O Chamado do Falcão

O Chamado do Falcão Maggie Stiefvater

Resenhas - O Chamado do Falcão

Anna 04/04/2024

Assim como foi na saga dos corvos, esse primeiro livro é mais uma apresentação do universo, dos novos personagens, das novas ameaças e do objetivo da história e dos personagens. Mesmo sendo praticamente uma introdução, não deixa de ser muito bem escrito e empolgante, já que não poupa ação e nem problemas pra esses personagens.

Foi muito bom e muito triste finalmente rever meu casal supremo, eles merecem ser felizes!

Também me parece que a escrita da Maggie evoluiu muito! Ela ainda tem aquela escrita poética e cheia de frases marcantes características dela, mas muito mais desenvolvida.

Coisas de Mineira 17/03/2024

Em O chamado do falcão os seus sonhos podem tornar-se reais
Com muito suspense, reviravoltas, mortes, mudanças de rotas, O chamado do falcão, de Maggie Stiefvater, vai te hipnotizar em cada acontecimento durante a leitura.

Publicado pela Verus Editora, traduzido por Monique D’Orazio, o livro da sequência ao universo de A Saga dos corvos. Nesta obra, a autora nos leva para um mundo muito confuso, onde sonhar pode ser muito perigoso.

O chamado do falcão, é um spin-off de e o primeiro livro da série O sonhador. Neste livro, vamos conhecer um pouco mais dos irmãos Lynch. Gostei que a autora fez um prólogo justamente para nos situar de quem são esses três irmãos. Para quem não conhece o universo dela, essa informação ajudou bastante.

RESENHA DO LIVRO O CHAMADO DO FALÇÃO, DE MAGGIE STIEFVATER

Ler O chamado do falcão, de Maggie Stiefvater, não foi uma tarefa fácil, ainda mais para quem estava nas últimas semanas da faculdade. Sabe aquele clichê caótico que todo mundo sabe como é?! Pois, é, mas eu resolvi encarar esta tarefa e me aventurar na escrita de Maggie Stiefvater. Foi a primeira obra dela que li e confesso que muitas coisas me intrigaram.

Eu devo admitir que fique confuso em muitas partes do livro, e, quando pesquisei mais a fundo, descobri que existe um universo da autora. Confesso ter ficado muito intrigado em descobrir que esses personagens já existem e já enfrentam outros desafios.

Na historia Declan, o mais velho, tinha o seu charme e conseguia conquistar facilmente o que queria com o seu tédio. Ronan, irmão do meio e o mais querido de todos, é um sonhador, cara de poucos amigos, o jovem nos emociona com as experiências marcantes durante a narrativa e nos ganha quando conhecemos mais dele e Matthew, o caçula, apontado no início como o mais gentil e bem-humorado, ele assume um papel de manter os irmãos juntos.

"Os sonhos não são a base mais segura sobre a qual se pode construir uma vida."

QUESTÕES FAMILIARES EM O CHAMADO DO FALÇÃO

Eu menciono a respeito dos outros livros, porque eles são importantes para entender o universo deste livro, mas, apesar de eu achar mais interessante ler os outros livros e depois vir para este, deixo claro que dá para fazer a leitura sem se perder, mas é claro você só precisará tomar cuidado com as informações e ir anotando aqui e ali. Enfim, não sei bem como os irmãos foram desenvolvidos nos outros livros, mas em O chamado do falcão, fica claro que cada personagem teve um desenvolvimento maior e interessante para o desenvolvimento dos próximos livros.

A subjetividade de cada um dos irmãos faz com que eles tenham um grande desenvolvimento e prenda o leitor para saber qual será os próximos passos que cada um vai tomar. Espero poder ler os próximos livros para entender mais os próximos passos.

Este livro é focado nas questões familiares que envolve a família Lynch e vai trazer muitas revelações que, pelo o que me parece, não foram abordadas anteriormente nos outros livros. De toda forma, confesso ter ficado muito curioso para saber como era a relação dos irmãos nos outros livros, por este trata-se de focar mais na família, me perguntei o que poderia ter acontecido nos outros livros de interessante ou o que faltou.

"Você entende? Para você, a realidade não é uma condição externa. Para você, a realidade é uma decisão."

OS SONHOS NA HISTÓRIA DE O CHAMADO DO FALÇÃO

Devo admitir que no primeiro sonho que eu presenciei, fiquei muito confuso para entender o que estava acontecendo (risos). É importante eu mencionar nesta resenha que, em partes do livro, simplesmente muda para outros personagens e isso no início da leitura me confundia um pouco. Em momentos do livro que eu tive que voltar para ler novamente para não me perder.

