Um Gato entre os Pombos

Agatha Christie

Resenhas - Um Gato Entre os Pombos

Marlonbsan 30/08/2022

Um Gato Entre Os Pombos
Em Ramat, um príncipe tenta salvar suas joias as enviando para a Inglaterra. Já na escola tradicional para meninas, Meadowbank, um crime aterroriza as alunas e professoras.

O livro é escrito em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece com alguns personagens, a linguagem é simples e bem fluida.

Diferentemente de outros títulos da Agatha, esse tem uma introdução bem extensa, com foco maior na construção e interligação dos personagens até chegar no ponto que seja necessário haver investigação. Fiquei até na dúvida se haveria mesmo a participação de Poirot no livro, já que ele demora muito a aparecer.

Mas, de qualquer forma, é uma construção interessante, Agatha flerta bastante com o tema de espionagem e relação internacional, principalmente com o Oriente Médio. E ela consegue encaixar essas histórias e construir a motivação e as peças que precisam ser colocadas.

Os personagens são interessantes e característicos e suas personalidades bem definidas, algo que contribuiu para a narrativa não se perder. Como sempre, tudo é bem simples, mas bem pontuados. O que senti foi a falta de explorar um pouco mais a investigação e passar mais tempo acompanhando as pistas e ligando os pontos.

No geral, uma leitura diferente do padrão da autora, mas que possui os elementos de um bom livro de investigação e de espionagem.
Acácia 26/02/2023minha estante
Eu também fiquei em dúvida se haveria mesmo a participação do Poirot.

Nati Morgan 30/05/2020

Não é o melhor livro da Agatha Christie, mas é ok.
O Poirot demora para aparecer no livro.
O vilão não é óbvio, eu mesma não adivinhei, mas quando você descobre quem é o assassino, fica muito claro de que não poderia ser diferente.
É um bom livro para se entreter, apesar deste livro dela ser um pouco arrastado.

annacsfraccaro 11/12/2023

Mais um mistério
Esse livro é muito interessante e envolvente.
No início o livro é um pouco enrolado porque tem muitos detalhes que só vão fazer sentido muito mais para frente.
Então a leitura demora para engrenar, mas depois que a história engrena, flui perfeitamente.
Agatha Christie é Agatha Christie nunca decepciona.

Carol 26/08/2021

Sempre Olhem os Joelhos!
Ok, pra quem já sabe como rola os livros da Agatha Christie, vou dizer algumas coisinhas.
Sim, o final me surpreendeu, pela primeira vez na vida, eu não acertei absolutamente nada.
Temos uma história cheia de personagens, num local contido, porém todos são explorados na medida certa e todas as pistas e informações necessárias estão lá no texto. Nem sempre de cara, mas, estão por ali.
Curti muito a ambientação e super queria estar frequentando a escola onde o livro se passa. Ele é bem imersivo em vários momentos.

Pra quem não tá acostumado aos livros da Rainha do Crime...

Então, esse livro precisa ser lido com atenção. E com todo seu lado detetive aflorado. Não se preocupe se em algum momento estiver difícil de entender. Acredita em mim, tudo vai dar certo. Em algum momento as peças se encaixam e faz todo sentido.

Enfim, outro excelente livro dessa mulher maravilhosa, com o Poirot como o detetive principal e impecável, com muitas, mas, muitas reviravoltas! O plot twist começou aqui. E um final até que fofo depois de tudo. Me surpreendeu e eu amei
Lipe 26/08/2021minha estante
Obrigado. Entrou na minha wishlist.

Carol 26/08/2021minha estante
Nada, espero que goste. Boa leitura.

Thiago 28/03/2022

Agatha Christie com pitadas de aventura
Este livro apresenta algumas características diferentes de uma típica obra da autora. Publicado em 1959, já representa uma fase mais madura de seu trabalho, apresentando algumas características bem interessantes.
Além da história principal, passada numa escola feminina, há o pano de fundo representado por uma revolução num país do Oriente Médio, o que faz com que o livro tenha momentos um pouco mais rápidos (não diria frenéticos como em um livro atual).
Um aspecto digno de destaque se dá pela visão de educação feminina apresentada. Mesmo não mostrando discussões polêmicas ou opiniões pontuais, a abordagem mostrada é essencialmente progressista. Em diversos momentos, é defendido que não se deve simplesmente seguir as tradições, mas temos de buscar a constante melhora e evolução.
Poirot aparece somente no fim do livro, então, até esse momento, temos somente a investigação dos órgãos oficiais e, o que é ainda melhor, as interações entre os personagens.
Como sempre, a solução do mistério é sensacional, deixando o leitor surpreso e de queixo caído. Nesta obra, eu acreditei ter revelado tudo no início, no entanto, percebi que minha descoberta fantástica era somente algo que a autora queria que eu soubesse. E, por último, o final tem até um momento que emociona, o que é sempre bem vindo.
RhD 28/03/2022minha estante
Amo a Agatha

Catarina 28/03/2022minha estante
??

