O Chamado do Falcão

O Chamado do Falcão Maggie Stiefvater

Resenhas - O Chamado do Falcão

Carol Bastos 07/04/2023

Esse livro é simplesmente fantástico. A forma com que a autora faz você questionar o que é bom e o que é mal é única

Mirelle26 03/04/2023

Acabou na melhor parte.
Como já havia lido Garotos Corvos há alguns anos atrás fiquei muito animada para ler esse livro pois gostei muito da escrita da autora. Porém ele não me cativou tanto quanto esperava. Alguns momentos achei as partes de Farooq Lane muito dispersas, parecendo nem que fazia parte do livro em si, por não ter interação com os personagens principais no livro inteiro.

Vou ler o segundo livro.

Vic 25/03/2023

A história é bem emocionante mas eu odiei a escrita, é muito embolada e dificulta e interpretação, poderia ser melhor.

Karini.Couto 21/03/2023

"Faça da sua vida uma obra prima. Você do tem uma tela em branco."

Esse é um spin-off da série " Garotos corvos", que eu simplesmente amei, então, pega seu branquinho e senta que lá vem história.

Nesse enredo temos os Visionários, que vêem o futuro, isso mesmo meu povo, eles têm vislumbres de um futuro apocalíptico que vai ocorrer através de um "Sonhador".

Além desses, somos apresentados aos "Moderadores", que caçam os Sonhadores, como maneira de evitar o tal futuro apocalíptico visto pelos Visionários. Sim, caçar=m@tar. Sabe aquelas atitudes de pessoas ignorantes? O que não compreendemos, eliminamos. Para eles, essa é a melhor maneira de evitar as visões.

E finalmente somos apresentados aos Sonhadores, e vamos conhecer alguns e como funciona para eles o "papel que lhes foi designado", alguns conseguem seguir os sonhos, enquanto outros se perdem neles.

Bom, esse enredo promete fortes emoções, e temos uma introdução inicial do que está por vir nos próximos livros da trilogia. Iremos adentrar mais na família Lynch, com Ronan, Declan, Mathew e como suas vidas vão se desenrolando, seus dramas e ações diante a tudo que vai segundo.

Conforme a leitura vai fluindo, vamos entrando cada vez mais nesse universo e para aqueles que já conhecem a escrita de Maggie Stiefvater, é um deleite, e quem não conhece, impossível não se sentir cada vez mais impulsionado a ler mais e mais.

Todos os personagens são bem caracterizados, com um enredo rico e recheado de aventuras, dramas, e muitos cenários envolvendo os personagens que nos deixa ávidos a cada leitura de páginas.

Quem ainda não conhece essa trilogia, recomendo fortemente, e quem ainda não leu nada da autora, bora? Vocês não sabem o que estão perdendo!

site: https://instagram.com/alempaginas

Raie 20/03/2023

"Você entende? Para você, a realidade não é uma condição externa. Para você, a realidade é uma decisão."

Sou suspeita para falar pois eu gosto muito da Saga dos Corvos mas enfim. Esse livro me prendeu do início ao fim, fiquei muito feliz de todo esse mundo de sonhos e sonhadores serem explorados em uma triologia a parte.

A única coisa que me impede de dar 5 estrelas é a confusão na primeira metade do livro, é muito difícil entender de primeira e as coisas só se encaixam conforme a leitura flui, isso é uma característica da autora.

No demais, livro incrível, gostei muito! Ansiosa pra ler os próximos.

oz. 07/03/2023

Um sonhador; um sonho; um mentiroso
Se estiverem querendo ler esse livro por conta de Ronan e Adam ? como um casal ?, pensem duas vezes antes de encarar mais de 500 páginas. É uma história nova, com personagens e desenvolvimentos novos. Uma trama estendida da magia do sonhador vista em "A saga dos corvos", apesar que de forma um tanto rasa.

Assim como no universo anterior, a história acompanha vários pontos de vista no enredo. Em "O chamado do falcão", Maggie Stiefvater leva o leitor a uma caçada para evitar o fim do mundo em que os sonhadores são a presa. A autora deixou sim um gancho nos livros anteriores pra escrever essa história, como a magia (linha ley) enfraquecendo de alguma forma quado os sonhadores traziam algo dos sonhos. Embora eu ainda tenha achado um caminho sem sentido.