Para quem está chegando agora, é importante eu sinalizar que Ronan Lynch é um sonhador. Sim, sonhos, e nesses sonhos que ele tem, muitas coisas podem surgir coisas boas e coisas ruins. O problema é que muitas coisas podem acontecer com esses sonhos tornando-se reais.

As perdas por causa de sonhos também são frequentes em O chamado do falcão, pois, assim como alguns sonhos, algumas pessoas também se vão de forma dolorosa e repentina. Além dos três irmãos, outros personagens são desenvolvidos durante o livro O chamado do falcão, a ladra Jordan Hennessy, por exemplo, ganha destaque no livro ao envolver-se cada vez mais com o sonho que procurava.

"Eu sabia disso antes de nos casarmos. Gente como ela queima rápido e forte. Emocionante. Perigosa. Linda. Sempre cortando caminho por dentro. Forçando até os outros cederem. Eu sabia. Todo mundo me disse isso."

JÁ PAROU PARA PENSAR QUE SONHAR É PERIGOSO?

Muitos são os momentos de tensão em O chamado do falcão, tanto que temos a Carmen Farooq-Lane, que é uma caçadora de sonhadores. Por ter visto de perto o que os sonhos podem fazer com uma pessoa, ela torna-se caçadora de sonhadores. E durante a leitura tem-se um grande mistério ao redor de uma chave para algo que está para aparecer.

Eu estava com grandes expectativas em relação ao livro, porque desde os primeiros capítulos ele promete muitas aventuras, reviravoltas e plots, tanto que eu estava com muito medo de me decepcionar. Mas só fez com que eu tivesse mais vontade de conhecer os outros livros desde universo. Os sonhos acabam interferindo na realidade e isso me deixou muito confuso até acostumar com as cenas. Até presenciar o primeiro sonho, eu estava muito curioso para saber como era e tentar entender essa mistura entre o sonho e a realidade, se é que podemos chamar assim.

Confesso que precisei anotar no final de cada capítulo algumas informações e ir marcando durante a leitura. Se eu não fizesse isso, perdeiria algumas partes da narrativa. Não sei se foi porque eu não conheço as outras histórias, mas o livro ficou muito confuso, apesar de algumas partes detalhadas. Menciono essa questão de partes detalhadas e confusas, justamente porque teve cenas que a autora focou em descrições que eu me perguntava “Isso é importante? Isso é necessário?”

“Você ouviu como foi ontem à noite. Todo mundo me quer. Você vai ter que vir um pouco na minha direção primeiro. Lembra do nosso jogo? Jogue a pedra, pule a próxima casa, mais perto do centro?"

CRÍTICA DO LIVRO O CHAMADO DO FALÇÃO

São quase 500 páginas (que poderiam ser reduzidas caso não tivesse muitos detalhes), mas o enredo é muito bom. Eu sei que é um livro de fantasia e mexe bastante com o nosso imaginário, mas esse detalhamento de coisas pouco relevantes desanimavam um pouco. Eu sei também que isso é um gosto pessoal, mas muitos detalhes desnecessários cansam um pouco. Tanto que tem pessoas que adoram. Eu estou muito animado para continuar lendo os livros de Maggie Stiefvater, porque a escrita da autora é muito boa, mas esses detalhes me deixaram com o pé atrás. Menciono essas duas questões, porque como eu gosto de livros assim, acaba que esses detalhes não passam despercebidos.

Realmente gostaria de ter feito uma comparação com os outros livros do universo de Maggie, mas como eu cheguei direto no spin-off, me senti limitado. Fiquei pensando que eu poderia ter aprofundado mais aqui e ali com coisas que eu achei interessante neste livro que faltou nos outros. Mas de um modo geral, eu gostei do livro. Fiquei interessado em ler os outros.

Por se tratar de um spin-off, eu fiquei pensando muito nos que eu já conheci. Por exemplo: a série The Originals e Legacies são spin-off de The vampire diaries. Mesmo que você que tenha um contexto da primeira série, você pode assistir as outras duas sem ter visto TVD, que criou todo o universo. Eu digo isso, para que as pessoas não deixem de ler o livro por ele ser um spin-off. Penso, inclusive, que para você decidir se vai ler ou não um livro, deve levar em consideração outros aspectos.

"Ronan sabia que o verdadeiro significado da mensagem era Me avise quando você estiver instalado em segurança na Barns, em vez de ir atrás de coisas que eu te disse para não ir atrás."

