Ser bom não é ser bonzinho Cláudio Thebas

Resenhas - Ser bom não é ser bonzinho

Estefanía 01/06/2022

Amei! Uma excelente lição de comunicação
Eu me apaixonei por este livro. Escolhi despretensiosamente pelo resumo sem conhecer ao autor nem suas obras e achei rico, tocante e uma linda lição. Me ajudou a lidar com assuntos difíceis e ter conversas incômodas porém importantes com os meus. Foi um excelente start de comunicação não violenta.

Washington24 30/11/2022

A magia do palhaço e a comunicação empática
?Leitura 31 em 2022 ?
Minhas leituras estão menos intensas que gostaria, ainda sim a leitura continua sendo um refúgio, fonte de inspiração e autoreflexão.

Apesar da capa fazer pensar num contexto diferente, este livro traz uma combinação da magia da arte do palhaço com técnicas de Comunicação não violenta.

Claro que é bem superficial em ambos, eu gostaria de ver um aprofundamento maior nesse enlace da magia do palhaço com as técnicas de CNV (comunicação não violenta).

Porque gostei? Primeiro porque a magia em torno do palhaço me atrai. Há quem diga que muitos palhaços são sérios no dia a dia. Não é porque é um palhaço, vive de piadas e brincadeiras a vida toda. Isso já é fascinante. A transição do humano sério para o artista que encanta as pessoas. Outra coisa interessante é a relação com a técnica de comunicação mais empática que relaciona com o ofício do palhaço. A combinação é interessante.

O autor é palhaço e ensina pessoas que querem desenvolver esta arte. Com a experiência profissional e o conhecimento sobre comunicação, buscou apoio de outros profissionais e construiu este livro.

Além da experiência no oficío de palhaço, traz histórias, fatos, dados que relacionam a comunicação não violenta e um pouco de como a ténica pode ser utilizada.

É um conteúdo útil mas superficial. Um ponta pé inicial para se aprofundar em conteúdos abordados pelo autor.

Deu até vontade de aprender mais sobre o ofício do palhaço e sobre CNV.

???

#leialivros #livros #cnv #lerlivros #amoler #leia #ler

Jesebhelly 19/10/2023

Li esse livro para me ajudar a ser mais acolhedora, preciso disso para a faculdade e para o meu dia a dia. Foi um livro muito interessante, me trouxe ensinamentos e me trouxe novas perspectivas de coisas que eu já sabia, porém tinha um olhar muito distante. Demorei e enrolei bastante para terminar de ler, pois algumas partes não me chamaram atenção, enquanto outras, nossa, foram como tapas. É um livro que tem uns momentos maçantes, mas também tem muito conteúdo para aprendizado. Escutar o outro!!! Nada mais difícil que se desfazer de toda a bagagem que carregamos para poder escutar o outro em sua completude sem o enchermos de julgamentos com nossos preconceitos. E é importante lembrar que além de tudo " Não somos átomos, somos feitos de histórias".

hazel 19/10/2022

Ser bom não é ser bonzinho trata-se da linguagem não agressiva e também traz pontos como não precisamos aceitar tudo que nós é proposto porém tratar de forma certa esses itens faz com que ele seja melhor trabbalhado e melhor aceito

@biaentreleituras 23/07/2021

Quando vi o título deste livro eu fiquei muito interessada nele e sabia que precisava ler, quando vi a sinopse essa certeza só aumentou. Então solicitei à editora e li tão logo chegou, comecei a ler um ou dois capítulos por dia, fazia anotações, refletia naquilo que havia acabado de ler e estou tentando aplicar as coisas que aprendi com a obra. Foi uma leitura enriquecedora e de muito aprendizado!

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Siliane.Ferrari 24/04/2022

Nota 10/10
Gostei muito do livro. O autor descreve como a Comunicação Não Violenta faz parte de seu dia a dia. Suas tentativas diárias, seus erros e acertos. Além de trazer definições de palavras utilizadas no dia a dia, que geram uma pequena confusão, por exemplo: ser bom não é ser bonzinho.
Indico a leitura para quem tem interesse no tema.

Natalia 22/01/2023

Divertido
Um livro rápido, objetivo e divertido para aprender mais sobre a comunicação não violenta, é assertivo e também traz exemplos para melhor compreensão. Leitura rápida e fácil.

