Mansfield Park Jane Austen

Resenhas -

Lolla knupp 09/04/2024

Mansfield Park

Fanny é enviada aos dez anos de idade para morar na casa de seus tios em Northampton, porque  seus pais não conseguem sustentar todos os seus filhos para ela e uma grande mudança para uma irmã mais velha de muitos irmãos para ser uma elegante jovem na Mansfield park  para Fanny pela primeira vez sente o grande peso da solidão . somente seu primo gentil Edmundo será capaz de fazer lá sair do seu pequeno mundo
Eles construíram uma relação de amizade e amor foi encantador ver o crescimento deles ao decorrer da história

Sônia Gregoski 09/03/2024

Fanny Price é uma moça tímida e sensível, que aos 12 anos deixa sua casa pobre e modesta, para morar com a família Bertram,seus tios abastados em Mansfield Park.

Em seu novo lar,Fanny recebe educação e instrução,porém,é constantemente lembrada pelos seus familiares de sua inferioridade e da sorte que têm por ter sido adotada pelos tios.

Na amizade de seu primo Edmund,o único familiar que a trata com carinho,consideração e respeito, Fanny encontra conforto e alimenta uma paixão secreta.

A chegada dos irmãos Crawford,cunhados do páraco,trará grandes mudanças na rotina de Mansfield Park e de seus moradores.

Essa não foi uma leitura cheia de emoções e acontecimentos,tá mais para um chá da tarde cheio de fofocas.
É bem detalhista quanto aos personagens e suas personalidades.
A autora focou nos sentimentos,na mente humana e em suas diversas nuances.

A protagonista Fanny, é uma moça de uma ternura e amabilidade raramente vista em um personagem.
A resiliência dela durante a trama ,por muitas vezes me deixou revoltada pelo tanto que que se aproveitaram de sua bondade.
Mas não se engane,ela não é fraca como todos pensam,ela é forte,de um caráter e de uma determinação inabalável, e não abre mão de suas convicções por conveniência.

A família Bertram é a prova de que dinheiro não é o mais importante.
A mãe é uma mulher insossa, que não se importa com nada e vive no mundo da lua.
O pai com a melhor das intenções gerencia a família com punho forte,com ensinamentos de moralidade e decência, porém, não percebe os filhos frívolos,fúteis e egoístas que está criando e isso inclui Edmund, que se acha moralmente perfeito,mas que se faz de cego,quando isso lhe convém.

A tia de Fanny a Sra. Norris,é a personagem mais escrota que encontrei.
Adora dar sermões sobre generosidade e benevolência,tudo o que a mesma se quer possuí!
Ela é maldosa,inconveniente e sem senso nenhum de resiliência e bondade.

Sobre o casal,definitivamente ODIEI!
A protagonista merecia alguém que realmente a amasse!

Ely 04/03/2024

Ficarei com saudades
Amei ter lido todos os livros de Jane Austen. Amei ler um livro escrito a 200 anos atrás, em um lugar e época com costumes totalmente diferentes dos que vivo.
Sobre esse livro, não sou capaz de reclamar sobre nada. Sinto que a única coisa que faltou foi um romance de me fazer sorrir a toa e pular de alegria assim como Orgulho e Preconceito.
A personagem mais odiada do livro todo com toda certeza é a Tia Norris. Tem como existir mulher mais intrometida e insuportável que ela? Fanny é uma moça evoluida espiritualmente, só assim para conseguir aturar um parente com tal personalidade.
Henry e sua irmã, eu jamais confiei neles dois.

VivianRayna 17/02/2024

Amor
Não consigo descrever o quanto eu amei esse livro. Os personagens foram muito bem desenvolvidos, assim como as suas relações. Amei o caráter da protagonista, a estabilidade, a firmeza de princípios, mesmo quando nada era favorável. Gostei muito dos ensinamentos sobre família, criação e honra. Uma história não tão movimentada, não tinham acontecimentos extraordinários a cada momento. Mas retratava a vida cotidiana de uma família comum e isso foi expresso de uma maneira surreal. Amei esse livro, marquei muitas partes, ele é muito profundo. O amor em todas as suas dimensões se expressa nele, se faz entendido. Vale muito a pena ler!