O livro em si tem altos e baixos. A escrita em alguns momentos chaga a ser maçante. Personagens que surgem do além e acabam confundindo a história. Personagens irritantes que não servem para nada. E uma série de eventos que não levam a lugar nenhum. Quem é Bryde??????

Ódio eterno da Maggie Stiefvater por me fazer querer ler o segundo (espero que o adam apareça mais) ? ABRA SUA MENTE, GAY TAMBÉM É GENTE

?Você é feito de sonhos e este mundo não é para você.?

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 01/03/2023

Já Li
Antes de falarmos sobre este livro, é necessário relembrar o universo que Stiefvater criou em "A Saga dos Corvos". "O Sonhador" traz de volta dois personagens desta saga, Ronan e Adam, que na "Saga dos Corvos" eram personagens secundários extremamente importantes na construção da jornada dos protagonistas, Blue e Gansey. Blue não é mencionada em "O Chamado do Falcão", mas Gansey aparece em pensamentos e memórias de Ronan. Se você não leu a "Saga dos Corvos", não se preocupe, porque dá para entender a história tranquilamente.

A história de "O Chamado do Falcão" tem dois protagonistas, ambos Sonhadores. Um deles é Ronan, que traz de seus sonhos uma variedade enorme (e assustadora) de monstruosidades e catástrofes, que colocam em risco a vida das pessoas ao seu redor, sobretudo Adam, seu namorado. A outra personagem principal é Jordan, que é uma das doze cópias de Henessy, uma Sonhadora que traz uma cópia de si mesma a cada vez que sonha. Jordan começa a adquirir uma narrativa e uma personalidade próprias, cada vez se afastando mais de Henessy.

Há também uma subplot entre Carmen Farooq-Lane, Parsifal e um possível apocalipse. Carmen é uma caçadora de Sonhadores pois existe uma profecia que diz que será um Sonhador que irá destruir o mundo. E aqui é a primeira crítica a respeito deste livro, que é a total confusão desta subplot. Primeiro, que eu demorei muito para entender qual era a missão de Carmen, para quem ela trabalhava e quem era Parsifal. Stiefvater tentou manter um ar de mistério, mas acabou deixando a narrativa confusa, com diálogos que não faziam sentido e uma trama que demorou para desenrolar. Tudo isso só piorou quando ela introduziu, em paralelo, a personagem que seria a substituta de Parsifal, Liliana. Se Stiefvater tinha a intenção de despertar a curiosidade para os próximos volumes, para mim não funcionou.

Também não gostei que demorou bastante até Ronan encontrar a Hennesy, e acho que eles deviam ter se conhecido mais cedo na história, para que houvesse mais profundidade. A cena que eles estão na floresta sobre a linha ley (Lindemmere?) e Ronan tenta ensiná-la a controlar os sonhos é muito legal, poderia ter sido melhor aproveitada. E toda o mistério ao redor de Bryce e da Renda, assim como mencionei acima, ficou confuso, de novo com Stiefvater tentando criar um suspense que não aconteceu. Não entendi quem é Bryce, não entendi como e porque ele conversa nos sonhos com Rondan, não consegui imaginar a Renda direito... enfim, não me pegou.

Além disso, teve toda a narrativa ao redor do quadro que retratava a mãe de Ronan, a cópia dela e a cópia de seu pai, elementos que pensei que chegariam em algum lugar interessante, mas não acontece nada de relevante com nenhum deles. O quadro só serviu para aproximar Declan (irmão de Ronan) de Jordan, mas achei uma solução muito confusa para algo tão trivial. Ah, e tem a Bouducca (?), máfia formada por mulheres, que também não chegou em lugar nenhum.

Para não dizer que não gostei de nada, os pontos positivos para mim foram:
Matthew descobrindo que é um sonho. Me deu uma dó do menino quando ele descobriu que, pior do que não ter órgãos internos, tudo o que lhe contaram ao logo da vida era uma mentira.
Jordan é uma personagem muito interessante e senti que nem precisávamos de Henessy. Por mim, o livo todo teria sido só sobre ela.
E gostei também dessa ideia de cópias de uma pessoa saindo dos sonhos. Me remeteu a algo meio ficção-científica que poderia ser escalado para algo bem genial.

