade do que aconteceu com os outros personagens.

Mas a história te cativa por tantos assuntos polêmico e também atuais como o poder da amizade .

Super indico

claroviski 30/03/2024

Uma vida inteira em 10 minutos
Eu acho que nunca me senti tão encantada por um livro como esse.
Em 10 minutos e 38 segundos neste mundo estranho, revivemos a vida de Leila Tequila, uma mulher que está morta em Istambul, mas após seu coração parar de bater seu cérebro ainda funciona por 10 minutos e 38 segundos. Isso nos leva para sua vida, desde a dua infância, suas paixões, seu amor da vida, sua família encontrada no meio do caminho, até o momento no qual ela está.
Eu consegui sentir tanto sobre Leila, e consegui entrar tanto na história ao ponto de parecer vivenciar com seus personagens encantadores, tão peculiares e ao mesmo tempo tão comuns, para quem nós pouco olhamos.
O livro não é apenas o flashback dela, mas também sobre quem fica após ela.

site: https://www.tiktok.com/@claroviski/video/7312947579132644613?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7351483268623926789

Gabriela3872 26/03/2024

O livro conta sobre a morte de Leila e as últimas lembranças nos 10 minutos e 38 segundos que o cérebro demora para desligar após a morte. Nessas lembranças me foi apresentado a vida e os amigos da falecida.

Ela é uma prostituta que está morta e ainda assim, no decorrer das lembranças, vc fica na expectativa de ela ser salva, um milagre, qualquer coisa. Acompanhando a vida, desde o seu nascimento, é possível ver o que a levou a vida que ela tinha, o jeito como conheceu seus amigos e o impacto q tiveram nas vidas uns dos outros.

Algumas partes foram difíceis de digerir, já é difícil ser mulher, imagine criança, indefesa, numa sociedade totalmente patriarcal e que leva a religião como se fosse lei...

Vontade de cuidar de todas as versões da Leila e dos cinco também.

E além de ter adorado a leitura, me encontro agora OBCECADA com a cidade de Istambul.

Gahayashi 21/03/2024

Muito mais que uma história de marginalizados no Oriente Médio? Elif Shafak, brinca, misturando política, poesia e cultura.
livro ótimo

Ana Barbalho 13/03/2024

Amei esse livro!
É uma história triste e pesada que me causou gatilhos muito reais. Mas é também uma história sobre amizade, amor e pertencimento.
A escrita é muito fluida e me querer conhecer mais obras da autora.

Lucas 06/03/2024

Lindo. Poético. Político. Que agradável surpresa esse livro. A primeira parte aborda a vida da protagonista de uma forma muito cálida. A segunda parte é mais dinâmica e divertida, sem perder a ternura da primeira. Vale leitura e releitura.

Cris.Santos 03/03/2024

Leila que história,um livro de leitura não muito leve.triste
Um livro triste e denso, fiquei muito impressionada com o tema e que realmente algo que acontece nos duas atuais

Thaysa 26/02/2024

Angústia e beleza
Para Leila Tequila, os 10 minutos e 38 segundos que o cérebro permanece ativo após o coração parar de bater servirão para rememorar sua vida. Sozinha nos últimos instantes, a protagonista nos mostrará a infância crivada de dúvidas, a violência sexual, a prostituição, mas também os amigos e amores que construiu nesta caminhada. O livro é uma mistura de angústia e beleza, que na escrita doce de Elif Shafak nos encanta e comove.

Aruan.Santos 18/02/2024

Leila Tequila
A proposta da história é interessante e bem escrita, me deixando imerso pelas ruas de Istambul.O começo do livro é sensacional e ao mesmo tempo triste quando começamos a entender uma vida sofrida e muito real. Chorei lendo alguns capítulos bem marcantes. Mas senti que um pouco depois da metade do livro a história ficou lenta, um pouco cansativa de ler. E então o final poético, sensacional e lindo de se ler fez valer a pena acompanhar a história de Leila.

Priscila.Mastranto 11/02/2024

10 minutos e 38 segundos nesse mundo estranho...
Que livro lindo...achei que seria algo meio deprimente mas muito pelo contrário. Violência, preconceito, amor e amizade são alguns dos temas tratados pela autora quando conta a história da morte de Leila Tequila, uma prostituta que foi assassinada na cidade de Istambul. Durante 10 minutos e 38 segundos o cérebro de Leila ficou ativo, mesmo após sua morte, recordando lembranças desde sua infância até o dia do assassinato. No seu relato de lembranças ela conta como conheceu cada um dos seus cinco amigos, que depois de sua morte se uniriam mais ainda para ela ter um descanso eterno como acreditavam ser o seu desejo. É um livro lindo e até os agradecimentos da autora emocionam.