Ana 31/07/2022

Rainha é rainha, né?
Agatha sendo maravilhosa mais uma vez e surpreendendo um total de 0 pessoas. Sendo bem honesta é difícil eu desgostar de algum livro dela. O que me faz favoritar e panfletar tem mais a ver com a ambientação e o quanto os personagens conseguem me fazer sentir empatia ou muita raiva também hahah

Como sempre fui feita de palhaça, já que jamais, em hipótese alguma eu imaginaria aquela final. Como disse anteriormente, é difícil eu não gostar por que sempre sou feita de besta pela dona Agatha hahah e fico muito surpreendida. Mas QUE FINAL FOI ESSE?????? Juro por tudo, ela está de BRINCADEIRA kkkkkk
Enfim, é o tipo de leitura rápida e gostosa para quem gosta de mistério no geral ou para quem está empacado com a famigerada ressaca literária e quer uma leitura viciante.

site: www.instagram.com/estantecomletras
Beca 31/07/2022minha estante
Com toda certeza, eu nunca descubro quem é o assassino

Ana 31/07/2022minha estante
Nossa, eu também não. Me sinto que nem aqueles personagens tipo Watson do Poirot que sempre fazem mil teorias e pagam de burro no final hahahahahahaha

Iury 12/11/2022

Não sei, não entendi nada, me senti um palhaço durante toda a leitura, acho que ler novamente vai me ajudar a entender o que rolou, pois até agora só consigo ver uma grande interrogação, amei
Luana 12/11/2022minha estante
É assim mesmo,as vezes é coisa de fase da pra vc deixar descansar um pouco e ler dps

Queria Estar Lendo 31/07/2023

Resenha: Um gato entre os pombos
Meu primeiro contato com a autora Agatha Christie veio aí, finalmente. Escolhi Um gato entre os pombos para ler durante a MLI e a resenha é pra falar um pouquinho sobre essa experiência de leitura!

A escola britânica Meadowbank é referência em educação para garotas, um lugar de prestígio e de isolamento para quem busca uma educação de qualidade para suas filhas. Mas, quando a nova professora de educação física é encontrada morta no salão de esportes, tudo vira de cabeça para baixo.

Por quê? Como? Quem? São perguntas que rondam alunas e professoras, e os investigadores que vêm até a escola para tentar decifrar esse crime. Enquanto o tempo passa, mais tensa parece a situação, e mais parece que aquela professora foi só a primeira vítima.

Um gato entre os pombos foi uma ótima primeira leitura da autora. Indicado pela Bibs como um dos favoritos dela, gostei do desenvolvimento, narrativa e personagens, e da maneira com que a Agatha contou essa história.

É um mistério simples, mas com umas reviravoltas bem interessantes. E o ritmo e a maneira com que ela constrói a trama me fisgaram demais, porque ele começa bem simples, mostrando um príncipe em um país distante, um incidente com joias misteriosas, e vai intercalando essa situação com várias outras, criando uma teia de segredos e mistérios que crescem na trama principal.

Assim, quando o cenário de crime scene realmente começa em Um gato entre os pombos, já temos algumas muitas suspeitas do que pode estar acontecendo. Mas são só sementinhas plantadas no lugar certo para nos deixar com uma pulga atrás da orelha; nenhuma certeza, nem mesmo quando o assassinato deixa de ser um caso isolado e passa a ser o primeiro de vários.

O leque de personagens ajuda muito com a desconfiança. Não sabemos em que confiar, porque nem mesmo aquelas que podiam ser confiáveis são realmente. Um dos plot twists, inclusive, me deixou de queixo caído porque não suspeitei em momento algum que aquilo pudesse acontecer.