Eu entendo que Stiefvater tentou deixar pontas soltas de propósito para deixar o leitor querendo mais, mas precisamos ter o mínimo de resolução e coerência interna para que isso aconteça, e não acho que a autora conseguiu. Por isso, não é uma leitura que eu recomendo.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2023/03/ja-li-171-o-sonhador-vol-1-o-chamado-do.html

Livia.Rosembach 26/02/2023

Intrigante
Eu acho que vir atrás desse livro esperando a mesma vibe de garotos corvos é um erro, essa é uma nova história que não tem aquele pique ensino médio, missão, descobrir algo
Nessa história a gnt consegue visitar o subconsciente, são sentimentos tomando forma, já que aqui aparece mais coisas do mundo dos sonhadores
É mtt incrível ver a evolução do Ronan, do Declan, eles realmente amadurecendo, e é incrível se apaixonar por novos personagens desse universo.
É uma vibe de leitura de sábado a tarde.

maria 20/02/2023

Os irmãos Lynch, os Lynch irmãos.
Sou apaixonada por esse universo da Stiefvater, mas esse livro tem uma pegada bem diferente de Os Garotos Corvos. Não vou negar que esperava ver mais do Adam, mas entendi o intuito da história, que tem um foco diferente. A Maggie tem uma capacidade absurda de criar personagens cativantes e trabalhar bem as personalidades deles. O final deixou a desejar, mas entendo que esse é o estilo da Maggie de terminar livros não únicos.

Amei conhecer mais sobre o Declan ? sinto muito Ronan, mas acho que você perdeu o seu posto de irmão Lynch favorito. Simplesmente apaixonada pela Jordan, criei um carinho muito maior por ela do que pela Hennessy (irônico, não?). Essa história é uma fantasia que não foca na magia, e sim no desenrolar dos personagens. Particularmente, eu amo isso! Parsifal, Ronan, Adam, Declan, Matthew, Liliana, Jordan, June, Hennessy, Bryde e até a Farooq-Lane (ela tá ganhando o arco de redenção dela, gente!): adoro vocês ? e amo alguns.

"Palavras eram exaustivas e era um alívio descobrir que não tinha as partes necessárias para formá-las."

"[...] não podia culpar Ronan por Matthew ? ele amava Matthew demais. [...] Matthew se apoiou pesadamente em Declan, como fazia quando era pequeno. Declan não era um Lynch abraçável, mas Matthew nunca se importou. Ele o abraçou mesmo assim."

Nanda 13/02/2023

Surpreendente
Esse livro me ajudou muito a ver que tem livros de magia que não precisam ser completamente focados em magia para ser perfeito mas sim nós sentimento das pessoas. Todos os sentimentos, medos e personalidades do livro são completos e perfeitos e merecem ser lindos de tão humanos que são.
A leitura é perfeita, é aquela leitura que vc passa horas lendo mas é tão bem feita que vc chega no final e vc fica " parece eu li 1000 páginas de tao bem escrito"

lightwhod 11/02/2023

UAU
Maggie Stiefvater não erra!
Existe sempre uma preocupação com spin offs ou continuações de séries e sagas aclamadas. Aquele medo de não se igualar ao material de origem e de não suprir expectativas. Mas é tudo diferente aqui nesse primeiro livro.

A cada capítulo você se surpreendia com um plot diferente. Sua cabeça ficava UAU se perguntando como era possível aquela coisa estar acontecendo.

Todos os personagens com suas devidas histórias de fundo,seus almejos para o futuro e sua missão dentro daquela situação.

Pessoalmente gostei muito da Jordan. Ela começa ali,como uma personagem que aparentemente não vai te marcar muito porém,spoiler: ela vai sim! A construção dela e a maneira que ela se destaca por conta própria é muito boa.

Também gostei muito de ver mais dos irmãos Lynch. Ver mais do Declan que sempre segura a fachada de ser humano perfeitinho baixar sua barreiras e se deixar ser visto de verdade.

Ronan como sempre fazendo o que lhe dá na telha mas com a consciência de que tem algo ali maior do que ele e que precisa dele de verdade.