Marilia 11/12/2023

Mansfield Park
Longe de mim criticar qualquer livro da Jane Austen. Mas poxa, dessa vez não deu pra comprar o desfecho do casal principal não, mais de 90% do livro o moço amando a outra, incentivando continua e constantemente a Fanny a ficar com o Henry. Pra no último capítulo descobrir que a personalidade dela era o ideal pra ele . De todos os livros foi o que menos teve amor entre os protagonistas. A Fanny ficou como uma mendiga de amor que venceu pelo cansaço.

sanagalxy 31/10/2023

Uma coisa meio targaryen da era georgiana....
Como em todos os livros da mamãe Austen vim com sede ao pote a este aqui, mas infelizmente não é nem de longe a melhor das obras dela. Tem sim o sarcasmo que ela amava entregar, e as reflexões sobre a sociedade pomposa da época, mas em quesito de romance, infelizmente fiquei meio decepcionada. O Edmund era um querido, mas o desenvolvimento dele com a Fanny ficou meio descocado, como se fosse colocado de última hora só para nenhum dos dois ficar sozinho. Não senti que foi aquele romance slow burn friends to lovers, e sim um "não casei com quem queria então vai você mesmo".

Jeni 24/08/2023

Dos livros de Jane Austen que já li, de longe, esse é o pior (para o MEU gosto).
Levei mais de um mês para concluir a leitura. Fanny é uma protagonista muito sem sal.
Metade do que acontece no livro, não tem relevância para a história.
Sinceramente, só não abandonei, por conta de minha meta de leitura: Ler todos os livros de Jane Austen.

Amanda 13/02/2023

Infelizmente arrastado, quase não terminei. A história foi bem chatinha em comparação a outras que ela já escreveu. Vou tirar umas férias de Jane Austen ??

livroslunaticos 15/12/2022

Calma e tempo.
Para ler esse romance é preciso paciência. É longo ou melhor, demorado; assim mesmo é bem descrito e bom. Além disso, os personagens secundários são de forte peso para manter nossa atenção voltada para a história.

tallitarezende 25/10/2022

Mansfield park
Até que gostei, apesar de não me prender muito.
Os personagens são bem legais embora alguns confussos.
Única coisa de negativa foi o final, achei bem corrido. A história passa num ritmo tão mais lento pro final ser tão corrido.

Loly Camilo 08/10/2022

Pode ser que seja mais um favorito
Demorei para terminar de ler este, mas quando acabei me senti abraçada com o carinho do final. Fanny me surpreendeu como protagonista pois o livro, traz ela sendo frágil e gentil com todos, diferente das outras protagonistas, que procuram enfrentar os preconceitos da sociedade. Me senti triste e feliz com ela (como sempre as cartas acabam comigo). O livro é um pouco mais focado não tanto em um amor não correspondido, mas sim no sentimento que ele traz e como Fanny lida com isso. Apesar de ser um pouco mais extenso que os outros livros da autora, ainda sim Jane Austen desenvolve a narrativa elegantemente, nos fazendo imergir em chás e bailes da sociedade londrina.

Grey.reads 13/09/2022

Definitivamente não é um dos melhores da Jane Austen
Narrativa lenta que na metade do livro quase desisti.
Fanny como personagem principal deixa muito a desejar. É extremamente tímida, mas não como Jane de Orgulho e Preconceito, é tímida ao ponto de irritar. Nunca diz o que pensa, só chora. Já para Edmund nem tenho palavras, faltou uma química forte nesse casal.

Alex690 11/09/2022

Edmund é igual a todo homem apaixonado...
Jane Austen mergulha o leitor bastante fundo nas impressões humanas dos personagens em Mansfield Park.
Fanny é discreta, inteligente, sensível e racional, é tímida e segura ao mesmo tempo. Entre todos é a que julga com mais imparcialidade o caráter dos seus amados e odiados. Jane construiu uma personagem feminina atual para a época, o que quer dizer que os modos dela não são de nenhuma forma revolucionários, no entanto distinguiu-a muito do caráter idolente e vaidoso da maior parte das personagens femininas do romance e da visão machista tanto do passado quanto do presente, mas ATENÇÃO, é preciso paciência para compreendê-la.
A estória assume um cenário familiar íntimo e rico de intrigas, a princípio tudo é superficial, os costumes muito rígidos, somente aos poucos no entanto, a atmosfera esquenta e o gelo é quebrado. Não vou alongar a resenha avaliando outros personagens, pois se você leu alguma outra obra dela, sabe que amará alguns e odiará muitos.
Jane se tornou uma figura digna de nota, sua escrita é gostosa, seus diálogos inteligentes e controversos, existe muita realidade em suas estórias, existe muito prazer em se perder em seus textos.