SOBRE A AUTORA

A autora de O chamado do Falcão, Maggie Stiefvater é escritora de um best-seller. Escreveu outros livros como de dia e artista à noite; A corrida de escorpião; Todos os santos malditos e a tão comentada A Saga dos corvos. Atualmente, a autora vive no estado da Virginia (EUA), junto de seu esposo e de seus filhos. Por se tratar de autora best-seller, confesso ter ficado mais animado para conhecer a escrita dela. Em muitos comentários que vi sobre Maggie no Skoob, ela parece ser muito querida pelos leitores.

Por: Dalyson Oliveira
Site: https://www.coisasdemineira.com/2024/02/em-o-chamado-do-falcao-os-seus-sonhos-podem-tornar-se-reais/

Rafaela1234 17/03/2024

A escrita da autora mudou muito dos últimos livros pra esse, o que é bom. Mas ainda acho ruim ela mudar muito drasticamente quem está narrando a história, deixando muitas pontas soltas. Esse livro tem bastante detalhes em diversos aspectos e eu gostei muito disso, só que nas últimas 50 paginas pareceu correr rápido demais apenas para concluir a história. Entretanto, os personagens têm um bom desenvolvimento e eles são interessantes.

Bruna 14/03/2024

Aaaah, Ronan! Impossível não se envolver na história, é difícil parar de ler. Imaginava que o Adam não se faria tão presente, confesso que senti falta dele. Fiquei feliz por conhecer um pouco mais de Declan e entender o seu lado. Acho que não posso dizer mais nada, pois não quero dar spoiler ?

Lílian 28/02/2024

Fantasia de primeira, que se arrisca por caminhos menos óbvios. Muita doideira acontecendo o tempo inteiro. Parece um filme dos anos 80 na Sessão da Tarde, isso da melhor maneira possível.

Eu adoro autores com essa capacidade criativa de inventar um monte de loucura e dar sentido. Penso: gente, essa pessoa tem a mente atormentada! Já quero ser amiga!

Marcy 04/02/2024

Animada pelo próximo
Gostei muito. no começo não tava entendendo nada principalmente quando começou a aparecer a farouq lane, mas acho que os novos personagens foram citados o suficiente e no decorrer da história consegui começar a me apegar e entender eles um pouco mais, foi ótimo tbm ver como ficou a relação do adam e do ronan depois dos acontecimentos de o rei corvo, assim como com o declan e o Mathew, e descobrir por onde andava o resto da trupe

LetAcia972 04/02/2024

Rumo ao pesadelo
Assim, confuso, mas no padrão da autora então eu amei demais
Gostaria de saber quem é este querido Bryde, onde viveu, como surgiu, o que come, sexta no globo repórter
Fiquei com um pouco de ciúmes do Declan possivelmente ter um par romântico e eu nem gosto muito dele (??????)
tô com saudade do adam e do ronan pq eles não tão juntos??? Isso é homofobia cara não pode
Espero respostas. Apenas.

airtvee 31/01/2024

Você é feito de sonhos e este mundo não é para você.
A história dos Lynch no geral é algo extremamente interessante e cativante, o que torna esse livro especial para quem já havia acompanhado garotos corvos. O Ronan é um ótimo personagem, possui um ótimo desenvolvimento e eu amo cada segundo em que ele aparece, assim como o Declan. Adorei os povs dele e como FINALMENTE tivemos um vislumbre de como é ser Declan Lynch.

O que me leva a dizer que as 4 estrelas são muito carregadas por eles, em específico. Começa meio parado e vai ficando mais interessante pra mais da metade do livro, mas tudo bem pois para mim foi bem introdutório pra situação. Senti falta do Adam, bom pontuar.

Eu achei levemente confuso a quantidade de pessoas apresentadas nesse livro, assim como é extremamente irritante e anticlimatico a mudança constate de ponto de vista exatamente em momentos tensos. Eu já acho que isso é uma coisa minha, nunca fui fã de pontos de vistas alternados porque para mim perde a emoção do capítulo. No entanto, alguns ainda compensam e se provam bons o bastante pra justificar a mudança, como os da Hennessy e Jordan. Amei as duas personagens, apesar de achar a Hennessy ainda levemente superficial pela forma que foi apresentada e lida com as situações, ainda acho uma personagem com muito potencial que gera interesse.

O final desse livro deixa muito a desejar até por ser uma trilogia e haver uma continuação, senti que ficou corrido demais e aberto demais. Eu fui uma das pessoas que precisou esperar pelo lançamento dos outros dois livros, então não acho que isso agrada o leitor, só gera frustração.