Tem MUITA coisa acontecendo nesse livro ao mesmo tempo que parece que não vai te deixar perdido pois em algum momento você vai descobrir que está tudo conectado. Todos ali vão acabar chegando no mesmo ponto mas talvez não pela mesma razão.

Ansiosa pra ler a sequência e ver mais dessa confusão que ainda tá cheia de ponta solta.

Madu 07/02/2023

?Para você a realidade é uma decisão. Ainda assim, você anseia pelo que a realidade significa para todos os outros, mesmo que torne seu mundo menor. Talvez justamente por que torne seu mundo menor?

Maggie Stiefvater nunca decepciona. Uma história que sabe manter o mistério até a última página e tornar todas as decisões dos personagens emocionantes. O cenário fantasioso é intrigante e simplesmente mágico. Todos os personagens são muito bem desenvolvidos e possuem características específicas que constroem muito bem sua identidade, fazendo o leitor se levar pela sua história facilmente.

caveirinha 01/02/2023

não é pra mim
pode-se dizer que me encontro encantada com a escrita da autora, mas sem dúvidas o estilo de escrita dela não é pra mim. não foi algo que me instigou a ler, poucas vezes na verdade me senti realmente entretida com a trama, e isso possivelmente vem do fato de quando eu finalmente entendia o universo, ou me envolvia com os personagens, o ponto de vista mudava pra alguma pessoa completamente nova, que meu cérebro tinha zero estímulo para tentar entender. e o fato de não ter um fim (sei que é uma duologia, mas até mesmo séries os livros tem começo meio e fim) me entristeceu ainda mais. tenho zero vontade de ler o próximo por agora. queria mesmo ter gostado, porque a escrita dela é realmente algo gostosinho e bem feito para ler, mas simplesmente não foi para mim.

jusouzr 31/01/2023

poderia ser melhor
é um bom livro inicial, mas tenho a impressão que poderia ter sido mais, tinha potencial pra mais. o que realmente me incomodou é que a maggie não sustentou a personalidade do ronan, ronan é mais do que ela botou aqui, enfim, muita coisa me passou a impressão de feito com desleixo, espero que o segundo seja melhor

@universoinfinitodoslivros 30/01/2023

Um início de trilogia espetacular
A trilogia ?O Sonhador? para quem não sabe é um spin-off de ?A Saga dos Corvos?, série de maior sucesso da autora, e que há anos se tornou uma das mais queridas entre os leitores.

Assim como em ?A Saga dos Corvos?, que esperei para ler a série após ela estar completa (o esquecimento bate constantemente na porta do meu cérebro ?), também esperei a trilogia de ?O Sonhador? estar completa para ler. No caso o terceiro e último volume será lançado agora em Fevereiro aqui no brasil, assim já aproveitei Janeiro para ler o primeiro livro.

Nessa nova trilogia iremos conhecer novos personagens mas também iremos acompanhar mais da vida dos irmãos Lynch, personagens tão queridos da série original, e na história teremos como protagonista Ronan Lynch, que tem o peculiar dom de dar vida aos sonhos, e principalmente de sonhar coisas inimagináveis, desde monstros a objetos, e quando acorda percebe que trouxe tais sonhos juntos para sua realidade.

O que para ele pode ser um dom, aos olhos de determinadas pessoas pode ser algo totalmente perigoso a ponto de levar a destruição do mundo, aí surge na história os caçadores, responsáveis por encontrar os sonhadores com o objetivo de dar um fim neles.

O primeiro livro dessa trilogia começou da melhor forma possível: envolvente, com personagens cativantes, muita tensão, momentos angustiantes, descobertas chocantes, e plot atrás de plot. A única coisa que senti falta na trama foram mais cenas de Ronan e seu namorado (sem citar nomes por conta de spoilers), um casal que veio sendo construído lentamente mas encantadoramente desde os livros de ?A Saga dos Corvos?.

Caso queiram dar uma conferida postei a resenha la no meu instagram literário @UniversoInfinitoDosLivros ?
theacherg1rl 30/01/2023minha estante
Mano, eu começei a ler achando q seria o primeiro de uma trilogia, por isso não entendi nada e desisti de ler