Enquanto alguns mistérios são óbvios, outros nos direcionam para um lugar só para mostrar que é um beco sem saída.

A participação de Hercule Poirot é tardia, mas ele surge com ideias mirabolantes e soluções inesperadamente brilhantes para lidar com toda a situação. O ritmo de Um gato entre os pombos se mantém assim, entre suspense e surpresa, e por isso é uma leitura tão boa - e o nome e o peso dele na história funciona perfeitamente bem.

Agatha Christie realmente é a rainha do gênero, e não é a toa. Aqui, em seu 51º romance, ela segue mostrando genialidade e um tato excelente para construção de tensão e mistério.

Gostei da edição da Harper Collins (essa coleção capa dura dos livros da Agatha é maravilhosa!), com uma tradução impecável de Natalia Borges Polesso e preparação e revisão ótimos também.

Um gato entre os pombos é um excelente exemplar de mistério e crime. Uma leitura rápida e encantadora para quem adora o gênero e para quem, assim como eu, quer conhecer o melhor da autora.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/07/resenha-um-gato-entre-os-pombos-agatha.html

Julia 27/12/2021

fechei com chave de ouro o ano lendo esse!!! eu amei demais, agatha icônica como sempre sabendo envolver o leitor a cada capítulo

poirot entrou SUPER tarde nesse livro tanto q eu nem sabia q era dele

tabatatucat 11/12/2022

Um livro recheado de ramificações até chegar ao crime de fato, muito bem elaborado, e quando pega o ritmo acaba indo a mil por hora. Realmente essa obra possui personagens fascinantes, muitos detalhes e diversas ambientações impressionantes. No início fiquei meio perdida com tantas informações, mas tudo vai se encaixando no decorrer da história.

Wen 12/10/2021

Rainha do crime que fala
Como sempre fui feito de palhaço por essa velha, gostei do livro e fui enganado, mas é sobre isso e tá tudo bem.

Luanna 29/09/2021

uma bela fofocagem
Eu gostei muito do livro, dos assassinatos na escola e como a fofoca foi grande. A participação do poirot foi bem no finalzinho, mas foi muito bom ter a presença dele no livro.
Feita de trouxe sempre, mas feliz

Ique 30/05/2021

Uma excelente história
Um gato entre os pombos é o 51° livro de Agatha Christie que conta com a presença, ainda que tardia, do ilustre detetive Hercule Poirot que precisa investigar quem está por trás de uma série de assassinatos em uma escola de meninas.

Ambientado em maior parte na Inglaterra, o livro começa no início de mais um ano letivo em Meadowbank com a chegada das alunas e professoras, incluindo calouras. A escola é voltada para filhas da alta sociedade britânica, tendo uma excelente reputação. Tudo parece ir bem ao mesmo tempo em que a diretora, Miss Bulstrode, já começa a pensar em uma substituta para o cargo, devido a sua idade e cansaço mental.

Simultâneamente o leitor é levado para Ramat, no Oriente Médio, onde um príncipe que está correndo sério risco de vida tenta manter a salvo suas joias enviando-as para a Inglaterra. Sim, como você já deve imaginar, as joias vão parar na escola em Meadowbank, desencadeando uma série de assassinatos. A questão é: quem está por trás das joias?

O livro possui muitos personagens que são apresentados de uma só vez, ainda no prólogo, eu acabei anotando o nome de todos para não me perder. Contudo, estamos falando de Agatha Christie, a autora apresenta aos poucos as particularidades de cada personagem de modo que tudo fica muito claro à medida que as páginas avançam.

A narrativa principal se passa na escola de Meadowbank e a ambientação ficou tão bem feita que o leitor sente-se no pátio acompanhando todas as cenas e criando suas teorias de quem é o(a) culpado(a). A linguagem do livro também é muito legal que, com a pitada de investigação, deixa a história bem interessante e rápida de ser lida.

Os personagens são tão bem feitos e completos que o leitor até se esquece que Hercule Poirot vai aparecer para desvendar o caso (ele aparece em 70% do livro). Inclusive, a participação do detetive é muito legal e a maneira que ele esclarece tudo é genial e um tanto quanto imprevisível.

Entre cerca de 35 livros que li da autora, Um gato entre os pombos entraria na 11° posição pelo seu brilhantismo, história rápida e fluida ao mesmo tempo que no fundo é bem bonita, sendo assim um livro que indico a leitura.