Lynch12 29/01/2024

Gostei como o personagem do Declan é mais explorado nesse livro e a forma como ele rouba parte da trama pra si e se destaca de forma formidável na escrita da maggie

mariisreadingg 29/01/2024

DECLAN VOCE TEM O POVO!
?Pertencer a mais de um mundo significa que você acaba não pertencendo a nenhum deles?

Sendo apaixonada por garotos corvo e tendo o Ronan como um dos meus personagens favoritos, eu não poderia deixar de ler ?o chamado do falcão?
Confesso que li na esperança de ter mais cenas dos Pynch, pq se tem uma coisa que a Maggie gosta de fzr é deixar migalhas de romance para nós meros leitores e aq não foi diferente ??

Senti o começo do livro meio confuso, eu tava tipo ?que 🤬 #$%!& tá acontecendo aq? (tbm me pegou um pouco a falta do gansey e dos outros ?), mas acredito que toda introdução, ainda mais de um universo tão grande, acaba sendo confusa msm, só q isso deixou meu começo da leitura meio arrastado
Mas lá pra uns 40% eu embalei e começou ficar bem bem bem interessante

Adorei ver mais do Ronan e tô amando conhecer o universo dele ??
Eu simplesmente AMO o Declan, oq foi muito irônico pq eu não ia com a cara dele em trc, mas ver o ponto de vista dele foi incrível, tenho muita dó dele e queria colocar ele em um potinho e proteger de tudo, espero que a relação dele e do Ronan vá se facilitando com o tempo pq ele merece paz
Declan vc pode achar q não tem nada, mas vc tem o povo e nós te amamos
Gostei da Henessy, MAS A JORDAN É PERFEITA, amo ela demais, espero que ela e o Declan deem certo pq eles tem uma dinâmica muito legal (e espero verdadeiramente um romance e não migalhas)
Confesso q eu me diverti muito com o Parsifal, fiquei chateada qnd ele morreu, e ainda não tenho uma opinião formada sobre a Faaroq-lane

Espero de vdd q tenha mais do Adam e do Ronan, aliás o incidente em harvard foi meu trauma cinematográfico!

toxieri 18/01/2024

Lynch, apenas lynch
"Pertencer a mais de um mundo significa que você acaba não pertencendo a nenhum deles."

ronan lynch é o meu personagem favorito de garotos corvos e, obviamente, ladrões de sonhos é o meu favorito desta mesma saga, seria estranho não gostar de algo focado apenas nele e na família lynch. mas me surpreendi. e bastante, afinal gostar é uma palavra fraca, extremamente limitada quando se trata de o chamado do falcão. é impossivel descrever o quanto eu adorei cada trama, amei cada personagem e amei a forma que a maggie conduz diversas facetas ? bem aprofundadas, diga-se de passagem ? até a trama principal da história.

quando vi que os personagens de garotos corvos não estaria nesse livro frequentemente fiquei triste, porém ao ver o quanto a henessy foi bem construída me fez eliminar esse pensamento rápido, não apenas ela como também o declan e, de certa forma, o parsifal. conhecer outros lados de toda a família lynch me deu uma emoção indescritível, tudo o que eu esperava foi bastante cumprido em cada página, menos nas últimas. infelizmente, como outros livros da maggie, achei bem corrido quando chegava nas últimas páginas, mas não matou a experiência final.

Beatriz Kath 01/01/2024

O Chamado do Falcão
"Os sonhos não são a base mais segura sobre a qual se pode construir uma vida."

Este livro é o primeiro de uma trilogia spin-off da "Saga dos Corvos" com foco no Ronan, seus irmãos e algumas outras sonhadoras.

[PORTANTO, A RESENHA A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DA "SAGA DOS CORVOS"]

Como o Ronan é meu personagem favorito da saga "original", eu não tinha a menor dúvida quanto a ler essa nova trilogia - e não poderia ter ficado mais satisfeita com o que encontrei nesse primeiro volume.

O livro se aprofunda bastante no fato do Ronan ser um sonhador e em todas as implicâncias que isso acaba tendo, tanto na vida dele mesmo quanto dos seus irmãos - Declan e Matthew. Em meio a isso, achei MUITO interessante poder conhecer mais de perto o cotidiano do Declan, seus dilemas e desafios ao cuidar dos dois irmãos mais novos - considerando todos os perigos e segredos em que a família está envolvida.