Priscila 31/01/2023

Simples, profundo e emocionante
Eu amei esse livro. Em muitas páginas, as histórias e reflexões me emocionaram. Aprendi mais sobre a CNV com leveza e quão profunda é a arte de ser palhaço. Já estou aplicando alguns conhecimentos na minha rotina.

Rafaela.Fernanda 27/06/2023

Ser bom não é ser bonzinho
Demorei para me interessar pela leitura por mais que os capítulos sejam curtos e de fácil compreensão.

Martony.Demes 14/06/2022

Eis uma belissima obra, Ser Bom não é ser Bonzinho, do palhaço Cláudio Thebas. O livro é uma reflexão sobre os vários cuidados que devemos ter ao interagir com terceiro, no diálogo, no auxilio no momento de angustia, a habilidade de escutar e saber ajudar o próximo principalmente evitando a comunicação não violenta (CNV). Vish e como? Espia uma amostra!
Thebas tem longa experiencia como palhaço e essa função o tornou uma pessoa com habilidade em escutar, em ser vuneral para isso, ter compaixão entre outras. Um primeiro legado deixado por ele foi o livro o Palhaço e o psicanalista, obra pela qual já singrei e é uma verdadeira aula de vida, de relação interpessoais, de saber escutar e entender o próximo.

Em Ser Bom não é ser Bonzinho, Thebas apresenta por meio de vários capitulos, ideias sobre como ter cuidado nos dialogos, em saber escutar, experiencias de vivências, histórias de micromundos que descobriu ou leu a respeito. E por meio de uma organização de ideias, ele esmiuçou tudo nessa interessante obra. Não há como apresentar sobre cada capitulo mas trarei alguns que me chamou atenção.

Nos capitulos iniciais, ele fala sobre como saber separar conceitos de certas palavras em um dialogo! Tais palavras parecem ter o mesmo significado mas não. Exemplo: sinceridade x franqueza. Sinceridade - leva em conta a forma que a gente fala e o que o outro vai escutar são importantes que o conteudo. A franqueza é mais perigosa até mesmo por definição da palavra; Outras: ser pacífico não é ser passivo, reagir não é necessariamente revidar, compaixão não é complacencia, compreender não é concordar, responsabilidade não é culpa

Em um outro, ele apresenta um episódio de um grupo de levava alegria mundo a fora e quando aquilo deu aprendizagem a eles e ao proprio Thebas. Fala tambem da criação das forças amadas, de métodos utilizados para a CNV, entre outras tentativas e sucessos de como ter compaixão e saber de maneira coerente auxiliar o próximo.

Claro, tem alguns capítulos não me interessaram. Mas não ofuscaram o brilho do conjunto da obra!

Ademai, só depois de ler o livro é que me dei conta que o título é uma provocação. Talvez esse título até espante muita gente pois já imaginam que é de simples auto-ajuda! E é! Mas vejo que vai muito além!

Valeu a pena sim a leitura e recomendo!!!

Lu Leal 04/10/2023

Ser bom não é ser bonzinho
Muita areia para pouco ouro, no entanto, redeu risadas e até lágrimas, mas sou emotiva. Leitura rápida e fácil.

Cris Cristo Alves 22/12/2022

Sensacional!
Realmente é um livro maravilhoso. Te faz acalmar, o Cláudio Tebas tem uma escrita que abraça em todos os sentidos.

Eu recomendo esse livro para toda pessoa que quer descobrir mais sobre comunicação não violenta. Como se abraçar e como lidar com as pessoas.

Ele te faz perceber o quão agressiva é a comunicação das pessoas no dias atuais.

Recomendo 100%, inclusive não é necessário ler o livro 1 O palhaço e o Psicanalista para ler este.

Naira41 25/03/2024

Comunicação não violenta
Com sacadas muito interessantes, Claudio Thebas traça um paralelo entre a palhaçaria e a CNV. Livro leve de ser lido, mas não significa que não seja denso. Muito bom!

Josi 18/02/2023

É um bom livro sobre comunicação não violenta, traz dicas valiosas e bons exemplos sobre a cnv, mas ao meu ver, meio cansativo e confuso em alguns pontos. Não é um livro técnico, mas é interessante.

Escritora Li 19/02/2023

O título me criou outra expectativa
O título me levou a pensar que todo o texto seria sobre os mecanismos que fazem uma pessoa a se doar demais e ser sempre boazinha. Mas o título mesmo faz conexão direta com 2 caps. Os demais falam de diversos assuntos sobre comunicação não violenta. Eu confesso que não foi o que achei que seria. É um bom livro, mas não me empolgou.