"Tédio e segredos: uma combinação explosiva. Algo iria queimar."

Gosto muito da forma com que o Declan é apresentado como um mentiroso, um “guardador de segredos”, e como - ao mesmo tempo que ele leva isso MUITO a sério, pois envolve a segurança da própria família; ele frequentemente se sente cansado e sobrecarregado com toda a responsabilidade de manter tantos segredos em segurança, principalmente porque isso o impede de ser verdadeiro com os outros e criar laços mais profundos e duráveis.

"A intimidade era permitida, desde que não revelasse nada verdadeiro. O que não era muito íntimo, de forma alguma."

Ao mesmo tempo, Ronan vê Adam se mudar para longe - agora que ele é um estudante de Harvard -, e por mais que Ronan estivesse totalmente disposto a se mudar para mais perto dele, certas implicações da sua condição de sonhador o impossibilitam disso.

E Matthew, o irmão caçula dos Lynch, que sempre foi um raio de sol ambulante, entra em uma crise existencial depois de descobrir a verdade sobre sua origem.

"Declan não era um Lynch abraçável, mas Matthew nunca se importou. Ele o abraçou mesmo assim."

Paralelamente aos conflitos dos três irmãos Lynch, são apresentadas também novas personagens pertencentes ao grupo de protagonistas dessa trilogia - Jordan e Hennessy -, ambas pintoras especializadas em falsificar obras de arte.

Assim como Ronan, Hennessy é uma sonhadora, mas que não tem tanto controle sobre as próprias habilidades - exatamente como o próprio Ronan antes de ser orientado pelo Kavinsky em "Ladrões de Sonhos".

E Jordan é uma falsificadora que vem se cansando de fazer cópias de obras de arte, pois isso apenas reforça a condição de sua própria existência, na qual ela se sente eternamente como uma cópia de Hennessy e nada mais, vivendo uma vida que não é verdadeiramente dela.

"- Como é a sua arte? - perguntou Feinman.
Jordan não sabia. Ela passava o tempo todo pintando a arte de outras pessoas."

Particularmente, como alguém que ama arte - e pintura, principalmente -, eu AMEI a forma com que tais elementos foram utilizados na trama para criar analogias, trazer mais profundidade e poesia a todas as mensagens que a história se propõe a transmitir.

"Ela sempre jurou que pintaria algo original quando pudesse viver como um original. Então, nunca."

Dito tudo isso, há ainda o núcleo de antagonistas. Um grupo de "caçadores de sonhadores" que utiliza informações adquiridas por Visionários para localizar e matar todo e qualquer sonhador que encontrem. E fazem isso porque, de acordo com a Visão de um desses Visionários, o sonho de um sonhador vai ser o responsável por causar o fim do mundo, então eles precisam exterminar todos antes que esse tal sonho possa chegar à realidade.

"Você é feito de sonhos e este mundo não é para você."

O núcleo de antagonistas é representado principalmente por Carmen Farooq-Lane, uma mulher jovem que viu seu irmão - um sonhador - se transformar em um assassino, e desde então se dedica à nobre missão de salvar o mundo através do assassinato de sonhadores. Para isso, ela conta - teoricamente - com a orientação de Parsifal, um Visionário que, mesmo aparentando a idade de um adolescente, já está nos últimos dias de sua vida.

Achei toda a "mitologia" envolvendo os Visionários muito interessante. E a forma com que são vistos pelos outros e usados para obter informações - mal se importando com os danos que isso causa à saúde deles - explica grande parte da personalidade e comportamentos do Parsifal - um personagem que começa parecendo alguém cheio de "manias", "frescuras" e exigências sem sentido. Mas rapidamente se revela alguém que, simplesmente, está cansado da forma com que o fazem viver e cujas exigências de aparência "fútil" e "infantil" são - provavelmente - os únicos confortos que ele ainda é capaz de extrair da sua situação.

A dinâmica entre Farooq-Lane e Parsifal foi uma das coisas que mais gostei de acompanhar nesse livro. Ao mesmo tempo que o desconforto que ele causa nela geram várias cenas divertidas e engraçadas, também me fizeram sentir mal por ele e toda a situação em que ele se encontrava.

Achei incrível como a autora conseguiu reunir tantos núcleos diferentes que se interligassem de forma tão complexa e natural, e conseguiu tirar o máximo de cada um deles.

A história se desenrolou num ritmo absurdamente envolvente, me conquistando com cada novo personagem apresentado, além de me fazer amar ainda mais aqueles que eu já conhecia - e já amava.